sexta-feira, 5 de julho de 2013

A VERDADE MOSTRADA NOS ESCRITOS DE PAULO E DE JOÃO

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 16: A edificação do Corpo de Cristo no ministério de João (3 Jo 3-4)
Leitura bíblica:  Jo 14:15-18, 26; 2 Jo 1-4
Ler com oração:  Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai (2 Jo 4).

A VERDADE MOSTRADA NOS ESCRITOS DE PAULO E DE JOÃO

Dentre os doze apóstolos, João foi o único que não foi martirizado e foi o que mais viveu. Seus escritos dão fechamento às Escrituras. Seu evangelho é o último dos quatro evangelhos, suas três cartas estão entre as últimas das epístolas, e Apocalipse é o último livro da Bíblia. Foi pelo Espírito que João, já idoso, se lembrou de coisas que os demais não haviam registrado (Jo 14:26).
Segundo a história, após seu exílio na ilha de Patmos, onde escreveu o livro de Apocalipse (cf. Ap 1:9), João foi parar em Éfeso onde escreveu o evangelho e suas três cartas. Seu ministério epistolar visava consertar “as redes” da situação espiritual das igrejas. Ele e seu irmão Tiago foram chamados pelo Senhor à beira mar quando remendavam as redes (Mt 4:21). Na época em que ele escreveu seus livros, cerca de vinte anos após a morte dos demais apóstolos, a degradação já havia entrado na igreja e João precisava consertar aquelas “redes” partidas.
Os escritos de João não enfatizaram nada novo (1 Jo 2:7). O homem natural geralmente gosta de coisas novas. Quando prefeitos e governadores tomam posse, a primeira coisa que fazem é trocar todo o secretariado e descartar o que foi feito por seus antecessores; querem mostrar que sua gestão é diferente. João não fez nada disso. Nessa época já havia os escritos de Paulo, como a carta aos efésios. João percebeu que a necessidade dos irmãos era praticar o que já tinham ouvido de Paulo.
O ministério de João era levar os santos a experimentar e praticar por meio do Espírito e da vida o que já fora ensinado. Podemos perceber isso por meio de versículos como 2 João 2, em que lemos: “Por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre”. Portanto o encargo de João era levar os santos a andar na verdade que já haviam recebido (2 Jo 4).
Em João 14:18 lemos: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros”. O Senhor estava se referindo ao Espírito da verdade (vs. 16-17), que também pode ser traduzido por Espírito da realidade. A verdade não pode ficar no campo do conhecimento, tem de se tornar nossa realidade, nossa experiência. O que faz a verdade se tornar nossa realidade é o Espírito da realidade. Desse modo, a verdade se constitui em nós e faz parte das nossas células. Uma vez que essa realidade passa a ser permanente em nós, ninguém mais a consegue tirar.


Ponto-chave: Experimentar a verdade.
Pergunta: Que fez João em relação aos escritos dos demais apóstolos antes dele?