quinta-feira, 24 de setembro de 2020

LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA A EPÍSTOLA DE PAULO AOS FILIPENSES Cooperação, confirmação e defesa do evangelho

 LIVRO: O CORAÇÃO DA BÍBLIA

Dia 15/09/2020



PRIMEIRA SEMANA – TERÇA-FEIRA (Páginas 10 à 14) 


Ler com oração:

Fp 3:14  prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.


A EPÍSTOLA DE PAULO AOS FILIPENSES

 Cooperação, confirmação e defesa do evangelho 


    A Epístola aos Filipenses mostra que a meta da igreja é o progresso do evangelho. A vida da igreja não é estática, e sim dinâmica, com movimento. Nela, avançamos para as coisas que estão à nossa frente, a fim de alcançarmos patamares superiores de crescimento (Fp 3:13-14). O progresso do evangelho visa à maturidade dos filhos de Deus e ao aumento da expressão de Cristo e a igreja na terra. 


    O avanço do evangelho está diretamente relacionado à manifestação do amor de Deus em nós. Quem não ama não conhece a Deus (1 Jo 4:8) e não prega o evangelho, pois pregar o evangelho é expressar o amor de Deus. O amor do Senhor pelas pessoas provinha de Seu íntimo (Mt 9:36). Igualmente, Paulo dispensava às igrejas entranhados afetos de misericórdias, um amor que vinha das entranhas, do mais íntimo de seu ser (Fp 2:1). A igreja em Filipos, assim como o apóstolo, com profundo amor cooperava, confirmava e defendia o avanço do evangelho (1:5, 7). 


    Nenhuma outra igreja se associou a Paulo na questão de dar e receber (Fp 4:15). Quando alguém se associa a uma obra, torna-se participante dela. A igreja em Filipos era sócia do apóstolo, cumprindo seu papel de participante da obra de Deus. Os filipenses foram aperfeiçoados por Paulo e estavam em unidade com ele, apoiando-o e suprindo-o. Assim, nessa cidade, temos um modelo de igreja que estava em sintonia com a obra.


 A EPÍSTOLA DE PAULO AOS COLOSSENSES 

      Cristo versus ideologias 


    A Epístola aos Colossenses foi escrita para ajudar a igreja em Colossos a lidar com a influência do gnosticismo, do ceticismo e do misticismo. Essas ideologias trazem dano para a igreja e impedem seu avanço. Devemos fechar as brechas para que esse tipo de influência não abale a fé e a edificação da igreja. Principalmente os líderes das igrejas devem estar atentos para não permitir que filosofias, ideologias e vãs sutilezas entrem na igreja. Essas coisas se apresentam de modo inocente, conduzindo as pessoas a fazerem o bem, mas, quando menos se percebe, abre-se uma porta para os principados e as potestades exercerem influência na igreja, pois a fonte dessas ideologias é a árvore do conhecimento do bem e do mal, que representa Satanás e os anjos caídos. Por causa desse desvio, os colossenses começaram a duvidar de Cristo e a propalar mistérios. Em nosso meio, somente Cristo deve ser exaltado. Devemos desfrutar apenas da árvore da vida, a pura palavra de Deus. 


    Um grande desafio que os cristãos enfrentam, hoje, consiste em sair da superficialidade e se aprofundar no conhecimento de Cristo. A Epístola de Paulo aos Colossenses ajuda-nos nessa tarefa, pois revela o mistério de Deus, que é Cristo (2:2). Em Cristo habita toda a plenitude da Divindade (v. 9). Nele, estão todos os tesouros da sabedoria (v. 3). Ele é a imagem do Deus invisível (1:15), a expressão exata do Seu ser. Esse Cristo maravilhoso se manifesta às pessoas por intermédio da igreja. 


