sábado, 5 de dezembro de 2020

NÃO FRAQUEJAR DIANTE DAS AFLIÇÕES

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 – QUARTA-FEIRA (páginas 49 e 50)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
CUIDAR DA FÉ NOS TEMPOS DO FIM – 1 TS 3:2, 10
Ministrada por Miguel Ma
Leitura bíblica:
Rm 8:28; 1 Ts 3:1-4; 1 Pe 1:6-7Ler com oração:
Para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós (Rm 8:18).

NÃO FRAQUEJAR DIANTE DAS AFLIÇÕES

O Senhor deseja cuidar de nossa fé e torná-la firme por meio do evangelho de Cristo. O apóstolo Paulo não enviou Timóteo aos tessalonicenses por acaso, mas tinha um objetivo bem definido. Paulo sabia que os irmãos de Tessalônica passavam por sofrimentos e, como apóstolo, temia que tais aflições os fizessem vacilar na fé (1 Ts 3:1-3).
Na versão King James Atualizada, lemos: “A fim de que ninguém fraqueje diante dessas aflições” (1 Ts 3:3a). Quando passamos por aflições, nossa tendência é fraquejar. As tribulações, por vezes, são tão fortes que podem deixar-nos inquietos. Continuando a leitura: “Porquanto, estais bem informados de que fomos destinados para isso” (v. 3b KJA). Amado leitor, caso nossa fé não esteja firme na Palavra de Deus, o que acontecerá? Quando vierem tribulações, e elas virão, conforme vimos no versículo acima, nós ficaremos abalados e fraquejaremos.
Como podemos vencer as aflições, já que estamos destinados a passar por elas? Precisamos de uma fé firme que seja confirmada pela Palavra de Deus. Se recebermos a palavra, passaremos pelas tribulações encorajados e seguros. Todas as coisas cooperam para nosso bem (Rm 8:28). Nessa porção das Escrituras, não se diz que “algumas” coisas cooperam para nosso bem, e sim que “todas” as coisas cooperam. Isso inclui as diversas tribulações e aflições pelas quais passamos. Quanta riqueza e refrigério esse versículo nos traz! Até as aflições e provações mais amargas que enfrentamos são para nosso bem. Quanto amor e cuidado o Senhor tem por nós! Somos abençoados por receber uma palavra com tanta riqueza e realidade.
Vejamos outra porção nas Escrituras que fortalece nossa fé e dela cuida: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1:6-7). Aqui é dito que, no presente, se necessário, seremos contristados por várias provações e que tais provações são por breve tempo. Louvado seja o Senhor! Por que é necessário passar por várias provações? Para confirmar o valor de nossa fé. Ao passar pelas aflições, nossa fé será testada e apurada pelo fogo; e, ao sair das aflições de maneira vitoriosa, o resultado será louvor, glória e honra.
Não podemos fraquejar diante das aflições. Paulo diz que fomos designados para isso. Em outras palavras, o próprio Deus preparou situações para nos testar; e, nos momentos de provação, Ele nos dá condições para ser vencedores. Se permanecermos desfrutando da Palavra de Deus, nossa fé ficará firme e segura, e nada nos poderá abalar.
Querido leitor, não podemos fugir das aflições, pois, pela soberania de Deus, fomos destinados a passar por elas. O Senhor preparou uma medida para cada um de nós, a fim de que nossa fé seja mais preciosa que o ouro perecível. Não tenhamos medo. Nesses tempos difíceis de provação, Deus preparou um caminho de vitória para Seus filhos.
Pergunta: Como não fraquejar diante das aflições?
Meu ponto-chave:

Nenhum comentário: