domingo, 2 de junho de 2013

O ENCARGO PRINCIPAL DE DEUS REVELADO POR JOÃO

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 11: O Leão da tribo de Judá (Ap 5:1-5)

Leitura bíblica:  Rm 6:6; Ef 4:22

Ler com oração:  Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10:10b). Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna (Jo 12:24-25).

O ENCARGO PRINCIPAL DE DEUS REVELADO POR JOÃO

A revelação trazida pelo Evangelho de João mostra o encargo principal de Deus. Sua ênfase é a vida divina (Jo 10:10b). Para que essa vida cresça, porém, a vida da alma precisa diminuir. Na verdade, a prioridade da obra de Cristo na cruz foi aniquilar a vida da alma, terminando com o velho homem (Rm 6:6). Isso é revelado na descrição da morte do Senhor em João 19:33-35. Nesse trecho bíblico, lemos que o Senhor primeiro morreu, depois verteu sangue e água. Os demais evangelhos não registram esse importante detalhe, mas o Espírito da realidade fez João lembrar-se disso. Como ele estava bem próximo da cruz, presenciou detalhes que não foram percebidos pelos demais discípulos.
Leiamos o trecho correspondente a essa passagem: “Então, os judeus, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação, pois era grande o dia daquele sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele tinham sido crucificados; chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que isto viu testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais” (Jo 19:31-35). De acordo com a ordem detalhada dos acontecimentos, no primeiro momento a prioridade de Deus foi eliminar o ego, por isso a morte do Senhor ocorreu antes do derramamento de sangue. O sangue de Cristo foi vertido para providenciar a redenção dos pecados. Ao mesmo tempo em que o sangue foi derramado, também fluiu a água, que representa a vida de Deus para nossa regeneração.
De acordo com a revelação trazida nesse evangelho, nossa prioridade precisa ser negar a vida da alma a fim de cedermos espaço para a vida de Deus (Jo 12:24-25). Todos nós estamos aprendendo a negar o ego e devemos estar conscientes disso a todo momento. Quanto mais a vida de Deus nos for acrescentada, mais preparados estaremos para governar o mundo que há de vir. Isso porque Deus precisa de pessoas repletas de Sua vida para lhes conceder autoridade juntamente com Cristo. Vamos nos preparar, praticando e propagando o evangelho do reino, pois o Senhor precisa de nós.


Ponto-chave:  A prioridade é negar a vida da alma.

Pergunta:  Qual a diferença entre o registro da crucificação feito no Evangelho de João e nos outros três evangelhos?