segunda-feira, 5 de novembro de 2012

.EVA Foi a Única ( II parte )


EVA Foi a Única (II parte)

Eva foi a única de diversas maneiras. Não teve a outra mulher que lhe ensinara e a quem imitar. Muitas vezes culpamos a nossa infância por nossos hábitos passados e presentes. A gente diz: “Esse é o modo que me ensinaram!” ou: “Ninguém nunca nos ensinou como fazer isso!” Eva nos dá um exemplo de dependência absoluta em Deus. Ela confiava em seu criador para que lhe ensinara a viver, a amar, como lidar e resolver situações, sem ter um modelo humano a quem imitar.

Eva também foi diferente, já que nunca foi criança, nem filha, muito menos adolescente. Nunca poderia dizer aos seus filhos: “Quando eu era criança…”. Foi a primeira mãe do mundo. Gênesis 5 se refere aos filhos e filhas que tiveram Adão e Eva. O versículo 4 diz: “Y foram os dias de Adão depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas”. A bíblia não nos diz quantos filhos e filhas tiveram Adão e Eva, mas se Eva viveu tanto como Adão, 930 anos, a primeira família deve ter tido muitíssimos filhos.

Mulheres, não temos por que desanimar-nos, qualquer que seja a situação. Eva enfrentou problemas similares aos nossos. Deus a fonte da sua força, não mudou. Tal como Ele ajudou a Eva, nos ajudará.

É provável que Eva tenha sido a mulher mais Formosa que a terra jamais conheceu. Era perfeita, completa e criada pela própria mão de Deus (nós também fomos criadas pela mão de Deus). Ela não tinha uma beleza artificial. Deus não nos dá uma descrição física de Eva, mas também não lemos que Adão se queixou.

DEUS SE REVESTIU DA NATUREZA HUMANA


Deus se revestiu da natureza humana

Alimento Diário
- O ministério que seguimos e praticamos

Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado (Rm 8:3)

Sl 133; Is 53:3; Jo 2:25; Hb 4:15

Nas mensagens anteriores vimos que, antes de o Senhor Jesus iniciar Seu ministério terreno, Ele recebeu o batismo de João Batista e foi ungido. Naquela ocasião, o Espírito de Deus desceu sobre Ele na forma de uma pomba. Desse modo, o Senhor Jesus foi ungido por Deus Pai.

Hoje, assim como na experiência de Arão registrada no salmo 133, esse óleo precioso, a unção que foi derramada sobre a Cabeça, que é o Senhor Jesus, desceu para todas as partes do Seu corpo, que é a igreja (Cl 1:24).

Todavia, antes de ser ungido e iniciar Seu ministério terreno, o Senhor Jesus teve um viver normal de homem por trinta anos. Ele era o próprio Deus, possuindo a natureza divina em Si, contudo ainda precisava ter experiências acerca da natureza humana por meio do viver humano. Em Jesus, Deus se fez homem, mesclando a natureza humana com a natureza divina.

Ele foi concebido pelo Espírito Santo e herdou Seu corpo físico de Maria, que era descendente de Davi (Lc 1:35). Ele tinha a semelhança da carne pecaminosa (Rm 8:3), mas sem pecado. Assim, toda a experiência de Seu viver humano foi acrescentada à natureza divina. Por isso Ele pode compadecer-se de nós (Hb 4:15; Is 53:3).

Desde o Seu nascimento, o Senhor Jesus sofreu privações e perseguições. A fim de escapar do decreto de Herodes, que tinha por objetivo matá-Lo, Seus pais o levaram para o Egito. Após a morte de Herodes, eles foram habitar em Nazaré, uma cidade pobre que ficava na região da Galileia. Assim, o Senhor Jesus cresceu em meio a muita pobreza e privação, sendo esse o Seu viver humano.

Por ter vivido como homem, Ele compreende as dificuldades provenientes de nossa vida da alma; por ter sido tentado à nossa semelhança, mas sem pecado, Ele se compadece de nossas fraquezas humanas decorrentes do pecado. Assim podemos ser consolados por meio do Seu Espírito e conduzidos ao arrependimento por causa de Sua bondade (Rm 2:4).

Ele conhecia bem a natureza humana (Jo 2:25), por isso sabia que a real necessidade do homem era o arrependimento, ou, em outras palavras, negar a vida da alma para seguir o Senhor. Por isso, dentre as muitas palavras que pregou, em certa ocasião revelou aos Seus discípulos que quem quisesse segui-Lo deveria negar-se a si mesmo (Mt 16:24).

Logo ao iniciar Seu ministério terreno, o Senhor Jesus passou a pregar e a dizer: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Enquanto pregava, passou a chamar Seus primeiros discípulos, que estavam junto ao mar da Galileia. Apesar de serem homens pecadores, iletrados e incultos (At 4:13), o Senhor os chamou e pacientemente lhes ensinava diariamente as coisas relativas ao reino e à vontade de Deus.

   * A real necessidade do homem é o arrependimento.