sexta-feira, 22 de agosto de 2014

INVOCAR O NOME DO SENHOR NOS TRAZ REALIDADE ESPIRITUAL

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 21: Invocar o nome do Senhor (At 2:14, 21)

Leitura bíblica:   Rm 7:6; 2 Co 3:5-6; Ap 2:12-17

Ler com oração:  Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade (Sl 145:18).


INVOCAR O NOME DO SENHOR NOS TRAZ REALIDADE ESPIRITUAL

Após o período da igreja representado pela igreja em Esmirna, temos o período da história simbolizado pela igreja em Pérgamo. Esse foi o período em que a igreja deixou de ser perseguida, mas se misturou com o mundo. Houve uma grande mescla entre os que eram, de fato, salvos e regenerados e os que apenas tinham o nome de cristãos, isto é, tinham apenas a aparência exterior, sem, contudo, a realidade interior.
A perseguição do império romano durou cerca de trezentos anos, desde o final do século I, sob o governo de Nero, até o início do século IV, quando o imperador Constantino converteu-se ao cristianismo e passou a oferecer vantagens aos que fizessem o mesmo. Desse modo, muitos se tornavam “cristãos” apenas por essas vantagens. Com o passar do tempo a prática de invocar o nome do Senhor também se perdeu, até ser resgatada de uma forma mais ampla na segunda parte do século XX.
Apesar de vivermos na vida da igreja, nos esquecemos facilmente das coisas. Numa reunião da igreja, invocamos fortemente o nome do Senhor, mas, quando voltamos para casa, esse ato de invocar vai se tornando menos frequente e, depois de um tempo, desaparece. Precisamos invocar o nome do Senhor até estarmos maduros na vida divina e prontos para reinar com Ele na próxima era.
Ao invocar o nome do Senhor, nós nos voltamos ao nosso espírito, onde habita o Espírito de Deus. No espírito somos ministros de uma nova aliança (2 Co 3:6). Não importa quantos anos de vida cristã tenhamos, o importante é exercitar nosso espírito para servirmos em novidade de espírito, e não na caducidade da letra (Rm 7:6). O caminho foi dado para sermos pessoas espirituais; a chave foi dada e está em nossas mãos.
Além disso, invocar o nome do Senhor é a base de nosso viver da igreja. Não devemos pensar que a vida da igreja é uma escola, empresa, exército ou coisas seculares parecidas. A igreja é a casa do Deus vivo. É o melhor lugar para produzir vencedores. A vida conjugal, a vida familiar, a vida de reuniões, a vida social, tudo isso faz parte do viver da igreja, e não apenas as reuniões. Todo esse viver deve ter como base invocar o nome do Senhor. Se acordamos e não O invocamos antes de ir para o trabalho, para escola ou até mesmo antes de fazer serviços espirituais da igreja ou da obra, não exercitamos o espírito, e o nosso viver será natural, terrenal, comum. Viveremos pelo homem natural, pela carne.
Devemos invocar o nome do Senhor Jesus a fim de nos voltar ao espírito e ser salvos a cada momento de nós mesmos. Quanto mais invocamos Seu nome, mais a vida divina transbordará para nossa alma, para nossa mente, emoção e vontade, e poderemos viver por essa vida e expressar o Senhor.


Ponto-chave:  Invocar o nome do Senhor para ter realidade espiritual em nosso viver diário.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

INVOCAR O NOME DO SENHOR NOS FAZ PERSEVERAR EM MEIO À TRIBULAÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 21: Invocar o nome do Senhor (At 2:14, 21)

Leitura bíblica:  At 2:21; Ap 2:8-11


Ler com oração:  Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza.
 Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma (Sl 116:3-4).

INVOCAR O NOME DO SENHOR NOS FAZ PERSEVERAR EM MEIO À TRIBULAÇÃO

Por causa da perseguição dos judeus no início da vida da igreja em Jerusalém, muitos cristãos fugiram e foram dispersos por diferentes cidades. Essa dispersão, porém, foi útil na expansão do evangelho, pois “os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra” (At 8:4) e o nome do Senhor (v. 12). Desse modo, juntamente com o evangelho, a prática de invocar o Senhor foi sendo transmitida e levada adiante.
Em Apocalipse 2–3 temos as sete cartas que o Senhor mandou João escrever para sete das igrejas da Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia. A situação dessas igrejas apresenta aspectos históricos e proféticos da igreja desde o final do primeiro século até a vinda do Senhor Jesus.
Éfeso simboliza a igreja na época dos apóstolos. Nessa época, a igreja ainda perseverou e, embora tenha sofrido provas por causa do nome do Senhor, não se deixou esmorecer (Ap 2:3). A igreja em Esmirna prefigura o período da igreja em que, após a morte dos apóstolos, o império romano perseguiu e matou milhares de cristãos. Esmirna quer dizer mirra, especiaria usada para embalsamar os mortos. Mesmo diante de perseguição e da ameaça de morte, os cristãos daquela época foram fiéis; por isso o Senhor lhes prometeu a coroa da vida (v. 10b) e ainda afirmou que o vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte (v. 11b).
O Senhor disse à igreja em Esmirna: “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza. [...] Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias” (vs. 9-10). O Senhor conhecia a tribulação e os sofrimentos que a igreja nesse período sofria. Durante o domínio do império romano, houve dez grandes perseguições aos cristãos. Contudo, mesmo debaixo de tanta perseguição, os santos naquela época não cederam à pressão; pelo contrário, ainda foram fiéis ao nome do Senhor.
Igualmente hoje o inimigo nos pressiona para abandonar o Senhor e não perseverar na prática de invocar Seu nome. Somente em alguns países essas pressões são físicas, como aconteceu naquela época, mas em outros lugares elas vêm a nós de outras maneiras para deixarmos de invocar o nome do Senhor. Nós, porém, sabemos que nossa salvação está em invocar o nome do Senhor (At 2:21).
Invocar o nome do Senhor não é uma doutrina ou mera pregação; sempre que o fazemos experimentamos salvação, por isso não devemos, jamais, deixar de fazê-lo! O nome Jesus quer dizer Jeová, a salvação. Em Seu nome experimentamos Sua maravilhosa salvação todo-inclusiva, que inclui não apenas a salvação inicial, quando fomos regenerados, mas também a salvação diária, do pecado, do mundo, do ego, da vida natural.


Ponto-chave:  Jamais deixar de invocar o nome do Senhor!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O INÍCIO DA IGREJA EM JERUSALÉM

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 21: Invocar o nome do Senhor (At 2:14, 21)

Leitura bíblica:  At 3:1-3, 6, 12-16; 8:1-4, 12


Ler com oração:  Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós (At 3:16).


O INÍCIO DA IGREJA EM JERUSALÉM

No dia de Pentecostes, três mil se converteram e ficaram cheios de alegria. A partir daí eles se reuniam no templo e de casa em casa, tinham comunhão na Palavra do Senhor, no partir do pão e nas orações (At 2:41-42). Podemos inferir que em cada casa se invocava o nome do Senhor, pois essa fora a ênfase da pregação do apóstolo Pedro (v. 21).
Esses acontecimentos suscitaram inveja nos judeus, que começaram as perseguições. É claro que os sacerdotes, escribas e fariseus não queriam que as pessoas cressem no Senhor. Eles consideravam que os que invocavam o nome do Senhor não estavam de acordo com a lei de Moisés, não se dando conta de que a salvação prometida por Deus no Antigo Testamento já havia chegado em Jesus Cristo.
No dia de Pentecostes, quando Pedro e os onze se levantaram, eles tinham um encargo: ajudar os judeus a serem salvos. Por meio da pregação de Pedro e da ação do Espírito nas pessoas, muitos se converteram dando início à vida da igreja em Jerusalém. Houve de fato um ótimo início, o melhor início – invocar o nome do Senhor! Como resultado havia alegria e simplicidade nos irmãos, “enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (v. 47b).
Logo depois, Pedro e João foram ao templo para orar, e um coxo lhes pediu esmola (3:1-3). Eles lhe disseram não ter prata ou ouro, mas tinham o nome de Jesus: “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (v. 6b). Foi nesse nome que aquele homem foi curado. Então os judeus se juntaram na porta do templo, admirados com o ocorrido, e queriam saber o que acontecera. Pedro aproveitou a situação e mais uma vez pregou o nome de Jesus (vs. 12-16). Logo em seguida, os opositores vieram e prenderam Pedro e João, mas, pela coragem que tiveram e porque não deixaram de falar sobre o nome do Senhor Jesus, muitos dos que ouviram sua pregação creram, subindo o número de homens salvos a quase cinco mil (4:1-4).
Com o avanço do evangelho e a consolidação do viver da igreja, as perseguições se intensificaram. Não apenas os anciãos levantavam oposição, mas alguns mais jovens também. Foi o caso de Saulo, um jovem fariseu que se sobressaía entre os de sua geração: “Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível” (Fp 3:5-6). Além disso, ele havia estudado aos pés de Gamaliel, um dos mais conceituados mestres da lei de então (At 22:3).
Era fácil saber quem os opositores deveriam perseguir, pois os cristãos tinham uma característica: invocavam o nome do Senhor (9:14). Por causa dessa perseguição, muitos deixaram a cidade e foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria (8:1). Contudo essa estratégia do inimigo apenas serviu para propagar ainda mais o evangelho e o nome do Senhor, pois “os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra” (vs. 4, 12).
Hoje não sofremos mais perseguição física por invocar o nome do Senhor, mas o inimigo continua a nos afastar dessa prática com a mesma intensidade. Já que temos liberdade de falar a Palavra de Deus e invocar o nome do Senhor, ele levanta circunstâncias que nos conduzem ao comodismo e nos fazem pensar que já não precisamos invocar o Senhor tanto assim. Porém é preciso lembrar que essa prática traz salvação – não apenas aquela inicial, mas salvação diária e em cada situação. Que perseveremos nessa prática!


