sexta-feira, 9 de maio de 2014

VINCULADOS E COORDENADOS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 6: A visão do tabernáculo [2] – (Êx 25:20-22)


Leitura bíblica: Êx 26:15-30

Ler com oração:  Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres (Jo 21:18).

VINCULADOS E COORDENADOS

Além das cortinas e véus, o tabernáculo era formado por tábuas (Êx 26:15-30). O tipo de madeira, suas medidas e sua função nos mostram a maneira de servirmos com outros na igreja: “Farás também de madeira de acácia as tábuas para o tabernáculo, as quais serão colocadas verticalmente” (v. 16). As tábuas eram de madeira de acácia, sendo que outros itens eram feitos da mesma madeira: a arca (25:10), os varais para carregá-la (v. 13), a mesa dos pães da presença (v. 23), seus varais (v. 28), as travessas para unir as tábuas (26:26), as colunas (v. 32), o altar do holocausto (27:1), seus varais (v. 6), o altar do incenso (30:1) e seus varais (v. 5).
Na Bíblia, tanto os vegetais, como as plantas representam a humanidade, que é necessária para a obra de Deus. Assim como as tábuas precisavam ser revestidas de ouro, nossa humanidade precisa ser trabalhada pela natureza divina. A madeira de acácia cresce lentamente sob grandes chuvas, ventos fortes, intempéries e, dificilmente, empena. Aqueles que querem ser úteis a Deus precisam da experiência de crescimento em meio às dificuldades, a fim de permanecerem firmes.
O versículo 16 diz: “Cada uma das tábuas terá dez côvados de comprimento e côvado e meio de largura”. Essa uniformidade na medida representa a coordenação que deve haver entre os que servem. Quando uma “tábua” excede em seu tamanho, o Senhor precisa vir para “serrar”, a fim de que ninguém se sobressaia (Jo 21:18), pois esse foi o padrão estabelecido por Deus. Por outro lado, se há tábuas com tamanho inferior, precisam buscar mais o Senhor para crescer na vida divina.
Prosseguindo em Êxodo 26, lemos: “Farás travessas de madeira de acácia; cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo” (v. 26). Essas travessas são como varas que vinculam as demais tábuas (v. 27), como também as argolas (v. 29). Ainda que haja tábuas no lado oriental e ocidental, distantes umas das outras, elas são vinculadas pelas travessas e argolas. Assim também nós, servindo próximos ou distantes, devemos estar bem vinculados uns aos outros. Deve haver um ambiente de muita comunhão com os irmãos e com o Senhor, na oração e na Sua Palavra.
O versículo 30 diz: “Levantarás o tabernáculo segundo o modelo que te foi mostrado no monte”. Todos esses itens estavam de acordo com o modelo que o Senhor transmitiu a Moisés, ou seja, tudo estava de acordo com a vontade Deus.


Ponto-chave:  Servir sem sobressair-se.