segunda-feira, 2 de junho de 2014

A IMPORTÂNCIA DO MINISTÉRIO DO APÓSTOLO PAULO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 10: As verdades na forma da letra [4] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: At 19:11; 20:31; 21:27-35

Ler com oração: Segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo (Ef 3:3-4).

A IMPORTÂNCIA DO MINISTÉRIO DO APÓSTOLO PAULO

Nesta semana nos aprofundaremos no conteúdo das verdades neotestamentárias. Louvamos ao Senhor pela revelação dessas verdades nas epístolas do apóstolo Paulo. Podemos afirmar que a maior parte de todas as verdades neotestamentárias, relacionadas às visões que ele recebeu, foi registrada em suas epístolas.
Em 2 Coríntios 3:6 lemos que o Senhor “nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”. Ao dizer que fomos habilitados por Deus para sermos ministros de uma nova aliança, do espírito, e não da letra, o apóstolo nos adverte acerca do perigo de analisarmos a Palavra de maneira superficial, enfatizando a letra.
Alguns estudiosos possuem um conceito errôneo acerca das verdades neotestamentárias. Eles enfatizam as epístolas de Paulo por considerarem que estas merecem mais atenção que as demais por possuírem maior conteúdo e profundidade. De fato, as epístolas de Paulo perfazem mais da metade do Novo Testamento, uma vez que, dos vinte e sete livros, catorze são de sua autoria.
O seu conteúdo possui importância imensurável, pois está baseado nas visões que ele recebeu diretamente de Deus. Nesses últimos tempos, pela misericórdia e graça divinas, percebemos que o Novo Testamento possui duas linhas ministeriais, sendo a primeira relacionada ao ministério dos discípulos que estiveram com o Senhor Jesus e a segunda, ao ministério de Paulo.
Nesta semana iremos adentrar mais no conteúdo das cartas de Paulo. Suas primeiras seis epístolas, antes de sua prisão em Jerusalém (At 21:27-35), foram: Romanos; Gálatas; 1ª e 2ª Coríntios; e 1ª e 2ª Tessalonicenses. Essas epístolas foram escritas durante suas três primeiras viagens. Em sua terceira viagem Paulo chegou até Éfeso, onde permaneceu por três anos (20:31), fazendo a obra do Espírito. Ali realizou muitos milagres diante das pessoas, de forma que elas eram curadas de suas enfermidades e libertas da opressão de espíritos malignos (19:11). Esse também foi o período em que Paulo dedicou mais tempo ensinando as verdades neotestamentárias (vs. 9-10).
Graças ao Senhor por todas as experiências vividas por Paulo em suas três primeiras viagens, que o inspiraram a escrever suas seis primeiras epístolas. Ele foi fiel à visão que recebeu e registrou em cartas o que recebeu do Senhor. Nesse período, mesmo tendo passado por várias tribulações, Paulo ainda tinha liberdade para realizar suas viagens, levando a cabo seu ministério de edificar igrejas.


Ponto-chave: Deus nos habilitou para sermos ministros do Espírito.