Ponto-chave:  Propagar o evangelho e o nome do Senhor em todo lugar!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

A OBRA DO SENHOR NO DIA DE PENTECOSTES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 21: Invocar o nome do Senhor (At 2:14, 21)

Leitura bíblica: At 1:3-4; 2:36-40; 4:12


Ler com oração:  Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. [...] Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte (Jr 29:12-14a).

A OBRA DO SENHOR NO DIA DE PENTECOSTES

Segundo a ordenança do Senhor aos filhos de Israel no Antigo Testamento, eles celebravam as três festas anuais em Jerusalém: Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos. O termo Pentecostes significa cinquenta, pois essa festa ocorria cinquenta dias depois da Festa da Páscoa. Após morrer e ressuscitar, o Senhor permaneceu com os discípulos por quarenta dias antes de ascender ao céu e, por fim, os instruiu a não deixar Jerusalém, mas aguardar ali pelo cumprimento da promessa do Pai de derramar sobre eles o Espírito Santo (At 1:3-4). Então, por dez dias eles, perseveraram unânimes em oração. Isso foi possível porque o Espírito Santo já estava no interior deles (Jo 20:22).
No dia de Pentecostes, o Espírito foi derramado sobre eles, revestindo-os de poder, para capacitá-los a pregar o evangelho com intrepidez aos moradores de Jerusalém. Estavam ali muitos judeus de várias regiões, de diferentes países, que falavam línguas diferentes. Quando o Espírito foi derramado sobre os discípulos, estes começaram a falar em línguas, cada um em seu idioma materno (At 2:6-8). Alguns dos que os ouviam ficaram maravilhados com esse fato; outros, porém, zombavam e diziam que eles estavam embriagados (vs. 12-13).
Foi nesse momento que se levantou Pedro com os onze e proclamou, com ousadia, o evangelho a todos esses que os ouviam. Ele declarou publicamente, em frente de milhares de judeus, que aqueles homens não estavam embriagados; antes, aquilo era o cumprimento da profecia de Joel, em que o Senhor dissera que nos últimos dias derramaria do Seu Espírito sobre toda carne (vs. 14-21; cf. Jl 2:28-29). Além disso, Pedro afirmou que aquele mesmo Jesus que fora crucificado pelo povo, Deus O tornara Senhor e Cristo, e as pessoas deveriam invocá-Lo, arrepender-se e ser batizadas, se quisessem ser salvas (At 2:21, 38).
Aqueles galileus incultos falaram em línguas estrangeiras que não tinham estudado e anunciaram o evangelho com intrepidez para os mesmos judeus que haviam clamado pela crucificação do Senhor Jesus cinquenta dias antes. Esse sinal miraculoso, porém, era apenas para testificar exteriormente o que o Senhor queria fazer interiormente nas pessoas: salvá-las por meio do nome do Senhor Jesus. Por isso, ao citar Joel, Pedro mencionou que todo aquele que invocasse o nome do Senhor seria salvo, pois não há salvação em nenhum outro, já que abaixo do céu não existe nenhum outro nome pelo qual podemos ser salvos (cf. At 4:12).


Ponto-chave:  Não há outro nome para nossa salvação.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

DESPREZADO PELOS HOMENS, MAS EXALTADO POR DEUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 21: Invocar o nome do Senhor (At 2:14, 21)

Leitura bíblica:  Mc 15:6-15; Jo 1:46; At 1:3, 8; Rm 10:9-13


Ler com oração:  Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo (At 2:36).

DESPREZADO PELOS HOMENS, MAS EXALTADO POR DEUS

Os ministros da nova aliança que assumem responsabilidades diante do Senhor têm uma característica importante: eles invocam o nome do Senhor para estar no espírito. Pelo fato de estarem no espírito por meio de invocar o nome do Senhor, eles conseguem andar juntos, atuar juntos e ser “um”, mesmo tendo pontos de vista diferentes.
Quando falamos de invocar o nome do Senhor, não nos referimos ao fato de apenas se repetir mecanicamente: “Ó Senhor Jesus! Amém! Aleluia!”. Ao invocá-Lo, devemos fazê-lo de coração, crendo que Ele é o Senhor (At 2:36; Rm 10:9-13).
O Senhor Jesus começou Seu ministério na região em que havia crescido. Embora tenha nascido em Belém da Judeia, mesma cidade em que nasceu o rei Davi, Ele cresceu em Nazaré da Galileia, um lugar desprezado (Jo 1:46). Foi ali, junto ao mar da Galileia, que Ele apareceu como uma grande luz para pescadores e os chamou para serem pescadores de homens. Ao ouvir o Seu chamado, Pedro, André, Tiago e João deixaram as redes e os barcos, ou seja, os instrumentos de sua subsistência, a fim de seguir o Senhor (Mt 4:18-22). Jesus não veio falar e pregar só para os galileus; com o passar do tempo, o número de discípulos foi crescendo até o momento em que havia uma multidão. Seu coração era amplo e incluía a todos.
Após Sua morte e ressurreição, Jesus apareceu para Seus discípulos durante 40 dias, falando-lhes das coisas concernentes ao reino de Deus (At 1:3). Por fim, lhes afirmou que receberiam poder, ao descer o Espírito Santo sobre eles, para serem Suas testemunhas tanto em Jerusalém, como na Judeia, Samaria e até os confins da terra (v. 8).
No dia de Pentecostes, essa promessa se cumpriu; houve o derramamento do Espírito sobre os cento e vinte galileus, discípulos do Senhor, que estavam em Jerusalém. Naquele dia, judeus oriundos de vários lugares estavam ali. Muitos deles, cinquenta dias antes, na Páscoa, já estavam em Jerusalém e, incitados pelos principais sacerdotes e fariseus, gritando, clamavam a Pilatos que crucificasse o Senhor Jesus. O governador romano, querendo agradar a multidão, mandou açoitar a Jesus e O entregou para ser crucificado (Mc 15:6-15).
Embora tenha sido humilhado e desconsiderado pelos homens, por meio de Sua morte, Jesus Cristo agradou a Deus, oferecendo-Lhe um sacrifício aceitável. Por isso “Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2:9-11).


Ponto-chave:  Ter um coração amplo que inclui a todos.

domingo, 17 de agosto de 2014

MINISTROS QUE TRANSMITEM VIDA ÀS PESSOAS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 20: Negar a vida da alma (Mt 16:24-28)

Leitura bíblica:  Sl 113:2-3; Rm 5:10; 1 Co 12:4-6


Ler com oração:  O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco (Fp 4:9). 

MINISTROS QUE TRANSMITEM VIDA ÀS PESSOAS

Vimos nessa semana como podemos nos tornar ministros da nova aliança. Os ministros não são apenas irmãos com muitos talentos, mas eles começam como diáconos. Ao servirem na igreja juntamente com outros irmãos, seus dons se transformam em ministérios, e os ministérios, em operações (1 Co 12:4-6).
Se queremos ser ministros, primeiramente precisamos invocar o nome do Senhor para permanecermos no espírito. Contudo não devemos invocar apenas nas reuniões, mas também quando estamos em nossa casa, no trânsito ou em nosso trabalho, ainda que não possamos fazê-lo em voz alta. No espírito somos enchidos com a vida de Deus e manifestamos, em nosso viver, o amor pelos irmãos e também pelas demais pessoas.
O segundo ponto importante é negar a vida da alma, que é o grande obstáculo para o crescimento da vida de Deus em nós. Temos sido encorajados a pouco a pouco renunciar à nossa vontade e, dessa forma, abrir espaço para a vida divina ser acrescentada a nós. Se perseverarmos nesse caminho, um dia teremos a nossa alma cheia do Espírito e poderemos receber do Senhor as chaves do reino a fim de reinar com Ele no mundo vindouro (Hb 2:5-8). Preocupado com nosso crescimento, o Senhor nos preparou a vida da igreja, onde irmãos mais maduros espiritualmente são nossos tutores e curadores e nos ajudam a ter experiências com o Senhor e a crescer em vida (Gl 4:1-2).
Se praticarmos assim, o resultado será um viver cheio da vida de Deus, que manifesta Seu amor e transmite Sua vida a todas as pessoas que convivem conosco.


Ponto-chave:  Perseverar nesse caminho, invocando o nome do Senhor e negando a vida da alma.

sábado, 16 de agosto de 2014

MINISTROS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NOS SERVIÇOS DA IGREJA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - SÁBADO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 20: Negar a vida da alma (Mt 16:24-28)

Leitura bíblica:  At 6:1-7; 7:54-60; 8:1a; Gl 4:2; 1 Pe 4:10


Ler com oração:    Os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus (1 Tm 3:13). Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino (5:17).

MINISTROS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NOS SERVIÇOS DA IGREJA

Quando falamos sobre todos sermos ministros da nova aliança, muitos consideram como algo muito elevado e inacessível na prática. No entanto não é assim que a Bíblia nos ensina quando fala dos diáconos ou presbíteros, pois ambos são ministros, isto é, os que servem. Os presbíteros devem se dedicar não apenas à administração da igreja, mas também à oração, ao ministério da Palavra e ao cuidado do rebanho de Deus (1 Tm 5:17; At 20:28); os diáconos, por sua vez, também devem fazê-lo, mas sua principal incumbência é cuidar dos assuntos práticos da igreja (6:2-6).
Naquela oportunidade, foram levantados sete diáconos, entre os quais Estêvão. Esses diáconos deveriam servir às mesas, para que os apóstolos se dedicassem integralmente à oração e ao ministério da Palavra (v. 4). No entanto vemos que o próprio Estêvão tinha o ministério da Palavra, de modo que os judeus, ao interrogá-lo, se sentiram expostos e incomodados com a sua defesa e decidiram apedrejá-lo (vs. 9-10, 57). Enquanto era apedrejado por seus perseguidores, ele invocava o nome do Senhor Jesus; naquele momento de crueldade, Estêvão também falou palavras muito profundas que demonstram o amor que ele tinha por eles (v. 60). Ele viu o Senhor em pé à destra de Deus (vs. 55-56). Tal fato nos mostra a grandeza de invocar o nome do Senhor e como Ele se apressa em nos socorrer quando O invocamos com realidade.
Essa história serve para ilustrar como deve ser um diácono, ou seja, um ministro da nova aliança. Este deve ser cheio do Espírito e de sabedoria, e deve estar envolvido nos serviços da igreja. No entanto não pode servir de qualquer maneira, mas precisa estar no espírito, sempre invocando o nome do Senhor.
Além de invocar o nome do Senhor, o viver normal da igreja implica negarmos continuamente nossa vida da alma, isto é, renunciar às nossas opiniões e afirmar nossa dependência Dele. De acordo com Mateus 16:24, essa é a grande condição para podermos seguir o Senhor.
Hoje, se somos herdeiros que ainda não atingiram a maioridade, precisamos do cuidado dos “tutores e curadores” para sermos aperfeiçoados em dois aspectos, quais sejam o conhecimento e o sustento (Gl 4:2). Então, quando alcançarmos a maturidade, poderemos enfim herdar o que o Pai tem preparado para nós (1 Pe 1:4). Não poderemos levar nosso ego para o mundo vindouro. Se queremos governar o mundo que há de vir, precisamos estar cheios da vida de Deus e, para alcançar esse estágio, devemos negar a vida da alma e abrir espaço para a vida divina crescer em nós.


Ponto-chave:  Servir no espírito.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O PERIGO DE SE ENFATIZAR ALGUMAS PRÁTICAS BÍBLICAS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 20: Negar a vida da alma (Mt 16:24-28)

Leitura bíblica:  1 Co 11:7-12; Ef 4:3-6; 1 Tm 5:22


Ler com oração:  O reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Rm 14:17).

O PERIGO DE SE ENFATIZAR ALGUMAS PRÁTICAS BÍBLICAS

Ontem vimos sobre a importância do viver normal da igreja para crescermos na vida divina e sermos aperfeiçoados, preparados, para governarmos com Cristo no mundo que há de vir. Quando, no início do século passado, na China, o Senhor revelou a unidade da igreja a um servo Seu ali, Ele lhe mostrou que a igreja não deve ter qualquer denominação. Ela deve ser conhecida apenas pelo nome da cidade onde os irmãos se reúnem, assim como está registrado no Novo Testamento: igreja em Jerusalém, igreja em Éfeso etc. (At 8:1; Ap 2:1). A partir de então, muitos filhos de Deus abandonaram as placas de diferentes denominacões e passaram a se reunir conforme a visão que aquele irmão recebera.
Posteriormente, no entanto, embora não tivessem nenhum outro “nome”, surgiram determinadas exigências que deveriam ser cumpridas para que irmãos e irmãs pudessem se reunir com eles. Naquela época começou-se a dar atenção a algumas doutrinas, entre elas podemos citar as seguintes: o batismo, o partir do pão, o uso do véu pelas irmãs e a imposição de mãos.
Em relação ao batismo, devemos aceitar todas as pessoas que verdadeiramente creram no Senhor Jesus e foram batizadas, porque têm consciência da realidade de seu batismo. Com respeito a partir o pão, devemos incluir a todos os filhos de Deus e ter a percepção de que todos os salvos, pessoas verdadeiramente convertidas fazem parte deste pão. A questão do uso do véu é apresentada no Novo Testamento apenas em 1 Coríntios 11, mas muitos colocaram a atenção no sinal exterior e não na realidade interior da submissão. Todavia isso jamais deveria ser usado para discriminar quem quer que seja, pois alguém pode usar o véu exteriormente, mas ser totalmente insubmisso interiormente. Quanto à imposição de mãos, embora apareça em algumas passagens da Bíblia (At 13:3; 19:6), o apóstolo Paulo advertiu a Timóteo: “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro” (1 Tm 5:22).
O que queremos demonstrar é que, em relação às práticas da igreja, sempre haverá interpretações bíblicas em diversos sentidos, cada qual com seus próprios motivos. Todas as coisas que vimos, no entanto, não podem ser consideradas essenciais quando nos referimos à igreja tal como revelada pelo Senhor em Mateus 16. Não podemos valorizá-las a ponto de se tornarem regras e tradições que nos dividam e nos distraiam do nosso grande objetivo, que é buscar o crescimento de vida, atingir a maturidade espiritual e realizar a vontade de Deus. Para isso, devemos praticar as palavras do Senhor, buscando ter realidade do viver da igreja, incluindo todos aqueles a quem Deus acolheu (Rm 14:1, 3), não se apegando a dias nem comida, ou qualquer outras coisas, pois o reino de Deus não é comida ou bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Para isso, encorajamos todos a invocar o nome do Senhor e a negar sua vida da alma.


Ponto-chave:  Viver a realidade da igreja.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

HERDEIROS COROADOS DE GLÓRIA E DE HONRA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 20: Negar a vida da alma (Mt 16:24-28)

Leitura bíblica:  Rm 8:29; Gl 4:1-2,6-7; 1 Jo 3:1-2


Ler com oração:  Não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando; antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos (Hb 2:5-7).

HERDEIROS COROADOS DE GLÓRIA E DE HONRA

No livro de Gálatas, o apóstolo Paulo nos diz que, porque somos filhos de Deus, fomos feitos herdeiros de Deus (4:6-7). No entanto sabemos que, enquanto os herdeiros ainda são imaturos, ou seja, não atingiram a maioridade, eles não podem gerir a herança que lhes foi destinada pelo pai. Por isso essas crianças são temporariamente colocadas sob os cuidados de tutores e curadores (vs. 1-2) até que atinjam a maioridade civil, o que, no Brasil, ocorre aos dezoito anos de idade.
Assim, por um lado, esses tutores e curadores cuidam da educação formal da criança e, por outro, ajudam no suprimento de suas necessidades físicas para que ela possa crescer de modo saudável. Aplicando essa figura à nossa experiência cristã, uma vez que recebemos a vida de Deus, essa vida precisa crescer a fim de nos tornarmos a cada dia mais parecidos com Ele (Rm 8:29; 1 Jo 3:1-2). Esse é o grande objetivo do nosso Pai celeste ao nos inserir no viver da igreja, onde somos ajudados por aqueles que são mais experientes e crescidos espiritualmente.
Conforme vimos nos volumes anteriores do Alimento Diário, o mundo que há de vir não será entregue aos anjos, mas será governado pelos homens. Conforme o autor de Hebreus, isso fora profetizado em Salmos: “Que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste” (8:4-5 cf. Hb 2:5-7). Isso nos mostra que hoje, enquanto vivemos a vida normal da igreja, estamos crescendo e sendo preparados para um dia reinar com Cristo no mundo que há de vir, ou seja, seremos coroados de glória e de honra. Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave:  Crescer e ser preparado para reinar com Cristo.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ACAUTELAI-VOS DO FERMENTO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 20: Negar a vida da alma (Mt 16:24-28)

Leitura bíblica:  Mt 16:5-18, 24-27; Ef 4:14; 1 Tm 1:3-4


Ler com oração:  Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.[...] Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me (Mt 16:6, 24)


ACAUTELAI-VOS DO FERMENTO

Se quisermos estar na manifestação do reino dos céus, quando o Senhor vier na Sua segunda vinda, precisamos ser aqueles que negam a vida da alma hoje (Mt 16:24-27). Quando negamos a nós mesmos, abrimos espaço para que a vida de Deus cresça em nós e tome conta de nossa alma.
Quando estive na África para uma conferência realizada no Quênia, que contou com a presença de duzentos pastores daquele continente, alguns cooperadores do Brasil que estavam comigo compartilharam o desejo de realizar um aperfeiçoamento com aqueles líderes, a fim de lhes mostrar a maneira como vínhamos praticando as verdades na América do Sul.
A ideia inicial era de um treinamento que durasse três meses. No entanto eu disse aos cooperadores que era tempo demais e a duração precisaria ser reduzida. Depois de mais comunhão entre eles, me apresentaram uma proposta com duração de um mês. Ainda assim, eu insisti com eles que o tempo era longo e deveriam ser abordados apenas os pontos mais importantes. O resultado foi um treinamento bastante intensivo de uma semana em que enfatizamos os dois itens dos quais temos falado nas últimas semanas: invocar o nome do Senhor e negar a vida da alma.
O Senhor Jesus falou sobre a importância de negar a vida da alma pouco tempo depois de revelar a Seus discípulos sobre Sua igreja. Isso aconteceu aos pés do monte Hermon, nas regiões de Cesareia de Filipe, lugar que ficava afastado de Jerusalém (Mt 16:13-18). Antes disso, porém, Ele já havia feito um alerta a eles: “Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus”. Com isso, o Senhor se referia aos ensinamentos dessas duas seitas judaicas que se opunham às Suas palavras (vs. 5-12).
Atualmente, não lidamos diretamente com esse tipo de ensinamentos, mas com o que eles representam, isto é, com os ventos de doutrina, com a artimanha dos homens, com a astúcia com que induzem ao erro (cf. Ef 4:14), isto é, conceitos e tradições que tentam nos desviar da vontade de Deus, de Sua economia (cf. 1 Tm 1:3-4). Precisamos nos concentrar naquilo que é essencial, que nos ajuda a crescer na vida de Deus e nos prepara para reinar com Cristo no mundo que há de vir.
Muitos ensinamentos que recebemos, vêm de conceitos e tradições. Com respeito à igreja, por exemplo, quando o Senhor Jesus disse a Pedro: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, muitos interpretam que a igreja seria uma organização edificada sobre este apóstolo. Contudo, a palavra igreja – ekklesía, no original grego – significa chamados para fora ou chamados para sair. Assim, a igreja não é algo estático, como um prédio; tampouco é uma organização regida por conceitos e tradições humanas, mas algo que está em constante movimento. A igreja é dinâmica e orgânica, portanto, segundo o contexto desse versículo, a igreja é o viver daqueles que seguem o Senhor Jesus.


Ponto-chave:  Concentrar-nos no que é essencial.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

INVOCAR O NOME DO SENHOR, NEGAR A SI MESMO E MANIFESTAR O AMOR DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 20: Negar a vida da alma (Mt 16:24-28)

Leitura bíblica:  Mt 5:43-45; 16:24-28; Jo 3:16


Ler com oração:  Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele (1 Jo 4:16).

INVOCAR O NOME DO SENHOR, NEGAR A SI MESMO E MANIFESTAR O AMOR DE DEUS

Os ministros da nova aliança são aqueles que estão sempre no espírito. Porque invocam o nome do Senhor, eles permanecem no espírito, e a vida divina que receberam, tem a oportunidade de se manifestar em seu viver por meio do amor de Deus. Esse amor é muito amplo (Jo 3:16), de forma que não apenas amam seus familiares e os irmãos em Cristo que lhes são mais próximos, mas até mesmo seus inimigos e aqueles que os perseguem (Mt 5:43-45). Devemos almejar ter esse amor!
Eventualmente, mesmo aqueles que um dia foram ajudados por nós, podem se levantar e tentar criticar a maneira como fazemos a obra que o Senhor confiou a nós. Independentemente do motivo pelo qual se opõem, devemos evitar entrar em contendas e discussões. Nossa atitude ainda deve ser de amá-los e interceder por eles diante do Senhor, para que sejam iluminados e tenham a chance de se arrepender.
Além de invocar o nome do Senhor, outra questão que temos buscado praticar é o negar a vida da alma. Em Mateus 16:24-27 o próprio Senhor Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras”. De maneira prática, esses versículos nos mostram que, se queremos reinar com Cristo no mundo vindouro, não poderemos preservar nossa vida da alma. O Senhor entregará as nações aos nossos cuidados, e tal incumbência somente pode ser levada a cabo pela vida de Deus que há em nós.
É importante percebermos que invocar o nome do Senhor e negar a nós mesmos caminham juntos. Quando invocamos o nome do Senhor, estamos afirmando nossa dependência de Deus e nos unimos a Ele; desse modo, rejeitamos nossa velha maneira de fazermos as coisas de acordo com o nosso ego para fazê-las segundo Sua vontade. Por isso, quanto mais invocarmos o nome do Senhor durante todo o nosso dia, mais simples será negar a nós mesmos e amar as pessoas.


Ponto-chave: Invocar o nome do Senhor e negar a vida da alma.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

MINISTROS QUE INVOCAM O NOME DO SENHOR


ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 20: Negar a vida da alma (Mt 16:24-28)

Leitura bíblica:  Rm 10:9-13; 2 Co 3:6; 1 Jo 4:7-11

Ler com oração:  Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver (Sl 116:2)


MINISTROS QUE INVOCAM O NOME DO SENHOR

Todos os filhos de Deus precisam ter o desejo de ser ministros da nova aliança; de ser os que promovem não o mero conhecimento das Escrituras, mas principalmente o Espírito que há nelas, porque “a letra mata, mas o espírito vivifica” (2 Co 3:6).
Na última semana, vimos a importância de cultivarmos um viver de invocar o nome do Senhor a fim de nos tornarmos esses ministros. Com o passar dos anos, é possível que alguns irmãos tenham deixado essa prática de lado, mas nós temos de lembrar a todo instante o quanto isso é essencial na nossa vida espiritual, pois nos leva a permanecer no espírito, na presença de Deus.
Quando cremos no Senhor e em Sua obra a nosso favor, ao invocá-Lo pela primeira vez, a vida de Deus entrou em nós (Rm 10:9-13; 1 Jo 5:12). Essa vida, no entanto, precisa crescer e tomar também a nossa alma. A Bíblia nos mostra que a expressão da vida divina é o amor (4:8). Assim, se continuamente invocarmos o nome do Senhor, a vida de Deus crescerá em nós, e o resultado espontâneo será manifestarmos o amor de Deus (v. 11).
Em meados da década de 60, quando o Senhor restaurou essa prática em nosso meio, muitos irmãos ficaram empolgados e invocavam diariamente e a todo instante. Entretanto, para alguns, a questão de invocar o nome do Senhor foi praticada como mais um movimento. A grande característica dos movimentos ocorridos no cristianismo é que, assim como uma onda, eles têm um início de grande crescimento mas, posteriormente, diminuem e desaparecem, caindo no esquecimento.
Louvamos ao Senhor porque, em nossa experiência, invocar o nome do Senhor Jesus não tem sido mais um movimento. Pelo contrário, ao longo de quarenta anos, temos a convicção de que invocá-Lo é nossa necessidade contínua e também a maneira mais prática de nos voltarmos ao Senhor e sermos um pouco mais enchidos com a Sua vida. Ó Senhor Jesus!
 

Ponto-chave:  Invocar o nome do Senhor é nossa necessidade a todo instante.

domingo, 10 de agosto de 2014

NO ESPÍRITO MANIFESTAMOS O AMOR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 19: Ministros de uma nova aliança – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica:  Jo 3:16; At 2:21; 1 Jo 4:8

Ler com oração:  O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei (Gl 5:22-23).


NO ESPÍRITO MANIFESTAMOS O AMOR

Como ministros da nova aliança, usamos o espírito para entender as epístolas de Paulo. Muitos cristãos que leem os livros de Paulo o respeitam muito, mas, por tomá-los apenas como letra, com o tempo as suas experiências entram em declínio. Isso se dá por não estarem na esfera do espírito, mas no âmbito intelectual.
Um ministro da nova aliança serve em O Espírito (Rm 1:9). A maneira mais simples de estarmos em O Espírito é por meio de invocar o nome do Senhor (1 Co 12:3; 6:17); que pode ser feito audivelmente, em voz alta, conforme sugere o próprio verbo “invocar” (Rm 10:8-10).
Essa prática foi retomada novamente em Pentecostes, quando Pedro se levantou com os onze e afirmou que, para serem salvos, havia apenas uma maneira: invocar o nome do Senhor (At 2:21). Não sabemos se os novos convertidos em Jerusalém invocavam da mesma maneira que fazemos hoje, mas eles o faziam audivelmente, do contrário, como o jovem Saulo poderia prendê-los? (9:14, 21).
A experiência de invocar o nome do Senhor nos faz estar no Espírito, no qual há vida (1 Co 12:3; 2 Co 3:6). Essa vida é divina, é a vida de Deus (Jo 20:31). Por estarmos no Espírito, espontaneamente manifestamos o amor, que é a expressão e o fluir da vida de Deus (Gl 5:22; 1 Jo 4:8). Sendo assim, quando invocamos o nome do Senhor, somos inundados pelo amor de Deus e espontaneamente amamos as pessoas, porque esse amor flui de nós. Além disso, esse amor divino não se limita a amar somente os irmãos com os quais nos reunimos, mas também aqueles que não se reúnem conosco (Jo 3:16).
Um ministro da nova aliança é um ministro do Espírito. Embora, segundo o próprio Paulo, as suas catorze epístolas tenham sido escritas em forma de letra, ele nos encoraja a sermos ministros de uma nova aliança, usando nosso espírito para convertê-las em vida. Para isso, precisamos invocar o nome do Senhor e, como resultado, desenvolver nossos dons e ministérios para que Deus opere segundo Sua vontade (1 Co 12:1-6).


Ponto-chave:  Invocar o nome do Senhor para encher-se de amor.

sábado, 9 de agosto de 2014

O SENHOR É O ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SÁBADO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 19: Ministros de uma nova aliança – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica:  Jo 14:16-17, 23; 1 Co 6:17

Ler com oração:  Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade (2 Co 3:17).


O SENHOR É O ESPÍRITO


O ministério do apóstolo Paulo foi governado principalmente pelas revelações que obteve no terceiro céu, quando em espírito foi arrebatado: “Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir” (2 Co 12:1-4).
Nessa época, Paulo ainda não tinha condições de descrever tudo o que vira no paraíso. Posteriormente, porém, ele as colocou por escrito, na forma de letras, em suas epístolas. Baseado nessas revelações, enquanto esteve preso em Roma, já um pouco mais maduro, o apóstolo Paulo apresentou importantes verdades do Novo Testamento. Ele as escreveu em forma de letra, em suas catorze epístolas a fim de que nós, hoje, sejamos ajudados.
É importante frisar que o grande desafio dos cristãos hoje não está em meramente interpretar as grandes visões e revelações que Paulo teve, mas praticá-las. Nesse aspecto, certamente, carecemos de grande ajuda. Ao longo dos séculos, muitos cristãos usaram as preciosas palavras desse apóstolo para estabelecer suas teologias, contudo os filhos de Deus receberam pouca ajuda prática.
Nosso foco, porém, nesse momento, é sermos os ministros da nova aliança. Isso está de acordo com as próprias palavras do apóstolo Paulo: “O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica” (2 Co 3:6).
Se nossa atitude ao tomar as palavras das Escrituras for de apenas discursar, discutir e estudar, estaremos ainda presos ao ministério da letra. Se, contudo, a nossa atitude for de extrair vida dessas palavras a fim de praticá-las, seremos de fato ministros do Espírito. Um ministro da nova aliança converte letra em Espírito e vida. Essa era a expectativa do apóstolo Paulo ao escrever essa advertência.
Para que isso aconteça, precisamos estar no Espírito que habita em nosso espírito. Quando nos referimos ao Espírito, falamos do Seu aspecto mais amplo, mencionado pelo Senhor Jesus em João 7:37-39. Segundo esse trecho da Palavra “o Espírito até aquele momento ainda não era, porque Jesus não havia sido ainda glorificado” (lit. grego). Isso é, até a morte e ressurreição de Cristo, não havia “O Espírito”. Após Sua morte e ressurreição, contudo, Cristo se tornou “O Espírito”, indicando um aspecto que inclui Nele tudo o que o Pai planejou, e tudo o que Cristo cumpriu e experimentou em Sua humanidade (Jo 14:16-17, 23). Por meio Dele recebemos todas as condições para ter uma vida cristã vitoriosa (1 Co 15:45; 2 Co 3:17).


Ponto-chave:  Converter letra em Espírito e vida.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

DEPENDER DO SENHOR PARA FALAR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 19: Ministros de uma nova aliança – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Êx 4:10-11; Ap 1:9

Ler com oração:  Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar (Êx 4:12).


DEPENDER DO SENHOR PARA FALAR

Invocar o nome do Senhor significa que dependemos do Senhor para tudo. Quando fui convidado pela primeira vez para ministrar a Palavra de Deus em uma conferência, precisei depender muito Dele.
Naquela época, a obra do Senhor entre nós era coordenada por três irmãos, dos quais apenas dois ministravam conferências. Então um dia recebi um convite para ministrar aos irmãos em Belo Horizonte. Uma vez que os dois irmãos que davam mensagens não estavam disponíveis, e eu nunca tinha dado uma conferência, rejeitei o convite. Todavia os irmãos insistiram que eu fosse. Por causa da insistência deles não tive alternativa.
Então busquei ajuda do irmão Samuel Ma, meu companheiro espiritual (Ap 1:9). Depois de apresentar-lhe o assunto do convite, ele me encorajou que fosse; além disso, ele se dispôs a ir comigo e a me ajudar em oração. Passamos três dias orando pela conferência. A partir dessa experiência de oração e dependência do Senhor, minha boca foi aberta. Naquela ocasião, falei sobre rios de água viva, a partir do que surgiu o hino: Água viva.
Ter um companheiro espiritual não significa ter opiniões iguais. Eu e o irmão Samuel Ma, por vezes, tínhamos opiniões divergentes. Em certa feita, na Estância Árvore da Vida, ao abordarmos determinado assunto; começamos no início da noite e fomos terminar somente ao alvorecer. O irmão Samuel Ma sabia apresentar muito bem seus pontos de vista. Então, na noite seguinte, continuamos a conversar sobre o assunto e fomos novamente até o amanhecer; então fui movido a ajoelhar-me e concluir a comunhão.
Recebi de meu companheiro espiritual muita ajuda. Em especial nas questões administrativas e ofertas materiais, mas também nas questões espirituais, como quando oramos por três dias seguidos.


Ponto-chave: Depender do Senhor para falar por Ele.

DAÍ COMEÇAMOS A INVOCAR O NOME DO SENHOR

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 19: Ministros de uma nova aliança – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica:  Sl 75:1; 86:5; 99:6

Ler com oração:  A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do SENHOR (Gn 4:26).


DAÍ COMEÇAMOS A INVOCAR O NOME DO SENHOR

Um início intenso acerca de invocar o nome do Senhor Jesus se deu em meados dos anos 70 em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Naquela época, eu não tinha nenhuma experiência em pregar a Palavra, apenas compartilhava alguns testemunhos. Mesmo assim, convidaram-me para visitar um grupo de jovens naquela cidade.
Temeroso, fui ao encontro desses jovens sem saber o que faria. No lugar da casa onde se reuniam não havia cadeiras; eles se sentavam no chão e, em silêncio, tinham suas cabeças baixas, sob a orientação de buscarem uma experiência interior com Deus. Por não conseguir ver seus rostos e, uma vez que todos usavam cabelos longos, era difícil distinguir entre homem e mulher. Diante daquela situação, eu não tive escolha senão me assentar com eles no chão e aguardar a direção do Senhor.
Depois de certo tempo o Espírito me levou a compartilhar sobre invocar o nome do Senhor. Então eu comecei a invocar o nome do Senhor. Eles, por sua vez, pouco a pouco foram levantando suas cabeças e, pondo-se de pé, passaram a fazer o mesmo em voz alta. Dessa maneira, a prática de invocar o nome do Senhor começou naquela cidade.
Não muito tempo depois, fomos convidados para visitar a congregação de um pastor menonita, americano, em Ribeirão Preto. Naquela oportunidade, chamei aqueles jovens para irem comigo. Depois do louvor, foi-nos dada a palavra. Após falar um pouco, convidei os jovens para invocar o nome do Senhor, o que ocorreu por cerca de três, cinco, sete minutos sem parar. Preocupado com o que estava acontecendo, sinalizei para a banda daquela congregação que tocasse seus instrumentos, o que eles fizeram prontamente. Somente assim aqueles jovens pararam de invocar!
Desde então, e até hoje, nós invocamos o Senhor e o fazemos em toda parte! Através de invocar o nome do Senhor, milhares de pessoas foram salvas, a vida de muitos jovens foi transformada, e igrejas, uma após outra, foram levantadas em todo o continente sul-americano.


Ponto-chave: Invocar o nome do Senhor salva e transforma vidas.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

INVOCAR O NOME DO SENHOR É ESSENCIAL

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - QUARTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 19: Ministros de uma nova aliança – (2 Co 3:6)


Leitura bíblica: 1 Co 1:2; 12:3; Rm 10:9-13; Fp 2:9-11; 2 Tm 2:22

 Ler com oração:  Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver (Sl 116:1-2).

INVOCAR O NOME DO SENHOR É ESSENCIAL

Um servo de Deus percebeu a importância de invocar o nome do Senhor em meados dos anos 60. A partir de então, ele passou a compartilhar com os filhos de Deus seu sentimento acerca disso. No início, entretanto, invocar o nome do Senhor Jesus não era tão espontâneo e orgânico como hoje. Antes, era algo semelhante ao que se pratica nos exercícios físicos ou em uma marcha militar: Ó Senhor Jesus! Amém! Aleluia!
Naquela época, um de seus cooperadores questionou essa maneira “mecânica” de invocar o nome do Senhor Jesus. Aquele servo de Deus, no entanto, lhe disse que continuasse a praticar mesmo assim, pois isso iria levá-lo a estar no Espírito (1 Co 12:3).
Tempos depois, aquele servo de Deus nos visitou no Brasil. Em uma das reuniões que tivemos, novamente ele nos falou sobre a importância de invocar o nome do Senhor Jesus. Nós, entretanto, não reagimos como ele esperava. Foi então que, a caminho do refeitório, ao ver alguns jovens que serviam refrigerantes, ele lhes pediu que invocassem o nome do Senhor. Esses jovens, prontamente, se dispuseram a praticar: “Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!”. A reação imediata deles foi uma grande lição para nós, os mais velhos! Isso nos fez levar mais a sério esse assunto. Arrependidos, passamos também a invocar o nome do Senhor e experimentamos sua eficácia.
Outros, porém, tomaram essa prática somente como um mero movimento e depois deixaram de praticá-la. Um movimento tende a ter seu apogeu e depois seu declínio. Foi o que aconteceu no País de Gales, onde houve um grande reavivamento espiritual no início do século passado, convertendo milhares de pessoas à fé em Jesus, de tal forma que até os prostíbulos foram fechados. Isso, contudo, durou apenas nove meses.
Invocar o nome do Senhor Jesus, contudo, não é um movimento. Antes, é algo essencial à nossa vida espiritual. Assim como é vital que respiremos, invocar o nome do Senhor é imprescindível ao nosso crescimento de vida. Por saber disso, o apóstolo Paulo ensinava as pessoas a invocar o nome do Senhor Jesus por onde quer que passava (1 Co 1:2; Rm 10:9-13; Fp 2:9-11; 2 Tm 2:22).


Ponto-chave:  Invocar o nome do Senhor é como respirar.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

INVOCAR O NOME DO SENHOR É O COMEÇO DE TUDO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 19: Ministros de uma nova aliança – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica:  Jo 1:12-13; At 4:12; Rm 10:9-13; 1 Co 12:1-3

Ler com oração:  Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei (Jr 29:12). E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (At 4:12).


INVOCAR O NOME DO SENHOR É O COMEÇO DE TUDO

A primeira condição para sermos ministros da nova aliança é estar no Espírito. Uma maneira bem simples para alcançarmos essa condição é invocar o nome do Senhor Jesus. Isso ficou evidente para nós ao lermos 1 Coríntios 12:3, em que Paulo afirma que ninguém pode dizer: “Senhor Jesus!” se não pelo Espírito Santo. Em outras palavras, só conseguimos invocar o nome do Senhor Jesus em realidade se estivermos no Espírito.
Antes de crermos genuinamente no Senhor, éramos guiados por ídolos mudos (v. 2). Por isso, não invocávamos o nome do Senhor Jesus. Quando, entretanto, cremos em nosso coração no Deus vivo e invocamos Seu nome, recebemos Sua salvação e vida (Rm 10:9-11; At 4:12; Jo 1:12; 20:31). Essa foi a experiência que marcou o nosso novo nascimento e nos livrou da perdição eterna (Jo 1:13; 5:24).
Invocar o nome do Senhor Jesus é o começo de tudo! E isso não é somente para o início da nossa salvação (Rm 10:13), mas também para desfrutarmos continuamente as riquezas do Senhor (v. 12). Por meio desse simples ato de declarar que Jesus é o Senhor, iniciamos a nossa comunhão com Deus, somos introduzidos no Espírito, e assim desenvolvemos nossos dons até que se tornem ministérios e sirvam às operações de Deus. Ó Senhor Jesus!


Ponto-chave:  Um ministro da nova aliança vive no espírito.

AS CARACTERÍSTICAS DOS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES

MENSAGEM 19: Ministros de uma nova aliança – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica:  At 6:3; Rm 12:6-8, 11; 1 Co 12:4-6; 1 Pe 5:1-4

Ler com oração:  Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue (At 20:28).

AS CARACTERÍSTICAS DOS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

O tema desta semana é “Ministros de uma nova aliança”. A palavra ministro em grego significa diácono que, em português, equivale a aquele que serve, isto é, um ministro é alguém que serve. Na vida da igreja há dois tipos de irmãos que servem como ministros; são eles os presbíteros e os diáconos.
Os ministros da nova aliança, ou ministros neotestamentários, devem desenvolver os três aspectos do ministério: a Palavra, os serviços e a oferta de riquezas materiais. À medida que têm experiências com esses aspectos do ministério, mais úteis eles serão em suas funções. Ao contatar as palavras que foram registradas nas Escrituras, eles devem usar seu espírito para extrair delas o Espírito e transformar a letra em vida para suprir os irmãos. Ao servir, precisam fazê-lo no espírito e com um espírito fervoroso; ao ofertar, devem contribuir com liberalidade (Rm 1:9; 12:8, 11).
Os presbíteros têm como função pastorear a igreja de Deus (At 20:28; 1 Pe 5:1-4); eles são responsáveis pela sua administração e também são a autoridade representativa de Deus. Os diáconos, por sua vez, são aqueles que cooperam nos serviços gerais da igreja (At 6:3; 1 Tm 3:8-10); eles assistem os presbíteros em sua administração. Quando uma igreja é levantada, os presbíteros necessitam da ajuda dos diáconos para cuidar dos irmãos, conduzir a igreja e executar os diversos serviços. Assim, tanto um como outro são os que servem os santos na igreja.
Os ministros da nova aliança foram habilitados pelo Espírito (2 Co 3:6). Seu ministério não é da letra, mas do Espírito. Assim como um sumo sacerdote no Antigo Testamento precisava ser ungido com o óleo da unção para exercer suas funções no serviço ao Senhor, os ministros do Novo Testamento são habilitados, são ungidos com o Espírito a fim de exercerem suas funções (1:21).
Outro item importante do ministro da nova aliança é que ele está envolvido com o Deus Triúno. Em 1 Coríntios 12:4-6 o apóstolo Paulo diz que os dons provêm do Espírito; os ministérios do Filho, ou Senhor; e as operações do Pai. Quando fomos salvos, recebemos o Espírito que trouxe Consigo os dons (Jo 7:39; Rm 12:6). Mas é preciso exercitá-los e desenvolvê-los até que se tornem ministérios e, assim, possamos servir ao Senhor em coordenação com os membros de Seu Corpo (1 Co 12:12-27). À medida que servimos, nosso ministério propiciará a Deus realizar Suas operações (vs. 28-31).


Ponto-chave:  Os ministros de Deus servem no espírito.

domingo, 3 de agosto de 2014

DONS, MINISTÉRIOS E OPERAÇÕES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 18: As verdades no ministério de Paulo [2] – (2 Co 3:6)


Leitura bíblica:  1 Co 12:4-6; 13:1-8

Ler com oração:  Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor (1 Co 13:13).

DONS, MINISTÉRIOS E OPERAÇÕES

No tocante ao ministério, talvez você não seja um irmão com o mesmo grau do ministério da Palavra dos irmãos mais maduros. Mas, em pequenos grupos você pode profetizar. Ademais, você pode ser um ministro de riquezas materiais, pronto a ofertar quando é anunciada uma necessidade especial. Agindo assim, virá mais graça sobre seu dom.
Que abundante alegria temos quando ofertamos em ocasiões especiais! Sei que a maioria dos irmãos participa do ministério dos serviços. Sei, também, que o Senhor separa alguns irmãos para pregarem o evangelho do reino em outros países ou continentes, vivendo para Ele em tempo integral. Por outro lado, quanto às ofertas de riquezas materiais, todos os irmãos podem participar. Quando você toca no amor de Deus, ofertar para Sua obra é uma expressão desse amor. É por essa razão que o dom mais excelente é o amor (1 Co 12:31; 13:1-13).
Para realizar Sua obra, o Senhor concede-nos dons, ministérios e operações (1 Co 12:4-6). No versículo 4, vemos sobre os dons advindos do Espírito, que nos fazem funcionar. O versículo 5 fala de ministérios ou serviços, que vêm da parte do Senhor. Já o versículo 6 revela-nos as operações, as realizações, que vêm da parte de Deus. Os dons são pelo Espírito, os serviços para o Senhor, e as operações, de Deus. É o Espírito que nos capacita a executar os ministérios por meio do exercitar contínuo dos dons, acrescentados de graça.
Para receber dons, ministérios e operações, é necessário estar no espírito. Não basta saber muitas coisas espirituais, ser inteligente e dedicado; é necessário invocar o nome do Senhor para estar no espírito (1 Co 12:3). Os versículos de 4 a 6 são antecedidos pelos três primeiros versículos de 1 Coríntios 12, os quais falam que não adoramos ídolos mudos, mas adoramos ao Deus vivo e verdadeiro.
Ao invocarmos “Ó Senhor Jesus!”, confessamos que Jesus é o Senhor e entramos na esfera do espírito. Invocando Seu rico nome, experimentamos o amor do Senhor e o espalhamos para as pessoas! Enfim seremos capazes de amar inclusive os que não são amáveis.
Como ministros da nova aliança, necessitamos estar no Espírito, por meio de invocar Seu nome, a fim de que a Palavra seja útil a nós, transformando cada uma das verdades em nossa realidade. Para desfrutar das palavras dadas por Deus a nós mediante Seus ministros e termos graça para praticá-las, também precisamos estar no espírito!


Ponto-chave:  Quando estamos no espírito nos enchemos do amor de Deus!

sábado, 2 de agosto de 2014

OS TRÊS ASPECTOS DO MINISTÉRIO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SÁBADO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 18: As verdades no ministério de Paulo [2] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: At 6:3-4; 1 Co 12:3-7

Ler com oração: A graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo (Ef 4:7).


