domingo, 27 de outubro de 2013

O CONTEÚDO DA FÉ EM 2 PEDRO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 5 / DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES / A Fé (1 Tm 1:3-4) / Leitura bíblica: 2 Pe 1:1-15

Ler com oração: Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas, embora estejais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados (2 Pe 1:12).

O CONTEÚDO DA FÉ EM 2 PEDRO

Vejamos um pouco sobre o conteúdo da Fé em 2 Pedro 1. O versículo inicial diz: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo”. No original grego o verbo obter tem o sentido de aquinhoar, designar ou obter por quinhão. Deus dividiu a terra de Canaã em lotes, e cada tribo e família recebeu uma porção, um lote. Cada um de nós, que cremos no Senhor, recebeu um quinhão da fé.
Pedro prossegue: “Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade” (vs. 2-3a). Quando o Senhor voltar, não poderemos alegar que nos faltou algo para sermos vencedores, uma vez que Ele já nos deu todas as coisas. Certa vez o Senhor disse que “àquele a quem muito é dado, muito será exigido” (Lc 12:48). E Pedro conclui o versículo dizendo: “Pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude”. Esse é o chamado do Senhor para reinarmos com Ele!
Nos versículos 5-7, vemos os passos pelos quais passamos. Primeiro, temos de ser diligentes; não podemos ser preguiçosos. Deus insiste em nos fazer reinar, mas nós precisamos insistir também. Se não cooperarmos com Ele, mesmo que Ele insista, não chegaremos lá. A seguir, Pedro enumera vários itens que devemos associar à nossa fé subjetiva, isto é, para ser desenvolvida, recebendo o conteúdo da Fé objetiva. Depois da fé, temos a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade, o amor fraternal e o amor. Este é o amor ágape, o amor divino, o qual deve ser a essência de tudo o que estamos praticando hoje: alcançar as pessoas por meio do evangelho, das reuniões de casa, do BooKafé, da colportagem etc. Na vida da igreja, a essência tem de ser o amor: amar a Deus e amar as pessoas. Pedro aqui nos mostra essa escada, essa evolução desde a virtude até o amor ágape.
Em sua segunda epístola, Pedro afirma que se esforçava para fazer com que os santos se lembrassem do que já fora falado (1:12-15). A Fé não é um assunto novo, e sim já falado muitas vezes. Mas, para nossa segurança, é bom repetir, porque sempre precisamos ouvir outra vez (Fp 3:1). No Antigo Testamento, em Êxodo, Levítico e Números, o Senhor falou tantas palavras para o povo de Israel, mas em Deuteronômio Ele as repetiu. A palavra deuteronômio significa falar de novo. Deúteros é dois; nómos é lei; portanto, é lei falada pela segunda vez. Nunca devemos ficar cansados do falar do Senhor a nós. É como nossa alimentação de cada dia: “nosso arroz e feijão”, isso é o que nos fortalece e é o que nos vai fazer entrar no reino. Não precisamos procurar novidades, coisas inéditas ou curiosas na Palavra. O que precisamos é ouvir de novo e praticar, experimentar, viver cada vez mais, até que possamos amadurecer e entrar no reino.


Ponto-chave: O Senhor já nos deu todas as coisas que conduzem à vida e à piedade.

Pergunta: Quais os passos que precisam ser desenvolvidos em nossa experiência cristã de acordo com 2 Pedro 1?