sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Unidade do Espírito


A Unidade do Espírito

A unidade é o requisito básico para a edificação da igreja. O Senhor Jesus gerou Sua Igreja, Seu Corpo, para que ela viva em unidade. Sua oração em João 17 mostra claramente que sem unidade entre o povo de Deus não há testemunho de Deus na terra. Para que a pregação do evangelho seja prevalecente, os cristãos precisam estar em unidade, e o resultado de as pessoas receberem o evangelho é serem um (vs. 20-23).


No entanto, o que vemos entre os cristãos hoje? Cada dia, mais e mais divisões. A Bíblia estabelece um padrão claro para a prática da unidade do povo de Deus: uma cidade, uma igreja. Se lermos atentamente o livro de Atos, além das epístolas de Paulo e Apocalipse, veremos que os primeiros cristãos reuniam-se simplesmente como a igreja em uma cidade: a igreja em Jerusalém, a igreja em Éfeso, a igreja em Esmirna, a igreja em Filipos, etc. A igreja em Jerusalém era composta de milhares de cristãos; ainda assim havia somente uma igreja em Jerusalém. Não havia nenhuma igreja maior ou menor do que uma cidade, mas em cada cidade havia apenas uma igreja. Esse é o padrão bíblico, o padrão de Deus.


É importante lembrar que, na Bíblia, o nome igreja não é dado a um prédio onde os cristãos se reuniam, mas é sempre a expressão do Corpo de Cristo em uma cidade. Hoje, graças à misericórdia de Deus, há cristãos que assumiram essa base da unidade e dela dão testemunho em muitas cidades do mundo.


Como é possível manter a unidade se nós, seres humanos somos tão diferentes, tão cheios de preconceitos e peculiaridades? Sem dúvida, a unidade não é possível pela vida natural do homem, pois sua natureza é facciosa. A unidade só é possível pelo Espírito. Efésios 4:3 diz: “esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”. Devemos empenhar-nos ao máximo para preservar a unidade que o Espírito Santo estabeleceu. Desse modo, nosso testemunho cristão terá impacto e Deus poderá ter uma expressão adequada entre os homens.


Satanás, no entanto, odeia a unidade do povo de Deus, pois ela é o mais eficaz instrumento de Deus para destruí-lo. Sempre que alguns cristãos decidirem posicionar-se na base da unidade estabelecida por Deus, Satanás os atacará, quer por meio de pessoas, quer lançando dúvidas sobre essa verdade bíblica. Seu objetivo é sempre danificar a edificação da casa de Deus. Mas ninguém pode destruir a igreja, o Corpo de Cristo. Há um compromisso de Deus com a edificação de Sua casa; por isso, Ele alerta por meio de Paulo: “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá” (1 Co 3:17). É impossível destruir a igreja em seu aspecto universal, que consiste de todos os cristãos genuínos de todas as épocas; mas se alguém trouxer dano à expressão da igreja em uma cidade, certamente estará trazendo sobre si severa disciplina de Deus.


Por isso, não podemos aceitar nenhuma pregação ou ensinamento que coloque em dúvida ser possível termos hoje a unidade da igreja, pois palavras assim têm origem em Satanás. Muitos cristãos dizem que os cristãos só estarão em unidade na eternidade, na Nova Jerusalém. Isso é um engano. Se fosse assim, porque o Senhor Jesus oraria para que fossemos um? Por que Ele se preocuparia com isso antes de morrer, se esse assunto só seria resolvido na Nova Jerusalém? Por que Paulo se preocuparia tanto com a unidade da igreja, se isso não fosse importante e se a eternidade resolvesse a questão? Isso demonstra quanto os cristãos têm sido enganados, não dando à unidade a importância que Deus lhe atribui. Se amamos o Senhor, devemos entregar nossa vida pela edificação da igreja, pela unidade de Seu povo.

ANDAR NO AMOR CUIDANDO DAS PESSOAS



 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 10: Andar no amor, luz e espírito (Ef 5:1-2, 8, 18)

Leitura bíblica: Mt 24:14, 45; 28:19; Lc 8:1; 19:1-9; Jo 3:16; 1 Jo 4:8

Ler com oração: Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros (1 Jo 4:11).

ANDAR NO AMOR CUIDANDO DAS PESSOAS

Deus é amor e, como Seus filhos, devemos andar em amor. Muitos talvez não entendam bem e considerem a pregação do evangelho e a colportagem como mera obra. Não; antes, é o resultado da expressão: “Deus é amor”. Sem sair para contatar pessoas, e ficando apenas nos locais de reuniões, o amor é muito restrito e até doutrinário. Podemos usar bem melhor o local de reuniões, abrindo-o a todos e transformando-o em lugar de oração, no qual as pessoas entram para ter um encontro com Deus. Muitos pastores jamais teriam contato conosco se tivéssemos apenas locais de reuniões para nós mesmos. Se abríssemos apenas locais de reuniões na Europa, não teríamos contatado ninguém. Todavia, por meio do BooKafé em Londres, vários cristãos, um pastor etíope, pastores da Coréia, pessoas da Índia e de diferentes países têm tido contato conosco. No Brasil, igualmente, autoridades, pessoas de diferentes segmentos da sociedade e muitos irmãos em Cristo, antes praticamente excluídas de nosso meio, hoje são alcançadas.
Deus não ficou no céu; antes, veio para a terra. Se tivesse ficado no céu e nos dito: “Venham para Meu local de reuniões!”, como iríamos? Mas Ele abriu mão de “Seu local”, de Seu trono, humilhou-Se, assumiu a forma de servo, de escravo, revestiu-Se da natureza humana e teve a mais vil das mortes, a morte de cruz, só para nos ganhar (Fp 2:5-8). Uma vez na terra, Jesus saiu para ministrar. Não vemos nenhum versículo que indique que Ele se fixou num lugar para receber as pessoas. Não! Jesus não ficou no templo nem mesmo passava muito tempo em Jerusalém, mas ia de cidade em cidade, aldeia em aldeia, buscando as pessoas (Mt 9:35-38; 4:23; Lc 8:1). Até frequentava as casas de publicanos e pecadores (15:2). Ele fez isso porque Deus é amor. Isso é andar no amor.
Acaso o Senhor teria encontrado no templo a mulher samaritana, que já havia tido cinco maridos e vivia com um homem que não era o marido dela? Não. Mas Jesus foi até o poço de Jacó para se encontrar com ela. É como se Ele tivesse ido ali e montado uma tenda do “BooKafé móvel”.
Zaqueu morava em Jericó, era um desonesto coletor de impostos (Lc 19:2-3), odiado pelos judeus. É muito pouco provável que o Senhor o visse no templo, mas Jesus foi para Jericó, passou pela árvore onde Zaqueu havia subido e lhe disse que descesse dali, pois Ele ficaria em sua casa naquela noite (v. 5). Todos se escandalizaram porque o Senhor se hospedou na casa de um pecador (v. 7). Mas Deus é amor, e isso é andar em amor. Zaqueu foi tocado pelo amor de Deus e resolveu dar aos pobres a metade dos bens e restituir quatro vezes mais naquilo que havia defraudado os outros (v. 8). Jesus, então, falou: “Hoje, houve salvação nesta casa” (v. 9).
Em João 21:15-17, depois que Pedro respondeu ao Senhor Jesus três vezes que O amava, o Senhor lhe disse que apascentasse Seus cordeiros e pastoreasse e apascentasse Suas ovelhas. Usando a parábola dos cabritos e ovelhas de Mateus 25, podemos dizer que as ovelhas não representam apenas os crentes, mas também os incrédulos, pois o Senhor ali se refere às nações (v. 32). As ovelhas de que precisamos cuidar incluem os vizinhos, os colegas de faculdade, de trabalho, os familiares e os conhecidos.
Se amamos o Senhor, cuidaremos de pessoas e não nos distrairemos com coisas e afazeres. Esse é o servo fiel e prudente a quem o Senhor confiou os conservos para alimentá-los a seu tempo (Mt 24:45). O enfoque na vida da igreja, por meio do BooKafé e da colportagem, é cuidar de pessoas, pois é isso que faremos no reino (cf. Lc 19:17).
Diante do tribunal de Cristo, o Senhor nos julgará em dois aspectos: vida e obra (2 Co 5:10). Por um lado, ele avaliará nosso crescimento em vida e, por outro, verá nossa experiência. Se hoje não vivemos pela vida divina nem temos experiência de cuidar de pessoas, que faremos no reino? Devemos ir diante do Senhor e pedir que coloque em nós Seu amor para amar as pessoas e cuidar delas.


Ponto-chave: Amar, ir, pregar e cuidar.

Pergunta: Você tem demonstrado o amor de Deus às pessoas indo a elas a fim de pregar-lhes o evangelho e cuidar delas?

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pescadores de Homens


Pescadores de Homens

No texto bíblico, vemos uma história que já é conhecida por muitos de nós: Jesus chamando os primeiros discípulos e chamando-os de “pescadores de homens”. Este texto sempre me chamou a atenção por causa da segunda parte do versículo 11: “… deixaram tudo e o seguiram.”. Que frase maravilhosa. Deixaram tudo. Abdicaram de família, emprego, toda uma vida construída para um único fim: pescar homens. Que coragem!

Naquela noite, a pesca não estava muito boa. O mar não estava para peixe. Quem pesca, sabe que em alguns lugares, o melhor horário para se pescar, é à noite, por ser mais tranquilo. Como não gosto de pescar, descobri isso lendo algo sobre pescaria na internet, porque fiquei intrigado com o fato de eles estarem à noite (isso se vê no versículo 5). Enfim, foram de um lado, e nada. Foram do outro, e nada. Quando Jesus disse a eles “Jogue do outro lado”. Duvidaram, mas obedeceram ao mestre. Qual não foi a surpresa ao sentir as fisgadas na rede, a ponto de rompê-la. Qualquer pescador que se preze, saberia que a pesca é melhor feita à noite, e em águas rasas. Mas Jesus fez totalmente o contrário. Pediu para jogar nas águas fundas do outro lado do barco. Simão Pedro confiou. Mas, nesse sentido, a palavra confiar, nos leva a ver um confiança total. E não uma confiança dando apenas parte de si. Ele depositou toda a sua confiança no Mestre.

Quantas vezes, nos falta ser como Simão Pedro. Não confiamos Nele acabamos dando apenas parte de nós em algo para a obra Dele. Não é isso que Ele quer. Ele nos quer por inteiro! Quer que dediquemos nossa vida, nossas obras, tudo a Ele e à sua obra. Existem sim pessoas que estão engajadas na obra do Reino, entretanto, não estão fazendo para Deus. Estão fazendo para se mostra ao líder, seja ele líder do ministério, ou o pastor da igreja. Lembre-se, meu amado, a melhor pessoa que você pode confiar a sua vida, é Cristo. A Bíblia diz para confiarmos, termos fé em Deus de todo o nosso coração e não da “metade” do nosso coração. Como eu já disse, confiar em Deus é entregar-se completamente a Ele e crer na sua Palavra. Quer maior prova de confiança do que esta que Simão Pedro deu? Apesar de seus costumes de pescador, e saber o que deveria ou não fazer, ele confiou em Jesus e jogou a rede do outro lado. Parece uma coisa boba, mas isso é confiança, querido.

