terça-feira, 13 de agosto de 2013

AS VERDADES REVELADAS A PAULO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 6 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 22: A verdade no ministério ulterior de João (2 Jo 4; 3 Jo 3-4)
Leitura bíblica: Jo 19:34; Rm 1:1-4; 2 Co 12:1-4; Gl 1:11-12, 17; Cl 1:25-27

Ler com oração: Segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério [...] o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito [...]. A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo (Ef 3:3, 5, 8).

AS VERDADES REVELADAS A PAULO

Podemos dizer que as verdades contidas no Novo Testamento nos foram reveladas por meio de duas linhas ministeriais: a linha do ministério de Paulo e a linha do ministério dos apóstolos que caminharam com o Senhor Jesus, representados principalmente por Pedro e João.
A verdade segundo a linha de Paulo veio da revelação que ele recebeu quando foi arrebatado ao terceiro céu (2 Co 12:1-4). A revelação que Paulo obteve tinha muito conteúdo e se refere à economia neotestamentária de Deus, ao mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações (Cl 1:25-27). Paulo registrou essa revelação em catorze epístolas, por meio das quais o Senhor manifestou aos santos o que estava em Seu coração (Ef 3:1-8).
Visto que a revelação que Paulo obteve era mais importante do que a que Moisés recebera no Monte Sinai (segundo o registro de Êxodo 24:18, Moisés permaneceu no monte por quarenta dias e noites na presença do Senhor), cremos que Deus tenha gastado o mesmo tempo para revelar a Paulo Sua economia neotestamentária. Deus o levou para o deserto na Arábia após sua conversão (Gl 1:11-12, 17) e ali o arrebatou ao paraíso, onde lhe revelou palavras inefáveis sobre Seu plano eterno. Inicialmente Paulo registrou em seis epístolas parte dessa revelação que recebera no terceiro céu. São elas as epístolas aos gálatas, aos romanos, aos coríntios (duas) e aos tessalonicenses (duas).
A Epístola aos Romanos é um livro que trata do Evangelho de Deus “com respeito a seu Filho” (Rm 1:1). O Senhor Jesus é o conteúdo do evangelho, e Paulo O mostra em dois aspectos: o divino e o humano. No aspecto humano, Ele recebeu um corpo físico por meio de Maria (Mt 1:20), que era descendente de Davi. Foi necessário que Jesus Se apresentasse primeiro como descendente de Davi (Rm 1:3), pois, visto que temos carne e sangue, destes também Ele participou. No aspecto divino, Ele foi designado Filho de Deus, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos (1:4). Isso indica que, pela ressurreição, o Senhor Jesus tornou-se o primogênito Filho de Deus.
Em outras palavras, o Evangelho de Deus tem duas etapas. Na primeira, o Senhor veio em semelhança de carne pecaminosa para resolver o problema de nossos pecados (8:3). Uma vez resolvido esse problema, estamos qualificados para receber a vida do Filho de Deus, isto é, nascermos de novo e nos tornarmos os muitos filhos de Deus.
O Evangelho de João também mostra esses dois aspectos ao dizer que do lado ferido do Senhor não apenas saiu sangue, mas também saiu água (Jo 19:34). O sangue resolveu o problema de nossos pecados, e a água simboliza a vida divina que ganhamos pela regeneração. Para entrar no reino dos céus, é necessário o novo nascimento. Jesus disse que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino dos céus (3:3). Nós já experimentamos a primeira etapa do evangelho e estamos agora na segunda. Como filhos de Deus, estamos sendo trabalhados pelo Senhor a fim de que possamos crescer e nos tornar filhos maduros, Seus herdeiros. Louvado seja o Senhor pelo evangelho!


Ponto-chave: Redimidos e regenerados para entrar no reino de Deus.
Pergunta: Em que aspecto Romanos 1:3-4 corresponde a João 19:34?