sexta-feira, 2 de maio de 2014

ILUMINADOS E FORTALECIDOS PARA INTERCEDER PELAS PESSOAS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 5: A visão do tabernáculo [1] – (Êx 25:8-9)

Leitura bíblica: Jo 1:29, 36; Rm 6:4-6; Cl 2:12

Ler com oração: Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras (1 Co 15:3).


ILUMINADOS E FORTALECIDOS PARA INTERCEDER PELAS PESSOAS

O altar do holocausto no átrio do tabernáculo representa a cruz de Cristo. Assim como o sacerdote, para entrar no Santo Lugar e comer dos pães, precisava primeiramente do sacrifício no altar do holocausto, também nós, para participarmos da mesa do Senhor e desfrutarmos o pão e o cálice, precisamos da obra da cruz de Cristo. É a obra que Ele realizou por nós no madeiro que nos qualifica a servi-Lo. Como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Cristo foi nosso substituto (Jo 1:29, 36; Gl 3:13; 1 Jo 4:10).
Assim como o ofertante impunha as mãos sobre o animal que seria sacrificado, identificando-se com ele, também nós, quando cremos no Senhor, somos um com Ele em Sua morte na cruz (Rm 6:4-6). Pela fé, fomos crucificados com Cristo, e, em nosso velho homem, nosso homem natural, morremos com Ele. Pela fé, com Ele também ressuscitamos a fim de desfrutar Sua maravilhosa vida de ressurreição e andar em novidade de vida (Cl 2:12).
Uma vez que o fogo do altar do holocausto nunca se apagava, a obra da cruz de Cristo em nós jamais deve cessar; pelo contrário, a cruz deve operar em nós até que sejamos totalmente consumidos em nosso velho homem e absolutos para servir a Deus.
Aplicando os itens do Santo Lugar à nossa experiência, o primeiro que experimentamos é ser iluminados pela luz do candelabro, que simboliza a luz da Palavra (Sl 119:105, 130). Embora tenhamos resolvido o problema do pecado no átrio, ao oferecer o sacrifício no altar de bronze, que prefigura a cruz de Cristo, ainda é possível levar conosco para o Santo Lugar nosso homem natural. Por isso temos as sete lâmpadas do candelabro nos iluminando intensamente (Ap 4:5). Quando iluminados pela Palavra do Senhor, podemos dizer: “Ó Senhor, purifica os meus pecados, transgressões e falhas e lava-me com Teu sangue precioso”.
Uma vez iluminados e lavados, podemos desfrutar o Senhor como nosso pão da vida (Jo 6:51). Ele é o alimento que nos fortalece dia a dia a fim de nos fazer viver por meio Dele (v. 57). Por fim, somos conduzidos ao altar de incenso para orar e interceder pelos interesses de Deus (Ap 8:3). Dessa maneira, oferecemos Cristo como incenso a Deus.
Tudo o que Cristo fez por nós e tudo o que Ele nos deixou em Sua Palavra é para que sirvamos a Deus com alegria e de forma absoluta.


Ponto-chave:
Iluminados e supridos pela Palavra a fim de interceder pelos interesses de Deus.