domingo, 26 de maio de 2013

ENCHER-SE NO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 10: Andar no amor, luz e espírito (Ef 5:1-2, 8, 18)

Leitura bíblica:  Lc 21:34; Gl 5:16-26

Ler com oração:  Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito (Ef 5:18). Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne (Gl 5:16).

ENCHER-SE NO ESPÍRITO

O quinto tipo de andar que encontramos no livro de Efésios é andar no espírito. Efésios 5:18 diz: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”. Há aqui uma correção importante. Embora na língua original grega o texto não tenha iniciais maiúsculas, o termo Espírito, na maioria das versões hoje, está com inicial maiúscula, pois os tradutores interpretam que esse é o Espírito Santo do qual devemos nos encher. Porém a expressão grega não é “enchei-vos do Espírito”, e sim “em espírito”. Devemos estar cheios, plenos, saturados em nosso espírito humano do Espírito Santo.
Paulo aqui apresenta um contraste entre os que têm o corpo cheio de vinho e ficam embriagados e os que têm o espírito cheio de Cristo, do Espírito Santo. Por isso algumas versões traduzem essa expressão por: “sede cheios”, ou “enchei-vos no espírito”. Nosso espírito humano deve estar saturado do Espírito de Deus.
Embora o vinho a que Paulo se refere seja físico, Lucas, o evangelista, comparou o vinho às preocupações deste mundo (Lc 21:34). Hoje, o mundo está repleto de itens de tecnologia, entretenimento e conforto. Não estamos falando que não podemos usá-los, mas devemos ter cuidado para não ficar “embriagados” com essas coisas. Não nos embriaguemos com um carro novo, roupas, cosméticos, joias, aparelhos de telefonia celular, computadores, dinheiro, conforto e diversão, porque essas coisas nos embriagam, e nossa mente não fica mais lúcida para entender a vontade de Deus. É por isso que a palavra sobre negar a vida da alma é chave.
Antes de dizer que devemos encher-nos no espírito, Paulo diz: “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Ef 5:17). Quando estamos embriagados com essas coisas, não entendemos mais a vontade do Senhor; tudo parece uma névoa, uma neblina, e já não enxergamos com clareza. Por isso precisamos tomar cuidado para não nos embriagar com essas coisas, mas encher-nos no espírito. Um versículo que se encaixa bem aqui é Gálatas 5:16, em que o próprio Paulo afirma: “Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne”.
Esses cinco tipos de andar – na graça, na verdade, no amor, na luz e no espírito – são andar no Deus Triúno – no Pai, no Filho e no Espírito. Nós queremos ter esse tipo de andar, que é digno do chamamento que recebemos do Senhor e nos leva até a manifestação do reino. É um chamamento lá do alto para que andemos de maneira digna e sejamos vencedores. Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave:  Ter nosso espírito saturado do Espírito de Deus.

Pergunta:  Você consegue discernir que coisas o “embriagam”, que ocupam o lugar do Espírito em você?