sábado, 26 de outubro de 2013

DO “LIXÃO” PARA O REINO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 5 / SÁBADO


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES / A Fé (1 Tm 1:3-4)

Leitura bíblica: Gl 2:16; 3:2-3; 5:2-3, 11; Ef 1:14; 3:21; Cl 1:15-19; 2:2, 9; 3:11

Ler com oração: Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3:13-14).

DO “LIXÃO” PARA O REINO

Deus quer dispensar a Fé objetiva à nossa fé subjetiva, e o melhor lugar para isso é o viver da igreja. Além de nos dispensar a Fé, Deus quer nos usar como mordomos para dispensá-la a outros também. Invocar o nome do Senhor é um modo de consertar a “máquina fotográfica”, isto é, o espírito humano nos crentes, para que também possam “tirar fotos”, ou seja, permitir que a Fé objetiva se torne sua fé subjetiva. Graças ao Senhor, centenas de pessoas têm tido essa experiência no mundo todo.
Em Efésios 2, Paulo muda o enfoque e passa a falar do tipo de pessoa que Deus utiliza para realizar Seu propósito. Nós estávamos num “lixão” para ser queimados; éramos imprestáveis, mortos em delitos e pecados. Mas Deus, por causa do Seu grande amor por nós, teve muita misericórdia e nos deu vida juntamente com Cristo a fim de fazer de nós Sua obra-prima. Considerando nossa situação sem Cristo, podemos dizer como o salmista: “Que é o homem, que dele te lembres?” (Hb 2:6). O Senhor, porém, parece ter dito: “Gostei desse pedaço de sucata”, e nos pegou e colocou na vida da igreja. Hoje Ele está trabalhando Sua vida e natureza em nós, a fim de que um dia sejamos semelhantes a Ele (1 Jo 3:1-2). Que misericórdia!
No capítulo 3 de Efésios, vemos sobre a importância dos mordomos na economia de Deus, a oração de Paulo para que Cristo faça morada em nossos corações, pela fé, a fim de conhecermos o imensurável amor de Cristo. Então, nos capítulos 4 a 6, que serão desenvolvidos nas próximas semanas, vemos o viver prático, o andar digno do chamamento do Senhor, os cinco tipos de andar.
Dentre os escritos de Paulo, há cinco livros muito importantes nos quais temos a essência da economia divina revelada a Paulo e escrita por ele a nós: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Em Gálatas, Paulo mostra a transferência da economia do Antigo para a do Novo Testamento: das obras da lei para a fé em Cristo (2:16); da carne para o Espírito (3:2-3). Colossenses nos mostra Cristo como o mistério de Deus e centro de todas as coisas (Cl 1:15-19; 2:2, 9; 3:11). Não vamos nos distrair com outras coisas, mas nos ater apenas a Cristo. Em Efésios, é-nos mostrada a igreja como a plenitude de Cristo (Ef 1:22-23).
A Epístola de Paulo aos Filipenses nos mostra a meta: esquecer as coisas que para trás ficam e avançar para as que estão adiante (3:13). Damos graças ao Senhor por todas as experiências passadas, mas não podemos ficar presos nelas; antes, avançar para a meta. O avião da economia de Deus tem por destino o reino. A vida da igreja é o “avião” que nos leva ao reino. Hoje temos de cuidar bem dela, nosso “avião”, para que seja cheia do Espírito, de serviços, de crescimento em vida, de cuidado mútuo, de amor. Sem o avião, ninguém chega ao destino; ambos são igualmente importantes.
Por fim temos Filemom, que fala do amor, a base, a pista de decolagem, para alcançarmos nossa meta. Enquanto estamos correndo para o alvo, não estamos sós, mas estamos correndo juntos. Se um cair, o irmão do lado vai ajudá-lo a se levantar; se a perna de um doer, outro poderá carregá-lo em amor e seguir junto com ele, ajudando-o a perseverar e a ser aperfeiçoado. Dessa maneira, seremos como os Demétrios e Onésimos, que outrora eram inúteis, mas agora são úteis à economia de Deus.
Graças ao Senhor pelo “avião” da economia de Deus, de Seu dispensar, cujo destino é a manifestação do reino na era vindoura. É nele que estamos.


Ponto-chave: Até que todos cheguemos ao reino.

Pergunta: Você consegue descrever o “avião”, “o plano de voo” e o destino que Deus preparou para os crentes?