sábado, 5 de dezembro de 2020

CUIDAR DE NOSSA FÉ NOS TEMPOS DO FIM

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 – TERÇA-FEIRA (páginas 47 e 48)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
CUIDAR DA FÉ NOS TEMPOS DO FIM – 1 TS 3:2, 10
Ministrada por Miguel Ma
Leitura bíblica:
Rm 10:14-17; 2 Co 5:7
Ler com oração:
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem (Hb 11:1).

CUIDAR DE NOSSA FÉ NOS TEMPOS DO FIM

As epístolas destinadas aos tessalonicenses são maravilhosas. Primeira Tessalonicenses, capítulo terceiro, nos ensina sobre o cuidado que devemos ter com nossa fé nos tempos do fim. Vejamos alguns versículos: “Pelo que, não podendo suportar mais o cuidado por vós, pareceu-nos bem ficar sozinhos em Atenas; e enviamos nosso irmão Timóteo, ministro de Deus no evangelho de Cristo, para, em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos” (vs. 1-2). Nessa porção, entendemos que Paulo enviou Timóteo para, em benefício da fé dos tessalonicenses, confirmá-los e exortá-los. Na versão King James Atualizada, no segundo versículo, as palavras “ministro” e “exortar-vos” são traduzidas, respectivamente, por “cooperador” e “vos encorajar”. Timóteo foi enviado a Tessalônica como cooperador de Deus no evangelho, a fim de encorajar os tessalonicenses na fé. De maneira clara, aqui vemos a necessidade que temos do evangelho de Deus. Precisamos da palavra, pois somente ela é capaz de beneficiar nossa fé e cuidar dela.
Nestes tempos finais, o Senhor intensificou Seu falar à igreja, pois deseja cuidar da condição de nossa fé, a fim de fortalecê-la e confirmá-la. “Confirmar” significa tornar estávele firme para não se abalar. O desejo do Senhor é que nossa fé esteja firme diante das tribulações e de tantas situações a que estamos sujeitos. Mais uma vez, eu ressalto que o Senhor faz isso por meio de Sua rica e abundante palavra profética. Graças a Deus!
Existem dois aspectos da fé que precisamos entender: a fé objetiva e a fé subjetiva. A fé objetiva refere-se àquilo em que cremos, e a fé subjetiva, ao ato de crer e receber (Jo 1:12). Quando Paulo enviou Timóteo para ajudar os tessalonicenses na questão da fé, qual era o aspecto da fé que ele tinha em mente? Os dois aspectos! Por quê? Porque a palavra de Deus alimenta nossa fé subjetiva ao trazer a realidade da fé objetiva, isto é, o evangelho (tudo aquilo que Deus é, fez, tem e alcançou) para dentro de nós.
Quando recebemos a palavra de Deus e cremos nela, algo é gerado em nós – a fé subjetiva. Se não tivéssemos ouvido a palavra de Deus, como poderíamos crer? Louvado seja o Senhor! Um dia ouvimos o evangelho, que é a fé objetiva, e, ao crer na palavra, o evangelho se tornou real para nós. Isso é a fé subjetiva. A fé vem por ouvir a palavra de Deus. Como é importante dar atenção à palavra que o Senhor tem falado (Rm 10:14-17). Ao crer na palavra profética, nestes tempos finais, nossa fé se manterá firme no evangelho.
Amados irmãos, andamos por fé, e não pelo que vemos (2 Co 5:7). Paulo enviou Timóteo para ajudar os tessalonicenses na questão da fé. Como cooperador de Deus, sua missão era levar o evangelho de Cristo aos tessalonicenses.
O que aconteceu com eles também acontece conosco hoje. Ao crer no evangelho (o conteúdo da fé objetiva), este é trazido para nosso interior e se torna nossa fé subjetiva. Assim, o evangelho deixa de ser uma teoria para nós e se torna nossa realidade. Louvado seja o Senhor!
Pergunta: Como firmar nossa fé?
Meu ponto-chave:
Você e Eliana Barbosa

Nenhum comentário: