quinta-feira, 25 de abril de 2013

TORNAR-SE ÚTIL E FIEL A DEUS



ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 6 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 6: As epístolas de Paulo (Cl 1:25)

Leitura bíblica: Ef 3:4-6; Fp 3:8, 12; Cl 2:2; 4:9

Ler com oração: Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim. Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração, [...] não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo (Fm 11-12, 16a).

TORNAR-SE ÚTIL E FIEL A DEUS

O livro de Gálatas, escrito durante o ministério edificador de Paulo, apresenta uma visão geral da economia neotestamentária de Deus. Se formos comparar as epístolas de Paulo à estrutura de um avião, esse livro seria a fuselagem da aeronave (vide diagrama). Para sustentar a aeronave no ar, não basta a fuselagem; são necessárias também duas asas. No caso, as asas do avião são Efésios e Colossenses. Enquanto Colossenses revela que o mistério de Deus é Cristo (2:2), Efésios revela que o mistério de Cristo é a igreja (3:4-6). Portanto esses dois livros se complementam mutuamente e nos sustentam em nossa jornada cristã.
O destino do avião, ou sua meta, é mostrado no livro de Filipenses, que nos encoraja a prosseguir para o alvo, revelando que nossa meta é Cristo. Nesse livro, o Senhor nos chama para o prêmio, para o reino. Se desejarmos alcançar esse prêmio, precisamos ser como Paulo: esquecer o que fica para trás e avançar para o alvo, para o prêmio que está à nossa frente (3:8, 12).
Para decolarmos em direção a esse alvo, precisamos da pista de decolagem, que é o caminho traçado para alçar voo. Essa pista é representada pelo livro de Filemom, que retrata o amor fraternal sendo praticado na igreja. O livro de Filemom é repleto de amor, pois nele vemos que Paulo acolheu e apascentou um escravo fugitivo inútil, Onésimo, que se tornou útil após sua salvação e foi enviado de volta a Filemom, a quem possivelmente causara danos e prejuízos. Onésimo não apenas foi salvo, mas também aperfeiçoado pelo apóstolo, a ponto de ser chamado de irmão fiel e amado (Cl 4:9).


Ponto-chave:
Praticar o amor fraternal para alcançar o reino.
Pergunta:
Que lições aprendemos com os livros de Filipenses e Filemom?