quinta-feira, 24 de setembro de 2020

PREFÁCIO... LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA

 PRIMEIRA SEMANA – SEGUNDA-FEIRA (Páginas 5 à 10)


Ler com oração:

Gl 4:7  Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.


PREFÁCIO

    Várias epístolas do Novo Testamento foram escritas pelo apóstolo Paulo. Se incluirmos a Epístola aos Hebreus a esse conjunto de livros, teremos quatorze cartas, o que representa mais da metade do Novo Testamento. Cada epístola tem especificidade, teor, destinatário, época, circunstâncias e pano de fundo distintos. Somente o Espírito Santo é capaz de ordenar os livros dessa forma, colocando-os à disposição para nosso crescimento espiritual. 


    Este livro apresenta, de maneira sucinta, os principais temas de sete das epístolas escritas pelo apóstolo Paulo. Dentre essas, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom, que, juntas, formam o que o autor denominou “O coração da Bíblia”. Embora essa designação tenha sido dada por outro servo de Deus, usufruí-la é uma forma de compartilhar com os leitores um legado que não pode restringir-se a um pequeno número de filhos de Deus. 


    As epístolas de Romanos e de Primeira Coríntios, embora possuam teores distintos, se mesclam de maneira impressionante. Por causa da inversão de sua ordem nas Escrituras, inicialmente parecia impossível estabelecer qualquer tipo de associação entre elas. Contudo o Espírito Santo nos surpreende ao revelar uma relação entre solução e problema que não seria possível aos olhos humanos. 


    Nos capítulos a seguir abordaremos assuntos como: não desistir das pessoas problemáticas, mas ajudá-las a vencer suas dificuldades, tornando-as úteis para Deus, para a Sua obra e para a igreja; a oposição entre a justificação pela fé e a justificação pelas obras da lei; a salvação completa do homem tripartido, a eleição de Deus, a vida prática e dinâmica da igreja; o desfrute de Cristo como comida e bebida, que culmina na edificação da igreja como a lavoura que se tornará o edifício de Deus; a ressurreição de Cristo e os princípios relacionados às ofertas. Esses temas serão desenvolvidos e aplicados de maneira viva, pautados nos versículos que os fundamentam. 


    Querido leitor, que, ao desfrutar este livro, você seja transportado para um nível de edificação que o capacite a trazer o Senhor Jesus de volta! Deus o abençoe!

          São Paulo, julho de 2020.

          Os editores.

 

          Capítulo um

 O CONTEÚDO CENTRAL DA BÍBLIA


 A revelação da economia de Deus 


    No Novo Testamento, cinco epístolas se destacam por revelar a economia de Deus: Gálatas, Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom. A revelação nelas contida leva-nos para as regiões celestiais. Se comparadas com os demais livros do Novo Testamento, podemos afirmar que essas cartas constituem o conteúdo central – ou o coração – da Bíblia. Esse grupo de epístolas também pode ser representado por um avião. O livro de Gálatas corresponde à fuselagem, o corpo do avião, pois trata da ideia central do plano de Deus; Colossenses, que revela o mistério de Deus: Cristo, e Efésios, que revela o mistério de Cristo: a igreja, simbolizam as asas da aeronave; Filipenses representa o desenvolvimento do voo, pois trata do progresso do evangelho; e, por fim, o livro de Filemom, que revela o aspecto prático do amor de Deus, refere-se à pista de pouso e decolagem, uma base bem pavimentada que suporta o peso do avião e permite que este decole. 


    Neste capítulo, falaremos de modo resumido sobre essas cartas e daremos especial atenção às Epístolas aos Colossenses e a Filemom, que possuem estreita relação por conta de Filemom ter sido um dos presbíteros da igreja em Colossos.


 A EPÍSTOLA DE PAULO AOS GÁLATAS 

 O processo de crescimento na vida divina 


    O Unigênito de Deus encarnou-se e realizou a obra de redenção. Cristo nos justificou diante do Pai e tornou-se o primogênito de muitos irmãos. Em Cristo recebemos a filiação, ou seja, tornamo-nos os muitos filhos de Deus. Então o Pai nos introduziu na igreja, onde espera que amadureçamos na vida divina. Atingindo a maturidade, nós nos tornaremos herdeiros de Deus e reinaremos com Cristo no reino vindouro (Rm 8:17; Hb 2:5-6). Deus não entregará o governo do mundo que há de vir aos anjos, e sim a Seus filhos maduros. Para cumprir esse propósito, Jesus, nosso irmão mais velho, nos está encabeçando e suprindo de vida na igreja. 


    A Epístola de Paulo aos Gálatas revela o processo de filiação divina (Gl 4:1-7). Leiamos: “Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai” (vs. 1-2). No princípio, éramos como crianças, porém, com o auxílio dos tutores e curadores, presentes na igreja, crescemos e saímos da fase de crianças espirituais.


