segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O DISPENSAR DO DEUS TRIÚNO

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 7 - TERÇA-FEIRA

MENSAGEM 23: A prática da verdade (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: Jo 1:1-5, 10-14; 16:7-16; 20:22; 1 Co 15:45

Ler com oração: Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir (Jo 16:13).

O DISPENSAR DO DEUS TRIÚNO

O livro de Efésios, de maneira muito clara, nos traz a visão acerca da economia neotestamentária de Deus. O capítulo 1 fala do dispensar do Deus Triúno a nós, ou seja, o trabalhar do Deus Triúno em nossa pessoa. Devemos conhecer bem a obra do Pai, a do Filho e a do Espírito; para isso devemos ler várias vezes o livro de Efésios. Também precisamos aplicar essa revelação ao nosso viver diário.
Podemos dizer que todo o encargo de Deus está no livro de Efésios, que contém palavras muito preciosas, pois Paulo as recebeu ao ser arrebatado ao terceiro céu. Como Deus queria que nós também as conhecêssemos, Ele confiou a Paulo essa incumbência de escrever o que lhe fora revelado.
Todavia não foi apenas Paulo quem escreveu sobre o dispensar do Deus Triúno. O apóstolo João também fala do Pai, do Filho e do Espírito em seu evangelho. João 1:1 diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Então no versículo 14 lemos: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. Antes de Sua encarnação, não tínhamos como tocar o Pai, pois Ele habitava em luz inatingível (1 Tm 6:16). Agora, porém, visto que Deus tornou-se homem, cheio de graça e verdade, por meio Dele tocamos em toda a graça e a verdade que o Pai tem para nós. Mediante a encarnação do Verbo, a graça e a verdade chegaram até nós.
A obra de Deus, porém, não parou aí. O Verbo encarnado morreu por nós e pôs fim ao nosso velho homem, que está ligado à vida da alma. Por meio Dele, os pecados que cometemos anteriormente foram todos perdoados pela obra redentora na cruz. O sangue que saiu do lado ferido de Jesus é eficaz para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Por estar próximo à cruz, João viu que junto com o sangue saiu água, que representa a vida. O Senhor verteu a vida por nós! Portanto, além de sermos lavados pelo Seu sangue, a vida divina tornou-se disponível a todo o que crê no nome do Senhor. Por meio de Sua morte e ressurreição, podemos ter um novo nascimento.
Não somente isso, como o Filho de Deus em carne, Ele não poderia estar para sempre conosco, mas, como o Espírito da verdade, ou realidade, como o outro Consolador, o Senhor poderia entrar em nós, em nosso espírito, e ficar para sempre conosco (Jo 14:16-18; 20:22). O primeiro Consolador era o próprio Senhor Jesus, e Sua responsabilidade era levar a nós, pecadores, para o Pai. Após a morte e ressurreição, Ele se tornou o Espírito da realidade a fim de entrar em nós (15:26; cf. 1 Co 15:45b). Aleluia! Hoje o Deus Triúno habita em nós!


Ponto-chave: Fomos escolhidos, predestinados, redimidos e regenerados.
Pergunta: Como João apresenta o dispensar do Pai, do Filho e do Espírito em seu evangelho?