terça-feira, 4 de junho de 2013

O PRIMEIRO AMOR NOS FAZ FIÉIS ATÉ A MORTE

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 4 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 12: As sete igrejas (Ap 1:10-11)

Leitura bíblica:  Ef 3:16; 1 Jo 1:1-2; Ap 2:2-11; 12:11

Ler com oração:  Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2:10).

O PRIMEIRO AMOR NOS FAZ FIÉIS ATÉ A MORTE

No livro de Apocalipse, na carta dirigida à igreja em Éfeso, o Senhor aborda seus pontos positivos e negativos. Vejamos os pontos positivos: “Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer” (Ap 2:2-3). A igreja em Éfeso rejeitava as obras dos nicolaítas, cuja doutrina sustentava uma hierarquia na igreja para que poucos formassem uma classe especial para dominar sobre os demais. O Senhor odeia essas obras, e a igreja em Éfeso também as odiava (v. 6).
Por outro lado, o Senhor apontou-lhes o seguinte aspecto negativo: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (v. 4). O primeiro amor diz respeito à vida de Deus, que existe desde o princípio (1 Jo 1:1-2). Isso indica que os efésios haviam deixado de dar atenção à vida divina para se ocuparem com obras. Com isso, eles perderam o primeiro amor, permitindo uma situação na qual o Senhor tinha algo contra eles. Então o Senhor lhes advertiu: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” (Ap 2:5). A mesma advertência serve para nós hoje. O arrependimento, portanto, é a porta para quem quer se alimentar da arvore da vida (v. 7).
Já na carta dirigida à igreja em Esmirna, o Senhor não aponta nenhum aspecto negativo. Primeiro, Ele se apresenta como Aquele que esteve morto e tornou a viver, enfatizando o poder da vida de ressurreição (v. 8). Isso porque, historicamente, a igreja em Esmirna diz respeito a uma época de muitas perseguições contra os cristãos, que com recorrência eram agredidos e martirizados pelo império romano, por sustentarem sua fé no nome do Senhor. O próprio nome Esmirna significa sofrimento, amargura.
Houve dez grandes perseguições de imperadores romanos contra os cristãos, que apesar de tudo se mantinham fiéis somente ao Senhor. Nesse contexto, o Senhor os encorajou a serem fiéis até a morte, prometendo-lhes como recompensa a coroa da vida (v. 10). De fato, muitos cristãos daquele tempo não se deixaram abater, mesmo em face da opressão e da morte. Esse testemunho vitorioso encorajou outras pessoas a buscarem a mesma fé. A história da igreja registra que, apesar das matanças, o número de cristãos crescia e até alguns dentre os soldados romanos vieram a se converter. O testemunho da igreja em Esmirna mostra que os cristãos daquela época foram vencedores, tendo restaurado o primeiro amor pelo Senhor e, por isso, serão preservados do dano da segunda morte (Ap 2:11).


Ponto-chave:  O testemunho vitorioso por amor ao nome do Senhor.

Pergunta:  De que modo podemos ser fortalecidos para permanecer fiéis ao Senhor até a morte?