Após realizar o que Jesus mandou, as redes começaram a se romper de tantos peixes. Outros pescadores foram necessários para poder puxá-la. Diante disso, o que Simão Pedro fez? Diz o versículo 8: “Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus…”. Que coisa linda de se ler. Imagino como devia ser algo maravilhoso, alguém se prostrar aos pés do Mestre. Mais adiante no texto, Jesus disse para que ele e seus companheiros não temessem, pois daquele momento em diante, seriam pescadores de homens. E, o que fizeram? Eles poderiam ter dito “não” ou terem falado que não iriam abandonar a vida que tinham para seguir alguém que multidões se exprimiam para poder ouvir melhor Suas palavras (versículo 1). Mas não, eles não fizeram isso. Eles largaram tudo. Deixaram todo o seu passado para trás para começar uma nova vida. Está aí, mais uma prova de confiança.

Amado, quantas vezes temos falhado nessa parte. Por muitas vezes dizemos ao Senhor “Eis-me aqui, envia-me a mim”, mas lá no fundo dizemos “Mas, se possível não me mande pra tal lugar não. Me deixe aqui onde estou!”. Confesso que, eu mesmo tenho “sofrido” desse mal. Muitas vezes surge no meu coração a vontade de fazer discipulado na Jocum. E mais tarde fazer seminário. Mas, quando penso em largar tudo e todos, algo me prende e me faz pensar que não estou preparado para tal desafio. A entrega de nossa vida a Deus, muitas vezes significa fazer algo que pareça pouco razoável à nossa realidade. Deixar amigos, família, emprego, tudo para seguir ao Mestre.

Mas, mesmo que não entendamos o que Deus quer da nossa vida, podemos ter certeza que se dedicamos nossa vida a Ele, pela fé, Ele Se agrada, e irá trabalhar para nosso bem, irá nos abençoar e algumas dessas bênçãos serão concedidas aqui na terra. Outras, lá no céu. No texto base, Deus abençoou os pescadores pela fé e dedicação que tiveram, dando-os mais peixes do que precisavam. E com isso, creram, entregaram sua vida a Deus e largaram tudo para seguir a Jesus.

Para encerrar, eu gostaria de te fazer uma pergunta. Aqueles pescadores, do texto bíblico, entregaram completamente a vida a Jesus. Mas, e você? A quem, ou a que você tem se entregado hoje? À tristeza? Ao pecado nas suas mais variadas formas? Ao inimigo? Será que você teria coragem de se entregar totalmente a Jesus pela fé? Abandonar tudo para O seguir? Às vezes, nesse momento, você sentiu no seu coração o desejo de se entregar a Ele. Se o fizer, não se entregue pela metade ao nosso Senhor. Mas, sim, por inteiro, que é o que ele espera de você, meu amado.

Tenha consciência de que “quando você dá alguma coisa a Deus, ele lhe devolverá de uma maneira bem melhor – além disso, ele estará presente nela com toda sua graça e poder!”.

 Bíblia de Estudo Plenitude, Dinâmica do Reino, pág. 1031).
Não faça apenas por um prazer momentâneo. Se entregue a Ele por toda a vida. Você será abençoado.

A APLICAÇÃO PRÁTICA DE ANDAR NA GRAÇA E NA VERDADE



ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 10: Andar no amor, luz e espírito (Ef 5:1-2, 8, 18)

Leitura bíblica: 1 Co 12:4-6; Ef 4:1, 7

Ler com oração: Tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria (Rm 12:6-8).

A APLICAÇÃO PRÁTICA DE ANDAR NA GRAÇA E NA VERDADE

Embora a graça seja Deus em Cristo como nosso desfrute, andar na graça não é simplesmente desfrutar o Senhor. Em Efésios 4:7 lemos: “E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo”, que está ligado a 1 Coríntios 12:4-6: “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos”. Ligando esses trechos, vemos que, quanto mais usamos os dons, mais graça recebemos.
Um membro do corpo humano pouco exercitado não se desenvolve e recebe pouco sangue, mas, quando se exercita, a circulação aumenta. O desenvolvimento do membro depende da quantidade de sangue que passa por sua musculatura. Assim também, quanto mais usamos os dons espirituais, mais graça recebemos. Portanto andar na graça não é simplesmente dizer: “Oh! graças ao Senhor!” Antes, é exercitar os dons e receber a graça de modo que se tornem ministérios.
Num viver de igreja em que apenas frequentamos reuniões, sem exercitar os dons, embora membros do Corpo de Cristo, continuamos fracos, não desenvolvidos, “mirrados”, porque não recebemos tanta graça. O Senhor quer mudar essa situação.
Em nossa prática hoje, andar na graça não é apenas ficar em casa orando e lendo a Palavra. Embora seja crucial orar e ter comunhão com o Senhor, andar na graça significa também servir o Senhor, pregar o evangelho, apascentar os irmãos. Uma ferramenta para isso é o BooKafé, onde os santos têm a oportunidade de exercitar seu dom, e não só os que servem ali, mas todos. Além disso, aos domingos, podemos mudar o horário da reunião da mesa do Senhor para a noite e, de manhã, por cerca de duas horas, sair para contatar pessoas. Embora muitos possam rejeitar a Palavra, ainda há muitos filhos da paz que a aceitam.
De acordo com as nossas argumentações, sempre haverá desculpas, como: domingo de manhã não é bom, pois as pessoas dormem até mais tarde; domingo à tarde também não é bom, pois todos querem assistir ao futebol ou passear. Se mudarmos para o sábado, alguns dirão que de manhã muitos trabalham e à tarde vão ao supermercado, já que não têm tempo durante a semana para fazer as compras. Se propusermos sair no meio da semana, também haverá quem diga que não é bom porque todos estão trabalhando. Sempre haverá desculpas. Se dermos atenção à nossa disposição natural, nenhum dia ou horário será bom para pregar o evangelho! Então vamos simplesmente escolher um dia e um horário. O importante não é quando, e sim pregar o evangelho. Isso é andar na graça, é exercitar os dons. Louvado seja o Senhor!
Andar na verdade, por sua vez, não é meramente absorver as verdades bíblicas, ler muitos livros, conhecer a Bíblia de cor, e sim levar a Palavra que temos recebido a outros. A Palavra é a fé objetiva, ou seja, a economia neotestamentária de Deus. Quando levamos a Palavra, levamos a fé para as pessoas. Por isso temos várias unidades do BooKafé, isto é, book (livro) mais “a fé”. Os livros que estão no BooKafé têm por objetivo levar essa Palavra como fé às pessoas.


Ponto-chave: Rejeitar nossa disposição natural e exercitar os dons.

Pergunta: Que significa andar na graça e na verdade?


terça-feira, 21 de maio de 2013

CARACTERÍSTICAS DO APÓSTOLO JOÃO


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 10: Andar no amor, luz e espírito (Ef 5:1-2, 8, 18)

Leitura bíblica:  Jo 1:4, 17; 1 Jo 1:14; 2:7; 4:8

Ler com oração:  Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes (1 Jo 2:7).

CARACTERÍSTICAS DO APÓSTOLO JOÃO

Segundo a história da igreja, quando João saiu do exílio na ilha de Patmos, foi servir em Éfeso e ali conduziu os efésios a praticar a Palavra. Entre as características de João, a primeira é que ele não procurava se destacar, tomar a frente, mas sempre seguia os outros; e a segunda é que ele pôde aprender com a experiência dos outros. Por exemplo, João 21 relata fatos que nenhum outro evangelista citou. Embora o Senhor tenha falado com Pedro, João tomou isso para si também. Não necessariamente temos de sofrer certas coisas para aprender. Quando vemos um irmão sofrendo por causa da vida da alma, precisamos aprender a lição para sermos poupados de muitos sofrimentos.
A terceira característica de João é que, ao escrever as epístolas, não iniciou nada novo (1 Jo 2:7), mas reforçou o que o Senhor e os demais apóstolos já haviam falado. O Evangelho de João é uma explicação detalhada da Epístola aos Efésios. Por exemplo, no capítulo 14, temos o Deus Triúno revelado (cf. Ef 1). Em Efésios, Paulo fala de andar na graça e na verdade, andar no amor e na luz, e andar no espírito. Em João 1:14 lemos: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. “Graça” e “verdade” não aparecem aqui por coincidência, pois Paulo já havia falado sobre isso. No versículo 17 João prossegue: “Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo”. Andar na graça e na verdade é andar em Cristo, ou seja, está relacionado ao Filho.
Paulo ainda falou de andar no amor e andar na luz, e João os confirmou. Com respeito a andar no amor, João escreveu: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4:8); e sobre andar na luz, afirmou: “Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma” (1:5). Deus Pai é amor, e, quando o amor de Deus nos alcança em Jesus Cristo, é a graça. Da mesma forma, Deus Pai é a Luz, e, quando essa luz nos alcança em Jesus Cristo, é a verdade, a realidade. Andar no amor e luz é andar no Pai.
O último item mencionado por Paulo é andar no espírito, e João registrou em seu evangelho: “Deus é Espírito” (Jo 4:24). Se queremos adorar a Deus, precisamos estar no espírito. Além disso, ele revelou que, ao crer no Senhor Jesus, receberíamos o Espírito (7:38-39). Ele também deixou claro que, após a morte e ressurreição do Senhor Jesus, o Espírito da realidade viria como o outro Consolador para estar para sempre conosco (14:16-17).
Por meio dos escritos de João, entendemos que andar na graça e na verdade (Filho), andar no amor e na luz (Pai), e andar no espírito (Espírito) é andar no Deus Triúno. Aqui está a correlação entre o Evangelho de João e a Epístola aos Efésios. Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave:  Seguir os outros, aprender com os outros e reforçar o que já foi falado.

Pergunta:  Você tem aprendido lições de vida com as experiências dos outros?


segunda-feira, 20 de maio de 2013

DE QUE MANEIRA JESUS REVELA O CARÁTER DE DEUS


DE QUE MANEIRA JESUS REVELA O CARÁTER DE DEUS


Na Bíblia, Deus repetidamente fala de Si mesmo como um pai.
"Não temos todos o mesmo Pai? Não fomos todos criados pelo mesmo Deus?" Malaquias 2:10.
Alguns pais que vemos atualmente são qualquer coisa menos desejáveis. Há pais negligentes e abusivos. Deus não é assim. Ele é um Pai sensível e protetor. Ele é o tipo de Pai que adora brincar com seu filho ou sua filha, o tipo de Pai que encanta seus filhos ao contar-lhes maravilhosas histórias na hora de dormir.
Nosso Pai de amor queria fazer mais do que Se revelar através das palavras da Escritura. Ele sabia que alguém que vive conosco é muito mais real do que alguém de quem apenas ouvimos falar ou sobre quem lemos num livro. Por isso, Ele veio ao mundo como uma pessoa real - a pessoa de Jesus.
"[Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito". Colossenses 1:15.
Por isso, se você já viu a Jesus, você já viu a Deus. Ele se humilhou ao nosso nível - tornando-se como nós - para que pudesse nos ensinar como viver e ser feliz, e para que pudéssemos ver como Deus realmente é. Jesus é a imagem visível de Deus. Ele mesmo disse: "Quem Me vê, vê o Pai". (João 14:9).
Ao ler a história de Jesus nos quatro evangelhos, os primeiros quatro livros do Novo Testamento, você vai descobrir um retrato fascinante de nosso Pai celestial. Pescadores rudes largaram suas redes para seguir a Cristo, e crianças pequenas concorriam entre si para receber Sua bênção. Ele confortava o pecador mais arrasado e desarmava o maior legalista e hipócrita. Ele curava tudo, desde cegueira até lepra. Em todos os Seus atos, Jesus demonstrou que Deus é amor! Ele supria a necessidade humana de uma maneira que ninguém nunca tinha feito antes dEle - e nem fez depois!
A revelação final de Jesus sobre como é Deus aconteceu na cruz.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16.
Jesus morreu não apenas para nos dar uma vida mais feliz, mas também para nos dar uma vida eterna. Por muitos anos as pessoas se maravilharam, aguardaram e sonharam com Deus. Elas viram as obras das Suas mãos no céu e nas maravilhas da natureza. Então, na cruz, Jesus quebrou o silêncio de tantas eras, e as pessoas perceberam que estavam olhando para a própria face de Deus, vendo Ele como realmente era - AMOR... amor eterno e imortal!
Você pode descobrir Deus agora mesmo através da revelação de Jesus. Essa descoberta conduzirá você a fazer uma afirmação muito pessoal: "PAI, EU TE AMO!".

O ANDAR RESTRITO DE UM PRISIONEIRO


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 10: Andar no amor, luz e espírito (Ef 5:1-2, 8, 18)

Leitura bíblica:  Ez 47:3-5; Mt 6:10; Jo 21:18; Ef 4:11-12

Ler com oração:  Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados (Ef 4:1).

O ANDAR RESTRITO DE UM PRISIONEIRO

O tema geral do nosso estudo nesta série do Alimento Diário é “A edificação do Corpo de Cristo”. Essa edificação é feita pelos santos que, por sua vez, são aperfeiçoados pelos servos do Senhor (Ef 4:11-12).
Um servo de Deus é aquele que tem uma comissão da parte de Deus. Por vezes, confundimos comissão com conhecimento doutrinário e eloquência. Um verdadeiro servo de Deus, um verdadeiro apóstolo, não necessariamente deve ser eloquente ou saber falar bem, mas quando fala, ainda que de maneira simples, muda a vida das pessoas, por causa de seu viver, experiência e testemunho. Seu falar não visa apenas aumentar o conhecimento dos ouvintes; antes, causa uma mudança em suas vidas, pois tem como conteúdo e substância a realidade e a vida que estão na Palavra de Deus.
Hoje, o Senhor nos tem mostrado dois itens importantes com relação ao nosso viver. O primeiro é que a vida da igreja não se resume à vida de reuniões, mas também inclui a vida familiar e social (trabalho, escola etc.). Não somos cristãos com tripla personalidade: uma na reunião da igreja, outra em casa e outra nos demais lugares. Não! Somos a mesma pessoa e vivemos a vida da igreja onde quer que estejamos. O segundo item são os cinco tipos de andar mostrados em Efésios: andar na graça, na verdade, no amor, na luz e no Espírito. Todos nós precisamos ter esse tipo de andar no viver diário.
Em Efésios 4:1-2, Paulo, o prisioneiro no Senhor, nos roga que andemos de modo digno de nosso chamamento, com humildade, mansidão, longanimidade, suportando-nos uns aos outros em amor. Ser prisioneiro quer dizer negar a si mesmo, a vida da alma, o que quer dizer que o eu natural já não tem liberdade. Isso nos faz lembrar o episódio do capítulo 21 do Evangelho de João. Ali, o Senhor disse a Pedro que, quando jovem, ele tinha plena liberdade de ir aonde bem queria (v. 18). Jesus não se referia à sua idade física, mas à sua maturidade espiritual. Alguém espiritualmente infantil não tem restrição nenhuma e faz coisas de maneira independente. Porém, quanto mais cresce na vida espiritual, menos liberdade há para a vida da alma (cf. Ez 47:3-5). Alguém maduro estende as mãos para que outro o conduza, ou seja, é algo voluntário. Ele já não quer viver de maneira livre; antes, procura submeter-se à vontade do Senhor. Nesse momento ele se torna prisioneiro do Senhor.
Depois de nos transmitir as visões e revelações elevadas nos três primeiros capítulos de Efésios, a partir do capítulo quatro Paulo começa a falar da prática, e esse é nosso problema. Todos nós gostamos de ouvir mensagens, mas, quanto a praticar a Palavra de Deus, temos dificuldade, pois encontramos um paredão à frente: a vida da alma. Não gostamos de ser restringidos; pelo contrário, nossa alma quer liberdade para fazer coisas que deseja. O Senhor, porém, nos chamou, e espera que nosso andar seja digno de Seu chamamento, um andar segundo a vida no reino. Por causa disso, devemos orar: “Senhor, venha Teu reino em minha vida, em minha família. Faça-se Tua vontade em minha casa, no meu quarto, no uso do computador, no meu trabalho ou no shopping” (cf. Mt 6:10). Se orarmos dessa maneira, com sinceridade, iremos pedir perdão ao Senhor por ainda termos um viver livre demais e pedir-Lhe que nos restrinja como Seus prisioneiros.


Ponto-chave:  Andar segundo o chamamento divino nos restringe.

Pergunta:  Em que aspectos você tem percebido a restrição do Senhor em seu andar?


domingo, 19 de maio de 2013

Pequeno Dicionário Bíblico Evangélico: A - Z



Pequeno Dicionário Bíblico Evangélico:  A - Z 

A


Aarão - Irmão mais velho de Moisés e um dos sete homens que tiraram Israel da escravidão do Egito. (Êxodo 7:1,2)

Abba - Palavra aramaica para “pai”. (Marcos 14:36)

Abdenego - Um dos três hebreus que foram lançados numa fornalha ardente por se recusarem a se ajoelhar diante de uma estátua preparada pelo rei Nabucodonosor. Seu nome hebraico era Azarias. (Daniel 1:7)

Abel - O segundo filho de Adão e Eva. Irmão mais novo de Caim. (Gênesis 4:2,8)

Abraão - Pai da nação hebreia, primeiramente chamado de Abrão. Deus chamou Abrão de Ur dos Caldeus e lhe disse para ir a uma terra que lhe mostraria. Abrão obedeceu. Deus prometeu fazer dele uma grande nação e mudou seu nome para Abraão, pai de muitos. (Gênesis 12:4)

Absalão - Terceiro filho do Davi. Ele liderou uma rebelião contra seu pai. O Rei Robão casou-se com Maaca, filha de Absalão. (II Samuel 13:20-22)

Adão - O primeiro homem que Deus criou. Adão foi criado perfeito, mas sua decisão de desobedecer às instruções de Deus trouxe o pecado ao mundo. Desde este dia, todas as pessoas que nascem são pecadoras. Por esta questão Deus exigiu que os israelitas fizessem ofertas e mandou seu filho Jesus Cristo. (Gênesis 2:7)

Adonias - Quarto filho de Davi, com sua esposa Hagite. Adonias reivindicou o trono em lugar de Davi, mas seu pai já o tinha promotido a Salomão. (II Samuel 3:4)

Ágape - Palavra grega para amor que implica em doação não egoísta. Um dos exemplos mais conhecidos é João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pareça mas tenha vida eterna”. (João 13:34)

Ageu - Profeta de Israel após o Exílio. Ageu ajudou a recontruir o templo na época de Esdras. Ele escreveu o livro de Ageu e profetizou ao tempo de Zacarias. (Esdaras 5:1)

Alfa e Ômega - Termo para Deus e Jesus encontrado apenas no Apocalipse. Alfa e Ômega são as primeiras letras do alfabeto grego. O termo significa que Deus é eterno e soberano. (Apocalipse 1:8)

Amós - Profeta de Tecoa em Judá. Deus o chamou para pregar ao reino do norte (Israel). (Amós 1:1)

Ano Sabático - Tempo de Sábado para a terra. Os israelitas deviam observá-lo deixando de plantar ou colher qualquer alimento a cada período de sete nos. O Exílio sobreveio porque os israelitas falharam em obedecer a este mandamento. (Levítico 25:1-7)

Arca da Aliança - Objeto mais sagrado de culto em Israel. Uma caixa feita de acácia e coberta com ouro. Dentro dela ficavam as duas tábuas dos Dez Mandamentos, um pote de ouro com maná e a vara de Arão. A arca ficava guardada no Santo dos Santos do tabernáculo durante o Êxodo e no Lugar Santíssimo do templo edificado por Salomão. Ela não podia ser tocada; era transportada por varapaus sobre argolas fixadas nos seus quatro cantos. (Deuteronômio 31:26)

Arcanjo - Palavra usada apenas para o anjo Miguel. Ele é o anjo chefe, que comanda os outros anjos de Deus. (Daniel 10:13,21)

Armagedom - Lugar onde os exércitos do mundo se encontrarão na ultima rebelião contra Deus. (Apocalipse) 16:16

Ascensão - Volta de Jesus aos céus. Depois que ressuscitou dentre os mortos, Jesus encontrou-se e conversou com seus discípulos por mais de 40 dias. Depois voltou ao seu lugar no céu à direita do Pai, onde reina como nosso Rei e serve como nosso Sumo-Sacerdote. (João 20:17)

B


Baal - Principal deus dos povos cananeus. O culto a Baal era uma constante tentação para os israelitas. (Juízes 6:25)

Baasa - Terceiro rei do reino do norte (Israel). Baasa subiu ao poder ao assassinar seu antecessor, o rei Nadabe, e toda a família real de Jeroboão. (Esdras 2:2)

Babel - A grande cidade de Gênesis II, onde a torre de Israel foi construída, e também a capital da Babilônia. Foi na terra de Babel que Deus fez surgir novas línguas, para castigar o orgulho humano. (Gênesis 11:4-9)

Babilônia - Fundada por Nimrode e se localizava no rio Eufrates; Império as sul da Mesopotâmia (atual Iraque).Os isralitas gastaram 70 anos como prisioneiros na Babilôna ao tempo de Daniel. (Gênesis 10:10)

Bálsamo de Gileade - Produto cosmético e medicinal que os israelitas faziam a partir de um tempero ou seiva de árvore. (Jeremias 8:22)

Belém - Pequena cidade de Judá, a 9 Km de Jerusalém. Foi nesta cidade em que Jesus nasceu. (I Samuel 16:1)

Betel - Cidade da terra de Israel ao noroeste de Ai. Abraão acampou próximo a Betel quando chegou pela primeira vez a Canaã. Jacó teve seu sonho ali, quando fugia de Esaú. Depois que foi conquistada por Josué, oi dada à tribo de Efraim. (Gênesis 12:8)

Boaz - Marido de Rute; pai de Obede; avó de Jessé; bisavó de Davi. (Rute 2:1-5)

C


Cades - Antiga cidade dos heteus na região norte do Líbano, próxima do rio Orontes, provavelmente uma ruína ou coluna ao tempo de Davi. (Josué 10:41)

Cades-Barnéia - Importante cidade e região no lado Sul do Deserto de Zim e no lado norte de Parã. Os israelitas ficaram acampados nesta cidade quando enviaram 12 homens para espionar a terra de Canaã. (Josué 14:6,7)

