quinta-feira, 8 de agosto de 2013

SEGUIR O ESPÍRITO NOS LEVA A FAZER A VONTADE DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 5 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 21: A verdade no ministério de Paulo (2 Tm 2:2)

Leitura bíblica:At 15:33-35; 16:6-10; 19:1-12


Ler com oração: Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele (Is 30:21).


SEGUIR O ESPÍRITO NOS LEVA A FAZER A VONTADE DE DEUS

Ontem vimos que os líderes da igreja em Jerusalém deram pouca atenção ao discurso de Pedro. O parecer de Tiago foi o que prevaleceu (At 15:19-21). Tendo elaborado uma carta de recomendações que seria lida nas igrejas dos gentios, enviaram dois irmãos, Judas e Silas, para acompanharem Barnabé e Paulo em sua viagem seguinte.
Depois de lerem a carta junto à igreja em Antioquia, Judas retornou para Jerusalém. Silas, todavia, permaneceu ao lado de Paulo e Barnabé em Antioquia (vs. 33-35). A Bíblia não menciona o motivo que levou Silas a permanecer ali, porém cremos que ele tenha percebido que a direção do Espírito estava com Paulo.
Ao prepararem-se para a segunda viagem, com o propósito de visitar os irmãos pelas cidades onde anunciaram o evangelho, Barnabé manifestou o desejo de levar João Marcos com eles. Paulo, por sua vez, recusou-se a levá-lo, e isso gerou tal desavença entre eles que se separaram. Assim, Barnabé seguiu para Chipre, levando Marcos consigo, e Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu para visitar as igrejas da Síria e Cilícia.
Nessa viagem Paulo e Silas se deixaram ser totalmente conduzidos pelo Senhor. Por estarem sensíveis à direção do Espírito, posto que quisessem pregar o evangelho na Ásia, Mísia e Bitínia, e tendo sido impedidos pelo Espírito, desceram para Trôade onde aguardaram o Senhor lhes mostrar o caminho que deveriam seguir (16:6-8).
Naquela noite sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio lhe rogava, dizendo: “Passa à Macedônia e ajuda-nos” (v. 9). E logo após Paulo ter recebido essa visão, imediatamente partiram para a Macedônia, em obediência à direção que o Espírito lhes havia mostrado. O Senhor os abençoou de tal modo que, por onde passaram, mesmo diante dos sofrimentos e de grandes tribulações, muitas pessoas creram no evangelho e foram salvas. Louvado seja o Senhor!
Contudo, quando Paulo partiu para a sua terceira viagem, a situação mudou. Silas, que estivera com ele por toda segunda viagem, já não mais o acompanhava. Ao chegar a Éfeso, Paulo pregou o evangelho para um grupo de pessoas que havia recebido apenas o batismo de João. Paulo os batizou, e logo grande quantidade de pessoas creu no evangelho, por ocasião dos sinais e prodígios realizados por Paulo (At 19:1-8, 11-12).
Apesar de Paulo ter sido comissionado por Deus para pregar o evangelho aos gentios, durante sua permanência em Éfeso, ele também acabou dando muita ênfase às doutrinas e verdades espirituais, discorrendo-as na escola de Tirano por dois anos (vs. 9-10).
Com efeito, Paulo havia sido constituído com a revelação da economia neotestamentária, no entanto não era o desejo de Deus que isso fosse motivo de discussão ou debates. Essas verdades deveriam promover a fé e ajudá-los a crescer na vida de Deus.


Ponto-chave: Ser sensível à voz do Espírito nos revela o caminho que devemos seguir.
Pergunta: Por que Silas não prosseguiu com Paulo em sua terceira viagem?