segunda-feira, 12 de outubro de 2020

LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA O CRESCIMENTO VEM DE DEUS

 LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA

DIA: 12/10/2020


QUARTA SEMANA – SEGUNDA-FEIRA (Páginas 81 à 85)


Ler com oração:

1 Co 3:10  Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.


O CRESCIMENTO VEM  DE DEUS

 

    Em 1 Coríntios 3:6-7, lemos: “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. O crescimento vem de Deus. Mas o que Paulo e Apolo plantavam e regavam? Cristo era o centro da pregação do evangelho. O termo “plantar” indica algo que não está morto, pois somente algo vivo se pode plantar e regar. Cristo é vivo e cheio de vida, suficiente para edificar a Sua igreja.


     No Evangelho de Mateus, Jesus disse que Ele é o semeador que saiu a semear a semente da vida em cada coração. Essa semente divina, que é a palavra de Deus, encontrou vários tipos de solo, que representam o coração do homem (13:1-9). Graças ao Senhor que essa semente, cheia de vida, caiu também em um solo fértil, que produz fruto a cem, a sessenta e a trinta por um. Esse solo somos nós! O fato de Paulo plantar e Apolo regar demonstra que a igreja deve ser uma esfera cheia do desfrute de Cristo. Todo o crescimento que provém de Deus terá como início o desfrute de Cristo. A igreja deve ser um ambiente de vida, paz e alegria no Espírito Santo, ou seja, cheio de vida. As regras e as doutrinas mortas não devem fazer parte desse viver, pois não trazem o crescimento em vida. Paulo e Apolo não levavam mandamentos e doutrinas mortas para os irmãos, mas apresentavam Cristo como comida e bebida espiritual.


     Amado leitor, o crescimento vem de Deus. Nós levamos o desfrute de Cristo e promovemos uma esfera cheia de vida, paz e alegria no viver da igreja. Deus é sábio. Ele não deixou o crescimento para o homem, pois, por causa do pecado, temos a tendência de nos orgulhar e de nos vangloriar das coisas boas que fazemos. Assim, Deus nos concede Sua graça, para que tenhamos parte no plantar e no regar em Sua igreja. Porém o crescimento está em Suas poderosas mãos, pois é Ele que completará toda a obra na igreja.


 SOMOS LAVOURA  DE DEUS 


    Prosseguindo, no versículo 9 lemos: “Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós” (1 Co 3). O crescimento de um cristão está relacionado ao desfrute da vida de Cristo. Como lavoura de Deus, somos uma semente que, ao ser cuidada pelos irmãos no viver da igreja, irá crescer e, por fim, frutificar. Como edifício, somos as pedras vivas, lapidadas diariamente no convívio uns com os outros nesse ambiente maravilhoso da igreja (1 Pe 2:5). O resultado será uma igreja edificada e cheia de vida.


 TUDO É SEGUNDO A  GRAÇA DE DEUS 

    OUTRO  EDFICA  SOBRE ELE 



    No versículo 10, lemos: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica” (1 Co 3). Paulo não trabalhava sozinho. Ele agradecia a todo o momento pela graça de Deus. Como prudente construtor, ele lançou o fundamento para a construção do edifício de Deus. Porém ele sabia qual era sua porção na edificação da igreja, sabia que outros iriam edificar sobre esse fundamento. Paulo não era egoísta; pelo contrário, era um humilde servo de Cristo e sabia qual era o seu ministério e a sua porção. O fundamento é Cristo. Apolo também tinha sua porção, a de regar. Paulo lançou um firme fundamento, e Apolo iria cooperar com essa construção. Por isso Paulo disse: “E outro edifica sobre ele”. A maturidade de Paulo fechou as brechas da preferência e da divisão. Ao dizer que Apolo também tinha a sua porção na edificação, Paulo estava dizendo aos irmãos em Corinto que todos são importantes e úteis na igreja de Deus, e que não há necessidade de disputa, pois tudo é segundo a graça de Deus. 


CADA  UM VEJA  COMO  EDIFICA


    Nós estamos inseridos na edificação da igreja. Essa palavra não se restringe apenas a Paulo e a Apolo, mas é para todos os filhos de Deus. Nas reuniões da igreja, por exemplo, não podemos ser passivos, mas devemos apresentar-nos para servir. Todos nós temos uma porção de Cristo capaz de edificar Sua igreja. 


