sábado, 31 de agosto de 2013

SER APERFEIÇOADO PARA O MINISTÉRIO DA PALAVRA

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 8 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 24: O aperfeiçoamento dos santos para a edificação (Ef 4:11-12; 3 Jo 12)
Leitura bíblica: 1 Co 14:31; Ef 4:11-13; Cl 3:16; 2 Tm 2:15; 1 Tm 4:6
Ler com oração: Tomara todo o povo do SENHOR fosse profeta, que o SENHOR lhes desse o seu Espírito! (Nm 11:29). [Deus] nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:6).

SER APERFEIÇOADO PARA O MINISTÉRIO DA PALAVRA

João aprendeu a negar a vida da alma durante os vinte anos em que permaneceu preso no exílio. Por esse motivo, ele foi capaz de discernir a situação da igreja em Éfeso e ajudar os irmãos ali. Ele percebeu que os efésios permaneciam na esfera da alma, discutindo e analisando as verdades contidas na epístola escrita por Paulo, em vez de praticarem aquelas palavras. Essa condição era lamentável, porque a Palavra do Senhor estava sendo desperdiçada. Por isso, ao servir a igreja em Éfeso, João novamente trouxe à tona o encargo que Paulo havia transmitido a eles: que a igreja experimentasse e vivenciasse cada item contido naquela epístola.
A ênfase de Paulo no livro de Éfesios não era teórica, mas prática, pois ele mostrou a necessidade de vivermos e andarmos no espírito. Nesse sentido, não basta falar sobre a igreja ou cantar hinos que dizem respeito à igreja, pois o que o Senhor requer de nós é que tenhamos um viver da igreja que O expresse. Para isso, precisamos ser aperfeiçoados.
No capítulo 4 de Efésios, Paulo mostra que existem pessoas que Deus concedeu à igreja para nos aperfeiçoar. São os profetas, evangelistas, pastores e mestres. Não se trata de pessoas que ostentam uma posição, mas sim daqueles que carregam a responsabilidade de aperfeiçoar os que lhes foram confiados. Quando a igreja recebe aperfeiçoamento, muitos outros se tornam apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres.
Por exemplo, se estamos no espírito quando lemos a Palavra, recebemos luz e podemos transmitir vida a outros por meio do ministério da Palavra. Podemos compartilhar o que ganhamos em um grupo familiar, em uma reunião de estudo bíblico ou em um lugar de oração. Na verdade, o desejo do Senhor é que todos sejamos ministros da Palavra (Nm 11:29; 1 Co 14:31).
Quando desempenhamos o ministério da Palavra, estamos sendo aperfeiçoados e aperfeiçoando outros para edificação do Corpo de Cristo.


Ponto-chave: Ser um ministro da Palavra para edificar o Corpo de Cristo.
Pergunta: O que ocorre quando a igreja é aperfeiçoada?