quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A PREPARAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO PARA O EXERCÍCIO DE SEU MINISTÉRIO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 03: O Senhor levanta o ministério de Paulo (At 9:3-6, 10-16; 22:12-16)

Leitura bíblica: Gl 1:17; 2 Co 12:1-4; Êx 34:28; At 1:3

Ler com oração:  A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo (Ef 3:8).

A PREPARAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO PARA O EXERCÍCIO DE SEU MINISTÉRIO

Após ser chamado pelo Senhor, Paulo precisava ser preparado para levar o evangelho do reino aos gentios. Diferentemente dos doze apóstolos, que estiveram com o Senhor por três anos e meio, ele não teve essa mesma oportunidade.
Ao considerarmos as experiências de Pedro e João, por exemplo, podemos concluir que os doze apóstolos aprenderam muito com as situações pelas quais passaram enquanto estavam com o Senhor na terra. O Senhor ensinou-lhes princípios para se relacionar com as pessoas, tais como o amor ao próximo, a compaixão, a tolerância e a longanimidade, que mais tarde foram úteis em seus ministérios. Apesar de ainda não terem maturidade espiritual e preservarem muito do seu homem natural, eles receberam as palavras do reino diretamente do Senhor e foram restringidos em seu andar. Certamente, isso fez uma grande diferença no viver deles.
Se Jesus pudesse estar conosco hoje em carne, nossa vida seria muito diferente e teríamos bem menos liberdade para atender às vontades da nossa carne e da vida da alma. Contudo, devemos sempre nos lembrar de que, apesar de não estar presente fisicamente, o Senhor está vivo em nosso espírito, como o Espírito da realidade (Jo 14:16-17).
Paulo, no entanto, não passou pelas mesmas experiências que os doze. Deus, então, o levou para o deserto, na Arábia, onde lhe revelou todo o conteúdo da economia neotestamentária, conforme o relato de 2 Co 12:2-4: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir”. Apesar de não ter revelado seu nome, sabemos que Paulo se referia a ele mesmo.
Algo tão grandioso não poderia ser confiado a qualquer pessoa, por isso ele fora especialmente preparado por Deus para receber tal revelação e, principalmente, registrar por escrito tudo o que havia visto e ouvido. Este é o foco principal do ministério de Paulo que, apesar de ter sido bastante usado por Deus em suas viagens para levantar igrejas e cuidar dos santos na Ásia e Europa, foi separado para colocar, por escrito, toda a revelação que Deus havia lhe dado nas regiões da Arábia. A Bíblia, porém, não nos diz durante quanto tempo Paulo esteve ali, mas podemos inferir que, provavelmente, foram quarenta dias.


Ponto-chave: Valorizar a palavra escrita.
Pergunta: Qual é o ponto principal no ministério de Paulo?

Nenhum comentário: