domingo, 29 de setembro de 2013

O EVANGELHO DO REINO É PARA TODA A TERRA

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 1 - DOMINGO


SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 01: Introdução (Mt 24:14)

Leitura bíblica: Mt 24:45-47; Jo 13:17; 1 Jo 1:1-3

Ler com oração: E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim (Mt 24:14).

O EVANGELHO DO REINO É PARA TODA A TERRA

Graças ao Senhor! Ao longo das Escrituras, Ele nos tem mostrado qual deve ser nossa atitude para com as verdades. Elas devem ser praticadas (Jo 13:17). A primeira delas é que devemos nos arrepender porque está próximo o reino dos céus. Em virtude da proximidade do reino, devemos nos voltar ao Senhor, colocando nossa mente no espírito, e deixar para trás nossos conceitos e religiosidade, para Lhe sermos úteis, alimentando nossos conservos com a palavra da vida (1 Jo 1:1-3).
A fim de pregarmos o evangelho do reino em toda a terra habitada, o Senhor nos proveu duas ferramentas: o BooKafé e a colportagem. Ambas são eficazes porque introduzem as pessoas numa esfera que proporciona o crescimento da vida divina em nós. A primeira é um ambiente para acolhimento e aperfeiçoamento das pessoas; a segunda, aliada à primeira, tem o livro como principal instrumento para ajudar na compreensão da vontade de Deus e da Sua Palavra, que é o crescimento de vida de Seus filhos, até que amadureçam para governar com Cristo o mundo que há de vir.
Para o estabelecimento de um BooKafé, porém, é necessário muita oração. Assim como os cento e vinte galileus dependeram do Senhor em oração para pregar o evangelho com ousadia, não somos diferentes. Se quisermos pregar o evangelho do reino, precisamos tomar o mesmo caminho a fim de que Ele nos mostre como fazê-lo.
Também vimos que a igreja revelada pelo Senhor em Mateus 16 sugere algo dinâmico, um viver, uma vez que ekklesía significa a assembleia dos que foram chamados para fora (v. 18). Quando não percebemos o que está por detrás da revelação acerca da igreja, corremos o risco de valorizar mais o “templo”, a estrutura, do que o viver. Para evitar essa equivocada compreensão, o Senhor permitiu que o templo em Jerusalém (símbolo do centro de adoração no Antigo Testamento) fosse destruído, e Seu Corpo, a igreja (a habitação de Deus no espírito) fosse edificada. Graças ao Senhor, no viver da igreja temos irmãos amadurecidos espiritualmente que assistem os filhos de Deus como tutores que ensinam, e como curadores que cuidam de seus conservos, para que cresçam e se tornem herdeiros (Gl 4:1-2; Mt 24:45-47).
Diante disso, tanto nas cidades com maior número de habitantes, como nas menores, busquemos abrir unidades de BooKafé, de acordo com as condições e realidade financeira de cada lugar, para acolher os filhos de Deus. Além disso, nas cidades menores, podemos ter um BooKafé do tipo caseiro a fim de que ninguém perca a oportunidade de ser alcançado pelo evangelho do reino.
O reino está próximo! Que o Senhor nos encha de graça para que nossa atitude para com as verdades seja a de praticá-las, a fim de pregar o evangelho do reino em toda a terra e ajudar muitos filhos de Deus a crescer, entrar no reino e, juntamente com Cristo, governar sobre as nações! Amém!


Ponto-chave: Deixar para trás nossos conceitos e religiosidade para ser úteis ao Senhor.
Pergunta: Por que o Senhor concedeu tutores e curadores à igreja?