terça-feira, 19 de novembro de 2013

PRATICAR O QUE APRENDEMOS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Espírito e fogo (1 Pe 1:3-7; 4:12-13; Mt 3:11)

Leitura bíblica:  2 Co 12:2-4; Ef 5:18-21; 1 Tm 1:3-4; 2 Tm 4:7; 2 Pe 3:16

Ler com oração:  O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco (Fp 4:9).

PRATICAR O QUE APRENDEMOS

Todas as verdades reveladas no Novo Testamento perfazem a economia neotestamentária de Deus, cujo conteúdo é a Fé. O Senhor deseja dispensar a Fé objetiva, contida em Sua Palavra, para dentro de nós, a fim de que ela se torne subjetiva, isto é, nossa experiência. Como resultado, as nossas atitudes serão transformadas e expressarão o conteúdo de Sua Palavra.
Grande parte dessas verdades foi revelada por Deus ao apóstolo Paulo, quando foi arrebatado ao terceiro céu, ao paraíso de Deus (2 Co 12:2-4). Nessa ocasião, Deus lhe revelou Seu plano eterno, Sua economia neotestamentária. Desse modo, equipou-o com as verdades espirituais e o enviou a fim de que transmitisse tais revelações para que todas as pessoas pudessem conhecê-las e, principalmente, praticá-las (Fp 4:9).
Paulo não esteve junto ao Senhor em Seu ministério terreno, portanto não recebeu nenhuma orientação ou ensinamento diretamente Dele. Ele era um fariseu e, por sua formação, conhecia apenas a economia veterotestamentária. Desse modo, após sua conversão, Deus o arrebatou ao terceiro céu e lhe falou palavras inefáveis que nortearam seu ministério.
Ao final de sua vida, ao testemunhar acerca de si mesmo, ele afirma ter completado sua carreira (2 Tm 4:7). Toda a revelação que recebera da parte de Deus ele registrou em suas epístolas. Devido ao seu conteúdo elevado e difícil de entender, muitos que se dedicaram a estudá-las foram enredados pelo conhecimento doutrinário, passando a analisar e deturpar seu conteúdo (2 Pe 3:16). Eles não se voltavam ao Espírito para receber revelação na Palavra, tampouco a praticavam.
Um exemplo dessa situação é identificado na igreja em Éfeso, onde a mera análise das verdades provocou o surgimento de outras doutrinas que promoviam discussões em vez do serviço de Deus na fé (1 Tm 1:3-4). Apesar de Paulo ter sido inspirado pelo Espírito para escrever suas epístolas, os efésios não exercitavam o espírito ao ler aquelas palavras. Eles permaneciam na esfera da mente, analisando, discutindo e debatendo. Até hoje é muito comum vermos esse comportamento, mesmo entre os filhos de Deus, em que as pessoas se ocupam com o estudo da Palavra sem, contudo, se voltar ao Senhor para receber vida e praticá-la.
A nossa atitude para com as verdades deve mudar. Devemos estudar as epístolas de Paulo no espírito, pois nele recebemos Espírito e vida. Dessa maneira, ao lermos a Palavra, a Fé será infundida em nós, levando-nos a praticar a vontade de Deus.


Ponto-chave: Ler a Palavra de Deus a fim de praticar Sua vontade.

Pergunta: Qual tem sido sua atitude com relação às verdades?