sábado, 22 de março de 2014

FILIPENSES ATÉ HEBREUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 4: A ÊNFASE DOS ESCRITOS DE PAULO

Leitura bíblica: Fp 1:3-7, 4:14-19,2:7-11, 3:7-14; Fm8-11



Ler com oração: Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando; antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos]. Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas; vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem. Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. (Hb 2: 5-10)

FILIPENSES ATÉ HEBREUS

Filipenses

Filipos era a principal cidade da província romana na Macedônia. A igreja foi levantada de maneira muito doce na segunda viagem de Paulo com Silas. Por isso, Paulo mantinha um relacionamento de intimidade e cuidado com os crentes filipenses. Ele começa a carta que lhes foi endereçada, salientando a cooperação deles no evangelho, desde o primeiro dia até aquele momento (Fp 1:3-7). Eles sempre supriram Paulo com ofertas de riquezas materiais, tornando-se participantes do fruto do evangelho do apóstolo (4:14-19).
No capítulo dois da Epístola aos Filipenses, Paulo mostra o modelo de Cristo Jesus para todo homem que deseja reinar no mundo que há de vir; pois Ele “a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (vs. 7-11).
No capítulo três Paulo destaca que por causa da sublimidade da revelação da economia neotestamentária de Deus, ele perdeu todas as coisas e as considerava como refugo, para ganhar a Cristo. Ele queria de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos, que é um prêmio para os vencedores. Com isso, ele não olhava mais para trás, antes, esquecendo-se das coisas que para trás ficaram, desejava avançar para as que diante dele estavam, prosseguindo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (vs. 7-14).
O prêmio para os vencedores será o reino milenar. Portanto a Epístola aos Filipenses define o destino, o alvo, “do avião” da economia neotestamentária de Deus. Todo avião antes de levantar voo precisa saber qual é o seu destino, para calcular o combustível, o roteiro, enfim, o plano de voo. Filipenses traz “o plano de voo e o alvo final”, que é o reino.

Filemom

Esta é uma carta pessoal de Paulo a Filemom, que provavelmente era um presbítero da igreja em Colossos. Ele possuía um escravo de nome Onésimo; este fugira de seu senhor, roubando-lhe algum dinheiro. Onésimo foi até Roma onde seu caminho cruzou com o do apóstolo Paulo, que lhe pregou o evangelho e cuidou dele com muito amor. Aquele que antes era inútil ao seu senhor, graças ao suprimento de vida em amor, tornou-se útil a Paulo e a Filemom (vs. 8-11).
Essa história revela algo muito significativo, pois no plano de Deus, Sua economia visa suprir-nos com a vida divina para o nosso crescimento. O dispensar da vida de Deus faz Sua natureza, que é amor, chegar até nós. O resultado desse suprimento de vida, por meio do cuidado amoroso dos membros do Corpo de Cristo, faz uma obra de transformação em nós: de pessoas totalmente inúteis para Deus, nos tornamos úteis, mediante o trabalhar de Sua vida, em amor. Esse amor, que muda as pessoas inúteis em úteis, é a base para a pista de decolagem do avião.

Hebreus

Por fim, a Epístola aos Hebreus traz-nos uma revelação capaz de mudar nossa vida e serviço a Deus. Como pano de fundo, devemos ter em mente que Deus confiara aos anjos o governo do primeiro mundo, mas eles fracassaram. Por isso essa carta começa com a apresentação do Filho Primogênito de Deus, Jesus Cristo, o Homem. Como Deus, Ele era o Filho Unigênito do Pai (Jo 1:18), todavia, Ele se tornou carne, na pessoa de Jesus, e viveu uma vida de completa renúncia de Si, para fazer somente a vontade Daquele que O enviou; foi obediente até a morte e morte de cruz. Foi o primeiro homem a receber a aprovação do Deus Pai, que O ressuscitou (At 2:22-24), e foi exaltado à Sua destra (vs. 32-33).
Deus cumpriu plenamente a nós, Seus filhos, o evangelho da promessa, ressuscitando a Jesus, como também está escrito: “Tu és Meu Filho, eu, hoje, te gerei (At 13:32-34 cf. Sl 2:7b). É de extrema importância observar que o Homem Jesus foi gerado na ressurreição como Filho de Deus. Ele foi o primeiro homem a ser coroado de glória e de honra, a fim de conduzir os muitos filhos de Deus à glória pelo mesmo caminho que Ele trilhou (Hb 2:9-10).
No capítulo um o autor explicita a superioridade do Homem Jesus em relação aos anjos. Embora sejam seres espirituais (v. 14a), os anjos não foram criados para receber a vida de Deus; portanto, não podem ser gerados como filhos de Deus (v. 5); pelo contrário, Jesus foi o primeiro Homem gerado por Deus como Seu Filho Primogênito, e Deus ordenou que todos os anjos O adorem (v. 6). Os anjos foram enviados para servir os homens que irão herdar a salvação (v. 14b).
No capítulo dois o autor revela algo tremendo: Deus não sujeitará o mundo que há de vir a anjos, antes, Ele entregará ao homem o governo do reino vindouro: “Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos]” (vs. 6-8).
Como poderá o homem pecador, rebelde contra Deus, criado por um pouco menor que os anjos, assumir tão grande responsabilidade de governar o mundo que há de vir? O restante dessa carta explica que Jesus, como Homem, abriu o caminho para todos os homens que Lhe obedecem, com o fim de prepará-los para reinar. Ele é Autor da nossa salvação, Apóstolo e Sumo Sacerdote, para executar em nós a plena salvação de Deus. Quanto a nós, tão somente temos de correr a nossa carreira pela fé, seguindo o Autor e Consumador da fé: Jesus. Ao viver a vida da igreja, crescer em vida e praticar o amor, seremos preparados para reinar no mundo que há de vir. Glória a Deus!

Nenhum comentário: