sexta-feira, 6 de novembro de 2020

UM RESUMO DE 1 TESSALONICENSES

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 – SEXTA-FEIRA (páginas 48 e 49)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: UMA VISÃO PANORÂMICA – (1 TS 1:1, 3, 5-10)
Ministrada por Pedro Dong
Leitura bíblica:
1 Ts 1—2
Ler com oração:
Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações (1 Ts 1:2a).

UM RESUMO DE 1 TESSALONICENSES
Vamos hoje começar a expor catorze itens que resumem a Primeira Epístola de Paulo aos Tessalonicenses.
1. Oração de ação de graças (1 Ts 1:1-5). Paulo introduz a epístola dando graças a Deus pela obra de fé, pelo labor de amor e pela perseverança da esperança, destacando a repercussão da conversão dos tessalonicenses na região.
2. Deixando os ídolos, converteram-se a Deus (1 Ts 1:6-10). Apesar de toda pressão cultural e familiar, o evangelho agiu fortemente entre eles, motivo pelo qual deixaram os ídolos e passaram a servir ao Deus vivo e verdadeiro.
3.O proceder dos apóstolos (1 Ts 2:1-12). Essa porção da Bíblia é preciosa demais, pois mostra que nós que servimos ao Senhor temos de aprender a trabalhar com pureza no coração (vs. 3-4). Em nós não há intenção impura ou vontade de enganar alguém. Tampouco visamos ganhar votos, como se estivéssemos em uma disputa eleitoral, nem visamos conquistar fama e popularidade. No entanto, não podemos ignorar que muitas vezes nosso coração é enganoso. Julgamos que estamos servindo ao Senhor, mas há pequenas motivações impuras. Que o Senhor nos ilumine! Precisamos alcançar um nível mais profundo em nosso serviço ao Senhor, retirando de nosso coração todas as impurezas. Satanás foi quem buscou fama, popularidade e negociou para ganhar influência. Quanto a nós, buscamos somente servir ao Senhor.
A todo momento, Deus prova nosso coração para ver se há impureza, dolo, engano, segundas intenções ou motivações impuras. Ao provar nosso coração, Deus almeja aprová-lo para formar um grupo de vencedores que constituirão o filho varão, a fim de trazer o Senhor de volta. É preciso haver um grupo de pessoas cujo coração tenha sido provado e aprovado. Oramos ao Senhor para que nenhuma motivação impura esteja em nosso serviço. Se agirmos com impureza, muitos podem até ser enganados, mas Deus não o será. Deus não encarregará o evangelho aos de coração impuro; Ele só encarrega o evangelho a quem é aprovado.
Além disso Paulo não buscou obter vantagens entre os tessalonicenses (1 Ts 2:5). Do mesmo modo, nosso propósito não é agradar a homens ou obter ganhos financeiros. Desejamos que o Senhor trabalhe em nosso coração nesta época final e levante uma “fortaleza em Sião” composta por aqueles de coração puro.
Em seguida, o apóstolo, abrindo mais seu coração, diz: “Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos” (1 Ts 2:7). Como enviados de Cristo, não exigimos nada dos irmãos; pelo contrário, apresentamo-nos como uma mãe que cuida dos filhos. Uma mãe não tem salário ou nenhuma outra vantagem trabalhista, como décimo terceiro, férias ou licença. Mas ela cuida com amor e carinho. Assim deve ser nosso cuidado para com os irmãos e as pessoas que apascentamos. Esse é o labor de amor: cuidar como uma mãe que acarinha os próprios filhos.
Ainda há necessidade de fadiga e labor nestes tempos finais (1 Ts 2:9). Graças ao Senhor por nossas equipes de colportores que estão realizando um belo trabalho nas ruas. Há também vários irmãos que estão a nossa frente, tais como os cooperadores e os irmãos líderes das igrejas, os quais se afadigam em nosso favor e nos servem de modelo. Por fim, leiamos: “Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes. E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória” (vs. 10-12). Em primeiro lugar está o reino, ou seja, antes de tudo, precisamos reconectar-nos a Deus. A glória é consequência, pois fomos chamados para Seu reino e glória. Aleluia!
Pergunta:
Que tal permitir que o Senhor sonde seu coração?
Meu ponto-chave: