terça-feira, 29 de dezembro de 2020

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL E A GRANDE TRIBULAÇÃO

 *ALIMENTO DIÁRIO* *SEMANA 3 – TERÇA-FEIRA* *SÉRIE:* DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA *A VACINA DIVINA CONTRA O VÍRUS DA INIQUIDADE – EZRA MA* *Leitura bíblica:* Dn 9:24-27; Mt 24:43; Rm 11:17; Ap 11:2; 12:6, 14 *Ler com oração:* Vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor (Mt 24:42). ............................................. *AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL E A GRANDE TRIBULAÇÃO* Ao falar sobre a vinda do Senhor, especialmente quanto ao arrebatamento e ao anticristo, devemos mencionar as setenta semanas de Daniel. Cada semana tem sete anos, portanto setenta semanas são quatrocentos e noventa anos. Essa é a linha do tempo que Deus deu ao povo de Israel revelada a Daniel (Dn 9:24-27). Esse trecho mostra que foram determinadas setenta semanas para o povo de Israel, ou seja, quatrocentos e noventa anos. As setenta semanas são divididas em três grupos: sete semanas, mais sessenta e duas semanas e, no final, mais uma semana. Essas setenta semanas tiveram início com a saída da ordem do rei Artaxerxes, da Pérsia, para a reconstrução de Jerusalém (v. 25) até a conclusão da edificação. De acordo com a história, desde a saída da ordem para reedificar Jerusalém até sua conclusão foram exatamente quarenta e nove anos (sete semanas). Da conclusão até a morte do Ungido (vs. 25-26), que é a crucificação do Senhor Jesus, passaram-se mais sessenta e duas semanas, que são quatrocentos e trinta e quatro anos. Ao somar os dois períodos, temos quatrocentos e oitenta e três anos. Faltam ainda sete anos para completar os quatrocentos e noventa anos, as setenta semanas. Quando Jesus morreu na cruz, Deus interrompeu essa linha do tempo para inserir a igreja! Não tínhamos parte na comunidade de Israel nem nas promessas de Deus, pois éramos ramos da oliveira brava. Mas Deus, por nos amar, nos enxertou na oliveira boa (Rm 11:17). Hoje estamos na era da igreja. Não sabemos quando será o fim, mas cremos que está próximo. Esse final tem a ver com a ativação da última semana da profecia de Daniel, que são os últimos sete anos. Deus está com o “cronômetro” na mão, pronto para reiniciar a contagem dos últimos sete anos. Precisamos vigiar, orar e estar preparados. No início desses últimos sete anos, aparecerá uma pessoa muito poderosa: o anticristo, a besta. No começo dos sete anos, ele firmará um acordo com Israel. Todos os acordos que vemos hoje apontam para aquele acordo final. Por ser muito poderoso, as pessoas lhe obedecerão e o idolatrarão. Ele trará ordem e paz ao mundo e uma falsa impressão de segurança. Israel firmará esse acordo, que selará a paz. Sabemos que a nação de Israel reconstruirá o templo e restaurará todos os sacrifícios realizados no Antigo Testamento. Mas, na metade dessa última semana, o anticristo romperá o acordo, entrará em Jerusalém, colocará sua imagem (a imagem da besta) no templo e começará a perseguir os judeus e os cristãos. Essa metade da última semana é crucial para nós, pois um pouco antes dos últimos três anos e meio ocorrerá o arrebatamento dos vencedores, os quais escaparão da grande tribulação. A grande maioria da igreja, no entanto, permanecerá. Com respeito à escatologia, temos um fundamento bíblico sólido. Estudamos muito e nos baseamos nos ensinamentos dos irmãos Watchman Nee, Witness Lee e Dong Yu Lan. Não estamos aqui para discutir com ninguém, mas essa é a teologia escatológica que temos na vida da igreja. Hoje existem três principais escolas de ensinamento sobre a vinda do Senhor. Uma delas é a escola pré-tribulacionista, defendida por um dos principais servos de Deus, John Nelson Darby, dos Irmãos Unidos; e outra é a escola pós-tribulacionista, defendida por Benjamin Newton, também dos Irmãos Unidos. Foi essa divergência de doutrinas que iniciou a divisão entre os Irmãos Unidos. A escola pré-tribulacionista diz que todos os cristãos serão arrebatados antes da grande tribulação. A escola pós-tribulacionista afirma que o arrebatamento ocorrerá após a grande tribulação. Muitos que estudam escatologia acham que a grande tribulação durará sete anos. Mas, de acordo com a Bíblia, durará três anos e meio. A Bíblia descreve a metade da semana (Dn 9:27) como: um tempo, [dois] tempos e metade de um tempo (Ap 12:14), como mil duzentos e sessenta dias (v. 6) e como quarenta e dois meses (11:2); todos os períodos são de três anos e meio. Se compararmos os versículos usados pelas duas escolas, veremos que a da pós-tribulação tem muito mais base. Até o início do século XIX só havia essa escola. A escola pré-tribulação só apareceu no início do século XIX, e os versículos apresentados não têm muita força. Quanto ao que cremos, não somos pré nem pós-tribulacionistas, somos pela Bíblia, pelo quadro completo. Alguns livros escritos por grandes mestres, como G. H. Pember (1837-1910); Robert Govett (1813-1901) e David Panton (1870-1955), que assumiu o lugar de Govett quando este morreu, nos oferecem um quadro completo. Como exemplo, temos o livro “As eras mais primitivas da terra”, de G. H. Pember. Além disso, temos a revelação que o Senhor nos deu neste último século. E já estamos com mais de um século de história! Em todo este tempo, temos buscado o Senhor, e Ele nos mostrou muita coisa, por isso temos uma ideia completa. A Editora Árvore da Vida tem um bom número de livros sobre a vinda do Senhor, que transmitem essa visão de modo integral. Nosso encargo não é discutir doutrinas escatológicas. Foi a discussão de doutrinas que dividiu a igreja. Nosso encargo é o conteúdo das epístolas aos tessalonicenses. Vemos, na primeira epístola, o arrebatamento após a grande tribulação (1 Ts 4:1-17). Após a última trombeta soar, todos serão arrebatados, os mortos primeiro, depois os vivos (v. 16). Isso diz respeito à vinda pública do Senhor. Entretanto há versículos que nos falam de vigiar, pois não sabemos a hora em que o Senhor virá (Mt 24:42). Três anos e meio após a aparição do anticristo, acontecerá a vinda pública do Senhor no fim da grande tribulação. Mas a vinda secreta Dele, na metade dos sete anos, para arrebatar os vencedores, ninguém sabe exatamente quando ocorrerá. É nesse momento que o Senhor virá como um ladrão na noite (v. 43), sem toque de trombeta nem aviso. Ele virá como a Estrela da manhã, como o Noivo para buscar Sua noiva secretamente. Paulo não teve tempo de explicar isso aos tessalonicenses, mas, graças ao Senhor, Ele mesmo nos tem revelado Sua Palavra a fim de nos preparar para Sua vinda. *Pergunta:* Em quais momentos ocorrerão a vinda secreta e a vinda pública do Senhor? *Meu ponto-chave:*