sábado, 3 de agosto de 2013

A MANEIRA ESPONTÂNEA DE NEGAR A VIDA DA ALMA

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 4 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 20: Ouro transparente [2] – (2 Pe 1:3-8)
Leitura bíblica: Rm 6:6; 2 Co 5:17; Gl 5:24


Ler com oração: Pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo (2 Pe 1:3-4).

A MANEIRA ESPONTÂNEA DE NEGAR A VIDA DA ALMA

Por permitir que o Senhor trabalhasse nele, Pedro tinha certeza de que receberia louvor, glória e honra na revelação do Senhor, isto é, na Sua volta (1 Pe 1:7). E quanto a nós? Devemos continuar a negar a vida da alma, voltar-nos ao espírito e permitir que o fogo queime todas as impurezas de nosso ser.

A Bíblia nos revela vários fatos espirituais realizados pelo Senhor a nosso favor na cruz. Romanos 6:6 diz: “Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos”. Em 2 Coríntios 5:17 Paulo nos diz: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. Em Gálatas 5:24 lemos: “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências”. Esses feitos realizados pelo Senhor são objetivos, isto é, são fatos que, em muitos aspectos de nosso viver, ainda não se tornaram nossa realidade.

Por isso insistimos que não é fácil negar a vida da alma, negar a si mesmo, tomar a cruz, fazer morrer a carne com suas paixões e concupiscências, e despojar-nos do velho homem com suas práticas. Isso não depende simplesmente de entender os fatos espirituais com a mente e tomar uma decisão com a vontade.

Quando ouvimos essas palavras acerca de negar a nós mesmos, de que nosso velho homem já foi crucificado juntamente com Cristo e que hoje somos uma nova criatura, muitas vezes decidimos: “De hoje em diante, eu vou negar a vida da alma”, pensando que desse modo a vida da alma vai embora. Não! Dia a dia devemos experimentar desses fatos espirituais. O reino foi semeado em nós pela Palavra do Senhor (Mt 13:19). Agora essa semente precisa crescer, e isso leva tempo e requer labor e cuidado. Por um lado, ninguém pode dizer que já foi totalmente transformado e já está crescido; por outro, todos têm esperança, pois a semente está lá. Aleluia, estamos nesse processo!

O modo de experimentar esses feitos do Senhor é voltar-nos ao nosso espírito, onde habita o Espírito da verdade, da realidade. Ele é que torna todos esses fatos espirituais realidade para nós e em nós. Uma maneira simples e eficiente de nos voltar ao espírito é invocar o nome do Senhor Jesus (cf. 1 Co 12:3). O Senhor está trabalhando naqueles que foram regenerados. Eles nasceram de novo, receberam a vida divina e estão no processo de crescimento e transformação a fim de se tornarem filhos maduros. Quando o Senhor terminar essa obra neles, poderão herdar o reino a fim de governar com Ele o mundo que há de vir. Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave: Os fatos espirituais não podem tornar-se nossa realidade subjetiva.

Pergunta: Qual é a maneira mais espontânea de negarmos a nós mesmos?