sábado, 21 de junho de 2014

FÉ MUITO MAIS PRECIOSA QUE O OURO PERECÍVEL

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 12: As verdades na linha da vida [1] – (Mt 3:11)

Leitura bíblica:
Pv 17:3; 1 Pe 1:7-9

Ler com oração:
Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:7).

FÉ MUITO MAIS PRECIOSA QUE O OURO PERECÍVEL

Em sua primeira epístola, Pedro comparou a salvação da alma ao refino do ouro por meio do fogo. Quando o ouro é extraído da terra em forma de minério por meio da garimpagem, ele carrega consigo inúmeras impurezas, as quais necessitam ser removidas para que seja utilizado na confecção de jóias. Para isso, o ourives usa um recipiente chamado cadinho, onde o ouro é colocado e submetido a elevadas temperaturas. Com o aumento da temperatura e o derretimento do metal, as impurezas são levadas à superfície e podem ser retiradas. O princípio é o mesmo em relação à nossa vida da alma: para que as impurezas apareçam e sejam eliminadas, precisamos do contínuo operar do fogo do Espírito em nosso interior. O resultado será um ouro tão puro a ponto de ser transparente, tal qual o descrito em Apocalipse 21:21 e que compõe a nova Jerusalém.
A partir dessa ilustração e da experiência de Pedro, ganhamos luz de que a maneira de eliminarmos a nossa vida da alma de modo eficiente é nos voltarmos ao espírito. Isso porque no nosso espírito temos o Espírito Santo e também o fogo. Quanto mais exercitamos nosso espírito, mais a temperatura é aumentada e nossas impurezas podem ser expostas. Graças ao Senhor!
Quando negamos a nós mesmos e eliminamos nossa vida da alma, a vida de Deus pode ser acrescentada a nós. Esse trabalho do Espírito é contínuo e precisa ser diário. O resultado final é que seremos como o ouro puro, muito mais precioso que o ouro perecível, aprovados pelo Senhor na Sua vinda. Dessa maneira, estaremos aptos a reinar com Ele no mundo que há de vir. É a isso que Pedro se refere quando fala que essa experiência redunda em “louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1: 7).
As verdades na forma da letra, ministradas pelo apóstolo Paulo, nos ajudam na medida em que usamos o espírito para ir à Palavra e ganhar vida. Por outro lado, somos também muito ajudados por meio das verdades na linha da vida, ministradas pelos primeiros apóstolos com base nas suas experiências pessoais com o Senhor. Pedro foi muito exposto nos evangelhos pela maneira como deixava agir sua vida da alma, sempre muito impulsiva e independente do Senhor. Mas, quando viu que a solução estava em seu espírito, ele foi liberto! Da mesma forma, hoje podemos nos voltar ao Espírito e nos arrepender, permitindo ao fogo do Espírito queimar todas as coisas naturais e velhas que persistem em nosso interior.
Concluindo, vemos que a maneira mais prática de permanecermos no espírito é invocar o nome do Senhor. Quando invocamos, somos conduzidos ao espírito onde temos o fogo que ilumina e queima nossa vida da alma. Ao perdermos a vida da alma, somos mais salvos e ganhamos mais da vida de Deus (Rm 5:10). Em outras palavras, obtemos o fim da nossa fé: a salvação da nossa alma (1 Pe 1:9).


Ponto-chave:
Invocar o nome do Senhor para permanecer no espírito.