domingo, 13 de julho de 2014

IR A CRISTO PARA TER VIDA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - DOMINGO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 15: As verdades na linha da vida [4] – (2 Jo 4)

Leitura bíblica: 1 Co 8:1b; 2 Jo 4

Ler com oração: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida (Jo 5:39-40).

IR A CRISTO PARA TER VIDA

A nossa atitude para com as verdades tem como ponto principal o que o apóstolo João disse em idade avançada: “Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai” (2 Jo 4) e “Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade” (3 Jo 3-4). Quando João diz “andar na verdade”, isso equivale a praticar a verdade. A ênfase de João, portanto, é que a verdade deve ser praticada, e essa deve ser também a nossa atitude: praticar a verdade no espírito.
Nesta semana vimos que, por invocar o nome do Senhor, somos levados ao espírito e nos tornamos ministros da nova aliança. Também vimos sobre a advertência e encorajamento do apóstolo Paulo a respeito de como receber suas palavras: devemos fazê-lo no espírito para obter vida, pois sabemos que “a letra mata, mas o Espírito é o que dá vida”. Quando tomamos a Palavra no espírito, invocando o nome do Senhor e com o coração voltado a Ele, não temos outro resultado a não ser o crescimento de vida.
No espírito expressamos o amor de Deus, mas o mero conhecimento ensoberbece (1 Co 8:1b). Apenas analisar e estudar a Palavra com a mente não nos trará edificação e crescimento. Assim como Paulo nos advertiu em sua epístola, o Senhor Jesus também expressou Sua preocupação quanto a esse assunto. Os religiosos judeus examinavam as Escrituras, mas não buscavam ao Senhor para ter vida (Jo 5:39-40). Em outras palavras, nosso estudo e leitura das Escrituras precisam ser acompanhados de oração a fim de nos levar a Cristo, ao Espírito, para termos vida.
No espírito somos qualificados para ser ministros da nova aliança. No espírito temos a unção, O Espírito todo-inclusivo, no qual temos o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ter o Espírito como vida dentro de nós é muito superior a ter o Espírito Santo sobre nós, exteriormente, pois, por meio de Seu ungir, Ele nos ensina sobre todas as coisas e é capaz de nos transformar e nos conformar à imagem de Cristo.
Quando exercitamos nosso espírito mesclado com O Espírito, experimentamos o Pai, que criou todas as coisas; o Filho, que morreu para realizar uma maravilhosa redenção a nosso favor; e o Espírito da verdade, que torna real toda a obra do Deus Triúno em nós.
Que possamos sempre receber as verdades na linha da vida, a fim de crescermos até a maturidade e reinarmos com o Senhor em Sua volta! Amém!


Ponto-chave:
O ministro da nova aliança ama as pessoas.