terça-feira, 14 de maio de 2013

DEUS NOS CRIOU PARA NOS DAR SUA VIDA


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 9: O amor de Cristo (Ef 3:17-19)

Leitura bíblica: Gn 2:7; Rm 9:23-24a; 1 Co 6:20; Ef 2:5-10; 1Ts 5:23

Ler com oração: Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio (Jó 32:8). Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados (Ef 2:1).

DEUS NOS CRIOU PARA NOS DAR SUA VIDA

Por amor, o Senhor nos resgatou para fazer de nós os materiais para a edificação de Sua igreja. Nenhum de nós era digno dessa posição, pois estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Ele nos deu vida (Ef 2:1, 5). Aleluia!
O próprio Deus, na pessoa do Senhor Jesus, nasceu e viveu como um homem na terra, sofreu em nosso lugar e tomou sobre Si nossas enfermidades e transgressões (Is 53:4; Mt 8:17). Ele pagou o preço para nos resgatar (1 Co 6:20). Para isso, Ele foi crucificado, padecendo o pior tipo de morte por nossa causa. Hoje o Senhor vê o fruto do penoso trabalho de Sua alma (Is 53:11). Nós, que éramos materiais imprestáveis, destinados ao lago de fogo, fomos ressuscitados juntamente com Ele, que nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Ef 2:5-6). Antes, éramos inúteis, agora o nosso destino é ser a obra-prima de Deus (v. 10). Louvamos ao Senhor por Sua grande misericórdia e imenso amor! A obra de redenção mostra a suprema riqueza da Sua graça e ocorre inteiramente pela fé (vs. 7-9).
Deus não permitiu que perecêssemos pela condenação do pecado, pois criou o homem com um propósito específico: governar a terra em Seu nome, cumprindo Sua vontade. Diferentemente de toda a criação, o homem foi criado como um recipiente para conter a vida de Deus (Rm 9:23-24a). Os anjos são seres espirituais, mas eles não possuem um espírito capaz de receber o Espírito de Deus, já o ser humano sim. Ele foi formado por Deus a partir do pó da terra (Gn 2:7a) e, em seguida, recebeu em suas narinas o fôlego de vida (v. 7b). Notemos que o sopro de Deus, um elemento vindo do próprio Deus, entrou na criação do homem. Esse sopro, em hebraico, chama-se neshamah, a mesma palavra utilizada para “espírito do homem” em Provérbios 20:27: “O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR”. Portanto o fôlego de Deus se tornou o espírito do homem criado.
Quando o espírito foi formado no homem, ele também passou a ser alma vivente (Gn 2:7c). Logo, o homem é um ser tripartido, composto de espírito, alma e corpo (1 Ts 5:23). Todo homem possui um elemento divino em sua constituição, que é o espírito humano. Por isso Jó menciona que há um espírito no homem e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio (Jó 32:8). Somos a única criatura no universo que pode ser gerada como filho de Deus (Rm 8:16). Mesmo sendo criaturas celestiais, nenhum dos anjos possui essa capacidade (Hb 1:5). Graças a Deus, porém, o Senhor veio como um Homem: Jesus, e com a obra da redenção o unigênito Filho de Deus (Jo 1:18) se tornou o primogênito de Deus (Rm 8:29). Ao crermos no Senhor, nós também nascemos de Deus, ganhamos Sua vida e nos tornamos Seus filhos (Jo 1:12-13; 1 Jo 3:1).


Ponto-chave: Somos a única criatura no universo que pode ser gerada como filho de Deus.

Pergunta: Por que Deus deseja nos fazer Seus filhos?