Cafarnaum - Principal cidade do litoral norte do mar da Galiléia no tempo de Cristo. Jesus estabeleceu-se nesta cidade quando começou seu ministério. Simão, André, Tiago, João e Mateus trabalhavam em Cafarnaum quando Jesus os chamou. (Mateus 4:13)

Caim - Primogênito de Adão e Eva que matou seu irmão Abel. (Gênesis 4:1-8)

Calebe - Israelita da tribo de Judá; filho de Jefuné. Moisés o escolheu para representar Judá na equipe de espias enviados à tera de Canaã, quando os israelitas alcançaram Cades-Barnéia durante o êxodo. Junto com Josué, ele foi o único a espiar a crer que Deus lhes daria a vitória sobre os cananeus. Ele se estabeleceu em Hebrom. (Números 13:6)

Canaã - Terra ocupada pelos descendentes de Canaã, neto de Noé; Palestina; a terra bem ao sul da Fenícia ou Líbano, a oeste da Síria e ao noroeste da Arábia. (Josué 3:10)

Cenáculo - Lugar alto em Jerusalém onde Jesus e seus discípulos tomaram a Última Ceia. Tem esse nome porque ficava no segundo andar de uma casa de dois andares. (Lucas 22:10-13)

Circuncisão - Remoção do prepúcio do pênis. Os israelits eramm circuncidados no oitavo dia do nascimento. Deus pediu isto como uma parte de sua aliança com Israel. Era o sinal da fidelidade do povo de Deus. (Gênesis 17:12)

Crucificação - Método de execução usado pelos romanos ao tempo do Novo Testamento. A pessoa a ser crucificada era pregada em dois travessões de madeira formando uma cruz. Um prego atravessava os dois pés e dois outros atravessavam cada pulso. Alguns criminosos condenados por crimes sérios eram crucificados. A falsa acusação usada para justificar a crucificação de Jesus foi a traição contra Roma. (João 19:16,18)

D


Dalila - Mulher que traiu Sansão para os filisteus. Os filisteus pagaram 1.100 peças de prata para que descobrisse sua fraqueza. Sansão apaixonou-se por ela e lhe contou o que ela queria saber. (Juíses 16:6,18)

Daniel - Membro da família real de Judá levada cativa para a Babilônia pelo exército do rei Nabucodonosor durante o reinado de Jeoaquim. Foi ele que serviu a quatro reis da Babilônia e sobreviveu por uma noite numa cova de leões. (Daniel 1:6-11)

Davi - Filho caçula de Jessé e segundo rei de Israel, depois de Saul. Era da tribo de Judá e derrotou o gigante Golias. Escreveu salmos, governou com justiça e sua vida integrou totalmente o plano de Deus, que prometeu que seu reino jamais teria fim. (I Samuel 16:13)

Deidade - Toda a natureza de Deus; aquilo que Deus é. (Colossenses 2:9)

Deus - Criador e Senhor de todas as coisas; o único que sempre existiu e existirá; o único Deus verdadeiro. (Gênesis 1:1)

Destra - Mão direita. Palavra usada com uma figura de linguagem, para indicar habilidade poder ou autoridade; intimidade, lugar de honra próxima de alguém. (Êxodo 15:6)

Dia da Preparação - O dia anterior à Páscoa. Recebeu esse nome pelo fato de serem feitos muitos preparativos para a festa. (Mateus 27:62-64)

Dilúvio -Tempo quando Deus cobriu a terra com água para destruir todo o mundo, exceto Noé, sua família e os animais que estavam na arca. (Gênesis 7:7)

E


Ebenézer - Lugar onde os filisteus derrotaram os israelitas e tomaram a Arca da Aliança no tempo de Eli. Pedra que Samuel levantou em Ebenézer para comemorar a vitória dos israelitas sobre os filisteus no mesmo lugar de sua derrota anterior. (I Samuel 4:1)

Éden - Terra onde Deus colocou Adão e Eva, que foram forçados a deixar o Éden depois que pecaram. Era banhado por um rio que estava em comunicação com outros rios: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. (Gênesis 2:15)

El Shadai - Deus todo poderoso. (Gênesis 28:3)

Elá - Lugar de acampamento dos israelitas durante a batalha de Davi e Golias. Vale próximo a Jerusalém no território de Judá. (I Samuel 17:19)

Eldade - Um dos 70 anciãos de Israel escolhidos por Moisés para ajudar a liderar a nação. (Números 11;26-30)

Eli - Sumo-sacerdote de Israel que criou Samuel no tabernáculo em Siloé quando o Senhor chamou Samuel para a profecia. (I Samuel 1:3,9)

Eliaquim - Israelita escolhido por Deus para substituir Sebna como assistente do rei Ezequias. (II Reis 18:18)

Elias - Profeta do reino do norte (Israel) ao tempo dos reinados de Acabe, Acazias e Jorão. Ele se tornou conhecido ao derrotar os 400 profetas de Baal no monte Carmelo. (II crônicas 21:12)

Emanuel - Palavra ebraica que significa Deus conosco. (Isaías 7:14)

Esaú - Filho de Isaque e gêmeo fraterno de Jacó. (Gênesis 25:25-30)

Esdras - Escriba judeu que viveu em Jerusalém ao tempo de Neemias. (Esdras 7:10)

Espírito Santo - Terceira pessoa de Trindade. (Salmo 51:11)

Ester - Judia nascida no cativeiro da Babilônia entre os exilados de Judá. (Ester 2:7,8)

Eunuco - Homem castrado que servia de guarda das mulheres do seu dono. (Ester 2:14)

Evangelho - “Boas novas”, a notícia de que Jesus pagou a pena por nossos pecados e nos convida a receber sua oferta de perdão. (Marcos 1:1)

F


Faraó - Rei ou governante do Egito. “Faraó” era um título, como “Presidente”. (Gênesis 40:4,5)

Fariseus - Grupo de líderes entre os judeus ao tempo do Novo Testamento, conhecidos por sua oposição a Jesus. (Mateus 5:20)

Fé - Confiança em Deus; crença que Deus faz e fará o que promete. (II Crônicas 20;20)

Filisteus - Descendentes de Casluim. Golias foi um dos mais conhecidos filisteus, inimigos constantes de Israel. (Juízes 13:5)

G


Gabriel - Anjo que apareceu a Daniel e a Zacarias, esposo de Isabel. (Daniel 9:21)

Galiléia - Ampla área do norte da Palestina ao tempo do Novo Testamento. Nela Jesus cresceu, pregou e curou muitas pessoas. (Mateus 11:1)

Gentio - Não judeu; pessoa que não é judia. (Neemias 5:9)

Gérsom - Primeiro filho de Moisés. (Êxodo 2:22)

Getsêmani - Jardim no monte das Oliveiras. Foi nele que Judas traiu Jesus. (Marcos 14:32)

Gólgota - “Lugar da caveira”, lugar onde Jesus e dois criminosos foram crucificados. (Marcos 15:22)

H


Hadassa - Nome hebraico de Ester. (Ester 2:7)

Hanucá - Festa judaica que celebra a restauração do templo. (João 10:22)

Hebreu - Todo descendente de Abraão, Isaque e Jacó. (Gênesis 14:13)

Hosana - Forma grega do termo hebraico no Salmo 118:25: “Salve-nos, Senhor.” (Mateus 21:9)

I


Incenso - Seiva ou cheiro queimado por seu perfume forte e agradável. (Êxodo 30:35)

Iniquidade - Palavra para “pecado” e que aparece em algumas traduções da bíblia. (Salmo 25:11)

Isaías - Profeta e israelita que pregou durante os reinados de Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés. Ele era filho de Amós e viveu em Jerusalém. (II Reis 19:2)

Ismael - Filho de Abraão e Hagar, meio irmão de Isaque. (Gênesis 16:15-16)

Ismaelitas - Povo que deriva suas origens de Ismael; os árabes. (Gênesis 37:27)

J


Jeovah Jireh- “O Senhor proverá.” (Gênesis 22:14)

Jeovah Nissi - “O Senhor é a minha bandeira.” (Êxodo 17:15)

Jeovah Shalom - “O Senhor é paz.” (Juízes 6:24)

Jeovah Shamah - “O Senhor está aqui.” (Ezequiel 48:35)

Jeovah Tsidkenu - “O Senhor é a minha justiça.” (Jeremias 23:6)

Jesus - O nome mais importante da bíblia. O filho de Deus, o Messias, o nosso Salvador e Senhor. O nome Jesus é a forma grega do hebraico “Josué”, que significa “ungido”. (Isaías 7:14, 53:1-12,

Mateus 1:18, Atos 16:18)

L


Lago de fogo - Termo usado para “inferno” no livro de Apocalipse, também chamado de “segunda morte”. (Apocalipse 20:14)

Levita - Descendente de Levi e membro desta tribo. Deus deu aos levitas algumas tarefas especiais no serviço do tabernáculo e do culto. (Êxodo 4:14 e II Crônicas 20:14)

Livro da vida - Nomes de todos aqueles que viverão com Deus para sempre no céu. (Apocalipse 3:5)

Louvor - Aplauso;aprovação;palavra ou gesto para declarar a dignidade de algo ou de alguém. É a parte essencial do culto a Deus. (Salmo 111:10)

M


Mamom - Palavra aramaica para “saúde” ou “riqueza”. Jesus a empregou em seu ensino sobre o dinheiro. (Lucas 16:13)

Maná - Alimento que Deus providenciou para os israelitas durante o êxodo. (Êxodo 16:31-32)

Maranata - Palavra aramaica para “Venha, nosso Senhor!”. (I Coríntios 16:12)

Matusalém - Filho de Enoque, e pai de Lameque; Um daqueles que viveram antes do dilúvio. Matusalém viveu 969; ninguém viveu mais que ele. (Gênesis 5:21)

Messias - Palavra hebraica que significa “ungido”. Se refere ao Salvador que os profetas do Antigo Testamento predisseram que nasceria de uma virgem em Belém. A forma grega é “Cristo”. (João 1:41)

Mirra - Resina retirada de uma pequena árvore que cresce no Oriente Médio. Dessa resina, se fazia um perfume muito agradável e um remédio que, misturado com vinho, servia como calmante. (Mateus 2:11)

N


Nazireu - Israelita, homem ou mulher, que fazia voto de se dedicar ao serviço de Deus por algum tempo ou por toda a vida. O nazireu não podia beber vinho ou cortar o cabelo. Sansão é o mais famoso deles.   (Números 6:1-21)

Nova Jerusalém - Cidade que Deus criará como parte dos novos céus e da nova terra.  (Apocalipse 21:2)

O


Odre - Vasilha feita com o coro de animal. Servia para guardar ou transportar líquidos. (Mateus 9:17)

Onipotência - Poder sem limite de Deus. (Salmo 24:8)

Onipresença - Capacidade de Deus de estar em todo lugar.  (Provérbios 15:3)

Onisciência - Conhecimento de Deus sobre todas as coisas.  (Mateus 6:8, Salmo 139:17)

Ósculo - Beijo, modo de cumprimentar muito comum entre muitos povos do oriente próximo.  (Romanos 16:16)

