domingo, 14 de julho de 2013

PROVADOS PELO FOGO DO ESPÍRITO PARA GOVERNAR O MUNDO VINDOURO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 1 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM

 17: A experiência de Pedro (Mt 3:11; 1 Pe 1:6-7)

Leitura bíblica: Pv 9:9; Rm 10:12-13; 12:11; Hb 2:5

Ler com oração: Invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma (Sl 116:4).


PROVADOS PELO FOGO DO ESPÍRITO PARA GOVERNAR O MUNDO VINDOURO

Em sua maturidade, o apóstolo João foi capaz de transmitir as lições que aprendeu ao observar as situações experimentadas por Pedro e as revelações trazidas por Paulo. O sofrimento de Pedro, ao lidar com sua própria vida da alma, não foi proveitoso apenas para si mesmo, mas também para João, que o acompanhava. Desse modo, a experiência de Pedro se tornou a experiência de João e pode ser a nossa também. Essa revelação mostra que não precisamos passar diretamente por todo tipo de situação de derrota ou vitória que os outros experimentam para recebermos ajuda da parte do Senhor (Pv 9:9). Ao vermos que irmãos estão sendo provados pelo Senhor, não precisamos esperar até que a mesma provação ocorra conosco, mas podemos ir diante Dele e nos submeter àquilo que Ele deseja nos falar.

A experiência de Pedro nos mostra que as situações de sofrimento exterior (doenças, acidentes, perda de emprego etc.) não são suficientes para eliminar a vida da alma, o orgulho, mas no Espírito temos o fogo suficiente para queimá-la, não importando quão problemática ela seja. A prática dessa revelação é de grande importância para nós hoje. A maneira de aplicarmos o fogo do Espírito em nosso dia a dia é invocar o nome do Senhor a todo tempo, reconhecendo que dependemos Dele, e nos arrepender à medida que nossas impurezas são expostas.

Não esperemos passar por dificuldades para nos voltar ao Senhor, pois, quando os problemas passam, facilmente nos esquecemos Dele. Mas, se temos o hábito diário de invocar Seu nome e voltar a Ele nosso coração, experimentaremos o fogo do Espírito queimando, com eficácia, as impurezas da nossa alma (Rm 10:12-13). Em todo momento Ele está disponível para trabalhar em nosso ser, com a finalidade de nos preparar para o reino vindouro. Sejamos fervorosos de espírito (12:11), pois desse modo, a vida da alma não voltará a se manifestar com a mesma frequência e será subjugada pelo Espírito. Então estaremos aptos a reinar com Cristo no mundo que há de vir (Hb 2:5).


Ponto-chave: Aproveitar as situações para ir diante do Senhor e nos submeter àquilo que Ele deseja nos falar.

Pergunta: Como podemos receber ajuda da revelação que o Senhor deu ao apóstolo Pedro em sua maturidade?