segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A PALAVRA DE DEUS É A VERDADE

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 6 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 22: A verdade no ministério ulterior de João (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: Jo 1:1, 12-14, 17; 6:63
Ler com oração: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17:17). O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos (Cl 1:26).

A PALAVRA DE DEUS É A VERDADE

O tema desta semana é “A verdade no ministério ulterior de João”. No capítulo um do Evangelho de João, lemos que o Senhor Jesus é o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade (v. 14). Logo em seguida, ele complementa: “A lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade, porém, vieram por meio de Jesus Cristo” (v. 17). João escreveu isso para nos mostrar que a verdade que nós recebemos é o próprio Senhor Jesus.
Quando falamos da verdade, referimo-nos ao Verbo, à Palavra de Deus. A Palavra de Deus é a verdade (17:17), mas podemos tomá-la de duas maneiras: como mero conhecimento e letras mortas (2 Co 3:6) ou como Espírito e vida (Jo 6:63). Por um lado nós precisamos da verdade, por que é a Palavra de Deus, mas devemos lembrar-nos de que a verdade deve sempre ser acompanhada pela graça, pois ambas vieram por meio de Jesus Cristo.
Com a degradação da igreja, o acesso à Palavra de Deus foi vedado por cerca de mil anos. Somente no século dezesseis, com a reforma de Martinho Lutero, é que a Bíblia se tornou um livro acessível e pôde voltar às mãos das pessoas. Segundo a profecia de Apocalipse, essa fase é prefigurada pela igreja em Sardes, que significa restauração (Ap 3:1-6). Nesse período, o Senhor começou a restaurar o que fora perdido nos séculos anteriores. Não se tratava apenas de restaurar as verdades, mas restaurar a experiência de Cristo.
A primeira verdade restaurada foi a justificação por fé, e não por obras (Gl 2:16; Tt 3:5). A Bíblia, porém, por ser a Palavra de Deus, contém muitas verdades que só foram reveladas nos séculos seguintes.
As verdades que hoje desfrutamos nos foram transmitidas por muitos mestres, estudiosos da Bíblia, que viveram principalmente nos séculos dezenove e vinte. Dentre eles, os Irmãos Unidos estudaram a Palavra de Deus profundamente, e receberam muita revelação do Espírito. Graças ao Senhor essas revelações foram deixadas como herança ao povo de Deus. Depois, recebemos muita ajuda do ministério do irmão Watchman Nee, que tinha um dom especial para compreender e explicar as Escrituras. Ele conseguiu ler muitos livros dos autores cristãos antes dele e do tempo dele. Em sua biografia lemos que nos dois lados de sua cama havia pilhas de livros. Além disso, porque o irmão Nee tinha uma mente capaz de sintetizar tudo o que lia, ele conseguiu fazer um quadro comparativo sobre todos esses estudos. O irmão Nee nos apresentou muitas verdades com respeito à vida divina.
Por meio desses mestres, não somente a Bíblia se tornou disponível, mas sua revelação também. Graças ao Senhor, nós somos privilegiados e beneficiados com a revelação da Palavra que recebemos por meio dos irmãos que viveram antes de nós.


Ponto-chave: A revelação da Palavra de Deus está disponível para todos nós.
Pergunta: Que ocorreu a partir da reforma de Lutero com relação à Bíblia?

Ó Senhor Jesus! Amém!