P


Padã-Arã - Região em torno de Arã na alta Mesopotâmia entre os rios Eufrates e Habur. Abrão viveu em Padã-Arã antes de se mudar para Canaã. (Gênesis 28:5-7)

Pano de saco - Tecido grosso feito geralmente de pêlo de cabra usado como saco. As pessoas também o vestiam como forma de demonstrar aflição, tristeza ou arrependimento. (Gênesis 37:4)

Pão asmo - Pão feito sem fermento que era comido durante a Páscoa e outras festas. O fermento era símbolo do pecado.  (Êxodo 12:17-20, I Coríntios 5:7,8)

Parábola - História curta com o fim de ensinar lições a respeito do reino de Deus, ou de sabedoria ou moral. (Mateus 13:3-23)

Páscoa - Festa em que os israelistas comemoram a libertação dos seus antepassados da escravidão no Egito. (Êxodo 12:1-20)

Propiciatório - Topo da Arca da Aliança; lugar da expiação. Era aí que o sumo-sacerdote aspegia o sangue no Dia da Expiação. O propiciatório era feito de ouro puro. (Hebreus 9:5)

Q


Querubim - Ser espiritual semelhante a anjo, que representa a presença, a grandeza e a majestade de Deus. O topo da Arca da Aliançaera adornado com um par de estátuas de querubins. (Êxodo 25:18-22, Gênesis 3:24)

R


Rabi - “Meu grande”, título dado aos mestres da lei entre os judeus. (João 3:2)

Redenção - Doutrina cristã segunda a qual Jesus Cristo pagou o preço para que o seu povo fosse livre. (Hebreus 9:12)

Reino de Deus - O domínio de Deus sobre as pessoas e o mundo, tanto no presente como no futuro. (Romanos 14:17) Vida com Deus no Céu. (II Timóteo 4:18)

S


Sabactani - Parte do grito de angústia dado por Jesus na cruz, tirada do Salmo 22:1. A palavra tanto pode ser hebraica quanto aramaica, mas seus significado é desconhecido. (Marcos 15:34)

Sacerdote - Pessoa que serve como mediador entre Deus e os outros. Em Israel, os sacerdotes trabalhavam junto com os levitas, administravam os sacrifícios e supervisionavam as festas, e tinham que ser descendentes de Aarão. (Êxodo 3:1)

Salvação - Perdão dos pecados; dom de Deus da vida eterna. (Romanos 6:22-23, 10:8-10)

Samaritano - Pessoa nascida em Samaria, região que ficava entre a Judéia e a Galiléia. Os judeus e os samaritanos não se davam por causa de diferenças de religião, raça e costumes. (João 4:9)

Santo dos Santos - Pequeno lugar atrás do véu do tabernáculo (e do templo), onde a presença de Deus permanecia; lugar onde somente o sumo-sacerdote podia entrar e onde era guardada a Arca da Aliança. (Levítico 16:1-34, II Crônicas 3:8-14)

Serafim - Ser com seis asas, que representa a presença, grandeza e majestade de Deus. (Isaias 6:1-7)

Sinagoga - Casa de oração dos judeus; surgiram durante o exílio na Babilônia, entre os judeus que amavam a Deus mas não podiam adorar no templo em Jerusalém. (Mateus 13:54)

Sumo-sacerdote - O mais alto cargo no sacerdócio em Israel, tinha como tarefa representar Israel no Dia da Expiação e interpretar o Urim e o Tumim. (Levítico 16:32, Mateus 26:57)

T


Tabernáculo - Lugar portátil de adoração dos israelitas durante o Êxodo; tinha formato de tenda e era feito de material leve para ser facilmente transportado. Mais tarde, foi substituído pelo templo. (Êxodo 261-37)

Templo - Templo construído por Salomão; o mais conhecido templo na bíblia, uma grande edificação de pedra e madeira construída em Jerusalém ao longo de um período de sete anos. (I Reis 6)

Torá - palavra hebraica para “lei”, geralmente usada no Antigo Testamento, como Lei de Deus.

U


Ungir - Derramar um óleo especial sobre uma pessoa ou coisa e separá-las como santa e prepará-la para o serviço de Deus. (Êxodo 30:22-33, I Reis 16:13)

Urim e Tumim - Objetos sacerdotais que determinavam a vontade de Deus usados primeiramente por Levi, e foi usado até os tempos de Davi. (Êxodo 28:0)

V


Valentes de Davi - Grupo de guerreiros famosos por sua bravura, habilidade no combate e dedicação a Davi;alguns nomes: Josebe-Bassebete, Eleazar e Samá. Eles tinham sido oficiais no exército de Saul. (II Samuel 23:8-17)

Voto - Promessa de uma dádiva ou serviço determinado a Deus, de uma forma específica se ele atender a uma súplica.  (Gênesis 28:20-22)

X


Xerxes - Nome persa de Assuero; filho de Dario, o Grande.  (Ester 1:1)

Y


Yeshua - Palavra hebraica para Jesus.

Z


Zaqueu - Chefe da coletoria de impostos em Jericó. Ele recebeu Jesus em sua casa e prometeu devolver o dinheiro que tinha roubado. (Lucas 19:1-10)

Zife - Cidade na região montanhosa de Judá onde Davi tentou se esconder de Saul.  (I Samuel 23:13-29)

ANDAR NA VERDADE E PRATICAR O AMOR DE CRISTO


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 9: O amor de Cristo (Ef 3:17-19)

Leitura bíblica:  Ef 4:25-32; 5:2

Ler com oração:  Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos (Tg 1:21-22). Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade (3 Jo 14).

ANDAR NA VERDADE E PRATICAR O AMOR DE CRISTO

O livro de Efésios também nos mostra que precisamos andar na verdade. Se não optamos por andar na verdade, automaticamente estamos andando na vaidade dos nossos próprios pensamentos (4:17). A Palavra de Deus não mostra uma terceira opção. Quando andamos conforme nossos pensamentos, não importa se nossa intenção é fazer o bem e servir a Deus, o resultado é toda sorte de impureza (vs. 18-19). Não nos deixemos ser enganados. Precisamos ser renovados no espírito do nosso entendimento, despojando-nos do velho homem, que se corrompe, e revestindo-nos do novo homem. Essa não é uma questão doutrinária, mas é a realidade que aprendemos em Cristo (vs. 20-24).
A mente é renovada quando colocada sob o controle do espírito. Isso significa, por exemplo, que, ao ouvirmos algo negativo das pessoas ou lermos isso na Internet, não somos corrompidos pela concupiscência do engano, pois a vida que está no espírito governa nosso entendimento. Devemos guardar o nosso coração de ser contaminado por coisas negativas, afastando-nos daquilo que não edifica (vs. 25-32).
Embora a Epístola de Paulo aos Efésios seja excelente, eles a utilizaram como tema de debates e discussões (1 Tm 1:4; 4:7; 2 Tm 4:4). Esse livro, porém, tem como objetivo nos ensinar a andar na graça, andar na verdade, andar em amor, andar na luz e andar no espírito.
O apóstolo João, em sua maturidade, ensinou aos efésios que andar na verdade não é somente conhecer as verdades bíblicas, mas praticá-las. Somente o conhecimento das verdades não produz o amor de Cristo e resulta em soberba. Quem anda na verdade também anda em amor, porque Deus é amor (1 Jo 4:8). Quem pratica a verdade obedece ao mandamento de amar uns aos outros. Por isso João escreveu: “O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade, por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre, a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor. Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai. E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor” (2 Jo 1-6). Ao andarmos na graça, somos aperfeiçoados no exercício dos nossos dons para o desempenho do nosso serviço, para a edificação do Corpo de Cristo, dispensando o Deus Triúno para as pessoas. Ao andarmos na verdade, deixamos a vaidade dos nossos pensamentos, negamos a nós mesmos a fim de transmitirmos o amor de Cristo às pessoas. Essas questões são práticas e não teóricas. Devemos praticar a palavra revelada no livro de Efésios para viver o evangelho do reino e também, com amor, levar outros a reinar com Cristo.


Ponto-chave:  Quem anda na verdade, pratica o amor de Cristo.

Pergunta:  Como podemos ser renovados no espírito do nosso entendimento?

sábado, 18 de maio de 2013

ANDAR NA GRAÇA PARA EDIFICAR O CORPO DE CRISTO




ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 9: O amor de Cristo (Ef 3:17-19)

Leitura bíblica:  Jo 1:17; 14:6; Ef 4:6-7, 11-16

Ler com oração:  Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor (Ef 4:15-16).

ANDAR NA GRAÇA PARA EDIFICAR O CORPO DE CRISTO

Em Efésios 4:7 lemos: “E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo”. Quando obtemos a vida de Deus ao crer no Senhor Jesus, recebemos graça. Não se trata de termos uma vida confortável, um trabalho próspero ou uma bela família, pois a graça de Deus não tem como objetivo nosso sucesso pessoal ou prosperidade material. A graça é o dispensar do Deus Triúno para produzir em nós um crescimento espiritual normal, levando-nos a exercer nossa função como membros do Corpo de Cristo e assim executar a economia neotestamentária de Deus. Quanto mais exercitamos o dom que recebemos pela graça, mais graça nos é acrescentada.
Ao nascermos de Deus, recebemos o primeiro dom, que é invocar o nome do Senhor. Assim como a criança recém-nascida tem o dom de chorar para que a mãe atenda suas necessidades, o primeiro dom que recebemos foi de clamar ao Senhor. A Primeira Epístola aos Coríntios 12:1-3 descreve que exercitamos esse dom falando pelo Espírito Santo, ao dizermos: “Senhor Jesus!”. Nos versículos 4 a 6 lemos: “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas operações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos”. Isso significa que, quando exercitamos os dons, recebemos graça, não para fazer uma obra particular, mas para edificar o Corpo de Cristo. Somos membros desse Corpo, por isso devemos funcionar. Se um membro do nosso corpo físico deixa de se exercitar, ele fica atrofiado. Da mesma forma, se não nos exercitamos como membros do Corpo de Cristo, deixamos de receber graça. Mas, se nos exercitamos continuamente, a graça de Deus opera em nós e, além de produzir crescimento, faz do nosso dom um ministério. Assim, Deus pode utilizar esse ministério em Suas operações, coordenando-nos juntamente com os outros ministérios do Corpo de Cristo.
Quando exercitamos os dons, andamos na graça e somos aperfeiçoados (Ef 4:11-13). Não devemos tentar servir a Deus de maneira autossuficiente, pois todos precisamos de aperfeiçoamento. Na vida humana, ninguém permanece da maneira como estava quando nasceu. Da mesma forma, na vida espiritual, buscamos crescer e ser aperfeiçoados. Para isso, temos o BooKafé, a colportagem, o CEAPE e os vários serviços do viver da igreja. Essas ferramentas são úteis para alargar nosso coração e aperfeiçoar nosso caráter.
Na igreja há aqueles que nos ajudam a ser aperfeiçoados, como os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. A liderança desses irmãos é para o nosso aperfeiçoamento, por isso exercitam o amor e a paciência. Eles devem se tornar modelos para os demais, perseverando em cuidar dos irmãos e da igreja. Sua função não é criar discípulos próprios nem se assenhorear do rebanho, mas apascentar os que lhes foram confiados pelo Senhor (1 Pe 5:2-3).
O resultado de sermos aperfeiçoados por andarmos na graça é a maturidade (Ef 4:14-16). Quando amadurecemos, não somos influenciados pelas opiniões que induzem ao erro, mas seguimos a verdade em amor. Essa verdade é o próprio Cristo (Jo 14:6). Ao andarmos na graça e na verdade, cooperamos para a edificação do Corpo de Cristo, suprindo vida aos que nos foram confiados (Ef 4:16).


Ponto-chave:  Não se acomodar, mas exercitar o dom para obter mais graça.

Pergunta:  Com que objetivo Deus nos concede Sua graça?




sexta-feira, 17 de maio de 2013

ANDAR EM AMOR É CUIDAR UNS DOS OUTROS


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 9: O amor de Cristo (Ef 3:17-19)

Leitura bíblica:  1 Co 8:1b; 2 Co 3:6; Ef 4:1-6; 1 Tm 1:7, Fm 11-18

Ler com oração:  Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade (1 Jo 3:16, 18).

ANDAR EM AMOR É CUIDAR UNS DOS OUTROS

O amor de Cristo não é teórico, mas prático. Nós o exercitamos quando apascentamos e aperfeiçoamos as pessoas. Devemos ter misericórdia daqueles que erram e ajudá-los, assim como Paulo fez em relação a Onésimo. Na Epístola a Filemom, vemos que Onésimo era um escravo que defraudou a seu senhor e fugiu. Na prisão, ele conheceu Paulo, que lhe apresentou o evangelho e o aperfeiçoou no amor de Cristo. Em razão disso, Onésimo se arrependeu e foi transformado. Ele foi ganho por Deus, por isso se tornou alguém útil e amado (v. 11). Paulo pediu que Filemom o recebesse novamente, já não mais como escravo, mas como um irmão caríssimo (v. 16). O apóstolo também se dispôs a pagar pelos danos causados por este irmão, no passado (v. 18). Aqui vemos o cuidado amoroso que resulta da prática do imensurável amor de Cristo.
Ao cuidarmos uns dos outros, somos todos aperfeiçoados. Não desprezemos os jovens quando erram. No caso de João Marcos, ele desistiu de acompanhar Paulo e Barnabé na primeira viagem (At 15:37-39). Paulo não quis levá-lo novamente, mas Barnabé estava disposto a lhe dar uma nova chance de ser aperfeiçoado. Devemos estar dispostos a dar aos jovens novas oportunidades de aperfeiçoamento. Talvez aquele jovem que consideremos inútil seja, aos olhos do Espírito, alguém que se tornará útil. Podemos nos enganar, mas o Espírito de Deus jamais se engana.
Na verdade, todos nós éramos inúteis para Deus, mas em algum momento alguém se preocupou em nos aperfeiçoar. Esse é dispensar do Deus Triúno para levar a cabo Seu plano. Se já temos sido aperfeiçoados, isso não é para nossa glória, mas apenas para a glória do Senhor. Vamos cuidar de nossos jovens, conduzindo-os a um ambiente de aperfeiçoamento, como o CEAPE, onde podem se tornar mais úteis para propagar o evangelho do reino. Quando isso ocorrer, toda a glória será dada ao Senhor, conforme lemos: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” (Ef 3:20-21).
Quando andamos em amor, agimos com humildade e mansidão (4:1-2). A edificação do Corpo de Cristo ocorre com base no amor, pois o saber ensoberbece, mas o amor edifica (1 Co 8:1b). No caso dos efésios, a busca pelo conhecimento os tornou pessoas críticas e soberbas que, pretendendo passar-se por mestres da lei, faziam asseverações ousadas sobre assuntos que sequer compreendiam (1 Tm 1:7). Isso serve de advertência para que não andemos na caducidade da letra, buscando meramente o conhecimento doutrinário, pois a letra mata, mas o Espírito dá vida (2 Co 3:6).
Além disso, por andarmos em amor, aceitamos a restrição que vem do Espírito para preservar a unidade (Ef 4:3). Não estamos realizando uma obra de destaque individual. Servindo ao Senhor, somos restringidos, pois há somente um Corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos (vs. 4-6).


Ponto-chave:  Cuidar dos nossos jovens.

Pergunta:  Por que devemos dar aos jovens a oportunidade de serem aperfeiçoados?

quinta-feira, 16 de maio de 2013

FORTALECIDOS PELO ESPÍRITO E ARRAIGADOS NO AMOR DE CRISTO


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 9: O amor de Cristo (Ef 3:17-19)

Leitura bíblica:  Jr 17:5-8; Fp 3:14

Ler com oração:  Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai [...] para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor (Ef 3:14-17).

FORTALECIDOS PELO ESPÍRITO E ARRAIGADOS NO AMOR DE CRISTO

Paulo orou a Deus para que sejamos fortalecidos com poder, segundo a riqueza da Sua glória, mediante o Seu Espírito no homem interior (Ef 3:14-16). Uma vez fortalecidos interiormente pelo Espírito, somos encorajados a pregar o evangelho. Quando fazemos colportagem, saindo para propagar o evangelho do reino por meio dos livros, ou quando servimos no BooKafé, por exemplo, não devemos depender de nossas habilidades para apresentar o evangelho às pessoas, mas unicamente do Espírito. Por isso invocamos Seu nome para vivermos e andarmos segundo o Espírito que habita interiormente, dependendo Dele todo o tempo.
Devemos seguir o exemplo de Paulo em sua segunda viagem, na qual ele agiu e se moveu segundo a direção do Espírito. Ele percorreu a região da Galácia e Cilícia. Foi para Derbe, Listra e Icônio e tentava pregar o evangelho na Ásia, mas foi impedido pelo Espírito Santo (At 16:6). Ele quis ir para a Bitínia, ao norte, mas o Espírito de Jesus não permitiu (v. 7). Após chegar a Trôade, teve a visão do varão macedônio, e entendeu que o Espírito queria que ele fosse para a Europa. Então Paulo, sensível ao Espírito, foi para a Macedônia, até chegar a Filipos (vs. 9, 12). Ele e Silas não conheciam ninguém naquela região, por isso só podiam depender do Espírito. Isso nos ensina uma lição: embora nos sintamos confortáveis em ter alguém conhecido para nos prestar apoio, o único em que devemos confiar é o Espírito (Jr 17:5).
Vamos depender do Senhor em nossa vida diária, pois Ele está trabalhando em nós. Sempre que seguimos o Espírito, somos abençoados. Na experiência de Paulo e Silas, seguir a direção do Espírito resultou em bênção, pois, em Filipos, a casa da Lídia se abriu para o evangelho, bem como a casa do carcereiro e, provavelmente, também as famílias dos encarcerados. Assim foi o surgimento da igreja ali (At 16:13-15, 25-34).
Quando seguimos o Espírito, não nos apoiamos em nossas expectativas, mas lançamos nossas raízes e alicerces no amor de Cristo (Ef 3:17). Esse amor é imensurável, ou seja, é ilimitado e não pode ser medido, pois excede todo entendimento. Somente conseguimos compreendê-lo junto com todos os santos. É pelo amor de Cristo que somos tomados de toda a plenitude de Deus (v. 18). Por isso o amor é o caminho que seguimos para alcançar a meta, o prêmio de reinar com Cristo (Fp 3:14). Quando estamos arraigados no amor de Cristo, perdoamos os irmãos, porque esse amor é a força motivadora de nosso serviço a Deus.
O Senhor nos constituiu Seus ministros e está nos aperfeiçoando por meio da prática do amor fraternal. Não merecíamos essa graça, mas Ele não apenas nos salvou como também nos tornou canais para a dispensação da graça e das bênçãos do Deus Triúno às pessoas. Ser útil ao Senhor não é uma questão de quanto conhecimento doutrinário temos, mas de seguirmos o Espírito e expressarmos o amor de Cristo aos outros.


Ponto-chave:  Ao depender do Espírito, somos abençoados.

Pergunta:  Qual é a força motivadora de nosso serviço a Deus?


quarta-feira, 15 de maio de 2013

A INCUMBÊNCIA DE DISPENSAR A GRAÇA DE DEUS


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 9: O amor de Cristo (Ef 3:17-19)

Leitura bíblica:  Rm 1:14; 2:11; Ef 3:2-10, 14-19; Tg 2:9

Ler com oração:  Se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros (Ef 3:2). Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada (1 Co 9:17).

A INCUMBÊNCIA DE DISPENSAR A GRAÇA DE DEUS

Há esperança para todo homem receber a vida de Deus, pois todo ser humano possui um espírito. O Senhor deseja que todos tenham a oportunidade de receber as bênçãos do Deus Triúno e, para isso, Ele tem uma economia, um mordomado. Esse mordomado é a dispensação da graça de Deus, que foi confiada a Paulo e transmitida a nós (Ef 3:2).
Paulo recebeu a revelação acerca do mistério de Cristo, que diz respeito ao plano eterno de Deus, a ser cumprido por meio da igreja (vs. 3-4). Isso significa que, por sermos a igreja, nos tornamos canais para dispensar a bênção e a graça de Deus às pessoas. Praticamos esse mordomado quando, por exemplo, apresentamos o evangelho às pessoas que frequentam o BooKafé, pois cada pessoa que entra ali possui o espírito humano dentro de si. Essa é a função da igreja: dispensar as bênçãos e a vida de Deus a todo homem.
Não devemos fazer acepção de pessoas, mas sim acolher a todo aquele que o Senhor nos enviar (Rm 1:14; 2:11; Tg 2:9). No Antigo Testamento, a bênção de Deus era restrita povo de Israel (Ef 2:12), mas em razão da dispensação da graça, no Novo Testamento, ela alcançou a nós, os gentios (3:6). Fomos incluídos nessa graça e devemos prosseguir, transmitindo a bênção celestial a todos os que estão aptos a receber a vida de Deus em seu espírito.
Antes, alguns de nós, praticávamos o viver da igreja de maneira religiosa, pensando apenas em nosso próprio benefício, em nosso crescimento espiritual. Agora, estamos sendo aperfeiçoados para sermos canais mais eficientes da dispensação da graça de Deus. Que cada um de nós se torne um ministro para pregar o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo (vs. 7-8).
Durante o nosso dia encontramos tantas pessoas e não devemos nos restringir a suprir vida apenas a um pequeno grupo, mas sim levar a vida de Deus para todos. O amor de Cristo se revela dessa forma. Não se trata de buscarmos nossos interesses nem de sermos apenas simpáticos com as pessoas. Amar é dispensar a vida de Deus para alguém, é sacrificar interesses pessoais para apresentar o evangelho. Um dia o evangelho nos alcançou porque alguém pagou o preço para nos transmitir o amor do Senhor. Temos a importante incumbência de praticar esse amor em relação às pessoas, por isso devemos nos ajoelhar diante do Pai e orar para sermos fortalecidos, assim como fez o apóstolo Paulo (vs. 14-17). Vamos negar a nós mesmos, despojando-nos do egoísmo e da ambição pessoal. Éramos indignos do Senhor, mas recebemos tamanha graça, e o amor de Cristo nos constrange a viver por Ele. Dessa maneira, o evangelho do reino será pregado em toda a terra habitada (Mt 24:14).


Ponto-chave: A função da igreja é dispensar a vida de Deus a todo homem.

