terça-feira, 8 de julho de 2014

O FRUTO DO ESPÍRITO É O AMOR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 15: As verdades na linha da vida [4] – (2 Jo 4)

Leitura bíblica: At 22:3; 1 Co 12:3; Gl 1:15-17

Ler com oração: O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade (Gl 5:22).

O FRUTO DO ESPÍRITO É O AMOR

As verdades que nos foram transmitidas pelo apóstolo Paulo foram obtidas das visões e revelações que ele recebeu do Senhor: “Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir” (1 Co 12:1-4; cf. Gl 1:15-17). De maneira humilde o apóstolo Paulo não cita seu nome nesse testemunho, mas muito provavelmente ele se refere a si mesmo e esclarece que suas palavras vieram da parte de Deus, no terceiro céu.
As visões e revelações que Paulo recebeu, tinham como objetivo equipá-lo a fim de que se tornasse um ministro da economia neotestamentária de Deus. O conhecimento que Paulo tinha anteriormente veio do que aprendera no judaísmo sob os cuidados de Gamaliel (At 22:3). Esse conteúdo que pertencia à velha aliança, embora fosse profundo, não era suficiente para sua nova incumbência. Por isso o Senhor precisava prepará-lo e equipá-lo a fim de que fosse um ministro da nova aliança.
As palavras inefáveis que Paulo ouviu foram, ao longo de sua vida, registradas na forma de letras, ou seja, ele registrou em suas epístolas as visões que tivera a fim de que os filhos de Deus fossem ajudados. Quando mencionamos a “forma de letra”, referimo-nos à maneira como o apóstolo Paulo deixou escrito seu conteúdo. Sua expectativa, contudo, era que as igrejas recebessem as suas palavras no espírito e as praticassem.
Preocupado em que suas palavras não fossem tomadas da mesma maneira como os judeus liam a velha aliança, Paulo escreveu: “Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica” (2 Co 3:5-6). Em outras palavras, os ministros da nova aliança devem tomar os escritos de Paulo, bem como todas as Escrituras, no espírito. Somente assim, ganharemos mais da vida divina e seremos transformados.
Um ministro da nova aliança é aquele que invoca o nome do Senhor para estar no espírito (1 Co 12:3). Ao invocar o nome do Senhor, somos transferidos para o Espírito que habita em nosso espírito; somos um espírito com Ele (6:17). No espírito temos a vida divina que recebemos de Deus, por essa razão temos a expressão dessa vida, que é amor! O fruto do Espírito é o amor (Gl 5:22). Por isso, quanto mais invocamos o nome do Senhor, mais desse amor experimentamos.
Deus nos habilitou para sermos ministros da nova aliança, ministros do Espírito, ministros da vida divina e ministros do amor!


Ponto-chave:
No espírito manifestamos o amor de Deus.

CONHECER, TRANSMITIR E PRATICAR AS VERDADES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - TERÇA-FEIRA

Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes (Jo 13:17). O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco (Fp 4:9).

Leitura bíblica: At 9:2, 14, 18-20, 22; 22:16

CONHECER, TRANSMITIR E PRATICAR AS VERDADES

As principais verdades da Bíblia foram trazidas pelos apóstolos. O apóstolo Paulo registrou em suas epístolas a revelação que recebeu de Deus quando estava nas regiões da Arábia. Já em idade avançada, os apóstolos Pedro e João também deram valiosas contribuições, segundo a experiência de seu convívio com o Senhor Jesus. Todas essas verdades devem ser aplicadas em nossa vida.

Diferentemente dos doze apóstolos, as experiências de Paulo com o Senhor Jesus começaram a partir de sua viagem a Damasco. Sua intenção, naquela viagem, era prender os que invocavam o nome do Senhor (At 9:2, 14). Contudo, no caminho, ele foi surpreendido por uma luz que brilhou ao seu redor, da qual veio uma voz que lhe dizia “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (v. 4). Paulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?”. Em seguida veio a resposta: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (v. 5). Assim, Paulo concluiu que aqueles cristãos, que invocavam o nome do Senhor, a quem ele perseguia, eram o próprio Senhor Jesus!

Em Damasco, Ananias, um discípulo de Jesus, foi comissionado para encontrar-se com Paulo e batizá-lo. Embora temesse a Paulo, por saber de sua aversão aos que invocavam o nome do Senhor, Ananias obedeceu à ordem do Senhor, foi até Paulo e lhe disse que ele seria designado apóstolo aos gentios (v. 15). Após batizado, invocando o nome do Senhor, Paulo saiu, imediatamente, a pregar afirmando que Jesus era o Filho de Deus (vs. 18-20; cf. 22:16).
Entretanto, no início, Paulo não fazia isso da melhor maneira, pois discutia muito com os judeus de Damasco. Como resultado de sua insistência, decorridos alguns dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida (9:22-23). Assim, no início de sua vida cristã, ele usou algumas vezes a visão que recebera para discutir, e não para suprir os outros com vida.

Podemos perceber o forte encargo do apóstolo Paulo com respeito à verdade a partir da leitura dos seguintes versículos: “Deus, nosso salvador, deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2:4); e ainda: “O que de minha parte ouvistes através de muitas testemunhas, isto mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2 Tm 2:2). Em outras palavras, o apóstolo Paulo esperava que todos pudessem conhecer as verdades e transmiti-las a homens fiéis. Infelizmente as igrejas não seguiram suas palavras, tampouco as colocaram em prática.
Que possamos hoje receber as verdades escritas por Paulo, transmiti-las com Espírito e, em especial, colocá-las em prática!


Ponto-chave:
Colocar em prática as verdades.