ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 2 - DOMINGO
SÉRIE: livro: CHAMADOS PARA PROMOVER A FÉ
MENSAGEM CAPITULO 4 - A ECONOMIA DE DEUS REVELADA PELO APÓSTOLO JOÃO
Leitura bíblica: Jo1:1-3, 14, 18, 14:8-9, 16-18; 1Co15:45b
Ler com oração: Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (Jo 14:8-9). E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros (vs. 16-18).
O DEUS TRIÚNO NO EVANGELHO E JOÃO (PÁG 57-58)
João começa seu evangelho de maneira maravilhosa: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (1:1-3). O Senhor Jesus era o Verbo, ou seja, a Palavra de Deus; Ele estava com Deus e era o próprio Deus.
Esses versículos mostram a relação do Filho com o Pai. Se um homem ficar calado, ninguém o conhecerá, será uma pessoa misteriosa; entretanto, se começar a falar, passaremos a conhecê-lo. Quando a palavra de alguém sai, ela revela quem essa pessoa é. Enquanto Deus está oculto, Ele é o Pai; quando se expressa ou se manifesta, Ele é o Filho.
João prosseguiu dizendo: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (v. 14). O Verbo que se tornou carne é o Senhor Jesus. Ninguém jamais viu a Deus, e somente o Filho unigênito O pôde revelar (v. 18). Quando o Filho veio, o Verbo veio e Deus foi revelado. Assim, quem vê o Senhor Jesus, vê o Pai, pois o Filho revela o Pai (14:8-9).
O Senhor Jesus viveu na terra cerca de trinta e três anos e meio. Depois disso foi morto e, em ressurreição, voltou como o Espírito da verdade – ou Espírito da realidade –, o outro Consolador, de modo a poder estar para sempre conosco (vs. 16-18). Esse Espírito é o Espírito que dá vida (1 Co 15:45b). Por meio Dele ganhamos a vida divina, e tudo o que Deus é se torna real para nós. Essa é a economia neotestamentária de Deus.
Ponto-chave: O Senhor Jesus era o Verbo, ou seja, a Palavra de Deus; Ele estava com Deus e era o próprio Deus.
Pergunta: Como Deus foi revelado? E como pode estar conosco, hoje?