quarta-feira, 30 de julho de 2014

A EXPERIÊNCIA DO QUEBRANTAMENTO DE PAULO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - QUINTA-FEIRA


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 

MENSAGEM 18: As verdades no ministério de Paulo [2] – (2 Co 3:6)


Leitura bíblica: At 13:9; 22:16


Ler com oração: Saulo, Saulo, por que me persegues? [...] Quem és tu, Senhor? [...] Eu sou Jesus, a quem tu persegues (At 9:4-5).


A EXPERIÊNCIA DO QUEBRANTAMENTO DE PAULO


Havia em Damasco um grupo de pessoas, que invocava o nome do Senhor. Naquele tempo, Saulo obteve autorização para que fosse a Damasco a fim de continuar seu trabalho de aprisionar os que invocassem o nome do Senhor. Todavia, no caminho, Saulo encontrou tão grande luz; suficiente para cegar-lhe os olhos. No meio dessa grande luz, ao ser indagado pelo Senhor sobre tamanha perseguição contra Ele mesmo, Saulo percebeu que, ao perseguir aqueles que invocavam o nome de Jesus, perseguia, na verdade, o próprio Jesus (At 9:5). Os perseguidos invocavam Aquele que, naquele momento, falava com Saulo. Ele, então, reconheceu que a voz que lhe falava era a voz de Deus.

Saulo se tornou depois disso, um que invocava o nome do Senhor. Por conseguinte, Saulo, que significa o grande, humilhou-se, vindo a ser conhecido como Paulo, o pequeno, nome pelo qual começou a ser chamado, conforme lemos em Atos 13:9. Dessa maneira, o Senhor transformou Seu grande opositor num instrumento útil em Suas mãos, um apóstolo entre os gentios (9:15-16).

O Senhor soberanamente enviou Ananias, um membro do Seu Corpo, para procurar Saulo e falar-lhe a respeito da vontade divina: “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele” (22:16). Daquele momento em diante, Saulo não somente passou a invocar o nome do Senhor, como também saiu para pregar o evangelho e levantar igrejas, ensinando as pessoas a invocar o nome do Senhor.

 


Ponto-chave: Invocar nos faz um com o Corpo de Cristo.

O NOME DO SENHOR É O PRINCÍPIO DO MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 18: As verdades no ministério de Paulo [2] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: At 9:1-5, 13-21

Ler com oração: O Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel (At 9:15).

O NOME DO SENHOR É O PRINCÍPIO DO MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA

O Senhor levantou o apóstolo Paulo exatamente num período em que os outros doze apóstolos não podiam exercer seus ministérios em plenitude, e de maneira pública, por conta da perseguição que assolava a igreja em Jerusalém (At 8:1-2).
Após a morte de Estêvão, a perseguição se tornou mais intensa. Saulo assolava a igreja e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere (v. 3). Por causa de tamanha perseguição, muitos cristãos, exceto os apóstolos, foram dispersos de Jerusalém para as regiões da Judeia e Samaria. Creio que os apóstolos permaneceram em Jerusalém por amor, para cuidar dos irmãos que não haviam saído para outras cidades. Entretanto, se eles continuassem invocando o nome do Senhor publicamente, certamente seriam aprisionados pelos fariseus, especialmente por Saulo, um jovem fariseu, perseguidor dos cristãos.
Os cristãos não se reuniam em um lugar especial e não tinham nenhum sinal exterior que os identificassem, senão que invocavam o nome do Senhor (At 9:13-14, 21). Alguns irmãos, porém, buscaram refúgio nas cavernas secretas dos túneis subterrâneos ou nas catacumbas e, ali, viviam escondidos. Outros ainda decidiram invocar o nome do Senhor abertamente, correndo o risco de serem presos. Diante da forte perseguição contra eles em Jerusalém, a maneira mais segura era retirar-se de lá e espalhar-se por outras cidades da Judeia, por toda a terra gentia ou até mesmo seguir aos confins da terra.
Não havendo mais a quem prender em Jerusalém, Saulo dirigiu-se ao sumo sacerdote e pediu-lhe cartas de permissão para ir a outras cidades com o intuito de prender os discípulos do Senhor, aqueles que invocavam Seu nome (vs. 1-2). Não obstante, a caminho de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao redor de Saulo, e, após esse episódio, houve uma profunda transformação na vida dele.
Assim, o Senhor levantou o apóstolo Paulo para restaurar o ministério de invocar o nome do Senhor e prosseguir com o ministério da nova aliança. Isso deve servir de encorajamento e advertência para nós. Jamais devemos deixar de invocar o nome do Senhor, pois esse é o primeiro e importante passo para o Senhor confirmar nosso ministério e fazê-lo avançar até que Deus, por meio de nós, realize Suas operações!

Ponto-chave: Deixar a luz de Deus me iluminar.