domingo, 12 de janeiro de 2014

CONSOLADOS POR DEUS PARA CONSOLAR OUTROS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - SEGUNDA-FEIRA


NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: O ministério da nova aliança [1] – (2 Co 3:1-11)

Leitura bíblica: 2 Co 1:3-7

Ler com oração:  Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas (2 Co 4:17-18).

CONSOLADOS POR DEUS PARA CONSOLAR OUTROS

O tema desta série do Alimento Diário, “Nossa atitude para com as verdades”, aborda a maneira como os filhos de Deus aplicam o que receberam na Palavra e como isso influencia o seu viver. Isso é extremamente importante para o cumprimento do propósito eterno de Deus.
No início de sua Segunda Epístola aos Coríntios, Paulo discorre acerca das tribulações experimentadas por ele que marcaram seu ministério. O modo como Paulo lidou com as provações contribuiu para seu crescimento e amadurecimento, aperfeiçoando-o para ser um ministro da nova aliança.
O apóstolo diz: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (2 Co 1:3-4). Ao passarmos por tribulações e angústias, recebemos o cuidado amoroso de Deus e somos consolados. Essas experiências nos levam a conhecer o Senhor mais intensamente, nos capacitando a consolar pessoas que também estão sendo atribuladas. Dessa forma, tornamo-nos um canal no qual o consolo do Senhor alcança outros, suprindo-os com Sua vida.
Mesmo quando passamos por tribulações precisamos perceber que isso também é a misericórdia de Deus por nós. Esse processo é necessário em nossas vidas, pois dessa maneira a dureza de nosso coração pode ser quebrantada. Essa dureza é proveniente do nosso ego, da vida da alma, que sempre busca ser independente de Deus. Uma vez quebrantados pelas tribulações do dia a dia, Deus tem como trabalhar Sua vida em nós, e essas experiência produzem para nós um eterno peso de glória (4:17).
Deus criou a alma do homem composta por três partes: mente, vontade e emoção. O pensamento, a escolha e o amor do homem deveriam estar direcionados para o Senhor, vinculados com Seu propósito. Porém, com a queda do homem no jardim do Éden, o pecado entrou na humanidade e a alma dele foi danificada. A partir de então, o homem passou a usar essas faculdades exclusivamente para seu próprio proveito, rejeitando Deus como sua fonte e apegando-se ao que pensa, ao que quer e ao que gosta.
No entanto Deus não desistiu da humanidade, e mediante a obra redentora de Cristo na cruz fomos resgatados para Ele e incluídos em Seu plano eterno. Por meio de Seu Espírito o Senhor trabalha naqueles que O receberam. Até mesmo as provações pelas quais passamos são instrumentos úteis para Deus trabalhar Sua natureza divina em nós. Louvado seja o Senhor! Amanhã veremos mais sobre o objetivo de Deus em permitir que passemos por essas experiências.



O EVANGELHO DO REINO É PARA TODA A TERRA


ALIMENTO DIÁRIO / DOMINGO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES (Mt 24:14)

Leitura bíblica: Mt 24:45-47; Jo 13:17; 1 Jo 1:1-3

Ler com oração: E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim (Mt 24:14).

O EVANGELHO DO REINO É PARA TODA A TERRA

Graças ao Senhor! Ao longo das Escrituras, Ele nos tem mostrado qual deve ser nossa atitude para com as verdades. Elas devem ser praticadas (Jo 13:17). A primeira delas é que devemos nos arrepender porque está próximo o reino dos céus. Em virtude da proximidade do reino, devemos nos voltar ao Senhor, colocando nossa mente no espírito, e deixar para trás nossos conceitos e religiosidade, para Lhe sermos úteis, alimentando nossos conservos com a palavra da vida (1 Jo 1:1-3).
Também vimos que a igreja revelada pelo Senhor em Mateus 16 sugere algo dinâmico, um viver, uma vez que ekklesía significa a assembleia dos que foram chamados para fora (v. 18). Quando não percebemos o que está por detrás da revelação acerca da igreja, corremos o risco de valorizar mais o “templo”, a estrutura, do que o viver. Para evitar essa equivocada compreensão, o Senhor permitiu que o templo em Jerusalém (símbolo do centro de adoração no Antigo Testamento) fosse destruído, e Seu Corpo, a igreja (a habitação de Deus no espírito) fosse edificada. Graças ao Senhor, no viver da igreja temos irmãos amadurecidos espiritualmente que assistem os filhos de Deus como tutores que ensinam, e como curadores que cuidam de seus conservos, para que cresçam e se tornem herdeiros (Gl 4:1-2; Mt 24:45-47).
O reino está próximo! Que o Senhor nos encha de graça para que nossa atitude para com as verdades seja a de praticá-las, a fim de pregar o evangelho do reino em toda a terra e ajudar muitos filhos de Deus a crescer, entrar no reino e, juntamente com Cristo, governar sobre as nações! Amém!