quinta-feira, 17 de julho de 2014

NOSSA ATITUDE NAS REUNIÕES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - QUINTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 16: O evangelho de Deus – (Rm 1:1)

Leitura bíblica: 1 Co 14:15; Cl 3:16

Ler com oração: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo (Jr 31:33b). Não vos embriagueis com o vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais (Ef 5:18-19).

NOSSA ATITUDE NAS REUNIÕES

Gostaria de falar algo com relação ao uso de aparelhos eletrônicos nas reuniões da igreja. Com o avanço tecnológico, muitas coisas têm substituído nosso raciocínio, e pouco a pouco vamos ficando mais preguiçosos em exercitá-lo. Um exemplo disso é a projeção dos hinos no telão durante as reuniões. Ao que parece, essa prática tem feito muitos deixarem de usar o hinário impresso. Sem dúvida, a projeção ajuda muito os visitantes que não têm o hinário, contudo induzem os que têm a deixá-los em casa. Desse modo a prática de escolher hinos e cânticos por parte dos irmãos fica prejudicada, bem como a prática de falar e proclamar trechos dos hinos uns aos outros.
Eu gostaria que todos sempre estivessem preparados com a Bíblia e o hinário na forma impressa. Toda palavra e revelação de Deus vêm da Bíblia. Muitos hoje têm a Bíblia em dispositivos como smartphones, tablets, laptops etc. Minha preocupação é se esses que usam a Bíblia em formato digital têm conseguido ganhar revelação ou ficam apenas na leitura. Muitos não conseguem mais encontrar os versículos na Bíblia impressa. O mesmo se aplica aos hinos: ao cantar um hino, devemos ruminá-lo, proclamando uns aos outros. Se a letra é projetada, só poderemos ruminar e proclamar a estrofe que estiver na tela naquele momento. Além disso, sem o hinário, se sentirmos o desejo de continuar cantando aquele hino, como o faremos se não temos nada na mão? Espero que cada um tenha seu hinário e sua Bíblia impressos. Com a Bíblia fica mais fácil, pois, passando de uma passagem para outra, nós nos familiarizamos com ela.
As pessoas estão perdendo a habilidade de raciocinar, pois o computador lhes apresenta tudo pronto. É certo que os laptops e tablets são facilitadores, mas eles têm substituído cada vez mais funções da mente e nos tornado dependentes desses aparelhos. À medida que isso ocorre, deixamos de usar o espírito. Um ministro da nova aliança tem o ministério do Espírito; se ele não usa o espírito e sua atenção está voltada apenas para a letra que está em seu aparelho, como ganhará vida? A Bíblia está em seu dispositivo, mas esse dispositivo lhe tem dado revelação? Precisamos exercitar nosso espírito para nos tornar cada vez mais rápidos no raciocínio e no entendimento; desse modo o Espírito poderá nos conceder revelação!
Muitos que usam esses dispositivos pensam: “Olha, tenho aqui tudo pronto, basta digitar uma palavra e já chego ao versículo ou ao hino desejado”. Quando você manipula as folhas do hinário, pouco a pouco saberá localizar os hinos que cantamos, mas, se usa apenas o sistema de busca, isso não acontecerá. Você não conseguirá localizar mais um hino sozinho. Eu prefiro que não se projetem os hinos no telão, mas que se usem o hinário e a Bíblia impressos. Para aqueles que não têm ou não trazem o hinário, poderão ser providenciados, durante as reuniões, exemplares disponíveis para uso público.
Durante sua comunhão matinal com o Senhor é bom ter o hinário e a Bíblia na mão, pois desse modo você pode ler e orar versículos ou trechos da Palavra de Deus. Além dela, use o hinário para louvar a Deus com hinos e cânticos espirituais. Não apenas sua comunhão será mais rica, mas você poderá encher-se do Espírito (Ef 5:18-19) e da Palavra (Cl 3:16).


Ponto-chave: Não se distrair com aparelhos eletrônicos.