Pergunta: O que significa praticar o amor de Cristo?



terça-feira, 14 de maio de 2013

DEUS NOS CRIOU PARA NOS DAR SUA VIDA


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 9: O amor de Cristo (Ef 3:17-19)

Leitura bíblica: Gn 2:7; Rm 9:23-24a; 1 Co 6:20; Ef 2:5-10; 1Ts 5:23

Ler com oração: Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio (Jó 32:8). Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados (Ef 2:1).

DEUS NOS CRIOU PARA NOS DAR SUA VIDA

Por amor, o Senhor nos resgatou para fazer de nós os materiais para a edificação de Sua igreja. Nenhum de nós era digno dessa posição, pois estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Ele nos deu vida (Ef 2:1, 5). Aleluia!
O próprio Deus, na pessoa do Senhor Jesus, nasceu e viveu como um homem na terra, sofreu em nosso lugar e tomou sobre Si nossas enfermidades e transgressões (Is 53:4; Mt 8:17). Ele pagou o preço para nos resgatar (1 Co 6:20). Para isso, Ele foi crucificado, padecendo o pior tipo de morte por nossa causa. Hoje o Senhor vê o fruto do penoso trabalho de Sua alma (Is 53:11). Nós, que éramos materiais imprestáveis, destinados ao lago de fogo, fomos ressuscitados juntamente com Ele, que nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Ef 2:5-6). Antes, éramos inúteis, agora o nosso destino é ser a obra-prima de Deus (v. 10). Louvamos ao Senhor por Sua grande misericórdia e imenso amor! A obra de redenção mostra a suprema riqueza da Sua graça e ocorre inteiramente pela fé (vs. 7-9).
Deus não permitiu que perecêssemos pela condenação do pecado, pois criou o homem com um propósito específico: governar a terra em Seu nome, cumprindo Sua vontade. Diferentemente de toda a criação, o homem foi criado como um recipiente para conter a vida de Deus (Rm 9:23-24a). Os anjos são seres espirituais, mas eles não possuem um espírito capaz de receber o Espírito de Deus, já o ser humano sim. Ele foi formado por Deus a partir do pó da terra (Gn 2:7a) e, em seguida, recebeu em suas narinas o fôlego de vida (v. 7b). Notemos que o sopro de Deus, um elemento vindo do próprio Deus, entrou na criação do homem. Esse sopro, em hebraico, chama-se neshamah, a mesma palavra utilizada para “espírito do homem” em Provérbios 20:27: “O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR”. Portanto o fôlego de Deus se tornou o espírito do homem criado.
Quando o espírito foi formado no homem, ele também passou a ser alma vivente (Gn 2:7c). Logo, o homem é um ser tripartido, composto de espírito, alma e corpo (1 Ts 5:23). Todo homem possui um elemento divino em sua constituição, que é o espírito humano. Por isso Jó menciona que há um espírito no homem e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio (Jó 32:8). Somos a única criatura no universo que pode ser gerada como filho de Deus (Rm 8:16). Mesmo sendo criaturas celestiais, nenhum dos anjos possui essa capacidade (Hb 1:5). Graças a Deus, porém, o Senhor veio como um Homem: Jesus, e com a obra da redenção o unigênito Filho de Deus (Jo 1:18) se tornou o primogênito de Deus (Rm 8:29). Ao crermos no Senhor, nós também nascemos de Deus, ganhamos Sua vida e nos tornamos Seus filhos (Jo 1:12-13; 1 Jo 3:1).


Ponto-chave: Somos a única criatura no universo que pode ser gerada como filho de Deus.

Pergunta: Por que Deus deseja nos fazer Seus filhos?



segunda-feira, 13 de maio de 2013

AS RICAS BÊNÇÃOS DO DEUS TRIÚNO


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 9: O amor de Cristo (Ef 3:17-19)
  Leitura bíblica:  2 Co 12:1-4; Gl 1:15-17; Ef 1:3-5, 7, 11, 13; 4:16; Hb 2:5-8

Ler com oração:  Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo (Ef 1:3).

AS RICAS BÊNÇÃOS DO DEUS TRIÚNO

O tema desta série do Alimento Diário é “A edificação do Corpo de Cristo”. Essa edificação ocorre em amor (Ef 4:16), por isso o assunto desta semana é o amor de Cristo, que veremos à luz da Epístola aos Efésios.
Efésios foi uma das primeiras epístolas escritas por Paulo quando estava aprisionado em Roma. Ao final de sua terceira viagem, ele prestou um voto de nazireado em Jerusalém, retrocedendo para uma prática da lei do Antigo Testamento. Paulo não concluiu esse voto, pois pela soberania divina, houve um tumulto no templo, e ele foi recolhido à prisão pelas autoridades romanas para ser julgado (At 21:23-33). De Jerusalém, Paulo foi conduzido a Cesareia (23:18-24), e depois a Roma, onde recebeu autorização para residir em uma casa, sob o regime de prisão domiciliar (28:16). Ali, Deus pôde utilizá-lo para prosseguir com o encargo do ministério neotestamentário por meio das epístolas que escreveu (vs. 30-31).
Na prisão, Paulo registrou a revelação que recebeu no terceiro céu a respeito da economia neotestamentária de Deus, que é o conteúdo da fé (Gl 1:15-17; 2 Co 12:1-4). Dentre as epístolas que escreveu, Efésios é o livro que contém revelações mais elevadas, além de descrever, com detalhes maravilhosos, o que é andar de modo digno do nosso chamamento (Ef 1:3; 4:1).
Embora essa epístola tenha um conteúdo excelente, a igreja destinatária dessas palavras não as praticou. Em Éfeso, mesmo depois de receber essa carta maravilhosa, os irmãos mais tarde ficaram envolvidos em doutrinas, teorias e discussões (1 Tm 1:3-4). Deus, porém, deseja que a fé torne-se prática em nossa vida, por isso devemos receber o conteúdo da Epístola aos Efésios, mas não seguir o exemplo dos efésios. Que o Senhor tenha misericórdia de nós!
Em Efésios 1:3, é revelado que Deus, sendo tão rico, deseja partilhar conosco toda sorte de bênção espiritual que há nas regiões celestiais em Cristo. Essas bênçãos estão relacionadas ao propósito do Deus Triúno de nos dispensar Suas riquezas, transmitindo-nos aquilo que Ele é, tem e realizou. Por isso temos nesse capítulo a obra do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Para nos alcançar, Deus Pai nos escolheu antes da fundação do mundo e nos predestinou para a filiação (vs. 4-5). Não somos merecedores de tamanha bênção, mas ela nos alcançou por meio do amor de Deus Pai. Por meio da obra do Pai, recebemos a graça de nos tornarmos Seus filhos, mas Ele ainda deseja que Sua vida cresça em nós até nos tornar filhos maduros, herdeiros do reino juntamente com Cristo (Hb 2:5-8).
O Filho, por Sua vez, nos providenciou a remissão dos pecados ao derramar Seu sangue para nossa redenção (Ef 1:6-11). Após isso, recebemos o penhor do Espírito Santo, isto é, o Espírito de Deus habita o nosso espírito para nos selar em cada ato de justiça que praticamos (vs. 12-14).
O resultado do dispensar do Deus Triúno é a igreja, o Corpo de Cristo. Na igreja a vida de Deus pode crescer em todos nós até que a plenitude do Senhor nos encha (Ef 1:22-23). Em suma, o resultado final da bênção do Deus Triúno é nos tornar filhos maduros, aprovados para governar com Cristo o reino vindouro.


Ponto-chave:  Deus quer partilhar conosco toda sorte de bênçãos.
Pergunta:  Como a obra do Deus Triúno nos alcançou?


domingo, 12 de maio de 2013

RESUMO DE EFÉSIOS 1-5


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 8: Andar de modo digno do chamamento (Ef 4:1-3)

Leitura bíblica: At 28:30-31; Ef 4:1-3

Ler com oração: Vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus (Ef 5:15-16).

RESUMO DE EFÉSIOS 1-5

O livro de Efésios é muito importante para o viver da igreja. Os três primeiros capítulos falam sobre a obra do Senhor em nós. O capítulo um fala do Deus Triúno Se dispensando a nós. O dois revela quem são os que receberam esse dispensar e qual era sua condição inicial, isto é, mortos em delitos e pecados. Efésios 3 nos mostra que, juntamente com todos os demais que receberam tal dispensar, podemos compreender a largura, o cumprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo, que excede todo o conhecimento.
A partir do capítulo quatro, temos um quadro de nosso viver diário, de como podemos ter um andar digno do nosso chamamento. Em Efésios 4-6, Paulo nos mostra como deve ser a vida da igreja. Primeiro, devemos andar na graça, pois fomos salvos pela graça. Segundo, precisamos andar na verdade, uma vez que fomos salvos da vaidade em que estávamos no mundo. Terceiro, como filhos amados, devemos andar no amor. Quarto, somos filhos da luz, portanto devemos andar na luz. E, por fim, não devemos nos embriagar com o vinho, mas andar no espírito.
O livro de Efésios só pôde ser escrito quando Paulo chegou a Roma, enquanto aguardava seu julgamento. Ali ele alugou uma casa e, longe da oposição e perseguição dos judaizantes e livre dos perigos das viagens, teve a paz e o tempo necessários para escrever essa epístola maravilhosa (At 28:30).
Certamente ele esperava que com essa carta a situação da igreja em Éfeso chegasse à normalidade, mas, por sua primeira carta a Timóteo, vemos que isso não ocorreu. Alguns da igreja em Éfeso preferiam se ocupar com fábulas e genealogias sem fim, que promovem discussões, e não o dispensar de Deus na fé (1 Tm 1:3 – lit.). De qualquer modo, ele pôde registrar essas palavras para nós, e hoje, graças ao Senhor, esse livro está aberto e pode ser praticado.
Segundo a história da igreja, o apóstolo João, em sua maturidade, após o exílio na ilha de Patmos, foi morar em Éfeso. Dentre tantas cidades, ele foi servir justamente na igreja que recebera anos antes esse livro preciosíssimo, que abrange o dispensar de toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais desde a eternidade passada e chega aos cinco tipos de andar que devemos ter no dia a dia da vida da igreja. Ainda que tenhamos sido tão imprestáveis, sem Cristo, sem esperança e sem Deus no mundo, agora, em Cristo Jesus, fomos aproximados por Seu sangue e nos tornamos os materiais constituintes da igreja. Hoje Ele é nossa paz. Fomos alcançados pela misericórdia divina, por causa do grande amor que Deus teve para conosco. Ele nos salvou e nos deu vida. Agora está trabalhando em nós com Sua rica graça e nos levando a experimentar com todos os santos o Seu imensurável amor. Aleluia!


Ponto-chave:
Receber o dispensar de Deus para viver a vida da igreja.
Pergunta:
Quão rico é o livro de Efésios para você?

sábado, 11 de maio de 2013

OS SETE “UNS” E OS CINCO TIPOS DE ANDAR


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 8: Andar de modo digno do chamamento (Ef 4:1-3)

Leitura bíblica: Ef 4-5

Ler com oração: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós (Ef 5:1-2a). Pois outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (v. 8).

OS SETE “UNS” E OS CINCO TIPOS DE ANDAR

Em Efésios 4, Paulo roga que andemos de modo digno do nosso chamamento, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-nos uns aos outros em amor e esforçando-nos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz (vs. 1-3). Em toda Bíblia, aqui está uma das palavras mais concretas sobre como deve ser o andar de um cristão.
Os versículos 4-6 nos mostram os sete “uns”, isto é, os sete fatores de unidade entre os cristãos: “Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos”. Tudo está nesses sete “uns”. Somos um só Corpo em Cristo; recebemos um só Espírito quando cremos Nele; temos hoje uma só esperança, a esperança do nosso chamamento, isto é, alcançar a plena filiação; Ele é o nosso único Senhor; há uma só Fé – “a Fé”, o conteúdo da economia neotestamentária de Deus; e todos fomos batizados em um só Corpo (1 Co 12:13); por fim, temos todos um só Deus, que é o Pai de todos e que age por meio de todos, pois está em todos. Graças ao Senhor!
Além disso, Efésios 4 nos fala sobre andar na graça: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, [...] e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo” (vs. 1, 7). O Senhor nos faz viver a vida da igreja, onde Ele nos concede apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, a fim de nos aperfeiçoar para a obra do ministério, a edificação do Corpo de Cristo (vs. 11-13). Paulo, na mesma epístola, fala ainda sobre andar na verdade: “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos” (v. 17). Não andar na vaidade se contrapõe a andar na verdade, na realidade.
Então, no capítulo cinco, Paulo fala que devemos andar em amor (v. 2) e na luz (v. 8). Por fim, ele nos fala que devemos andar no espírito. (vs. 15-17). Quando andamos no espírito, é como se estivéssemos “embriagados”, isto é, plenos do Espírito. Aleluia! Nesses versículos vemos que o modo de nos encher do Espírito é falar entre nós com salmos, hinos e cânticos espirituais, e louvar de coração ao Senhor (vs. 18-19). Não devemos apenas cantar os hinos, mas também falá-los entre nós. Na letra dos hinos está seu conteúdo, com o qual podemos ganhar do Espírito. Precisamos falar os hinos e cânticos espirituais mais vezes a fim de nos encher do Espírito.


Ponto-chave: Andar no espírito.
Pergunta: Quais são os cinco tipos de andar mencionados por Paulo em Efésios 4–5?

sexta-feira, 10 de maio de 2013

O IMENSURÁVEL AMOR DE CRISTO


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 8: Andar de modo digno do chamamento (Ef 4:1-3)

Leitura bíblica: Ef 3

Ler com oração: E assim habite Cristo nos vossos corações, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus (Ef 3:17-19).

O IMENSURÁVEL AMOR DE CRISTO

Efésios 3 nos mostra outra oração do apóstolo Paulo: “Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade” (vs. 14-18).
Essa oração é para que conheçamos o ilimitado amor de Cristo, que excede todo entendimento, e desfrutemos suas medidas imensuráveis: largura, comprimento, altura e profundidade (vs. 17-18). Quem consegue dizer qual é a extensão do comprimento? Quem pode afirmar qual é a dimensão da largura? Ou ainda a medida da altura e a proporção da profundidade? Por isso o amor de Cristo excede todo o entendimento (v. 19).
Graças ao Senhor! Embora Seu amor seja imensurável e exceda todo o conhecimento, podemos desfrutá-lo com todos os irmãos (v. 18). E não apenas isso, podemos ser tomados de toda a plenitude de Deus, isto é, podemos ser enchidos de Deus (v. 19). No versículo 20 lemos: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”. Mesmo que não consigamos pedir tudo quando o Senhor tem para nós, nem sejamos capazes de pensar em tudo o que Ele nos quer dispensar, Ele é poderoso para fazer infinitamente mais.
Assim vemos que as bênçãos espirituais que desfrutamos por meio do dispensar de Deus a nós, tais como a escolha e predestinação do Pai, a redenção e o encabeçar do Filho e o selar e o penhor do Espírito, mencionados no capítulo um, tornam-se nossa experiência por meio do amor no capítulo três. Igualmente a salvação descrita no capítulo dois tem por objetivo que conheçamos, experimentemos e desfrutemos esse ilimitado amor mencionado no capítulo três, até que sejamos tomados, isto é, enchidos completamente da plenitude de Deus. Não éramos dignos de Seu amor, mas Ele quis dá-lo a nós. É esse amor que devemos viver na igreja. Individualmente jamais poderemos conhecê-lo ou prová-lo, mas com todos os santos esse amor é nossa porção. Aleluia!


Ponto-chave: O amor de Cristo excede todo entendimento.

Pergunta: Onde podemos desfrutar o imensurável amor de Cristo Jesus?


quinta-feira, 9 de maio de 2013

O DISPENSAR DO DEUS TRIÚNO E OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA IGREJA


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 8: Andar de modo digno do chamamento (Ef 4:1-3)

Leitura bíblica:
Ef 1:2

Ler com oração:
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados (Ef 2:1).

O DISPENSAR DO DEUS TRIÚNO E OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA IGREJA

No final de seu ministério edificador, Paulo foi colocado em prisão domiciliar em Roma e lá escreveu várias cartas para completar a revelação que recebera da economia neotestamentária de Deus. Efésios foi um dos primeiros livros que ele escreveu nessa etapa de sua vida. Como vimos, essa epístola fala do dispensar do Deus Triúno.
O capítulo um descreve esse dispensar do ponto de vista dos céus desde a eternidade passada. Os versículos 3-5 falam do dispensar do Pai, que é escolher-nos antes da fundação do mundo e nos predestinar para a filiação (lit.). Os versículos 6-12 descrevem o dispensar do Filho, que é a redenção pelo Seu sangue, a remissão dos pecados e o fato de Ele, na plenitude dos tempos, encabeçar todas as coisas tanto no céu como na terra. Nos versículos 13-14, temos o dispensar do Espírito Santo, que é o penhor de nossa herança, por meio de nos selar sempre que cumprimos Sua vontade.
Esse capítulo mostra ainda a oração de Paulo por nós, para que Deus Pai nos conceda espírito de sabedoria e de revelação, a fim de conhecermos a esperança de nosso chamamento, a riqueza da glória da herança divina nos santos e a suprema grandeza do poder divino de Deus em Cristo. Deus pôs todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, “para ser Cabeça sobre todas as coisas, O deu à igreja, Seu Corpo, a plenitude Daquele que a tudo enche em todas as coisas” (vs. 15-23).
Embora seja o Corpo de Cristo e Sua plenitude, no capítulo dois vemos que a igreja é composta por nós, pessoas antes mortas em delitos e pecados, que andavam segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, e segundo as inclinações da carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos. Além disso, éramos por natureza filhos da ira como as demais pessoas. Mas Deus nos concedeu Sua rica em misericórdia, e por causa de Seu grande amor para conosco, deu-nos vida com Cristo, salvou-nos pela graça, ressuscitou-nos com Cristo e em Cristo nos fez assentar nos lugares celestiais (vs. 1-7). Por meio de Seu maravilhoso trabalhar em nós, e pela riqueza de Sua graça, a igreja por fim será Sua obra-prima (v. 10).
Efésios 2 mostra também que na cruz o Senhor pôs fim à separação que havia entre judeus e gentios, pelo que podemos ser agora um só novo homem, sem distinção de raças, culturas ou classes. Além disso, nos tornamos a família de Deus e um edifício espiritual para Sua habitação (vs. 8-22). Aleluia por essa epístola maravilhosa!


Ponto-chave:
Amor e misericórdia.
Pergunta:
Qual é o contraste entre os capítulos um e dois de Efésios?


quarta-feira, 8 de maio de 2013

VITÓRIAS E FRACASSOS NO MINISTÉRIO EDIFICADOR DE PAULO


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 8:  Andar de modo digno do chamamento (Ef 4:1-3)

Leitura bíblica: At 9:28-29;11:22-26; 13:1-2; 15:1-32; 19:21; 21:4, 10-12

Ler com oração:  Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica (1 Co 3:10).

VITÓRIAS E FRACASSOS NO MINISTÉRIO EDIFICADOR DE PAULO

 Quando fugiu de Damasco por causa da perseguição dos judeus, Paulo subiu para Jerusalém (At 9:28-29) e depois voltou para Tarso, sua terra natal (v. 30). Mais tarde, Barnabé foi enviado de Jerusalém para Antioquia e o levou consigo, a fim de servir a igreja (11:22-26). Em Antioquia Paulo se tornou um dos profetas e mestres (13:1), e o Espírito Santo o chamou para a obra (v. 2).
A primeira viagem ministerial de Paulo com Barnabé foi um sucesso. Eles pregaram o evangelho na região da Galácia e levantaram igrejas como Derbe, Listra, Licônio. Pelo que Paulo escreveu aos gálatas, podemos inferir que as pessoas, ao ouvirem a Palavra do Senhor, invocavam Seu nome e eram introduzidas no Espírito (Gl 3:2-3). Ao voltarem para Antioquia, souberam que alguns indivíduos vindos da Judeia ensinavam que, se os crentes gentios não se circuncidassem segundo a lei de Moisés, não poderiam ser salvos (At 15:1). Desse modo, Paulo e Barnabé, juntamente com outros, foram até Jerusalém para tratar do assunto (vs. 2-32).
Mais tarde, antes de sair para outra viagem, houve uma desavença entre Paulo e Barnabé por causa de João Marcos, a ponto de eles virem a se separar. Paulo, em companhia de Silas, partiu para sua segunda viagem ministerial, que foi marcada pela clara direção do Espírito e a absoluta obediência de Paulo (16:6-10). Nessa viagem as portas do evangelho se abriram na Europa, em cidades como Filipos, Tessalônica e Corinto. Quando concluíram a viagem, chegando a Cesareia, Paulo subiu até Jerusalém, saudou a igreja e foi para Antioquia (18:22).
Pouco tempo depois, ele partiu para sua terceira viagem (v. 23). Todavia, dessa vez, Silas não o acompanhou. Paulo foi para Éfeso e lá permaneceu muito tempo. Depois decidiu ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e Acaia. No caminho, ele fez coletas de ofertas para os santos da Judeia. Porém, por onde ele passava, os irmãos “movidos pelo Espírito, recomendavam a Paulo que não fosse a Jerusalém” (At 21:4; cf. vs. 10-12). Ele não precisava fazer essa viagem pessoalmente, porém não lhes deu ouvidos (v. 13). Os irmãos, conformados, disseram: “Faça-se a vontade do Senhor!” (v. 14). Nossa obstinação e vontade própria podem causar consequências ruins. Com o apóstolo Paulo não foi diferente.
Uma vez em Jerusalém, Paulo foi subjugado pela atmosfera religiosa da cidade que tanto influenciava a igreja ali e aceitou tomar o voto (At 21:15-26). Não fosse a interferência soberana do Senhor, Paulo teria voltado às práticas do judaísmo. Deus teve misericórdia dele e não permitiu que isso acontecesse. Paulo foi preso e, depois de ser transferido para Roma em prisão domiciliar, pôde executar seu ministério epistolar para completar a revelação da economia neotestamentária de Deus. Graças ao Senhor!


Ponto-chave: Obedecer é melhor!
Pergunta: De que forma a vontade do Senhor foi feita no final da vida de Paulo?