    Em Efésios 4:11-12, lemos: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”. Nessa porção das Escrituras, a tradução para o português foi um pouco modificada. Segundo o original grego, a melhor tradução para a parte final é: “Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério”. Isso significa que todos nós precisamos ser aperfeiçoados para participar da obra do ministério. Não podemos esquivar-nos ou queimar etapas; Deus quer aperfeiçoar-nos, e precisamos passar por todas as fases desse aperfeiçoamento. O CEAPE (Centro de Aperfeiçoamento para a Propagação do Evangelho) é uma poderosa ferramenta que o Senhor concedeu para o aperfeiçoamento dos santos. Temos unidades do CEAPE em diversas regiões do Brasil e do mundo. Gostaria de encorajá-lo a separar um tempo para participar desse aperfeiçoamento. Ore ao Senhor e peça essa oportunidade de se consagrar durante um ano somente a Ele. O CEAPE oferece um aperfeiçoamento intensivo. Ali você será colocado em várias circunstâncias nas quais somente o Senhor poderá supri-lo com graça e salvação. Isso não significa que não estamos sendo aperfeiçoados na igreja. Todavia, no CEAPE, o processo de aperfeiçoamento é mais rápido. 


    SOMOS PEDRAS VIVAS PARA A EDIFICAÇÃO

                  


     Leiamos 1 Pedro 2:4-5: “Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”. Somos pedras vivas, e não mortas. A vida de Cristo está em nós, uma vida que destruiu a morte, o pecado e todas as coisas negativas. Essa vida é triunfante. Para Deus, somos essas pedrinhas capazes de cooperar na edificação da Sua igreja.


     Em 1 Coríntios 3, vemos as duas características da igreja, como lavoura e edifício de Deus, agora mescladas (v. 9). Em Efésios 3:17, vemos duas expressões que nos remetem a esses dois aspectos: “Assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor”. Um único versículo reuniu os dois aspectos, lavoura e edifício. O termo “arraigados” está relacionado a lançar raízes, ou seja, ser uma lavoura com profundidade em Cristo; enquanto “alicerçados em amor” significa que a construção do edifício é em amor. Em nossa experiência, ao desfrutar de Cristo, devemos aprofundar nossas raízes Nele, e o alicerce dessa construção é o amor. 


OS MATERIAIS PARA A EDIFICAÇÃO


     Em 1 Coríntios 3:12-13, lemos: “Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará”. Precisamos usar os materiais adequados para edificar a igreja. Nesses versículos, vemos duas importantes questões para que nossa vida cristã seja sólida e viva. 


    Por um lado, o fundamento, que é Cristo, já está pronto. Paulo lançou esse firme alicerce, e não podemos substituí-lo por nada. Para evitar qualquer divisão na igreja, Deus, sabiamente, colocou Cristo como alicerce. Ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já foi posto, Cristo Jesus. 


    Por outro lado, todos nós participamos da edificação da igreja. Não servir e não cooperar com o Senhor também é um tipo de edificação. Existem materiais preciosos e materiais que não possuem nenhum valor para a edificação. O ouro representa a natureza de Deus Pai; a prata representa a redenção de Cristo (Mt 26:15); e as pedras preciosas, o operar transformador do Espírito. Estes são materiais riquíssimos, pois representam a edificação com o Deus Triúno. Já madeira, feno e palha são materiais pobres, que só ocupam espaço, e representam nossa natureza caída, que busca edificar a igreja sem Cristo. Sem o revestimento de Cristo, seremos apenas madeira, feno e palha. 


    No Antigo Testamento, nos utensílios do tabernáculo, a madeira era de acácia, de qualidade. O cupim e os bichos não conseguiam corroê-la. Porém, mesmo com essas características, para servir a Deus como utensílio no tabernáculo, essa madeira precisava ser recoberta de ouro, pois o ouro representa a natureza de Deus. Mesmo que o homem tenha um padrão moral, social e econômico, assim como a qualidade de uma madeira de acácia, para servir ao Senhor na igreja, o que realmente importa é o revestimento do Deus Triúno (Êx 25:10-11; 36:20-34). 


    Querido leitor, quais materiais você tem usado na edificação da igreja? No dia do Senhor toda a nossa obra será manifesta. Hoje, porém, temos uma saída. Se percebermos que estamos usando madeira, feno e palha, basta nos arrependermos e buscarmos a Cristo para que os materiais sejam substituídos pelo próprio Deus Triúno. Ainda neste tempo, no viver da igreja, Deus usará o fogo para provar nossa obra. O ouro, a prata e as pedras preciosas conseguem passar pela provação do fogo em altas temperaturas; a madeira, o feno e a palha, porém, serão extintos mesmo em baixas temperaturas.