quarta-feira, 28 de outubro de 2020

DIGNOS DA CONFIANÇA DE DEUS

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 – QUARTA-FEIRA (páginas 28 e 29)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: DEUS NOS CHAMA PARA SEU REINO E GLÓRIA – (1 TS 2:12)
Ministrada por Ezra Ma
Leitura bíblica:
At 26:28; 2 Co 11:23-28; Gl 1:10; 1 Ts 2:4
Ler com oração:
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Sl 139:23-24).

DIGNOS DA CONFIANÇA DE DEUS
Deus tem um forte desejo de nos entregar o Seu evangelho! Mas, para que isso ocorra, primeiramente, precisamos ser aprovados por Ele. Quando Deus nos confia algo, isso arde em nosso coração de tal maneira que até nos faz perder o sono. Portanto, aqui cabe uma pergunta bastante singela: Como você tem vivido? Despreocupadamente ou como se algo queimasse em seu coração?
Nossa intenção, ao falar essas palavras, não é condenar ninguém, mas transmitir o sentimento que Deus colocou em nosso coração. Fazemos isso com temor e tremor. Será que podemos dizer: “Deus me confiou o evangelho”? Existe algo queimando dia e noite em nosso coração como acontecia com Paulo? Ao observar bem as experiências da vida dele, vemos que ele viajava muito, foi preso, fustigado com varas, açoitado várias vezes, sofreu três naufrágios (2 Co 11:23-27), mas nenhuma dessas experiências chegou a inquietá-lo tanto como a preocupação com as igrejas! Isso, sim, ardia em seu coração (v. 28). Certa vez, Paulo foi preso e, ao ser interrogado pelo rei Agripa, pregou-lhe o evangelho e quase o persuadiu a ser cristão (At 26:28). Durante seu discurso, ele fez ainda a seguinte declaração: “Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial”(v. 19). Querido leitor, a experiência de Paulo é inspiradora. Existe um fogo que arde em você? Vamos reagir e pedir juntos: “Senhor, aprova-me e confia-me Teu evangelho”!
Paulo realmente tinha certeza de que Deus lhe confiara o evangelho, conforme ele declara em algumas passagens, como em sua primeira epístola a Timóteo: “Segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado” (1 Tm 1:11); na epístola a Tito: “Em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador” (Tt 1:3); e na primeira epístola aos coríntios: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho! Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada” (1 Co 9:16-17). Concluindo, Paulo diz que seu compromisso é agradar a Deus, e não aos homens. Os tessalonicenses viram em Paulo alguém devidamente conectado a Deus e comprometido com a missão que lhe fora confiada. Confira: “Assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração” (1 Ts 2:4b).
Paulo sempre foi uma pessoa convicta de que seu dever era agradar a Deus; se agradasse a homens, não seria servo de Cristo (Gl 1:10). Embora sirvamos as pessoas, e devemos fazê-lo com sabedoria, prudência e discernimento para não ofender ninguém levianamente, tenhamos sempre em mente que nosso objetivo é, acima de tudo, agradar a Deus.
Querido leitor, ainda que a carta aos tessalonicenses tenha sido dirigida a irmãos novos, não podemos desprezar seu conteúdo. Essas palavras devem levar-nos de volta à simplicidade, fazendo-nos examinar nossa condição espiritual para descobrir se há algum problema com o fundamento de nossa fé que nos impeça de avançar.
No livro de Salmos, há duas passagens que nos mostram a importância de adotar uma atitude humilde diante de Deus, como fez o rei Davi, pedindo a Ele que o sondasse interiormente: “Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos” (Sl 26:2); e “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (139:23-24). É esse tipo de humildade que Deus requer de nós para que sejamos aprovados e considerados dignos de receber a comissão de pregar o evangelho. Que Deus nos carimbe a todos com “Aprovado!”, “Aprovado!”, “Aprovado!”. Que o “fogo” do evangelho queime em todos nós e que haja uma enorme “fogueira” queimando em todas as cidades. Aleluia!