    O apóstolo Paulo, com muita sabedoria, revelou-lhes o seguinte: “O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo” (Cl 1:26-28). Cristo é a riqueza da glória de Deus, e Cristo em nós é a esperança da glória. Essa é a verdadeira sabedoria que vem do alto e é percebida pela unção do Espírito. Então, quando temos comunhão com Deus, a intuição traz-nos sabedoria.


     A sabedoria de Deus se manifesta na igreja, a fim de apresentar todo homem perfeito em Cristo. Quando anunciamos o evangelho e uma pessoa crê, devemos introduzi-la no viver da igreja. Ali, ela será cuidada com o propósito de crescer em vida até alcançar a maturidade e ser apresentada perfeita em Cristo (v. 28). Nossa função, na igreja, é pregar o evangelho e zelar para que os frutos cresçam e sejam aprovados por Deus. Para tanto, é necessário desfrutarmos do Espírito, enchendo-nos de entusiasmo, a fim de incluir todos os irmãos na igreja. 


    Paulo lutava para que os irmãos fossem libertos da influência de ideologias malignas e fossem aceitos pelo Senhor: “Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face; para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos” (Cl 2:1-3). Não há registros de que Paulo tenha ido a Colossos, entretanto Epafras, um de seus cooperadores, supria as igrejas naquela cidade com o falar do apóstolo, com a palavra de Deus (1:7; 4:12; Fm 23). A igreja em Laodiceia, por dar atenção a filosofias, caiu em uma condição de mornidão espiritual (Ap 3:16). Por isso o Senhor não estava no meio dos irmãos ali, mas estava à porta, do lado de fora, pedindo para entrar (v. 20). 


Invocar o nome do Senhor para experimentá-Lo 

    Uma vez que já haviam recebido Cristo, os irmãos de Colossos precisavam praticar a Palavra: “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças” (Cl 2:6-7). Por meio de Epafras, irmão amável e fiel, Deus enviava Sua palavra para edificar a igreja e firmar os irmãos na fé em Cristo. Deus se encarnou em Jesus, viveu na terra, morreu na cruz, ressuscitou, ascendeu aos céus e se tornou o Espírito que dá vida. Assim, todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus receberá a vida de Deus (Rm 10:13; cf. Jo 20:31). E, se continuamente invocarmos esse nome, mais da vida divina será acrescentada a nós, possibilitando que andemos e tenhamos raízes Nele, de modo a sermos, assim, firmados em Deus. 


    Quando invocamos o nome do Senhor, desfrutamos de Suas riquezas (Rm 10:12). Mediante o contínuo desfrute e o exercício da fé, um dia, habitaremos com o Senhor e estaremos para sempre com Ele: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (Jo 14:1-3). Muitos entendem essa volta do Senhor como Sua segunda vinda, e supõem que Jesus está demorando a voltar porque está edificando uma mansão celestial para Seus filhos. Entretanto essa volta não se refere à segunda vinda de Cristo; ela já aconteceu. O Senhor, após a crucificação e a glorificação, retornou como o Espírito que dá vida, como o outro Consolador (vs. 16, 18). Dessa maneira, depois que cremos Nele, o Espírito se mesclou ao nosso espírito. Agora, o Senhor, como o Espírito da realidade, estará para sempre conosco (7:39). 


    Como o Espírito, Cristo nos transmite todas as Suas riquezas. Ele é tudo para nós (Cl 3:11b). Na vida da igreja, nós desfrutamos Cristo e O amamos. Todo aquele que O ama, guarda a Palavra e se torna habitação do Pai (Jo 14:23). Somos a habitação de Deus no espírito. O Senhor Jesus, como o Espírito da realidade dentro de nós, nos ensina todas as coisas e nos guia à verdade. Não há o que temer, pois, quando invocamos o nome do Senhor, voltamo-nos ao Espírito e somos guiados por Ele. Quando clamamos: “Ó Senhor Jesus!”, reconhecemos o senhorio de Jesus e nos conectamos imediatamente com Deus, em nosso espírito.


Nenhum comentário: