terça-feira, 8 de outubro de 2013

O CONTEXTO DO CHAMAMENTO DE PAULO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 - TERÇA-FEIRA


SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 03: O Senhor levanta o ministério de Paulo (At 9:3-6, 10-16; 22:12-16)

Leitura bíblica: At 9:1-30; 10:1-16

Ler com oração: O Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel. E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele (At 9:15; 22:16).

O CONTEXTO DO CHAMAMENTO DE PAULO
A comissão de levar o evangelho a toda terra, incluindo os gentios, havia sido dada aos doze apóstolos (At 1:8) e, de maneira específica, a Pedro. Em Atos 10, Pedro teve a visão de um lençol que havia descido do céu, com toda sorte de animais impuros. A ordem de Deus, repetida por três vezes, era a de que Pedro se levantasse e comesse daqueles animais, porém ele não quis fazê-lo. Assim, na terceira negativa, o lençol foi recolhido ao céu. Por conta de sua tradição, seus hábitos e velhos conceitos, Pedro desobedeceu a Deus (vs. 1-16).
Mais tarde, em Atos 15, Pedro declarou que Deus o escolhera para levar o evangelho aos gentios (v. 7). Todavia, naquele momento o Senhor já havia designado Paulo para levar adiante essa comissão. Essa é uma advertência para nós: se vacilarmos, Deus ainda nos amará, mas levantará outras pessoas para levar adiante o que Ele nos havia confiado. Precisamos orar: “Senhor Jesus, eu não quero ser um empecilho para o Teu avanço. Liberta-me da religião, dos meus conceitos e da minha tradição!”. Aleluia! Quando invocamos o nome do Senhor, somos libertos de todas essas coisas.
Voltemos à história do apóstolo Paulo. Ele estava a caminho de Damasco para prender aqueles que invocavam o nome do Senhor, quando algo extraordinário aconteceu: “Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9:3-4). Paulo então compreendeu que, ao perseguir os cristãos, estava, na verdade, perseguindo o próprio Senhor, pois a igreja é o Corpo de Cristo. Por meio de Ananias, um irmão de Damasco, Paulo recebeu o chamado da parte de Deus, para ser enviado aos gentios (v. 15). Essa incumbência originalmente cabia aos doze apóstolos, mas, diante da hesitação deles, foi transferida para Paulo.
Após sua conversão, Paulo ficou algum tempo em Damasco e depois foi a Jerusalém. Nesse tempo, ele falava de sua experiência de conversão e acabava discutindo com as pessoas, motivo pelo qual os irmãos enviaram-no a Tarso (vs. 20-30). Apesar de ter sido comissionado por Deus para ser apóstolo aos gentios, Paulo não esteve com o Senhor. Ele precisava, portanto, ser preparado para exercer seu apostolado.


Ponto-chave: Ser libertos da religião, dos conceitos e da tradição para atender ao chamado do Senhor.
Pergunta: O que o impede de atender ao chamamento do Senhor hoje?