sexta-feira, 20 de novembro de 2020

FUGIR DA IMPUREZA E MANTER-NOS EM SANTIFICAÇÃO E HONRA

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 – SEXTA-FEIRA (páginas 18, 19 e 20)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
A VONTADE DE DEUS: A VOSSA SANTIFICAÇÃO – 1 TS 4:3-4
Ministrada por André Dong
Leitura bíblica:
1 Co 3:16-17; 6:9-20
Ler com oração:
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade (Jo 17:17-19).

FUGIR DA IMPUREZA E MANTER-NOS
EM SANTIFICAÇÃO E HONRA
O Senhor, por meio do apóstolo Paulo, advertiu os tessalonicenses de que a fornicação danifica a humanidade. A Bíblia registra que antes do dilúvio um grupo de anjos caídos tomou mulheres, entre as que mais lhe agradavam, e ocorreu algo terrível: houve mistura entre anjos e a raça humana. O homem tornou-se carnal, e Deus teve de limitar seus dias em cento e vinte anos. Por causa da corrupção do gênero humano, Deus enviou o dilúvio. Contudo Noé achou graça diante do Senhor, pois era homem justo e íntegro, e andava com Deus. O Senhor escolheu Noé para preservar a humanidade: “Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos” (Gn 7:7). Esse versículo mostra o testemunho de uma família normal. O relato bíblico prossegue: “Sai da arca, e, contigo, tua mulher, e teus filhos, e as mulheres de teus filhos” (8:16). Este é o princípio de Deus: família. O homem não deve viver governado pela carne, praticando impureza, segundo o padrão do mundo, pois isso vai contra o que Deus determinou.
Nós, que cremos no Senhor, nos convertemos ao Deus vivo e verdadeiro, portanto não somos mais deste mundo: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim” (Jo 15:18). A fornicação, a prostituição, ser governado por instintos e desejos é o padrão mundano. E nós não somos do mundo; pelo contrário, o mundo nos odeia. Quando eu estava na faculdade, pregava o evangelho para os colegas; entretanto eles eram do mundo e não queriam ter comunhão comigo. Mas o Senhor já nos havia dito: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia” (v. 19). Por causa do evangelho, precisamos relacionar-nos com as pessoas do mundo. Paulo, por exemplo, nos diz que se fez judeu para ganhar os judeus, e se fez gentio para ganhar os gentios, pois seu objetivo era ganhar as pessoas para o Senhor.
Esse também deve ser nosso encargo, sabendo que há uma linha demarcatória bem definida entre nós e o mundo: “Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal” (Jo 17:14-15). O Senhor não nos tirou do mundo, mas nos deixou aqui, a fim de pregar o evangelho. Mas, se você é inimigo de todos, como vai dar testemunho do evangelho? Pregue o evangelho, mantendo seu limite: “Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (vs. 16-18). O Senhor nos santificou e nos enviou para levar a palavra da verdade às pessoas.
Paulo escreve aos tessalonicenses dizendo: “Que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra” (1 Ts 4:4). E, em 1 Coríntios, diz: “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo” (6:9-13). Deus quer ver-nos na igreja, livres de toda impureza, que é fornicação, pois nosso corpo é para o Senhor.
Nosso corpo pertence a Deus. Somos membros do Corpo de Cristo: “Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Co 6:14-20). Deus pagou alto preço por nós. Glorifiquemos a Deus, pois somos Seu santuário: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” (3:16-17).
Deus é muito sério e justo, por isso devemos zelar por nosso corpo, que é Seu santuário, não cedendo aos desejos da carne. Devemos agir sempre como Deus ordenou a Caim, antes que ele matasse seu irmão: “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 4:7). O pecado jaz à porta, cumpre-nos exercitar o espírito e nos santificar na palavra da verdade para dominar sobre a carne, não lhe atendendo os desejos. O Senhor é vitorioso, Ele não pecou em nada em Seu viver humano, e essa vida vitoriosa que domina sobre o pecado está dentro de nós. Louvado seja o Senhor!
Pergunta: Como deve ser nosso proceder em relação a nosso próprio corpo como santuário de Deus?
*Meu ponto-chave:*