     Com a ajuda dos irmãos mais maduros, os tutores e curadores, avançamos em nossa experiência de crescimento de vida, conforme lemos: “Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gl 4:3-4). Deus tornou-se carne, isto é, Jesus era o Deus encarnado (Jo 1:1, 14). Ele veio em carne para cumprir as altíssimas exigências da lei, que ordenava o derramamento de sangue para a redenção (Hb 9:22).


     Pela redenção de Cristo, fomos resgatados da condenação da lei: “Para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl 4:5). A expressão “adoção de filhos”, segundo o original grego, é huiothesía, que significa filiação. Dessa forma, a tradução literal não é que somos filhos “adotivos”, mas filhos legítimos e maduros de Deus (Jo 1:12-13; 1 Jo 5:11-12). Desse modo, a finalidade da redenção é a filiação, isto é, sermos filhos maduros de Deus. 


    Vemos na continuação: “Porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” (Gl 4:6). Nesse versículo, a palavra “filho”, em grego, é huiós, indicando um filho crescido, maduro, que, por ter-se submetido aos tutores e curadores, ao longo de sua vida cristã, deixou de ser “filho menor” (v. 1) e amadureceu, não estando mais sujeito aos rudimentos do mundo. Ele, então, clama: “Aba, Pai!”, reconhecendo que, de fato, é filho de Deus. 


    No fim de nossa longa caminhada cristã, tendo a vida da igreja como ambiente para crescermos, alcançaremos a meta de Deus: “De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus” (Gl 4:7). Esse filho maduro, agora, se torna herdeiro por Deus. Assim, prosseguindo na igreja, conheceremos a Deus intimamente e nos encheremos de Sua vida e de Seu Espírito. E, assim, de filhos menores nos tornaremos filhos herdeiros, os filhos amados de Deus Pai, e seremos Seus imitadores.


 A EPÍSTOLA DE PAULO AOS EFÉSIOS

 A visão e a prática do mistério de Cristo, a igreja


     A igreja é o mistério de Cristo, que foi revelado pelo apóstolo Paulo na Epístola aos Efésios. Na igreja conhecemos a multiforme sabedoria de Deus. Desse modo, todo aquele que almeja amadurecer e aprender mais de Cristo deve estar na igreja, pois é através dela que O conhecemos. 


    Sob a inspiração do Espírito Santo, o apóstolo Paulo escreveu uma de suas cartas mais ricas, a Epístola aos Efésios. Esse livro é composto de seis capítulos, e podemos dividi-los em duas grandes porções. Os primeiros três capítulos desvendam o propósito eterno de Deus, trazendo uma clara visão da vontade de Deus para Seus filhos; e os últimos três descrevem o caminho prático para tornar essa visão real. 


    Sendo assim, logo no primeiro capítulo vemos a bênção e a obra do Pai, do Filho e do Espírito. O Pai nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, e nos predestinou para sermos filhos maduros; o Filho nos redimiu e encabeça todas as coisas; e o Espírito nos selou, tornando-se o penhor de nossa herança. O resultado da bênção e da obra do Deus Triúno é a igreja, o Corpo de Cristo (Ef 1:1-14, 22-23). 


    O segundo capítulo descreve a condição dos materiais para a edificação da igreja e o labor da graça. Inicialmente, estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Deus, com Seu amor, misericórdia e graça, fez-nos feitura Dele. Somos a obra-prima de Deus. A suprema grandeza de Sua graça nos está tornando materiais adequados, e estamos sendo edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas – Cristo Jesus, a pedra angular (Ef 2:1-2, 4, 7, 10, 20). 


    No terceiro capítulo, o apóstolo Paulo mostra como deve ser o coração de um despenseiro de Deus, compartilhando com seus conservos as revelações que recebeu, a fim de que tenham a mesma visão e propósito. Vemos, também, que somente com todos os irmãos podemos compreender as dimensões do amor de Cristo, ou seja, a largura, o comprimento, a altura e a profundidade desse amor. 


    Os três últimos capítulos mostram o caminho para colocar em prática a visão que recebemos nos três primeiros capítulos. Nos capítulos quarto e quinto, Paulo nos encoraja a andar conforme nosso chamamento. Esse andar tem, pelo menos, cinco características: andar na graça, que é acrescentada a nós à medida que exercitamos nossos dons (4:7); andar na verdade, evitando viver sob a vaidade de nossos pensamentos e buscando conhecer a Cristo de maneira subjetiva (v. 17); andar no amor, a fim de abençoar outros (5:2); andar na luz, que nos permite agradar ao Senhor (v. 8); e, por fim, andar no Espírito, que inclui todos os demais aspectos desse andar (v. 18). No Espírito encontramos a graça e a verdade do Filho (Jo 1:17), e o amor e a luz do Pai (1 Jo 1:5; 4:8).


     Ainda nos capítulos quinto e sexto, temos os quatro aspectos práticos da vida da igreja: o viver de reuniões (5:18-21); o viver familiar (5:22—6:4); o viver social (6:5-9); e a batalha espiritual (6:10-20).


Nenhum comentário: