quinta-feira, 20 de março de 2014

A DEGRADAÇÃO DA IGREJA EM ÉFESO ATÉ EFÉSIOS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 4: A ÊNFASE DOS ESCRITOS DE PAULO

Leitura bíblica: 2Tm 1:6-7; Gl 1:6-7, 2:16-21, 3:2-5; Cl 1:15-19; Ef 1

Ler com oração: Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. (2Tm 4:6-8)


A DEGRADAÇÃO DA IGREJA EM ÉFESO ATÉ EFÉSIOS

A degradação na igreja em Éfeso

Conforme já explicamos, a igreja em Éfeso recebeu cuidados especiais de Paulo; foi lá que ele permaneceu mais tempo, três anos, além de, mais tarde, ter recebido uma carta onde ele descreve maravilhosamente a economia neotestamentária de Deus. A palavra Éfeso significa desejável, todavia, a condição da igreja não era nada desejável. Quando Paulo escreveu a Primeira Epístola a Timóteo, a situação da igreja não era boa. Havia pessoas que abusavam do conhecimento para se ocuparem com fábulas e genealogias sem fim, com doutrinas e discussões. Timóteo foi deixado em Éfeso justamente para que eles se voltassem para a economia de Deus, na fé (1 Tm 1:3-7).

Todos os da Ásia abandonaram Paulo

Paulo escreveu a Segunda Epístola a Timóteo, pois a situação da igreja em Éfeso havia piorado. Timóteo não suportou a pressão ali existente e seu espírito se apagou. Paulo teve de encorajá-lo: “Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (1:6-7). Depois de animar Timóteo, Paulo diz: “Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Fígelo e Hermógenes” (v. 15).

Paulo combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé

Mesmo em um quadro aparentemente tão negativo, Paulo declara que combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé (2 Tm 4:7). Ele sabia que seu ministério de edificação das igrejas no contato direto com os irmãos não teve resultado tão satisfatório, mas entendeu que Deus queria que ele desse continuidade à sua incumbência ministerial por meio de seus escritos, para que a revelação que recebera não se perdesse. O seu ministério epistolar foi um sucesso.
Ao completar seus escritos, Paulo tinha consciência de que chegara o tempo de sua partida, pois cumprira sua comissão: “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (vs. 6-8).

Resumo dos principais livros escritos por Paulo
Gálatas

A motivação de Paulo ter escrito a Epístola aos Gálatas foi para alertá-los sobre o que pregavam alguns judeus cristãos, ou seja, os judaizantes. Eles ensinavam que, além da fé em Cristo, ainda era necessário praticar as obras da lei, perturbando, dessa forma, os crentes gálatas e pervertendo o evangelho de Cristo (1:6-7). Essa carta é um dos livros mais importantes da Bíblia, revelando pela primeira vez o plano da salvação de Deus na nova aliança, isto é, a economia neotestamentária de Deus.
A fé em Cristo Jesus constitui a base principal do plano de Deus. O homem não é justificado pelas obras da lei, e, sim, mediante a fé em Cristo. A cruz de Cristo libertou o homem da escravidão da lei; pois por ela o homem morreu para a lei a fim de viver para Deus. Isso é graça de Deus, pois do contrário teria Cristo morrido em vão (2:16-21).
Os gálatas receberam o Espírito pela palavra da fé que lhes foi pregada (3:2-5). Toda realidade espiritual está no Espírito: “Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos pela fé o Espírito prometido” (v. 14). Pelo cumprimento dessa promessa o plano de Deus tornou-se realizável e real para o homem.
No capítulo quatro Paulo continua a mostrar que todo homem, salvo pela graça em Cristo Jesus, precisa crescer e amadurecer para ser herdeiro de Deus. Para isso, em Sua “economia doméstica”, Deus colocou o homem regenerado na vida da igreja, onde há tutores e curadores para ajudá-lo a crescer e ser aperfeiçoado (vs. 1-7). Agora esse homem não vive mais pela sua carne, antes, seu andar é guiado pelo Espírito, e, consequentemente, produz o fruto do Espírito (5:16-25).
Esse é um esboço da economia neotestamentária de Deus, com seus principais elementos que são: a graça, a fé, Cristo, a igreja e o Espírito. Para melhor entendimento, podemos assemelhar o livro de Gálatas com a fuselagem, a parte central do corpo de um avião, visto que essa epístola é a base do conteúdo da economia neotestamentária de Deus. Entretanto, sabemos que um avião não pode alçar voo somente com a fuselagem. Há a necessidade de outras partes, igualmente importantes. É o que veremos em seguida.
Colossenses

Tomando como ilustração o avião, ainda temos outras partes indispensáveis que são as asas do mesmo; portanto, além da Epístola aos Gálatas há necessidade de outros escritos para compor esse “avião” da economia neotestamentária de Deus. No episódio do tumulto havido no templo em Jerusalém, no final da terceira viagem de Paulo, vimos que Deus preservou a vida de Paulo para que, em Roma, ele escrevesse outros quatro livros de grande valor, sendo um deles a Epístola aos Colossenses.
O destaque dessa carta é Cristo, o qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Ele é o único elo de ligação entre o Deus Criador e a criação. Nele foram criadas todas as coisas; tudo foi feito por meio Dele e para Ele; Ele é a Cabeça do corpo, da igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que Nele residisse toda a plenitude (Cl 1:15-19).
Esse livro nos revela que Deus tem um mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos Seus santos, ou seja, Cristo é a esperança da glória do homem (vs. 25-27). Somente em Cristo temos acesso ao Seu reino (v. 13), e somente Nele o homem será coroado de glória e honra, pois Ele é o Autor da salvação com a responsabilidade de conduzir muitos filhos à glória (Hb 2:7, 9-10). Portanto, a Epístola aos Colossenses, tão bem descrita por Paulo enfatizando que o mistério de Deus é Cristo, representa a primeira asa desse avião, para que a economia de Deus consiga “levantar voo” e alcance as pessoas.

Efésios

Podemos dizer que a outra asa do avião, mencionado como exemplo acima, é representada pela Epístola aos Efésios, cujo conteúdo é de uma riqueza sem par. Ela começa com o dispensar do Deus Triúno para produzir a igreja, a qual é o Seu corpo, a plenitude Daquele que a tudo enche em todas as coisas. A obra do Pai foi ter-nos escolhido em Cristo antes da fundação do mundo, e ter-nos ainda predestinado para sermos Seus filhos herdeiros, por meio de Jesus Cristo. A obra do Filho foi realizar a redenção; pelo Seu sangue temos a remissão dos pecados; Nele convergirão todas as coisas, tanto as do céu como as da terra. A obra do Espírito é selar para Deus todos os que creram em Cristo, e garantir que receberão a herança, que é o reino (Ef 1).
No capítulo dois Paulo revela que, quando estávamos mortos em delitos e pecados, como materiais tão vis aos olhos de Deus, fomos salvos pela graça; Ele fez de nós Sua obra-prima (vs. 1-10).
Essa carta também nos revela que Cristo tem um mistério: a igreja, o Seu corpo. Foi dada a Paulo a graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo, e manifestar qual seja a dispensação desse mistério, desde os séculos oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus nosso Senhor (3:7-11).
O capítulo quatro revela que os membros do Corpo de Cristo precisam ser aperfeiçoados, a fim de que todos os santos executem a obra do ministério, a edificação do Corpo de Cristo (vs. 11-13). Desse ponto em diante, Paulo mostra como deve ser a vida normal da igreja: andar na graça, andar na verdade, andar no amor, andar na luz e andar no espírito. Dessa forma temos as duas asas do avião representadas por Colossenses que trata do mistério de Deus, que é Cristo, e Efésios, que trata do mistério de Cristo que é a igreja. Assim o avião está completo.

Nenhum comentário: