sexta-feira, 22 de agosto de 2014

INVOCAR O NOME DO SENHOR NOS TRAZ REALIDADE ESPIRITUAL

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 21: Invocar o nome do Senhor (At 2:14, 21)

Leitura bíblica:   Rm 7:6; 2 Co 3:5-6; Ap 2:12-17

Ler com oração:  Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade (Sl 145:18).


INVOCAR O NOME DO SENHOR NOS TRAZ REALIDADE ESPIRITUAL

Após o período da igreja representado pela igreja em Esmirna, temos o período da história simbolizado pela igreja em Pérgamo. Esse foi o período em que a igreja deixou de ser perseguida, mas se misturou com o mundo. Houve uma grande mescla entre os que eram, de fato, salvos e regenerados e os que apenas tinham o nome de cristãos, isto é, tinham apenas a aparência exterior, sem, contudo, a realidade interior.
A perseguição do império romano durou cerca de trezentos anos, desde o final do século I, sob o governo de Nero, até o início do século IV, quando o imperador Constantino converteu-se ao cristianismo e passou a oferecer vantagens aos que fizessem o mesmo. Desse modo, muitos se tornavam “cristãos” apenas por essas vantagens. Com o passar do tempo a prática de invocar o nome do Senhor também se perdeu, até ser resgatada de uma forma mais ampla na segunda parte do século XX.
Apesar de vivermos na vida da igreja, nos esquecemos facilmente das coisas. Numa reunião da igreja, invocamos fortemente o nome do Senhor, mas, quando voltamos para casa, esse ato de invocar vai se tornando menos frequente e, depois de um tempo, desaparece. Precisamos invocar o nome do Senhor até estarmos maduros na vida divina e prontos para reinar com Ele na próxima era.
Ao invocar o nome do Senhor, nós nos voltamos ao nosso espírito, onde habita o Espírito de Deus. No espírito somos ministros de uma nova aliança (2 Co 3:6). Não importa quantos anos de vida cristã tenhamos, o importante é exercitar nosso espírito para servirmos em novidade de espírito, e não na caducidade da letra (Rm 7:6). O caminho foi dado para sermos pessoas espirituais; a chave foi dada e está em nossas mãos.
Além disso, invocar o nome do Senhor é a base de nosso viver da igreja. Não devemos pensar que a vida da igreja é uma escola, empresa, exército ou coisas seculares parecidas. A igreja é a casa do Deus vivo. É o melhor lugar para produzir vencedores. A vida conjugal, a vida familiar, a vida de reuniões, a vida social, tudo isso faz parte do viver da igreja, e não apenas as reuniões. Todo esse viver deve ter como base invocar o nome do Senhor. Se acordamos e não O invocamos antes de ir para o trabalho, para escola ou até mesmo antes de fazer serviços espirituais da igreja ou da obra, não exercitamos o espírito, e o nosso viver será natural, terrenal, comum. Viveremos pelo homem natural, pela carne.
Devemos invocar o nome do Senhor Jesus a fim de nos voltar ao espírito e ser salvos a cada momento de nós mesmos. Quanto mais invocamos Seu nome, mais a vida divina transbordará para nossa alma, para nossa mente, emoção e vontade, e poderemos viver por essa vida e expressar o Senhor.


Ponto-chave:  Invocar o nome do Senhor para ter realidade espiritual em nosso viver diário.