OS TRÊS ASPECTOS DO MINISTÉRIO

Nesta semana vimos sobre a experiência de Paulo a caminho de Damasco e seu processo de aperfeiçoamento. Hoje, daremos mais ênfase ao ministério do Novo Testamento. O Senhor nos colocou na vida da igreja para sermos aperfeiçoados pelo menos em três aspectos da obra do ministério: na Palavra, nos serviços e nas ofertas de riquezas materiais. O ministério da nova aliança é um só, mas há muitos ministros que têm parte nele.
Ministério é o resultado do trabalhar do Senhor em nós, fazendo-nos funcionar no Corpo de Cristo, por meio do exercício contínuo dos nossos dons. Desempenhando nossos dons, teremos um ministério.
O primeiro aspecto do ministério neotestamentário é a Palavra. Sabemos que o Senhor levanta irmãos para profetizar nas reuniões da igreja, e, assim, edificar Seu Corpo. Falar por Deus é um dom que, quanto mais exercido, torna-se ministério. Quanto a esse primeiro aspecto, é necessário esclarecer que as irmãs também podem ser úteis para o Senhor. Quando as irmãs estiverem em grupos menores, sem a intenção de ensinar exercendo autoridade, podem falar pelo Senhor e expressá-Lo. As irmãs também podem tornar-se ministras da nova aliança.
O segundo aspecto do ministério diz respeito aos serviços. Servir aos santos também é um dom concedido pelo Espírito. O versículo 5 de 1 Coríntios 12 diz que também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. Quando os dons funcionam, temos os serviços, que são do Senhor e para o Senhor.
O terceiro aspecto do ministério refere-se às riquezas materiais. Se você participa e entrega sua oferta normalmente, significa que está exercitando seu dom, e Deus pode operar por meio de você. Mas, eventualmente, existem necessidades especiais na obra do Senhor. Quando participamos, ofertando para essas necessidades, exercemos o ministério das ofertas de riquezas materiais. Cabe ressaltar que todos podem ofertar, não apenas os irmãos que possuem considerável recurso financeiro, mas aqueles que têm poucos recursos também podem ofertar.
Todo irmão reserva dez por cento de seus ganhos para o Senhor: é o dízimo. Isso é devido e devemos praticar, pois é um dom que nos foi dado. O dízimo é voltado para as necessidades básicas da igreja. Mas, no momento em que são apresentadas outras necessidades, também podemos participar ofertando. Essa prática contínua faz com que nosso dom de ofertar se torne um ministério de oferta de riquezas materiais.
Hoje, a obra do Senhor tem muita necessidade financeira: a África, por exemplo, é uma delas. No intuito de acelerarmos o surgimento do filho varão, conforme revelação que nos foi dada em Apocalipse 12, o encargo de ofertar para essa necessidade especial deve arder em nossos corações.
O início do ministério é o dom. Ofertar, primeiramente, é um dom. Efésios 4:7 diz: “E a graça foi dada a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo”. Os dons são distribuídos segundo o Espírito, visando a um fim proveitoso (1 Co 12:7). Graça é Deus concedendo Seu Filho a nós gratuitamente. Quanto mais exercitamos os dons, mais graça nos será acrescentada! Assim, o que era dom se torna ministério! Aleluia!


Ponto-chave: Exercitar meu dom até tornar-se ministério.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

INVOCAR O NOME DO SENHOR PARA VIVER NO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 18: As verdades no ministério de Paulo [2] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: At 9:19-20; 11:22-26; 2 Co 12:4

Ler com oração: A fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8:4).

INVOCAR O NOME DO SENHOR PARA VIVER NO ESPÍRITO

Sabemos que depois de ter passado pela experiência de salvação, Paulo permaneceu em Damasco por alguns dias com os discípulos (At 9:19). Tão logo fora salvo, Paulo passou a pregar nas sinagogas, afirmando ser Jesus o Filho de Deus (v. 20). Ali, ele começou a ser aperfeiçoado no seu ministério. Mas, pelo fato dos judeus planejarem tirar-lhe a vida, ele precisou fugir (vs. 23-25), indo para as regiões da Arábia, onde permaneceu algum tempo antes de voltar a Damasco (Gl 1:17). Mais tarde, foi a Jerusalém, quando conheceu Barnabé, que o levou aos apóstolos, tendo permanecido com Pedro por quinze dias (v. 18). Mas, por envolver-se em discussões, ele foi levado ao porto de Cesareia, de onde embarcou para Tarso, sua cidade natal (At 9:29-30). Mais tarde, Barnabé lembrou-se de Paulo, foi procurá-lo em Tarso e o trouxe para Antioquia, onde ele passou a viver a vida da igreja e foi aperfeiçoado nos serviços durante um ano (11:22-26). Ali o Espírito falou aos irmãos para separar a Barnabé e a Saulo para a obra, e eles foram enviados (13:2-3). Em sua primeira viagem ele estava aprendendo como servir as igrejas.
Paulo, por ser uma pessoa que constantemente invocava o nome do Senhor, passou a viver no espírito e pelo Espírito. E é esse Espírito, mesclado com o nosso espírito, que deve nos governar, controlar, dirigir e guiar nosso andar cristão (Rm 8:4).
Por estar no espírito, Paulo recebeu de Deus a função de apóstolo, ou seja, ser enviado para ministrar Cristo aos pecadores, a fim de que estes se tornem filhos de Deus e membros do Corpo de Cristo, e, então, sejam amadurecidos na vida da igreja. O apóstolo não é alguém poderoso, que exerce a posição de controlar e dominar outros; mas é enviado por Deus para levá-Lo às pessoas, ajudando-as a crescer na vida divina.
Para ser um apóstolo entre os gentios, Paulo precisava estar bem equipado, por isso ele invocava o nome do Senhor, aprendendo a viver no espírito. Por estar no espírito, Ele foi arrebatado ao terceiro céu onde recebeu visões e revelações da parte de Deus. Ele ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. Como precisava transmiti-las para os ministros da nova aliança, Deus o incumbiu de escrever as verdades que havia recebido, em forma de letras, ou seja, em epístolas.
E, assim, Paulo nos deixou muitas coisas práticas para serem aplicadas no viver da igreja hoje! Graças ao Senhor! Se quisermos ser usados por Deus, úteis ao Senhor, precisamos, também, tornar-nos ministros da nova aliança, habilitados a extrair a vida divina das verdades!


Ponto-chave: Como ministros da nova aliança, extraímos vida das verdades.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

A EXPERIÊNCIA DO QUEBRANTAMENTO DE PAULO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - QUINTA-FEIRA


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 

MENSAGEM 18: As verdades no ministério de Paulo [2] – (2 Co 3:6)


Leitura bíblica: At 13:9; 22:16


Ler com oração: Saulo, Saulo, por que me persegues? [...] Quem és tu, Senhor? [...] Eu sou Jesus, a quem tu persegues (At 9:4-5).


A EXPERIÊNCIA DO QUEBRANTAMENTO DE PAULO


Havia em Damasco um grupo de pessoas, que invocava o nome do Senhor. Naquele tempo, Saulo obteve autorização para que fosse a Damasco a fim de continuar seu trabalho de aprisionar os que invocassem o nome do Senhor. Todavia, no caminho, Saulo encontrou tão grande luz; suficiente para cegar-lhe os olhos. No meio dessa grande luz, ao ser indagado pelo Senhor sobre tamanha perseguição contra Ele mesmo, Saulo percebeu que, ao perseguir aqueles que invocavam o nome de Jesus, perseguia, na verdade, o próprio Jesus (At 9:5). Os perseguidos invocavam Aquele que, naquele momento, falava com Saulo. Ele, então, reconheceu que a voz que lhe falava era a voz de Deus.

Saulo se tornou depois disso, um que invocava o nome do Senhor. Por conseguinte, Saulo, que significa o grande, humilhou-se, vindo a ser conhecido como Paulo, o pequeno, nome pelo qual começou a ser chamado, conforme lemos em Atos 13:9. Dessa maneira, o Senhor transformou Seu grande opositor num instrumento útil em Suas mãos, um apóstolo entre os gentios (9:15-16).

O Senhor soberanamente enviou Ananias, um membro do Seu Corpo, para procurar Saulo e falar-lhe a respeito da vontade divina: “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele” (22:16). Daquele momento em diante, Saulo não somente passou a invocar o nome do Senhor, como também saiu para pregar o evangelho e levantar igrejas, ensinando as pessoas a invocar o nome do Senhor.

 


Ponto-chave: Invocar nos faz um com o Corpo de Cristo.

O NOME DO SENHOR É O PRINCÍPIO DO MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 18: As verdades no ministério de Paulo [2] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: At 9:1-5, 13-21

Ler com oração: O Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel (At 9:15).

O NOME DO SENHOR É O PRINCÍPIO DO MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA

O Senhor levantou o apóstolo Paulo exatamente num período em que os outros doze apóstolos não podiam exercer seus ministérios em plenitude, e de maneira pública, por conta da perseguição que assolava a igreja em Jerusalém (At 8:1-2).
Após a morte de Estêvão, a perseguição se tornou mais intensa. Saulo assolava a igreja e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere (v. 3). Por causa de tamanha perseguição, muitos cristãos, exceto os apóstolos, foram dispersos de Jerusalém para as regiões da Judeia e Samaria. Creio que os apóstolos permaneceram em Jerusalém por amor, para cuidar dos irmãos que não haviam saído para outras cidades. Entretanto, se eles continuassem invocando o nome do Senhor publicamente, certamente seriam aprisionados pelos fariseus, especialmente por Saulo, um jovem fariseu, perseguidor dos cristãos.
Os cristãos não se reuniam em um lugar especial e não tinham nenhum sinal exterior que os identificassem, senão que invocavam o nome do Senhor (At 9:13-14, 21). Alguns irmãos, porém, buscaram refúgio nas cavernas secretas dos túneis subterrâneos ou nas catacumbas e, ali, viviam escondidos. Outros ainda decidiram invocar o nome do Senhor abertamente, correndo o risco de serem presos. Diante da forte perseguição contra eles em Jerusalém, a maneira mais segura era retirar-se de lá e espalhar-se por outras cidades da Judeia, por toda a terra gentia ou até mesmo seguir aos confins da terra.
Não havendo mais a quem prender em Jerusalém, Saulo dirigiu-se ao sumo sacerdote e pediu-lhe cartas de permissão para ir a outras cidades com o intuito de prender os discípulos do Senhor, aqueles que invocavam Seu nome (vs. 1-2). Não obstante, a caminho de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao redor de Saulo, e, após esse episódio, houve uma profunda transformação na vida dele.
Assim, o Senhor levantou o apóstolo Paulo para restaurar o ministério de invocar o nome do Senhor e prosseguir com o ministério da nova aliança. Isso deve servir de encorajamento e advertência para nós. Jamais devemos deixar de invocar o nome do Senhor, pois esse é o primeiro e importante passo para o Senhor confirmar nosso ministério e fazê-lo avançar até que Deus, por meio de nós, realize Suas operações!

