terça-feira, 1 de abril de 2014

REVESTIDOS DO ESPÍRITO PARA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - TERÇA-FEIRA

 MENSAGEM 2: Todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus será salvo – (At 2:21)
Leitura bíblica: At 2:1-24, 36

Ler com oração: Isto [Jesus] disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado (Jo 7:39). Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra (At 1:8).


REVESTIDOS DO ESPÍRITO PARA A PREGAÇÃO DO EVANGELHO

Vimos ontem que o Senhor, por meio do derramamento do Espírito, capacitou Seus discípulos a pregar o evangelho em Jerusalém, no dia de Pentecostes. Os que estavam em Jerusalém naqueles dias eram pessoas que, por certo, queriam cumprir o que Deus havia ordenado com respeito à celebração das festas anuais (Dt 16:16). Esse grupo era composto de judeus e prosélitos bem-sucedidos vindos do exterior, e de judeus de Jerusalém, que haviam crucificado o Senhor cinquenta dias antes. Embora os discípulos tivessem limitação cultural e número insuficiente para alcançar toda a terra, seu desejo era ajudar todos os moradores de Jerusalém a invocar o nome do Senhor e a crer que Deus O ressuscitou e O fez Senhor e Cristo (At 2:21-24, 36).
A Bíblia nos relata que os cento e vinte galileus permaneceram unânimes em oração durante vários dias, esperando ser revestidos de poder do alto, isto é, que o Espírito Santo fosse derramado sobre eles, conforme prometido (Lc 24:49; At 1:4). Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, “todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (2:4). Isso é exatamente o cumprimento da promessa segundo a qual seriam capacitados a falar em outras línguas para pregar o evangelho, pois naquele momento esse dom foi necessário devido à limitação cultural daqueles irmãos e às diferentes nacionalidades das pessoas que ali se encontravam (vs. 5-6, 8-11).
Os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo e experimentaram o aspecto exterior do Espírito, revestidos com Seu poder para pregar o evangelho. Contudo ainda temos o aspecto interior do Espírito, que todos nós experimentamos quando cremos no Senhor Jesus. Ao crermos recebemos O Espírito em nosso espírito (Jo 1:12; 7:39). Esse Espírito é também chamado de Espírito da realidade, o qual inclui não apenas o Espírito Santo, como também o Pai e o Filho (veremos isto com detalhes posteriormente). Como O Espírito, o Senhor está sempre conosco (14:16-18)! Podemos a todo momento nos encher desse Espírito, invocando o nome do Senhor! Aleluia!


segunda-feira, 31 de março de 2014

INVOCAR O NOME DO SENHOR NOS SALVA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 1: Todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus será salvo – (At 2:21)

Leitura bíblica: At 1:8, 12-14; 2:1-4

Ler com oração: E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (At 2:21).

INVOCAR O NOME DO SENHOR NOS SALVA


Nesta nova série do Alimento Diário, continuaremos a considerar nossa atitude para com as verdades. O tema que desenvolveremos nesta semana é baseado na palavra falada pelo apóstolo Pedro no dia de Pentecostes, segundo a citação do profeta Joel: “Todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo” (Jl 2:32). Louvamos o Senhor porque podemos invocar Seu nome. Algumas pessoas, por não conhecerem a importância disso, podem nos criticar por invocarmos o nome do Senhor Jesus a todo momento, como se fosse uma repetição. No entanto, ao longo dos anos, temos tido muitas experiências com esse nome. Além disso, essa prática não foi inventada por nós, mas dada por Deus em Sua Palavra para que todos nós sejamos salvos (Gn 4:26; Jr 33:3; Sl 116:2-4, 13; At 2:21; Rm 10:13).
Quando esteve na terra, o Senhor Jesus falou a multidões, e muitos O seguiram, especialmente os galileus, pois Ele esteve a maior parte do tempo na região da Galileia (Mt 4:12-22). No entanto Sua vontade era que não apenas os galileus cressem, mas que o evangelho chegasse a todos em toda a terra (At 1:8). Depois que o Senhor ascendeu aos céus, Seus discípulos voltaram para Jerusalém e ali perseveraram unânimes em oração. Os cento e vinte galileus que estavam reunidos no cenáculo precisavam ser revestidos com poder para então começar a obra de propagação do evangelho e levar o nome do Senhor às mais diversas regiões (vs. 12-14).
Por ocasião da Festa de Pentecostes, Jerusalém receberia judeus de todas as nações, além de prosélitos, cretenses e arábios com nível de cultura bastante elevado. Seria muito difícil para aqueles galileus, pessoas com pouco estudo, pregar o evangelho a pessoas tão cultas; mas, por estarem juntos e orarem de forma unânime, o Senhor derramou sobre eles Seu Espírito, que lhes concedeu falar em outras línguas. Todos os que estavam ali ficaram perplexos, pois cada um os ouvia falar as grandezas de Deus em sua língua materna (2:1-11).

sábado, 29 de março de 2014

FERRAMENTAS EFICAZES PARA A PROPAGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 6: O MINISTÉRIO DE JOÃO E A NOSSA REAÇÃO


Leitura bíblica: At1:13-14, 2:1; Ap 1:3, 22:7
Ler com oração: E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, (Mt 9:35)

FERRAMENTAS EFICAZES PARA A PROPAGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO

O Senhor está nos falando a respeito de nossa atitude para com as verdades: Ele aguarda uma reação da nossa parte a fim de nos inserir em Seu encargo. O simples conhecimento das verdades não é suficiente para realizar a vontade de Deus. Precisamos buscar no Senhor como aplicá-las, assim como os apóstolos fizeram antes do dia de Pentecostes; eles oraram muito para compreender a vontade de Deus e depois praticá-la (At 1:13-14; 2:1).
Queremos desenvolver alguns valores práticos a respeito de como podemos “Examinar as escrituras”, entendendo que um “paradigma” a ser mudado seria o da "vulnerabilidade”. É muito comum lermos as escrituras já com um conceito pré-estabelecido ou com uma idéia formada a partir do conhecimento geral que temos como se não houvesse mais nada a ser descoberto. Para “Examinar as escrituras”, no sentido mais literal de investigar cuidadosamente, precisamos nos mostrar vulneráveis a Deus, mostrar nossa limitação de entendimento quanto à profundidade das maravilhas da sua Lei, a fim de que possamos alcançar o desvendamento proposto (Salmo 119.18 “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei”).
O verdadeiro crente em tudo é luz que brilha, ele deve ter em mente que a salvação que recebeu de Deus, de forma gratuita deve ser propagada da mesma forma, gratuita, pois assim falou Jesus “de graça recebestes, de graça dai. (Mt. 10:8)”. O verdadeiro evangelismo brota espontaneamente de um coração regenerado pelo poder do Espírito Santo.
“Quem não evangeliza precisa urgentemente ser evangelizado”.
Não existe cristão sem missão, assim como não há corpo sem coração. Nossa missão na terra é única, “salvar almas”.
Evangelizar é uma atitude de quem ama a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Sabemos que em sua grande maioria os cristãos nunca levaram uma única alma a Cristo. Quantas almas foram encaminhadas por ti a Jesus? O Billy Graham disse certa vez que um cristão que nunca levou uma alma a Cristo tem uma grande possibilidade de nunca ter nascido de novo.
Muitos filhos de Deus, depois de nascer de novo e obter o perdão dos pecados, estacionam em sua vida espiritual. Precisamos ajudá-los a crescer, invocando o nome do Senhor e negando a si mesmos, para que se tornem herdeiros, filhos maduros, que cooperam com o Senhor no estabelecimento de Seu reino na terra.
“Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo” (Ap 1:3). “Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro” (22:7). Guardar significa experimentar, viver e praticar o que lemos e ouvimos na Palavra do Senhor. Que você, querido leitor, seja bem-aventurado, feliz, abençoado e leve essa palavra e oportunidade a muitos outros. Jesus é o Senhor!

A ÊNFASE DO MINISTÉRIO DE JOÃO ATÉ O GOVERNO DO MUNDO QUE HÁ DE VIR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 6: O MINISTÉRIO DE JOÃO E A NOSSA REAÇÃO

Leitura bíblica: Ap 16:13-16, 14:18-20

Ler com oração: e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra. (Ap 5:10)


A ÊNFASE DO MINISTÉRIO DE JOÃO ATÉ O GOVERNO DO MUNDO QUE HÁ DE VIR

A ênfase do ministério de João

As verdades nas Escrituras nos estão disponíveis para, com o espírito exercitado, lê-las e praticá-las. Diante disso, não temos outro caminho senão seguir o ministério de João. Seu encargo e ministério é fazer-nos andar na verdade, praticando-a até a volta do Senhor.
A nossa reação para com a Palavra

Qual deve ser a nossa atitude então? Na vida da igreja devemos aprender a contatar pessoas com amor. Quanto mais da vida divina tivermos, mais amor teremos por todas as pessoas. Por isso, em nosso viver cristão e viver da igreja hoje, devemos negar a vida da alma para que a vida divina seja acrescentada. Precisamos amar a Deus e amar as pessoas; para esse fim, invocamos o nome do Senhor para estar no espírito, onde habita o Espírito da vida. A manifestação da vida divina é o amor. Quando estamos no espírito, amamos não apenas as pessoas que são amáveis, mas também as que não são (Lc 6:32).

O governo do mundo que há de vir

Se quisermos que o Senhor volte, precisamos pregar o evangelho do reino. Esse evangelho visa o crescimento espiritual dos filhos de Deus. Quanto mais filhos de Deus buscarem o crescimento na vida divina, maior será o número de governantes no mundo que há de vir. Se tomarmos por amostragem o número de países e seus inúmeros governantes, concluiremos que, para a composição do governo do mundo que há de vir, muitos filhos de Deus terão de amadurecer para reinar sobre a terra (Ap 5:10).
A Bíblia revela que, depois da batalha do Armagedom, todos os governos do mundo presente terão fim. Nessa batalha, todos os líderes das nações serão ajuntados no lagar da cólera de Deus (16:13-16).
Como eles não se arrependeram, antes foram seduzidos pelos espíritos imundos que saíam da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta, serão destruídos pelo Senhor, pisados por Ele num grande lagar. A extensão do sangue derramado chegará à altura do freio dos cavalos (14:18-20).
Como mencionado acima, para governar o mundo que há de vir é necessário que usemos meios mais eficazes para propagação do evangelho do reino, e, assim, mais filhos de Deus serão alcançados tendo a oportunidade de crescer e amadurecer para governar com Ele as nações durante o milênio.

sexta-feira, 28 de março de 2014

AS DUAS ETAPAS DO EVANGELHO DE DEUS ATÉ PRATICAR A VERDADE

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 6: O MINISTÉRIO DE JOÃO E A NOSSA REAÇÃO

Leitura bíblica: Rm 1:1-4; Hb 2:14-15; Jo 1:29; 1Jo 5:11-12; 2 Jo 4

Ler com oração: A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo. (1 Co 12:1-3)


AS DUAS ETAPAS DO EVANGELHO DE DEUS ATÉ PRATICAR A VERDADE

As duas etapas do evangelho de Deus

Como extrair vida das verdades? Vejamos, por exemplo, a Epístola de Paulo aos Romanos: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio de seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito a seu Filho” (1:1-3a). Nesses versículos, o apóstolo Paulo esclarece que o evangelho de Deus diz respeito ao Filho. Portanto ele tratará acerca do evangelho de Deus, que nos salva em duas etapas. A primeira diz respeito ao Filho vindo em carne, como o Filho do Homem, da descendência de Davi; e, a segunda etapa, diz respeito ao Filho, designado Filho de Deus segundo o espírito de santidade e pela ressurreição dos mortos (vs. 3b-4).

A primeira parte do evangelho

Embora o Senhor Jesus tivesse sido concebido pelo Espírito Santo (Mt 1:18, 20), Seu corpo veio de Maria. Ela era descendente de Davi, e este era representante típico de um pecador. Portanto Seu corpo era semelhante à carne pecaminosa, mas sem pecado (Rm 8:3; 2 Co 5:21). Dessa forma, o Senhor Jesus como descendente de Davi, participou de carne e sangue para nos salvar (Hb 2:14-15). De acordo com a lei, só poderia haver remissão de pecados, mediante derramamento de sangue (Hb 9:22). Portanto, como Homem perfeito, e sem pecado, o Senhor estava qualificado a derramar Seu sangue a fim de recebermos a remissão dos pecados. Ele foi à cruz e morreu como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1:29).
A Bíblia revela que o Senhor ficou na cruz durante seis horas. Quando Jesus viu que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: “Tenho sede!” (19:28). Depois de ter tomado o vinagre, que Lhe deram numa esponja fixada em um caniço de hissopo, Jesus disse: “Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito” (v. 30). O dia seguinte à crucificação do Senhor seria sábado. Nesse dia, pela lei judaica, nada se podia fazer, pois era o repouso sabático. Com isso, para evitar que os crucificados escapassem, era comum os soldados quebrarem-lhes as pernas, o que fizeram a ambos que estavam ao lado do Senhor (v. 32). Quando, porém, viram que Jesus já havia morrido, um dos soldados, Lhe abriu um dos lados com uma lança, de onde fluíram sangue e água (vs. 33-34). Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, conforme João registrou: “Nenhum dos seus ossos será quebrado” (v. 36; cf. Sl 34:20). Enquanto a maioria dos discípulos estava distante, João estava muito próximo à cruz e viu com detalhes esse momento. Além dele, ali estavam também algumas irmãs: Maria, mãe de Jesus, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas e Maria Madalena (Jo 19:25).
O fato de ter fluído sangue e água do lado do Senhor tem um significado importante na tipologia. Quando Deus fez cair pesado sono sobre Adão, do seu lado lhe retirou uma costela, da qual edificou-lhe Eva, sua auxiliadora idônea (Gn 2:21-22). O sono profundo de Adão simboliza a morte de Cristo para gerar a igreja. Depois que o Senhor morreu, um dos soldados Lhe abriu o lado com uma lança, de onde saíram sangue e água, que representam a obra de redenção e o dispensar da vida divina, os elementos suficientes para gerar e edificar a igreja, a noiva de Cristo. Podemos dizer que essa, portanto, é a primeira parte do evangelho de Deus. O Senhor Jesus, como o descendente de Davi, proporcionou-nos nossa redenção, pavimentando o caminho para recebermos Sua vida.

A segunda etapa do evangelho

A segunda parte do evangelho diz respeito a Jesus como o Filho de Deus. Paulo então prossegue, dizendo: “Foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus cristo, nosso Senhor” (Rm 1: 4). Como Filho de Deus, Nele temos a vida de Deus (1 Jo 5:11-12). Essa vida é para nossa regeneração e crescimento espiritual.
Sob a ótica do ministério de João, essa segunda parte do evangelho de Deus corresponde ao fluir da água do lado do Senhor, que representa a vida de Deus (Jo 19:34). Por estar muito próximo à cruz, João teve uma visão privilegiada desse fato. De longe é provável que se enxergue o sangue, mas a água, por ser transparente, somente quem estava perto, como João, poderia ver. Esse fato não foi registrado nos outros evangelhos.

Usar o espírito em nosso contato com as verdades

Além da Epístola de Paulo aos Romanos, também nos é possível usar a ótica do ministério de João para termos uma atitude correta para com as verdades descritas na Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios onde fala de todo processo espiritual que ocorre conosco a fim de edificarmos o Corpo de Cristo: “A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo” (12:1-3).
Antes de crermos no Senhor Jesus, éramos idólatras e, como tais, éramos mudos. Hoje, entretanto, seguimos um Deus que fala! Esse Deus que fala, no princípio, era a Palavra. Por isso, hoje, podemos também falar. Nós podemos dizer: “Jesus é o Senhor!”. Se, contudo, não estivermos no espírito, dificilmente conseguiremos declarar isso. Assim, o primeiro pré-requisito para extrair a vida da Palavra é estar no espírito. Para isso, precisamos invocar o nome do Senhor: “Ó Senhor Jesus!”.
Graças ao Senhor! Com a atitude correta para com as verdades, podemos receber vida de ambas as linhas: a dos apóstolos – proveniente das experiências de vida e da convivência com o Senhor – e a de Paulo – que compreende seu ministério epistolar recebido por revelação. Por meio do ministério de João na sua maturidade somos encorajados a usar nosso espírito para ler toda a Bíblia.

Exercitar os dons até que se tornem ministérios e operações

A primeira verdade crucial abordada pelo apóstolo Paulo no capítulo 12 de sua primeira carta aos coríntios é invocar o nome do Senhor (1 Co 12:1-3). Em seguida ele prossegue dizendo: “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos” (vs. 4-6). Esses versículos nos mostram os dons, os ministérios e as operações. Os dons estão relacionados ao Espírito; os ministérios ao Senhor; e, as operações a Deus Pai.
Nossa atitude para com essas verdades é que precisamos invocar o nome do Senhor para permanecer no espírito e exercitar nossos dons até que se tornem ministérios. Por exemplo, se regularmente damos o dízimo, além disso quando surge uma necessidades adicional e urgente da obra do Senhor, para que o evangelho do reino alcance toda a terra, também participamos, exercitando o dom de ofertar, esse dom, por fim, se tornará nosso ministério. O ministério, desse modo, vem do único Senhor. Uma vez que temos um ministério e o exercemos com fidelidade, Deus pode realizar Suas operações.
O versículo 12 diz: “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo”. A partir desse versículo, Paulo passa a detalhar o que são os ministérios usando a figura do corpo humano. Ministério está relacionado à manifestação da vida de Deus em cada um de nós.
Por meio do Corpo de Cristo, repleto de ministérios, em pleno funcionamento, Deus pode fazer Suas operações. Por exemplo, se surge a necessidade de apoio de Sua obra em alguma lugar, Deus enviará o membro que tem o ministério específico para suprir aquela carência. Assim, quando vemos as epístolas de Paulo sob o ângulo do ministério de João, suas palavras tornam-se mais práticas.
Aproveitamos para encorajar a todos os leitores da Bíblia a fazer uma releitura das Escrituras buscando extrair, tanto quanto possível, vida das verdades e, sobretudo, praticá-las. Esta é a ajuda que temos recebido do ministério do apóstolo João em sua maturidade.

Praticar a verdade

Como mencionamos anteriormente, nas epístolas de João vemos o quanto ele se importava com a prática das verdades: “Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai” (2 Jo 4). A fonte da alegria do apóstolo João era os irmãos estarem andando na verdade, isto é, praticando a verdade.
Mais adiante ele prossegue: “O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade” (3 Jo 1). O destinatário dessa carta era Gaio, da igreja em Corinto, que havia sido batizado por Paulo (1 Co 1:14); sendo que sua principal comissão, proveniente da parte de Deus, era a hospedagem (Rm 16:23). Quando João soube que a igreja em Corinto estava praticando a verdade, fez questão de escrever-lhe e demonstrar sua alegria.
No versículo 2 lemos: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma”. Como Gaio já estava com a idade bastante avançada, João demonstrou seu cuidado para com o corpo e a alma dele. Gaio andava na verdade; ele já possuía um espírito forte que o levava a andar na verdade. Então, no versículo 4, João apresenta seu sentimento mais profundo: “Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade”.

quinta-feira, 27 de março de 2014

OS ESCRITOS DE JOÃO ATÉ LEVANTADO PARA CONSERTAR AS REDES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 6: O MINISTÉRIO DE JOÃO E A NOSSA REAÇÃO

Leitura bíblica:  Ap1:9-11

Ler com oração:  No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [...] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. [...] Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.[...] O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada). [...] E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.[...] Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.[...] Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai. E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor.(Jo 1:1,14, 20:31; 1 Jo 1:1-2, 2:20,27; 2Jo 4-6)



OS ESCRITOS DE JOÃO ATÉ LEVANTADO PARA CONSERTAR AS REDES

Os escritos de João

Em sua juventude, João não registrou nada, mas, na maturidade, Deus lhe deu uma incumbência específica, que não foi confiada a outros apóstolos.
Quando estava exilado na ilha de Patmos, cremos que ele aprendeu a ouvir o Espírito (Ap 1:10). Por estar no espírito, João recebeu revelação e foi incumbido de escrever o livro de Apocalipse (v. 11).
Após registrar a revelação de Apocalipse, João retornou do exílio e foi para Éfeso. Ali ele pôs em prática todas as palavras que o Senhor dissera a ele e aos demais discípulos durante os três anos e meio do Seu ministério terreno, mais as palavras escritas por Paulo (Jo 14:26; 16:13).
Em Éfeso ele escreveu mais quatro livros, primeiramente seu evangelho e depois as três epístolas.

Apocalipse

O primeiro livro que João escreveu foi Apocalipse: “Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas” (1:19). Esse livro foi escrito durante o exílio de João na ilha de Patmos no ano 90.
Quando recebeu essa revelação, o apóstolo João viu a situação das sete igrejas na Ásia (vs. 10-11). As igrejas naquela região foram geradas por Paulo, porém o abandonaram no final de sua carreira (2 Tm 1:15). Além disso, o que é dito sobre cada uma das sete igrejas descreve a história da igreja como um todo e sua condição através dos séculos. Essa percepção permitiu que João prestasse grande auxílio para mudar a situação da igreja no final do primeiro século, tornando-a saudável. Graças ao Senhor!

O Evangelho de João

Em seu evangelho, João mostrou que Jesus não era apenas homem, mas também Deus. O Senhor Jesus é uma pessoa maravilhosa, pois Ele é a própria Palavra, que estava no princípio com Deus e que era Deus (1:1, 14). Seu evangelho descreve também a importância da vida eterna para todos os que creem (1:4; 3:3-6, 15-16; 4:14; 5:24, 39-40; 6:47, 63; 8:12; 10:10; 11:25; 14:6; 17:3; 20:31). João escreveu seu evangelho de modo simples, pois não queria nos levar para a esfera mental, dos arrazoamentos, mas para o espírito, onde há comunhão com Deus (5:39-40). Seu encargo é nos levar a praticar a palavra do Senhor para que ela se torne real para nós (13:17).

As epístolas de João

Na primeira epístola, vemos que a vida eterna, a qual estava com o Pai, foi-nos manifestada pelo Senhor Jesus, o Filho de Deus, e tornou-se disponível a nós por meio do Espírito, que hoje é a unção que permanece em nós e nos ensina a respeito de todas as coisas (1 Jo 1:1-2, 2:20, 27).
Um ponto crucial dessa epístola, conforme mencionamos no capítulo anterior, está registrado no capítulo 3: “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (v. 2). Ó Senhor Jesus! Isso indica que hoje, quanto mais exercitamos o espírito, invocando o nome do Senhor, negando a nós mesmos, a vida divina aumentará em nós, pouco a pouco, até sermos totalmente parecidos com Deus. Isso é maravilhoso!
Nas outras duas epístolas vemos que devemos andar na verdade, praticar a palavra que temos recebido do Senhor
(2 Jo 4-6). Por fim, vemos que nada alegrava mais o apóstolo do que saber que aqueles a quem ele ajudava estavam aplicando a Palavra em seu viver diário, tornando-a real e, assim, dispondo-se a ser cooperadores da verdade (3 Jo 3-4, 7-8), levando-a a outros por meio do testemunho e da pregação do evangelho. Aleluia!

Levantado para consertar as “redes”

O apóstolo João, em sua maturidade, foi levantado pelo Senhor para consertar as “redes” (Mt 4:21), isto é, cuidar da degradação que sorrateiramente havia entrado na igreja. O Senhor ordenou a João que escrevesse o que lhe foi revelado “para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João” (Ap 1:1).
O versículo acima nos mostra que a revelação de Jesus Cristo fora dada primeiramente a João e este deveria mostrar aos demais servos. Hoje somos os muitos servos no ministério de João, que se dedicam à prática das verdades. Essa também deve ser nossa ênfase. Embora muitos se dediquem a estudar o ministério de Paulo, destacando o conhecimento e a transmissão das verdades (1 Tm 2:4;
2 Tm 2:2), devemos dar atenção à prática delas, pois toda a Palavra de Deus deve ser aplicada a nosso viver e se tornar real para nós. Baseados nisso é que o tema deste livro é “A nossa atitude para com as verdades”. Precisamos conferir com nosso viver, qual tem sido nossa atitude para com as verdades. Somos meros ouvintes, leitores, estudiosos da Palavra, ou praticantes? (Tg 1:22).
Todos os escritos do Antigo e do Novo Testamento foram inspirados pelo Espírito Santo (2 Tm 3:16; 2 Pe 1:20-21), incluindo os escritos do apóstolo Paulo e dos apóstolos que conviveram com o Senhor. Não são meras palavras de homens. Portanto, qual deve ser nossa atitude para com as verdades? Tomá-las no espírito com o intuito de praticá-las.
A nossa ênfase na vida cristã não é o conhecimento da letra, que condena e mata, porque o ministério da nova aliança é da vida, do Espírito, da justiça (2 Co 3:6, 8-9). Em outras palavras, receberemos mais luz, vida e ajuda se lermos as Escrituras exercitando nosso espírito. As palavras do Senhor são Espírito e são vida (Jo 6:63).


quarta-feira, 26 de março de 2014

INÍCIO DO CAPÍTULO 6 ATÉ PRESERVADO PELO SENHOR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 6: O MINISTÉRIO DE JOÃO E A NOSSA REAÇÃO


Leitura bíblica:  Jo 21; 1 Co 12:20-27

Ler com oração:  Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. [...] Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros. (Ec 4:9-10; Rm 12:3-5)

INÍCIO DO CAPÍTULO 6 ATÉ PRESERVADO PELO SENHOR

Chegamos ao ministério de João. Para entendermos a importância desse ministério, como ele é tão crucial para o desenvolvimento e cumprimento da vontade de Deus na terra, precisamos, primeiramente, ver o que nos é revelado pelo Senhor no último capítulo do Evangelho de João.

Ausência física, mas sempre presente

Após a morte e ressurreição do Senhor Jesus, Ele apareceu a Seus discípulos. Dentre Suas manifestações, a terceira delas foi no mar de Tiberíades (Jo 21:1; 6:1). O Senhor os havia instruído que permanecessem em Jerusalém, até que do alto todos fossem revestidos de poder (Lc 24:47-49). Com a ausência física do Senhor, Pedro e mais seis discípulos, talvez por se sentirem mais livres, descomprometidos ou até mesmo inseguros, resolveram voltar a pescar (Jo 21:2-3a).
Dessa maneira, eles esqueceram a comissão que Deus lhes havia dado, deixando Jerusalém e indo para a Galileia. Embora fossem pescadores profissionais, o texto registra que durante toda a noite nada apanharam (v. 3b). Ao clarear da madrugada, o Senhor apareceu e perguntou-lhes: “Filhos, tendes aí alguma coisa de comer?” (v. 5). A resposta, porém, foi: “Não”. O Senhor, entretanto, persistiu: “Lançai a rede à direita do barco e achareis” (v. 6).
Eles devem ter se perguntado como aquilo era possível, uma vez que, pela experiência deles, apenas pelo movimento das águas era-lhes possível perceber onde havia peixes. Contudo eles obedeceram à palavra do Senhor e foram bem-sucedidos (v. 11). João, então, se deu conta de que era o Senhor e contou a Pedro (v. 7). Ao chegarem à praia, viram que o Senhor já lhes havia preparado alimento (v. 9). Isso era uma demonstração de que o Senhor Jesus estava ali, suprindo-os.

Uma restrição saudável em nosso serviço ao Senhor

Depois de terem comido, o Senhor dirigiu a palavra a Pedro, perguntando-lhe: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?” (v. 15a). A expressão amas-me mais do que estes outros?, também pode ser traduzida para amas-me mais do que estas coisas?. Era como se o Senhor lhe perguntasse: “Você ama a Mim mais do que seu barco e demais ferramentas de seu sustento?”. O Senhor registrou essa situação para falar conosco, em nossos dias: A quem amamos mais? Nossos meios de sustento, ou ao Senhor? Em seguida, Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo” (v. 15b). O Senhor, então, acrescentou: “Apascenta os meus cordeiros” (v. 15c). Jesus repetiu essa pergunta uma segunda vez (v. 16), mas, na terceira, a resposta de Pedro tinha um tom diferente: “Pedro entristeceu-se por Ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo” (v. 17). Pedro não conseguiu entender a insistência do Senhor no assunto que a seu ver era tão simples.
Nesse momento, o Senhor falou algo importantíssimo para Pedro: “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres” (v. 18). Ser “mais moço”, nesse versículo, diz respeito à idade espiritual de Pedro, isto é, sua imaturidade espiritual; por isso ele tinha muita liberdade de ir para onde queria ou de fazer o que queria, independente dos outros. No entanto, quando ele amadurecesse, já não seria assim. Sua liberdade seria tolhida e teria de se coordenar com outros (1 Co 12:20-27). Essa palavra também se aplica a nós. O Senhor anela pelo nosso crescimento espiritual.
Ao contrário do que pensamos, o crescimento espiritual nos faz servir em coordenação com outros irmãos. Não é recomendado servirmos ao Senhor sozinhos ou de forma isolada (Ec 4:9-10). Todavia, não pense que por causa disso, você deve exigir essa postura dos irmãos, como se fosse cabeça sobre eles. Devemos, sim, sempre estar dispostos a nos submeter e nos coordenar com outros no serviço ao Senhor. Ainda que não gostemos, o Senhor quer nos mostrar que, hoje, precisamos contar com a ajuda dos demais irmãos (Rm 12:3-5). Assim como Pedro, nós também precisamos aprender essa lição para sermos cada vez mais úteis ao Senhor e à Sua obra.

“Se eu quero que ele permaneça até que Eu venha”

Pedro, ao ser exortado pelo Senhor, “voltando-se, viu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava [...]. Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este?” (Jo 21: 20-21). Era como se quisesse dizer: “Por que o Senhor só fala de mim!? E quanto a João, não vai dizer nada!?”. A resposta do Senhor, porém, a Pedro foi: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me” (v. 22).
Então, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. O próprio João se encarregou de explicar o assunto: “Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?” (v. 23). Em outras palavras, ele mesmo sabia que seria impossível permanecer vivo até a volta do Senhor por causa da limitação e brevidade da vida humana. O que, então, permaneceria até a volta do Senhor? Hoje podemos afirmar que, sem dúvida, seria o seu ministério.
A vida física de João passou, mas suas palavras não. O ministério de João permanecerá até a volta do Senhor.

Preservado pelo Senhor

Quando os cristãos foram perseguidos pelo império romano no primeiro século, os apóstolos de maior destaque, como Pedro e Paulo, foram martirizados, mas Deus preservou a vida de João. Pela soberana vontade do Senhor ele foi exilado na ilha de Patmos (Ap 1:9). Enquanto permaneceu ali, com certeza, aproveitou a oportunidade para desfrutar de uma intimidade maior com o Senhor, considerar muitas coisas que viu e ouviu do Senhor e, assim, amadureceu na vida divina e se tornou ainda mais útil em Suas mãos.

terça-feira, 25 de março de 2014

UNS PARA A VIDA ETERNA, E OUTROS PARA HORROR ETERNO ATÉ SEREMOS SEMELHANTES A ELE

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 5: O MINISTÉRIO DE PEDRO

Leitura bíblica: Dn12:2; Dt 32:39-40; Jo 3:14-16; Rm 8:6; Cl3:1-2; 1 Co 15:42-50

Ler com oração: Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (1 Jo 3: 1-2)


UNS PARA A VIDA ETERNA, E OUTROS PARA HORROR ETERNO ATÉ SEREMOS SEMELHANTES A ELE

Uns para a vida eterna e outros para horror eterno


Poucos têm essa consciência, mas o homem foi criado com a eternidade no coração, que é o espírito humano, e a alma surgiu em função da criação do espírito, portanto, o espírito e a alma do homem não morrerão jamais. Todavia, isso não é vantagem alguma se o homem não receber a vida eterna de Deus. Nas profecias de Daniel há uma passagem que diz: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno” (Dn 12:2). Isso significa que se o homem não receber a vida eterna hoje, crendo no Senhor Jesus, irá para vergonha e horror eterno. Que lástima, mesmo desejando morrer não o conseguirão! Por isso, precisamos alertar todo homem sobre isso e pregar o evangelho a fim de salvá-lo desse destino horrível.

O dom gratuito de Deus é a vida eterna

Deus é o grande EU SOU, somente Ele é Deus, e não há nenhum outro além Dele. Somente Deus possui a vida eterna (Dt 32:39-40). Ele nos criou com a eternidade no coração, com o objetivo de nos dar Sua vida eterna. Mas como receber a vida eterna? O Senhor Jesus explicou a Nicodemos: “E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:14-16). O grande amor de Deus é demonstrado pela doação de Seu próprio Filho ao homem, a fim de nos salvar da perdição eterna e nos dar Sua vida eterna. Ele tornou tudo muito simples: basta crer no Filho para receber a vida eterna (v. 36).
O homem já possui um invólucro de eternidade no coração, que é o espírito; todavia, essa eternidade precisa receber como seu conteúdo a vida divina, que é eterna. Quando cremos no Senhor, nascemos de Deus; essa é a salvação do nosso espírito; nunca mais participaremos da vergonha e horror eterno. Que presente recebemos de Deus! Por isso Paulo fala em Romanos: “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (6:23).

A vida eterna também em nossa alma

A salvação de Deus é completa, Ele deseja salvar o nosso espírito, alma e corpo, conforme já explicamos. Agora que cremos no Senhor e recebemos a salvação do espírito, como receber também a salvação em nossa alma? Paulo explica na Epístola aos Romanos que se inclinarmos a nossa mente para a carne, resultará em morte; mas se a inclinarmos ao Espírito, teremos vida e paz (8:6). A nossa alma voltada sempre para o Espírito, receberá a vida eterna.

A árvore do conhecimento do bem e do mal

O homem foi criado com um espírito, como um invólucro de eternidade para receber a vida eterna de Deus. A alma surgiu em consequência disso, portanto, ela também foi feita para viver na esfera da eternidade. Todavia, quando a serpente propôs a Eva o fruto do conhecimento do bem e do mal; ao comê-lo, o homem rebaixou sua alma ao nível terreno do certo e do errado, do bem e do mal. O que Deus tinha para o homem era algo celestial, eterno, que sobrepuja tudo que é terrenal. Pelo fato de o homem haver escolhido o que é terreno, o problema de sua alma não é buscar somente o bem ou o mal, o certo ou errado, mas ficar limitado apenas ao plano humano, que não cumpre a vontade de Deus.
Por essa razão, Jesus disse certa vez aos judeus: “Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, eu deste mundo não sou” (Jo 8:23). A salvação de Deus é para nos libertar do plano terreno para vivermos no plano celestial, espiritual e da fé. Por isso Paulo afirma em Colossenses: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” (Cl 3:1-2).

Negar a vida da alma – uma libertação

Pedro foi repreendido pelo Senhor não porque queria o mal Dele, mas porque não cogitava das coisas de Deus, e, sim, das dos homens. Não há outro caminho para agradar a Deus, senão negar a vida da alma com todas as limitações humanas e receber a vida eterna de Deus, com todo o poder da fé, do Espírito. Jesus disse: “Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida [alma] perdê-la-á; e quem perder a vida [alma] por minha causa achá-la-á” (Mt 16:24-25).
Negar a vida da alma não é uma perda para o homem, mas uma libertação e santa barganha. Somos libertos do plano terreno do certo e do errado, libertos de viver pela razão, para ganharmos a vida eterna de Deus com todos os seus atributos sobre-humanos. As epístolas de Pedro têm grande valor na nossa experiência para ajudar-nos nisso. O fogo do Espírito pode queimar todas as impurezas terrenas, para experimentarmos todas as prerrogativas da vida eterna.

A vida cristã: uma história de fé

A palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus, disse Paulo (1 Co 1:18). A cruz aniquila o que há de terreno em nós, para começarmos uma vida em outra esfera, em outra dimensão, a dimensão da fé. Aprouve a Deus salvar os que creem, pela loucura da pregação (v. 21). A vida cristã é para ser vivida totalmente na esfera da fé, na esfera do Espírito, e não mais do certo e do errado, do bem e do mal. Infelizmente muitos cristãos ainda vivem e servem a Deus no plano terreno, limitados pelo tempo e espaço como todo ser humano.
Deus quer infundir cada vez mais a Sua vida eterna em nossa alma, libertando-a da escravidão do plano terreno, para vivermos no plano celestial, espiritual. Para isso é de suma importância a prática de invocar o nome do Senhor, pois ela nos leva a viver no espírito. Em seguida, é importante aprendermos a negar a nossa vida da alma, cooperando com o trabalho de Deus em nós. Assim, como está relatado na Segunda Epístola de Pedro, sobre a base da fé, Deus quer acrescentar Sua natureza em nós, até sermos como Ele é, plenos de Sua vida e natureza.

O primeiro homem é terreno; o segundo homem é do céu

Paulo em sua primeira carta aos coríntios revela que durante o tempo em que vivemos no corpo terreno é para semearmos para que o nosso ser tripartido alcance a incorrupção, glória e poder, mediante a salvação completa de Deus: “Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual” (1 Co 15:42-44).
O primeiro homem, Adão, é terreno, pois é formado da terra; mas o segundo homem, Cristo, é do céu. O primeiro homem foi feito alma vivente, é, portanto, natural; o segundo homem é espírito vivificante, é, portanto, celestial: “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim, o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. Isto afirmo, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção” (vs. 45-50).
Que alento é saber que Deus está trabalhando em nós com Sua vida e natureza, transformando-nos em homens celestiais, espirituais, cheios da imagem do que é celestial, com o objetivo de herdar o reino de Deus. Todo o nosso ser: espírito, alma e corpo, será salvo pela vida e natureza de Deus, e transferido para o plano celestial.

Seremos semelhantes a Ele

O apóstolo João viu essa maravilha: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (1 Jo 3:1-2). Hoje ainda não temos noção completa do que realmente é ser um filho de Deus, assim como com olhos naturais, o mundo não conheceu Cristo como o Filho de Deus. Contudo, já dá para termos uma noção do que haveremos de ser, visto que seremos semelhantes a Cristo quando Ele se manifestar naquele dia. Havemos de vê-Lo como Ele é.
A vida cristã não se resume em práticas de bom comportamento ou de ética e moral, pois tudo isso ainda está no plano terreno. A salvação completa de Deus é para nos levar para outra dimensão, a da fé e do espírito. Transcenderemos sobre o tempo e o espaço naquele dia. Paulo tenta explicar esse fato em sua Primeira Epístola aos Coríntios: “Porque agora vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor” (1 Co 13:12-13).
Tudo que conseguimos entender hoje é como ver as coisas por espelho, que é muito limitado e obscuro; pois vemos tudo em duas dimensões. Mas naquele dia veremos face a face, veremos tudo em três dimensões, veremos as coisas espirituais como elas são. Na verdade estaremos vendo as coisas na dimensão de Deus, que é o amor. Não será em 2D nem em 3D, pois não será em qualquer dimensão do conhecimento do homem, mas na dimensão do Deus eterno.
A contribuição de Pedro é muito grande para vermos a grande salvação de Deus a ser revelada naquele dia; Deus ainda está trabalhando em nós até nos tornar como Ele é em vida e natureza. Deus é amor, e nós seremos como Ele é, e viveremos na dimensão de Deus. Por isso, o autor de Hebreus exclama: “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” (2:3).

segunda-feira, 24 de março de 2014

A SEGUNDA EPÍSTOLA DE PEDRO ATÉ SOIS DEUSES, SOIS TODOS FILHOS DO ALTÍSSIMO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 5: O MINISTÉRIO DE PEDRO

Leitura bíblica: Gl 3:14; Jo 7:38-39; 2 Pe 1:5-8; 2 Pe1:1, 10-11; Sl 82:6; Jó 33:4

Ler com oração: Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo. (2 Pe 1:3-4)




A SEGUNDA EPÍSTOLA DE PEDRO ATÉ SOIS DEUSES, SOIS TODOS FILHOS DO ALTÍSSIMO

A Segunda Epístola de Pedro

Provavelmente a segunda carta de Pedro tenha sido escrita em Roma por volta do ano 69, depois do martírio de Paulo (2 Pe 3:15-16), portanto um pouco antes da destruição de Jerusalém pelo Império Romano no ano 70, e próximo ao seu martírio (1:14). Nessa epístola Pedro revela algo grandioso: Deus nos criou e nos regenerou com o fim de nos doar todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, para participarmos da Sua natureza divina.

O trabalhar do Deus Triúno

Logo após a saudação, Pedro escreve: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as sua preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo” (1:3-4).
Sem dúvida alguma, Deus Pai é o doador da vida; pelo Seu divino poder Ele nos doou todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, por meio da fé igualmente preciosa que cada um recebeu (v. 1). Essa doação ocorreu pelo conhecimento completo do Filho, o qual nos chamou para a Sua própria glória e virtude. Pela glória e virtude do Filho nos têm sido doadas as Suas preciosas e mui grandes promessas, as quais recebemos por meio do Espírito prometido (Gl 3:14; Jo 7:38-39). O trabalhar do Deus Triúno é para que nos tornemos coparticipantes da natureza divina, livrando-nos da corrupção das paixões que há no mundo.

O plano de Deus é fazer o homem participar de Sua vida e natureza

Pedro ainda nos encoraja: “Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Pe 1:5-8).
O que vimos até agora tem relação com o que o apóstolo Paulo mencionou em sua Primeira Epístola aos Coríntios: “Falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória [...] mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (2:7, 9). É algo tão grandioso que precisamos que o Espírito nos revele: “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito, porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus” (v. 10).
O plano de Deus é tão maravilhoso que é difícil para o homem entendê-lo completamente. Como pode o Deus Criador, tão ilimitado, eterno, fazer do homem tão limitado Seu filho? O homem só precisa confessar com a boca que Jesus é o seu Senhor, e em seu coração crer que Deus O ressuscitou dentre os mortos, para receber em seu espírito a vida eterna de Deus (Rm 10:8-9). É nesse momento que recebemos a fé igualmente preciosa (2 Pe 1:1) e ela é a base para Deus nos adicionar Sua vida e natureza. Por meio de nos esvaziar, isto é, negar a nós mesmos, a vida de Deus tem espaço para crescer em nós. Sobre a base da fé, Deus quer acrescentar a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade, o amor fraternal, e, por fim, o amor.

Ágape: amor de Deus

A palavra grega para amor é ágape, o amor divino; este amor somente Deus tem, mas Ele deseja que o homem participe desse amor. O Senhor Jesus disse: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?” (Mt 5:43-46). Nenhum amor humano é capaz de amar os seus inimigos; somente Deus é capaz, e Ele quer nos fazer como Ele é em vida e natureza. Isso está além da nossa compreensão!

Amplamente suprida a entrada no reino

Quando a vida de Deus crescer em nós na sua plenitude, conforme descrito por Pedro, estaremos prontos para entrar no reino eterno de nosso Senhor Jesus Cristo: “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 1:10-11).

Tão grande salvação

A salvação que Deus preparou para o homem é tão grande que dedicaremos mais algum espaço para esclarecer o assunto. A Epístola aos Hebreus ressalta que Deus constituiu o homem para o governo do mundo que há de vir. Embora o homem tenha sido criado um pouco menor que os anjos, Deus mesmo o preparará para ser coroado de glória e de honra (2:5-8). É disso que Pedro fala na sua segunda carta. O plano de Deus é trabalhar no homem até ele estar pleno de Sua vida e natureza.
Deus nunca gerou nenhum anjo como Seu filho: “Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?” (1:5). Os anjos, pelo contrário, foram designados para nos servir, isto é, servir os que hão de herdar a salvação (v. 14). Somos privilegiados, somos esses que herdarão essa grande salvação.

O sopro de Deus

Como é possível uma criatura tão limitada como o homem se tornar um filho do Deus ilimitado, eterno? A chave para começarmos a desvendar esse enigma está na criação do homem. Segundo o livro de Gênesis, Deus tomou o pó da terra e formou o corpo do homem; todavia, o que deu vida a ele foi o sopro de Deus, isto é, o fôlego de vida que Deus soprou em suas narinas (2:7). Podemos dizer que a essência da criação do homem foi o sopro de Deus que se tornou o espírito do homem, pois a mesma palavra hebraica usada para o fôlego de vida em Gênesis 2:7 foi usada para o espírito do homem em Provérbios 20:27. No livro de Jó, as palavras de Eliú trazem mais luz ao assunto: “Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio” (32:8); e: “O Espírito de Deus me fez; e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida” (33:4); e ainda: “Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu espírito e o seu sopro, toda carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó” (34:14-15).

Deus pôs a eternidade no coração do homem

Ainda não conseguimos entender como o homem finito pode ser filho do Deus infinito, mas o livro de Eclesiastes nos revela: “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim” (3:11). É impressionante saber que o homem foi criado para ser filho do Deus eterno; quando Ele soprou o fôlego de vida no homem, pôs a eternidade no coração do homem, preparando-o para receber a vida eterna de Deus.

“Sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo”

Agora entendemos por que o salmista exclama: “Que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe o domínio sobre as obras da tua mão, e sob seus pés tudo lhe puseste” (Sl 8:4-6). E em outro salmo afirma: “Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo” (82:6). A isso Jesus fez referência quando os judeus acusaram-No de blasfemo, pois sendo Homem, se fazia de Deus a Si mesmo: “Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar, então, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas, porque declarei: sou Filho de Deus?” (Jo 10:33-36).

domingo, 23 de março de 2014

INÍCIO DO CAPÍTULO 5 ATÉ LOUVOR, GLÓRIA E HONRA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 5: O MINISTÉRIO DE PEDRO

Leitura bíblica: 1Pe 1:3-9; Hb 2:5-8, 1 Ts 4:16-17; 1Co 15:51-54; Mt 3:11

Ler com oração: Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. [...]. Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.[...] Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. (1Pe 1:6-7, 4:12-13; Mt 16:24-25)


INÍCIO DO CAPÍTULO 5 ATÉ LOUVOR, GLÓRIA E HONRA

Conforme exposto nos capítulos anteriores, os doze apóstolos receberam a revelação das verdades do Novo Testamento diretamente do Senhor Jesus, durante os anos que estiveram com Ele. Jesus aproveitava todas as oportunidades para aplicar na vida prática as verdades que ensinava. Todavia, por causa da imaturidade deles, não compreendiam totalmente o que o Senhor lhes revelava. Mais tarde, Ele levantou a Paulo e lhe deu a visão completa da economia neotestamentária de Deus.
Todavia, os doze apóstolos têm uma posição especial no plano de Deus. No livro de Apocalipse, escrito por João na ilha de Patmos, é revelado que a muralha da cidade [nova Jerusalém] tinha doze fundamentos, sobre os quais estavam os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro (Ap 21:14). Os verdadeiros representantes do ministério dos doze apóstolos foram Pedro e João, que pouco a pouco amadureceram em vida. O Espírito da realidade lhes ensinou todas as coisas e os fez lembrar de tudo o que o Senhor Jesus lhes havia dito (Jo 14:17, 26). As cartas que Pedro e João escreveram, já em idade avançada, demonstram que eles haviam amadurecido, visto que são livros que destilam vida e estão recheados de experiências. Veremos neste capítulo acerca do ministério de Pedro em sua maturidade.

A Primeira Epístola de Pedro

Pedro escreveu sua primeira epístola por volta do ano 64, antes do martírio de Paulo. Essa carta foi escrita com a ajuda de Silvano, que era Silas, companheiro de Paulo em sua segunda viagem apostólica (1 Pe 5:12). Na ocasião em que foi escrita essa epístola, João Marcos, o pivô da discussão entre Paulo e Barnabé no início da segunda viagem (At 15:37-40), estava com Pedro (v. 13). O mesmo Marcos foi mais tarde solicitado por Paulo, para que Timóteo o levasse até ele, pois lhe era útil para o ministério (2 Tm 4:11). Isso revela que os mesmos cooperadores, Silas e Marcos, serviam com Paulo e com Pedro.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo

Queremos lembrar que o nosso foco neste livro é falar sobre a nossa atitude para com as verdades. Pedro, na sua maturidade, nos ajuda a aplicar as verdades por meio de suas preciosas experiências. Ele bendiz “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (1 Pe 1:3-5).
Deus é totalmente digno de receber o nosso louvor, pois segundo a Sua muita misericórdia, nós, homens, pela fé em Cristo, fomos gerados por Deus como Seus filhos, ao recebermos Sua vida. Isso só se tornou possível mediante a ressurreição de Jesus Cristo, o Primogênito do Pai. Esse novo nascimento nos trouxe uma viva esperança: crescer como filhos de Deus, e amadurecer até sermos Seus filhos herdeiros, com o objetivo de receber a herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para nós. Essa herança será o reino, será o governo do mundo que há de vir, que Deus determinou não entregar aos anjos, e, sim, aos homens (Hb 2:5-8).

A salvação completa de Deus

Todavia, há um longo caminho a percorrer para que os homens alcancem a herança do reino. Para isso é necessário passarmos pelo trabalhar da salvação completa de Deus que visa salvar o nosso espírito, alma e corpo. A salvação do espírito ocorre no momento da nossa regeneração, quando recebemos a vida de Deus por meio do Espírito em nosso espírito. Pela salvação do espírito, recebemos a vida eterna, tornamo-nos filhos de Deus. A salvação do nosso corpo ocorrerá na segunda vinda de Cristo; quando ressoar a trombeta de Deus, o Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois os vivos, os que ficarem, serão arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares (1 Ts 4:16-17). Os mortos em Cristo ressuscitarão incorruptíveis, e, os vivos, serão transformados. O corpo corruptível se revestirá de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestirá de imortalidade (1 Co 15:51-54). Essa é a salvação do nosso corpo.

A salvação da alma

Falamos da salvação do espírito e também do corpo, mas ainda falta a salvação da nossa alma; esta é a mais complicada, pois precisa de toda a nossa vida na terra para se desenvolver. O Senhor Jesus fez questão de expor o problema da alma para Pedro. No Evangelho de Mateus está registrado que Pedro reprovou Jesus na tentativa de protegê-Lo, pois não desejava que Ele sofresse e fosse morto. Como resposta, Pedro ouviu do Senhor: “Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens” (16:21-23).
Em outra ocasião, o mesmo Pedro, entusiasmado com a aparição de Moisés e Elias, quis fazer três tendas; uma para o Senhor Jesus, outra para Moisés e outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vinda da nuvem, uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo: a Ele ouvi” (17:1-5). Exemplos como estes mostram que o homem vive pela sua alma; ainda que seja pelo lado bom dela, não consegue fazer a vontade de Deus.

Negar a si mesmo, negar a vida da alma

Se quisermos fazer a vontade de Deus teremos de seguir o Senhor, e para segui-Lo, só tem um caminho: negar a nós mesmos. Depois de revelar que a igreja é um tipo de viver que faz a vontade de Deus, e não um edifício nem uma organização religiosa, Jesus revela o caminho: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto quem quiser salvar a sua vida [alma] perdê-la-á; e quem perder a vida [alma] por minha causa achá-la-á” (Mt 16:24-25).
Todo homem que conhece a necessidade de negar a si mesmo deve ter experimentado uma luta interior muito grande na tentativa de consegui-lo. Seguramente não é uma tarefa fácil. Todos nós temos a experiência de passar por algumas grandes tribulações na vida, situações em que lutamos até esgotar todas as nossas forças, até chegarmos a ponto de não nos restar nenhuma saída, a não ser nos render ao Senhor. São momentos em que provamos o quebrantamento, o arrependimento cabal e a consagração absoluta. Pensamos muitas vezes que são provações como essas que nos fazem negar a vida da alma. No entanto, quando a pressão do sofrimento é aliviada, a vida da alma que pensamos ter sido debelada em nós, volta à atividade. Isso é muito frustrante, e não deve ter sido diferente na experiência de Pedro.

Espírito e fogo

A Primeira Epístola de Pedro mostra que ele achou o caminho certo. O versículo chave está em Mateus 3:11, na palavra dita por João Batista: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. Ao lerem esse texto, alguns entendem que se aceitarmos o Senhor Ele nos batizará com o Espírito Santo, e se não O aceitarmos, Ele nos batizará com o fogo inextinguível. A Palavra não diz que seremos batizados com o Espírito Santo “ou” com fogo, e, sim, com o Espírito Santo “e” com fogo.
Em outras palavras, o Espírito e o fogo andam juntos, isto é, onde está o Espírito ali está também o fogo. Pedro evidencia a importância do fogo no processo de purificação de nossa alma: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1:6-7).
Para se refinar o ouro, coloca-se o minério em um cadinho, para submetê-lo a alta temperatura. O ouro derrete, isto é, se liquefaz; e em estado líquido ele decanta, pois é mais pesado que as impurezas, permitindo assim que o ourives as remova. Semelhantemente, toda vez que o Senhor, nas situações cotidianas expõe a nossa vida da alma com Sua luz, precisamos do fogo que está no nosso espírito para evidenciar as impurezas da alma e queimá-las. Não há necessidade de esperar por alguma tribulação extraordinária, e, sim, no nosso dia a dia, por meio de uma palavra ou atitude, precisamos ser iluminados por Deus, de que ainda vivemos por nós mesmos, mesmo que seja pelo lado bom. Assim, voluntariamente buscamos o fogo do Espírito para depurar o ouro não perecível que está em nós.
Confirmando a importância do fogo na salvação da alma, Pedro, também fala: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também na revelação de sua glória vos alegreis exultando” (4:12-13). O conceito tradicional, de associar o fogo ao castigo, dificulta-nos o entendimento de que ele também pode ser usado por Deus no sentido positivo, para eliminar as impurezas e depurar o ouro. Pedro achou o caminho para obter a salvação da alma e hoje somos beneficiados pelas suas experiências de vida.

Louvor, glória e honra

Pedro ainda complementa sobre a salvação da alma dizendo: “A quem [Jesus Cristo], não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé, a salvação da vossa alma” (1 Pe 1:8-9). Esse é o caminho da salvação da nossa alma. Na revelação de Jesus Cristo, isto é, na Sua segunda vinda, quando todos os filhos de Deus comparecerão perante o tribunal de Cristo (2 Co 5:10) que Ele estabelecerá nos ares (1 Ts 4:16-17), receberemos louvor, isto é, aprovação; glória, que é a esfera do reino de Deus, e honra, para reinarmos com o Senhor.

sábado, 22 de março de 2014

FILIPENSES ATÉ HEBREUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 4: A ÊNFASE DOS ESCRITOS DE PAULO

Leitura bíblica: Fp 1:3-7, 4:14-19,2:7-11, 3:7-14; Fm8-11



Ler com oração: Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando; antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos]. Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas; vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem. Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. (Hb 2: 5-10)

FILIPENSES ATÉ HEBREUS

Filipenses

Filipos era a principal cidade da província romana na Macedônia. A igreja foi levantada de maneira muito doce na segunda viagem de Paulo com Silas. Por isso, Paulo mantinha um relacionamento de intimidade e cuidado com os crentes filipenses. Ele começa a carta que lhes foi endereçada, salientando a cooperação deles no evangelho, desde o primeiro dia até aquele momento (Fp 1:3-7). Eles sempre supriram Paulo com ofertas de riquezas materiais, tornando-se participantes do fruto do evangelho do apóstolo (4:14-19).
No capítulo dois da Epístola aos Filipenses, Paulo mostra o modelo de Cristo Jesus para todo homem que deseja reinar no mundo que há de vir; pois Ele “a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (vs. 7-11).
No capítulo três Paulo destaca que por causa da sublimidade da revelação da economia neotestamentária de Deus, ele perdeu todas as coisas e as considerava como refugo, para ganhar a Cristo. Ele queria de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos, que é um prêmio para os vencedores. Com isso, ele não olhava mais para trás, antes, esquecendo-se das coisas que para trás ficaram, desejava avançar para as que diante dele estavam, prosseguindo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (vs. 7-14).
O prêmio para os vencedores será o reino milenar. Portanto a Epístola aos Filipenses define o destino, o alvo, “do avião” da economia neotestamentária de Deus. Todo avião antes de levantar voo precisa saber qual é o seu destino, para calcular o combustível, o roteiro, enfim, o plano de voo. Filipenses traz “o plano de voo e o alvo final”, que é o reino.

Filemom

Esta é uma carta pessoal de Paulo a Filemom, que provavelmente era um presbítero da igreja em Colossos. Ele possuía um escravo de nome Onésimo; este fugira de seu senhor, roubando-lhe algum dinheiro. Onésimo foi até Roma onde seu caminho cruzou com o do apóstolo Paulo, que lhe pregou o evangelho e cuidou dele com muito amor. Aquele que antes era inútil ao seu senhor, graças ao suprimento de vida em amor, tornou-se útil a Paulo e a Filemom (vs. 8-11).
Essa história revela algo muito significativo, pois no plano de Deus, Sua economia visa suprir-nos com a vida divina para o nosso crescimento. O dispensar da vida de Deus faz Sua natureza, que é amor, chegar até nós. O resultado desse suprimento de vida, por meio do cuidado amoroso dos membros do Corpo de Cristo, faz uma obra de transformação em nós: de pessoas totalmente inúteis para Deus, nos tornamos úteis, mediante o trabalhar de Sua vida, em amor. Esse amor, que muda as pessoas inúteis em úteis, é a base para a pista de decolagem do avião.

Hebreus

Por fim, a Epístola aos Hebreus traz-nos uma revelação capaz de mudar nossa vida e serviço a Deus. Como pano de fundo, devemos ter em mente que Deus confiara aos anjos o governo do primeiro mundo, mas eles fracassaram. Por isso essa carta começa com a apresentação do Filho Primogênito de Deus, Jesus Cristo, o Homem. Como Deus, Ele era o Filho Unigênito do Pai (Jo 1:18), todavia, Ele se tornou carne, na pessoa de Jesus, e viveu uma vida de completa renúncia de Si, para fazer somente a vontade Daquele que O enviou; foi obediente até a morte e morte de cruz. Foi o primeiro homem a receber a aprovação do Deus Pai, que O ressuscitou (At 2:22-24), e foi exaltado à Sua destra (vs. 32-33).
Deus cumpriu plenamente a nós, Seus filhos, o evangelho da promessa, ressuscitando a Jesus, como também está escrito: “Tu és Meu Filho, eu, hoje, te gerei (At 13:32-34 cf. Sl 2:7b). É de extrema importância observar que o Homem Jesus foi gerado na ressurreição como Filho de Deus. Ele foi o primeiro homem a ser coroado de glória e de honra, a fim de conduzir os muitos filhos de Deus à glória pelo mesmo caminho que Ele trilhou (Hb 2:9-10).
No capítulo um o autor explicita a superioridade do Homem Jesus em relação aos anjos. Embora sejam seres espirituais (v. 14a), os anjos não foram criados para receber a vida de Deus; portanto, não podem ser gerados como filhos de Deus (v. 5); pelo contrário, Jesus foi o primeiro Homem gerado por Deus como Seu Filho Primogênito, e Deus ordenou que todos os anjos O adorem (v. 6). Os anjos foram enviados para servir os homens que irão herdar a salvação (v. 14b).
No capítulo dois o autor revela algo tremendo: Deus não sujeitará o mundo que há de vir a anjos, antes, Ele entregará ao homem o governo do reino vindouro: “Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos]” (vs. 6-8).
Como poderá o homem pecador, rebelde contra Deus, criado por um pouco menor que os anjos, assumir tão grande responsabilidade de governar o mundo que há de vir? O restante dessa carta explica que Jesus, como Homem, abriu o caminho para todos os homens que Lhe obedecem, com o fim de prepará-los para reinar. Ele é Autor da nossa salvação, Apóstolo e Sumo Sacerdote, para executar em nós a plena salvação de Deus. Quanto a nós, tão somente temos de correr a nossa carreira pela fé, seguindo o Autor e Consumador da fé: Jesus. Ao viver a vida da igreja, crescer em vida e praticar o amor, seremos preparados para reinar no mundo que há de vir. Glória a Deus!

quinta-feira, 20 de março de 2014

A DEGRADAÇÃO DA IGREJA EM ÉFESO ATÉ EFÉSIOS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 4: A ÊNFASE DOS ESCRITOS DE PAULO

Leitura bíblica: 2Tm 1:6-7; Gl 1:6-7, 2:16-21, 3:2-5; Cl 1:15-19; Ef 1

Ler com oração: Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. (2Tm 4:6-8)


A DEGRADAÇÃO DA IGREJA EM ÉFESO ATÉ EFÉSIOS

A degradação na igreja em Éfeso

Conforme já explicamos, a igreja em Éfeso recebeu cuidados especiais de Paulo; foi lá que ele permaneceu mais tempo, três anos, além de, mais tarde, ter recebido uma carta onde ele descreve maravilhosamente a economia neotestamentária de Deus. A palavra Éfeso significa desejável, todavia, a condição da igreja não era nada desejável. Quando Paulo escreveu a Primeira Epístola a Timóteo, a situação da igreja não era boa. Havia pessoas que abusavam do conhecimento para se ocuparem com fábulas e genealogias sem fim, com doutrinas e discussões. Timóteo foi deixado em Éfeso justamente para que eles se voltassem para a economia de Deus, na fé (1 Tm 1:3-7).

Todos os da Ásia abandonaram Paulo

Paulo escreveu a Segunda Epístola a Timóteo, pois a situação da igreja em Éfeso havia piorado. Timóteo não suportou a pressão ali existente e seu espírito se apagou. Paulo teve de encorajá-lo: “Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (1:6-7). Depois de animar Timóteo, Paulo diz: “Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Fígelo e Hermógenes” (v. 15).

Paulo combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé

Mesmo em um quadro aparentemente tão negativo, Paulo declara que combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé (2 Tm 4:7). Ele sabia que seu ministério de edificação das igrejas no contato direto com os irmãos não teve resultado tão satisfatório, mas entendeu que Deus queria que ele desse continuidade à sua incumbência ministerial por meio de seus escritos, para que a revelação que recebera não se perdesse. O seu ministério epistolar foi um sucesso.
Ao completar seus escritos, Paulo tinha consciência de que chegara o tempo de sua partida, pois cumprira sua comissão: “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (vs. 6-8).

Resumo dos principais livros escritos por Paulo
Gálatas

A motivação de Paulo ter escrito a Epístola aos Gálatas foi para alertá-los sobre o que pregavam alguns judeus cristãos, ou seja, os judaizantes. Eles ensinavam que, além da fé em Cristo, ainda era necessário praticar as obras da lei, perturbando, dessa forma, os crentes gálatas e pervertendo o evangelho de Cristo (1:6-7). Essa carta é um dos livros mais importantes da Bíblia, revelando pela primeira vez o plano da salvação de Deus na nova aliança, isto é, a economia neotestamentária de Deus.
A fé em Cristo Jesus constitui a base principal do plano de Deus. O homem não é justificado pelas obras da lei, e, sim, mediante a fé em Cristo. A cruz de Cristo libertou o homem da escravidão da lei; pois por ela o homem morreu para a lei a fim de viver para Deus. Isso é graça de Deus, pois do contrário teria Cristo morrido em vão (2:16-21).
Os gálatas receberam o Espírito pela palavra da fé que lhes foi pregada (3:2-5). Toda realidade espiritual está no Espírito: “Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos pela fé o Espírito prometido” (v. 14). Pelo cumprimento dessa promessa o plano de Deus tornou-se realizável e real para o homem.
No capítulo quatro Paulo continua a mostrar que todo homem, salvo pela graça em Cristo Jesus, precisa crescer e amadurecer para ser herdeiro de Deus. Para isso, em Sua “economia doméstica”, Deus colocou o homem regenerado na vida da igreja, onde há tutores e curadores para ajudá-lo a crescer e ser aperfeiçoado (vs. 1-7). Agora esse homem não vive mais pela sua carne, antes, seu andar é guiado pelo Espírito, e, consequentemente, produz o fruto do Espírito (5:16-25).
Esse é um esboço da economia neotestamentária de Deus, com seus principais elementos que são: a graça, a fé, Cristo, a igreja e o Espírito. Para melhor entendimento, podemos assemelhar o livro de Gálatas com a fuselagem, a parte central do corpo de um avião, visto que essa epístola é a base do conteúdo da economia neotestamentária de Deus. Entretanto, sabemos que um avião não pode alçar voo somente com a fuselagem. Há a necessidade de outras partes, igualmente importantes. É o que veremos em seguida.
Colossenses

Tomando como ilustração o avião, ainda temos outras partes indispensáveis que são as asas do mesmo; portanto, além da Epístola aos Gálatas há necessidade de outros escritos para compor esse “avião” da economia neotestamentária de Deus. No episódio do tumulto havido no templo em Jerusalém, no final da terceira viagem de Paulo, vimos que Deus preservou a vida de Paulo para que, em Roma, ele escrevesse outros quatro livros de grande valor, sendo um deles a Epístola aos Colossenses.
O destaque dessa carta é Cristo, o qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Ele é o único elo de ligação entre o Deus Criador e a criação. Nele foram criadas todas as coisas; tudo foi feito por meio Dele e para Ele; Ele é a Cabeça do corpo, da igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que Nele residisse toda a plenitude (Cl 1:15-19).
Esse livro nos revela que Deus tem um mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos Seus santos, ou seja, Cristo é a esperança da glória do homem (vs. 25-27). Somente em Cristo temos acesso ao Seu reino (v. 13), e somente Nele o homem será coroado de glória e honra, pois Ele é o Autor da salvação com a responsabilidade de conduzir muitos filhos à glória (Hb 2:7, 9-10). Portanto, a Epístola aos Colossenses, tão bem descrita por Paulo enfatizando que o mistério de Deus é Cristo, representa a primeira asa desse avião, para que a economia de Deus consiga “levantar voo” e alcance as pessoas.

Efésios

Podemos dizer que a outra asa do avião, mencionado como exemplo acima, é representada pela Epístola aos Efésios, cujo conteúdo é de uma riqueza sem par. Ela começa com o dispensar do Deus Triúno para produzir a igreja, a qual é o Seu corpo, a plenitude Daquele que a tudo enche em todas as coisas. A obra do Pai foi ter-nos escolhido em Cristo antes da fundação do mundo, e ter-nos ainda predestinado para sermos Seus filhos herdeiros, por meio de Jesus Cristo. A obra do Filho foi realizar a redenção; pelo Seu sangue temos a remissão dos pecados; Nele convergirão todas as coisas, tanto as do céu como as da terra. A obra do Espírito é selar para Deus todos os que creram em Cristo, e garantir que receberão a herança, que é o reino (Ef 1).
No capítulo dois Paulo revela que, quando estávamos mortos em delitos e pecados, como materiais tão vis aos olhos de Deus, fomos salvos pela graça; Ele fez de nós Sua obra-prima (vs. 1-10).
Essa carta também nos revela que Cristo tem um mistério: a igreja, o Seu corpo. Foi dada a Paulo a graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo, e manifestar qual seja a dispensação desse mistério, desde os séculos oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus nosso Senhor (3:7-11).
O capítulo quatro revela que os membros do Corpo de Cristo precisam ser aperfeiçoados, a fim de que todos os santos executem a obra do ministério, a edificação do Corpo de Cristo (vs. 11-13). Desse ponto em diante, Paulo mostra como deve ser a vida normal da igreja: andar na graça, andar na verdade, andar no amor, andar na luz e andar no espírito. Dessa forma temos as duas asas do avião representadas por Colossenses que trata do mistério de Deus, que é Cristo, e Efésios, que trata do mistério de Cristo que é a igreja. Assim o avião está completo.

GUERRAS E RUMORES DE GUERRAS / Entendendo a Profecia de Mateus 24

GUERRAS E RUMORES DE GUERRAS / Entendendo a Profecia de Mateus 24


Mateus 24 é citado freqüentemente para explicar eventos atuais. Muitas pessoas sugerem que as notícias de hoje foram preditas por Cristo, para nos falar de sua volta. De acordo com tais interpretações deste texto, cada terremoto ou outro desastre natural, e cada conflito entre nações ou ameaça de guerra, em qualquer canto do mundo, é mais uma prova de que Jesus estará voltando logo.

Mas a profecia de Mateus 24 está se cumprindo agora? Para entender este texto, precisamos lê-lo cuidadosamente e, com mente aberta, pondo de lado nossas idéias preconcebidas e o sensacionalismo dos modernos “especialistas em profecias.” Neste artigo, consideraremos brevemente o conteúdo de Mateus 24 e 25. (Marcos 13 e Lucas 21 tambêm registram a mesma profecia básica. Este artigo segue o testo de Mateus 24)

O Ambiente e as Circunstâncias

Jesus estava em Jerusalém, durante sua semana final. Os chefes judeus já haviam desafiado sua autoridade, mas não tinham tido sucesso em suas tentativas para desacreditá-lo. Frustrados, começaram a planejar sua morte. Jesus lamentava a infidelidade daqueles que residiam na “Cidade Santa” (Mateus 23:37-39).

A Profecia Básica da Destruição do Templo (Mateus 24:1-3)

Quando Cristo estava saindo do templo, predisse que ele seria totalmente destruído: ”Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada” (24:2). Os apóstolos perguntaram sobre esta profecia:” Dize-nos quando acontecerão estas cousas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século” (24:3).

A Resposta de Jesus (Mateus 24:4-39)

É possível que os apóstolos tenham concluído que a destruição do templo e o fim do mundo aconteceriam ao mesmo tempo, mas nesta resposta a sua pergunta, Jesus fez uma distinção entre estes dois acontecimentos. Podemos saber com certeza que os sinais mencionados nos versículos 4-33 não estão falando das notícias de hoje ou de acontecimentos futuros, por causa das claras palavras de Jesus no versículo 34: ”Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.” Jesus falou mais ou menos no ano 30 d.C. O templo foi destruído pelo exército romano em 70 d.C. Alguns daqueles que ouviram a profecia viveram para ver seu cumprimento. Jesus esclareceu que os sinais que ele deu guerras, terremotos, falsos Cristos, grande tribulação, etc. iriam acontecer durante a vida de alguns dos seus ouvintes.

Jesus disse que o templo seria destruído depois da vinda de falsos Cristos e de falsos profetas (24:4-5,11,23-26), e depois de terríveis calamidades (guerras, fomes e terremotos – 24:6-8). Ele também disse que haveria perseguição (24:9-10) e aumento de pecado (24:12-13), e que o evangelho seria pregado por todo o mundo (24:14), antes que Jerusalém chegasse ao seu fim. Deste modo, Jesus estava dando algum conforto aos seus apóstolos, dizendo que a queda de Jerusalém não aconteceria imediatamente. Eles teriam tempo para cumprir sua missão antes da destruição de Jerusalém.

Estas coisas aconteceram antes de 70 d.C.? Sabemos que sim, porque Jesus disse que aconteceriam! Além desta profecia, a História nos fala de catástrofes naturais, perseguições e guerras, nesse tempo. De maior importância do que a evidência histórica, podemos nos voltar para a própria Bíblia. O Novo Testamento fala do sofrimento da fome (Atos 11:27-30), de falsos profetas (2 Pedro 2) e da perseguição contra os fiéis (Atos 8:1-3; etc.). E, exatamente como Jesus predisse, os zelosos discípulos levaram o evangelho a todo o mundo. Alguns anos antes da destruição do templo, Paulo dizia que o evangelho ”. . . foi pregado a toda criatura debaixo do céu” (Colossenses 1:23). Todas estas coisas tinham que acontecer antes da destruição do templo.

Na profecia de Mateus 24, Jesus também falou dos sinais que mostrariam aos discípulos alertas que o tempo da queda de Jerusalém tinha chegado. Ele falou especialmente do ”abominável da desolação” (24:15). Aqui, ele usa a mesma linguagem que Daniel usava para falar dos exércitos gentios entrando na cidade santa e no templo (veja Daniel 9:27; 11:31; 12:11). A profecia paralela de Lucas 21:20-24 torna claro que este é o significado desta linguagem. Jesus advertiu seus seguidores que estivessem prontos para fugir quando isto acontecesse. Ele disse que eles deveriam orar para que sua fuga não fosse complicada por mau tempo ou restrições do dia do sábado (24:20)

[Algumas pessoas interpretam esta referência ao sábado como evidêcia de que os cristão têm que continuar a observar esta lei do Velho Testamento, que era realmente um sinal da aliança entre Deus e os israelitas (Êxodo 31:12-18). Uma explicação melhor deste texto é encontrada em Neemias 13:15-22, onde Neemias instituiu a prática de fechar as portas da cicade no sábado para evitar violações da lei, durante o tempo do Velho Testamento.]

Ele também avisou que seria mais difícil para as mulheres grávidas e mães de crianças pequenas (24:19).

Para fixar sobre seus ouvintes o significado deste terrível dia de destruição, Jesus usou linguagem como a que encontramos nas profecias do Velho Testamento, de total destruição de nações e povos. Quando lemos os versículos 29-31, dois pontos nos ajudam a perceber que Jesus ainda está  falando de Jerusalém, e não do fim do mundo:

1. O limite de tempo que Jesus determinou em sua profecia, no versículo 34. Tinha que ser cumprido naquela geração.

2. O fato que as profecias do Velho Testamento usam a mesma linguagem para falar da destruição de reinos e cidades terrestres. Jesus disse: ”Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados” (24:29). À primeira vista, isso pode soar como o fim literal do mundo. Mas tal linguagem é usada em outros lugares, para falar da extinção de reis e reinos aqui na terra: Faraó do Egito (Ezequiel 32:2,7-10), nações gentias (Joel 3:12-15), Babilônia (Isaías 13:9,10,13). É claro que tal linguagem não profetiza, necessariamente, o fim do mundo, mas pode ser usada para falar dos julgamentos físicos contra nações, que ocorreram há muito tempo.

Jesus continuou, nos versículos 30 e 31, com figuras de julgamento do que se encontram no Velho Testamento. Ele disse que o Filho do homem viria nas nuvens, para julgar e salvar. Encontramos linguagem semelhante em passagens que falam do julgamento contra povos físicos, tais como Joel 3:16 e Amós 5:17-20. O Dia do Senhor não é necessariamente a segunda vinda de Cristo. Tal linguagem pode descrever a vinda de Deus em julgamento contra uma nação ou cidade.

Por que Jesus deu aos seus seguidores tais sinais detalhados sobre o julgamento contra Jerusalém? É claro, pela linguagem dos versículos 32-33, que ele queria que estivessem alertas e vigilantes. Se pudessem ver os sinais que ele tinha predito, teriam oportunidade para fugir e evitar serem destruídos (24:15-20).

Depois de afirmar que a destruição do templo seria acompanhada por claros sinais e que seria cumprida naquela geração (24:34-35), Jesus falou, nos versículos 36-39 ”. . . a respeito daquele dia . . .” que viria sem aviso. Ele não deu uma data, nem sinais para identificar sua segunda vinda. De fato, nos versículos seguintes, ele mostra que sua segunda vinda ser  súbita, inesperada e sem sinais de advertência.

Parábolas do Julgamento Final (Mateus 24:40 – 25:30)

Depois de falar de coisas que tinham que acontecer naquela geração (até os versículos 34-35), Jesus falou de sua segunda vinda, como algo que aconteceria no momento escolhido pelo Pai, porém não revelado a ninguém (24:36-39). Ele ressalta este ponto com uma série de parábolas que descrevem sua segunda vinda. Estas parábolas todas enfatizam à importância de se estar preparado para sua volta. Jesus falou dos trabalhadores no campo (24:40-42), do ladrão na noite (24:43-44), da diferença entre os servos bons e os maus (25:45-51), do contraste entre os tolos e os prudentes (25:1-13) e da importância de preparar-se para a volta do Mestre, como é explicado na parábola dos talentos (25:14-30).

Descrição do Julgamento Final (Mateus 25:31-46)

A parte final do capítulo 25 descreve o julgamento final, mostrando que Jesus se sentará no trono do julgamento, separando os servos desobedientes dos fiéis. Essa separação será final: ”E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna”(25:46).

Aplicações

Entre as muitas lições que podemos aprender, no estudo deste texto, é importante que lembremos duas:

1. Que o cuidadoso estudo dos trechos bíblicos em seu contexto pode ajudar- nos a evitar que sejamos desencaminhados por doutrinas humanas sensacionalistas, tais como o pré-milenismo. Deveríamos sempre começar pela Bíblia, e não pelas últimas manchetes dos jornais.

2. Que precisamos estar sempre preparados para a volta de Cristo. Ele não enviará sinais para nos avisar da sua volta. Pode acontecer daqui a milhares de anos, ou pode acontecer hoje à noite. Ladrões não mandam cartas com antecedência para avisar suas vítimas, e Deus não mandará aviso antecipado da volta de Cristo. Aqueles que estão preparados, nada têm a temer. Os despreparados enfrentam o trágico futuro de eterno sofrimento, separados de Deus. Que cada um se prepare para estar com Cristo na eternidade!

Por Dennis Allan

UM JOVEM NO EGITO

UM JOVEM NO EGITO


José teve uma infância complicada. Sua mãe morreu quando ele era pequeno, e seu pai teve muita dificuldade em viver com esta perda. Os meio-irmãos de José o maltratavam e o pai aumentou a tensão entre eles por mostrar uma forte preferência por José.

Aos 17 anos de idade, este jovem foi vendido por seus irmãos e se tornou escravo no Egito. Os irmãos convenceram seu pai que José estivesse morto. De fato, ele estava em outro país, rejeitado e esquecido pela família.

Era comum, na época em que José vivia, pensar que “os deuses” exercessem poder limitado e local. Até muito tempo depois de José, os gregos e romanos criaram sistemas mitológicos nos quais os diversos “deuses” tiveram poderes limitados sobre determinados aspectos do universo. Diante desses fatos, a fé de José se torna ainda mais impressionante. Longe da terra prometida aos descendentes de seu bisavô, no meio de um povo com seus próprios “deuses” e costumes religiosos, José não vacilou na sua confiança no único verdadeiro Deus.

Como escravo, José se mostrou íntegro e foi rapidamente promovido à posição de administrador geral dos negócios de Potifar. A mulher de Potifar viu este jovem atraente trabalhando dia após dia, e tentou seduzi-lo. José resistia aos avanços da mulher, explicando-lhe seus motivos: “Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” (Gênesis 39:8-9). Esta postura de José oferece um exemplo importante em vários sentidos:

(1) José acreditou na soberania universal do único Deus. Se ele cedesse à tentação, mesmo longe da terra dos descendentes de Abraão, pecaria contra Deus!

(2) José acreditou num padrão absoluto e universal de moralidade. Adultério é adultério em qualquer lugar.

(3) José não tentou justificar um pecado escondido. Qual dano poderia resultar de um pecado escondido cometido por um jovem longe de casa? Se José cogitou alguma desculpa deste tipo, teve o caráter de descartar tais noções e manter a sua integridade.

(4) José respeitou o casamento como um pacto inviolável. Ele não tratou o casamento de Potifar como algum arranjo insignificante entre pessoas que não conheciam o Senhor. O casamento nunca foi subordinado por Deus a alguma instituição religiosa, pois foi dado aos seres humanos pelo Criador, e deve ser respeitado por todos. Mesmo um casamento entre dois pagãos é um casamento digno de respeito.

(5) Quando a tentadora não desistiu, José fugiu. Literalmente fugiu! Manter-se puro diante de Deus foi mais importante do que o emprego, a liberdade ou a própria vida.

José passou anos na prisão por um crime que não cometeu, mas devido à sua fé, esse homem foi abençoado e usado por Deus para salvar a nação israelita. Vale a pena ser fiel!