sábado, 19 de julho de 2014

A EXPERIÊNCIA DE PEDRO: ESPÍRITO E FOGO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 16: O evangelho de Deus – (Rm 1:1)

Leitura bíblica: Mt 3:11-12; Ap 4:5

Ler com oração: Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo (1 Pe 4:12).

A EXPERIÊNCIA DE PEDRO: ESPÍRITO E FOGO

Em Mateus 3:11 estão registradas as seguintes palavras de João Batista: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. Há duas maneiras de interpretar o fogo mencionado nesse versículo. Uma é associá-lo aos versículos seguintes, nos quais o Senhor menciona que “queimará a palha em fogo inextinguível” (v. 12), referindo-se ao lago de fogo. Outra maneira de interpretar esse versículo é que os que creem são batizados pelo Senhor no Espírito Santo e a partir daí o Espírito passa a purificá-los com fogo, isto é, com provações e situações difíceis, assim como o fogo purifica o ouro. Apocalipse 4:5 fala dos sete espíritos de Deus, os quais estão diante do trono como sete tochas de fogo.
O apóstolo Pedro em sua primeira epístola afirma: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo” (4:12). Pedro experimentou o queimar do Espírito, por isso nos encoraja a não estranhá-lo. Esse fogo destina-se a retirar as impurezas de nosso ser natural, do velho homem, que chamamos de “vida da alma”.
Muitos creem que esse purificar ocorre apenas por meio dos sofrimentos. Desse modo, pensam que, quanto mais sofrerem, mais purificados serão. Mas os sofrimentos em si não nos purificam nem transformam. Na prática, enquanto estamos sofrendo, buscamos não pecar e nos abster do mundo. Inicialmente parece que realmente funciona, mas, com o passar do tempo, a vida da alma volta.
Uma pessoa que sofreu um acidente e quebrou a perna, por exemplo, enquanto está no leito do hospital, se volta a Deus: “Senhor, estou aqui sofrendo porque a minha alma é tão forte”. Depois que melhora e volta a caminhar, em pouco tempo se esquece de tudo, e a vida da alma volta a se manifestar. O sofrimento é pouco útil, pois resolve o problema da vida da alma temporariamente.
O que de fato nos purifica é o Espírito Santo, como tochas de fogo, o qual queima as impurezas em nosso ser natural. Pedro em sua idade avançada ganhou ajuda nesse sentido. Ele sofreu muito por ter uma vida da alma forte, sempre voltando a se manifestar. O tratamento efetivo para a vida da alma é o fogo, não há outro. Não é preciso pedir ao Senhor que mande fogo, pois o Espírito como fogo já está em nosso espírito. Uma vez que estamos no espírito, o fogo que ali existe, queima nossa vida da alma.


Ponto-chave: O Espirito Santo queima as impurezas da alma.