sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A SOBRE-EXCELENTE GLÓRIA DO MINISTÉRIO DO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - SÁBADO


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: O ministério da nova aliança [1] – (2 Co 3:1-11)

Leitura bíblica:  Rm 5:20; 7:8-10, 24-25a; 8:1-4; 2 Co 3:7, 9; Hb 7:19

Ler com oração:  Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor (Rm 5:20-21).

A SOBRE-EXCELENTE GLÓRIA DO MINISTÉRIO DO ESPÍRITO

Nós fomos habilitados para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito, o qual supre vida (2 Co 3:6). Isso significa que, quando não estamos no espírito, fatalmente exercemos o ministério da letra, cujo resultado é morte.
A letra está relacionada com o conhecimento, com a lei. Todavia o mero conhecimento da lei é incapaz de levar o homem a cumprir a vontade de Deus. Hebreus 7:19 nos diz que a lei jamais aperfeiçoou coisa alguma. Essa condição foi descrita pelo apóstolo Paulo em Romanos 7:8-10, quando escreveu: “Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado. Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte”.
A lei é santa; e o mandamento, santo justo e bom (v. 12). Porém ela, por si só, não pode dar vida (Gl 3:21). Além disso, o homem não é capaz de cumpri-la, por causa da dureza de seu coração. Por isso a lei avultou o pecado no homem (Rm 5:20), resultando em morte. Isso porque ela apenas faz exigências, mas não capacita ninguém a cumpri-la. Por essa razão é que Paulo afirma: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor” (7:24-25a). Hoje nós temos o Espírito, que nos capacita, habilitando-nos para cumprirmos a justiça de Deus transformando-nos em Seus ministros da nova aliança.
Por fim Romanos 8:1-4 nos diz: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o Seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”.
O ministério da letra produz uma aparente glória, o conhecimento, que logo se desvanece, ou seja, perde seu brilho (2 Co 3:7). Ele também é chamado de ministério da condenação (v. 9a). Entretanto o ministério do Espírito possui uma sobre-excelente e permanente glória, que nos salva mediante a vida divina. Esse é o ministério da justiça (v. 9b), no qual somos conduzidos pelo Espírito a praticar Sua vontade (v. 10).