Ponto-chave: Deixar a luz de Deus me iluminar.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

CHAMADO E EQUIPADO PARA O MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 18: As verdades no ministério de Paulo [2] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: 1 Co 12:28; 2 Co 12:2-4; Gl 1:1; Ef 4:11-12

Ler com oração: Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios (Gl 1:15-16a).

CHAMADO E EQUIPADO PARA O MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA

Um ministro da nova aliança vive no espírito. Por meio desse viver, ele pratica as palavras de Deus, a fim de fazer Sua vontade. E, uma vez aperfeiçoado, coopera com os santos, para que edifiquem o Corpo de Cristo, a igreja (Ef 4:11-12).
Para que o aperfeiçoamento dos santos aconteça, o Senhor estabelece, primeiramente, na igreja, os apóstolos (v. 11; cf. 1 Co 12:28). A palavra apóstolo vem do grego e significa enviado. É uma pessoa que está sob a autoridade de quem a enviou, assumindo toda a responsabilidade. No ministério da nova aliança, o “enviar” é da parte de Deus (Gl 1:1).
Paulo foi chamado após a ascensão do Senhor para exercer Seu apostolado. Antes, como perseguidor dos cristãos, Saulo, como era chamado, teve uma visão de Jesus a caminho de Damasco. Ele viu grande luz cujo fulgor o deixou cego. Após três dias, encontrou-se com Ananias, ainda em Damasco. Nesse encontro, Ananias impôs sobre Saulo as mãos, recuperou-lhe a vista e confirmou a comissão do Senhor Jesus para ele, na qual o havia separado para ser apóstolo entre os gentios (At 9:1-19; 22:11-13 cf. Gl 2:7-8). Assim, Paulo se tornou ministro da nova aliança!
Quando ele começou a servir em Damasco, já havia certo preparo de Deus na pessoa dele. No entanto, embora Ele o tenha feito ministro da nova aliança, ainda lhe faltava muito aperfeiçoamento no âmbito da vida da igreja. Então Paulo começou a exercitar seu serviço entre os irmãos em Damasco.
Já que o Senhor desejava que Paulo se tornasse o apóstolo entre os gentios, Ele teria que usar muitas circunstâncias e situações para equipá-lo e prepará-lo. Mas, como ele receberia as palavras de aperfeiçoamento se o Senhor já havia ascendido aos céus e os discípulos que se tornaram apóstolos estavam exercendo seus ministérios?
Podemos compreender melhor essa questão ao lermos 2 Co 12:2: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe)”. Entendemos que “este homem”, “se no corpo ou fora do corpo”, refere-se ao próprio Paulo. Ele estava no espírito quando foi arrebatado até o terceiro céu. Ao lermos esse trecho, inferimos que Paulo estava numa esfera espiritual.
Em seguida, ele nos mostra que também foi arrebatado ao paraíso, onde ouviu palavras inefáveis (v. 4). E foi nessa experiência de ter sido arrebatado ao terceiro céu e ao paraíso que o apóstolo aprendeu a viver no espírito. Foi um momento utilizado pelo Senhor para aperfeiçoá-lo.
A intenção do Senhor, portanto, ao arrebatar Paulo ao terceiro céu e ao paraíso, era equipá-lo com as palavras da nova aliança a fim de que ele pudesse exercer seu ministério, a exemplo dos doze que já estavam exercitando a incumbência dada a eles.
Tomando esse modelo, nós, hoje, devemos também ser equipados, tomando as palavras do Senhor no espírito a fim de que a vontade de Deus seja feita, e o Corpo de Cristo, a igreja, seja edificado.


Ponto-chave: Estar no espírito para receber as palavras inefáveis!

domingo, 27 de julho de 2014

USAR O ESPÍRITO PARA EXTRAIR VIDA DA PALAVRA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 18: As verdades no ministério de Paulo [2] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Jr 31:31-34; Rm 7:9-11; 2 Co 12:1-4; Gl 3:21

Ler com oração: O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:6).

USAR O ESPÍRITO PARA EXTRAIR VIDA DA PALAVRA

Recebemos muita ajuda espiritual através das palavras contidas nas epístolas de Paulo. Ele registrou as visões e revelações que lhe foram dadas por Deus, a fim de que os ministros da nova aliança usem o espírito, sejam iluminados e pratiquem as verdades apresentadas em seus escritos. Os ministros da nova aliança devem estar no espírito para ler as Escrituras, sob pena de que, ao tomarem a Palavra de Deus apenas na letra, morrerão espiritualmente (2 Co 3:6).
Nenhum outro trecho da Bíblia apresenta a questão do ministério de maneira tão clara como 2 Coríntios 3 e 4. Nesses capítulos, percebemos que sem a aliança de Deus não há como ter ministério. Jeremias 31:31-34 nos ensina que Deus firmaria uma nova aliança com o Seu povo. Ele faria nova aliança não com o Israel do Antigo Testamento – que obedecia às leis externas –, mas com o Seu povo do Novo Testamento, os crentes em Cristo. Portanto, com base nessa nova aliança, a do Novo Testamento, foi estabelecido o ministério da nova aliança (2 Co 3:6).
As visões e revelações que Paulo ouviu do Senhor, quando foi arrebatado ao paraíso, são palavras inefáveis as quais não é lícito ao homem referir. Mas, graças o Senhor, ele as registrou na forma escrita para nosso desfrute (12:4).
Na época da lei havia exigências para o homem, mas a letra era incapaz de lhe dar vida (Gl 3:21). Nos dias de hoje vemos quadro semelhante quando usamos nossa mente desprovida do espírito, não conseguindo tocar a vida que está na Palavra (Jo 6:63). Se enveredarmos por esse caminho, isto é, tomando a Palavra como letra morta, jamais teremos a graça divina para praticá-la (Rm 7:9-11).
O apóstolo Paulo, como um ministro da nova aliança, certamente tinha um vasto conhecimento e visão do plano divino por meio das palavras inefáveis recebidas, as quais não fora lícito ao homem referir. Mas era a vontade de Deus que ele registrasse em suas epístolas as palavras que recebera no terceiro céu, com a intenção de que, hoje, as tomemos como vida, usando o espírito, e assim possamos ganhar mais da vida de Deus.


Ponto-chave: O ministério da nova aliança consiste em Espírito e vida.

O MINISTÉRIO QUE EDIFICA O CORPO DE CRISTO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: As verdades no ministério de Paulo [1] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: 1 Co 12:4-6; 2 Co 8:1-5; Ef 4:11-12; Cl 4:15; 3 Jo 5-8

Ler com oração: Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja (1 Co 14:12).

O MINISTÉRIO QUE EDIFICA O CORPO DE CRISTO

O ministério neotestamentário para a edificação do Corpo de Cristo inclui três aspectos: o ministério da Palavra, o ministério dos serviços e o ministério das ofertas de riquezas materiais. Além disso, Paulo menciona em 1 Coríntios 12:4-6 os dons, ministérios e operações. Isso nos encoraja a desenvolver tudo aquilo que o Senhor nos deu.
O ministério da Palavra está descrito em Efésios 4:11, sendo desempenhado na igreja pelos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Essas pessoas exercem a função de ministros da Palavra, para a edificação do Corpo de Cristo (v. 12).
Embora o ministério da Palavra seja o mais importante, não podemos nos esquecer do ministério dos serviços, nem do ministério das ofertas de riquezas materiais. Quanto ao ministério dos serviços, o apóstolo João menciona um irmão chamado Gaio, que tinha o ministério de hospedar os irmãos (3 Jo 5-8). Vemos ainda Paulo mencionando uma irmã que hospedava a igreja em sua casa (Cl 4:15). Quem desempenha esse ministério de hospedagem sabe que não se trata apenas de acolher e alimentar os irmãos, mas também de ofertar para aqueles que são enviados para a obra e atentar para suas necessidades. Certamente precisamos seguir esse exemplo ao desempenhar o ministério dos serviços.
Quanto ao ministério de riquezas materiais, vemos que nosso dom de ofertar pode ser tornar um ministério, e este, por sua vez, resultar em operações. Isso significa que nossa oferta pode ser tornar uma maneira de Deus operar, agir em nós e através de nós, em favor da edificação do Corpo de Cristo. Em outras palavras, as ofertas de riquezas materiais dão suporte ao ministério da Palavra e também ao ministério dos serviços, possibilitando que o Corpo de Cristo seja edificado por intermédio de cada um de nós. Por isso cada um pode e deve desenvolver os três aspectos do ministério: da Palavra, dos serviços e das ofertas de riquezas materiais.
Que o Senhor nos conceda a oportunidade de ofertar a Ele nossos bens, não somente de acordo com necessidade apresentada pela igreja, mas também além dessa necessidade, com generosidade e alegria (2 Co 8:1-5). Isso depende de uma reação rápida e positiva de nossa parte. Quando ouvimos acerca de alguma necessidade da igreja ou da obra, na pregação do evangelho, vamos participar. Agindo assim, certamente estaremos cooperando para o avanço do evangelho do reino e apressando a vinda do Senhor. Aleluia!


Ponto-chave: Desenvolver os três aspectos do ministério.