domingo, 19 de maio de 2013

ANDAR NA VERDADE E PRATICAR O AMOR DE CRISTO


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 9: O amor de Cristo (Ef 3:17-19)

Leitura bíblica:  Ef 4:25-32; 5:2

Ler com oração:  Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos (Tg 1:21-22). Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade (3 Jo 14).

ANDAR NA VERDADE E PRATICAR O AMOR DE CRISTO

O livro de Efésios também nos mostra que precisamos andar na verdade. Se não optamos por andar na verdade, automaticamente estamos andando na vaidade dos nossos próprios pensamentos (4:17). A Palavra de Deus não mostra uma terceira opção. Quando andamos conforme nossos pensamentos, não importa se nossa intenção é fazer o bem e servir a Deus, o resultado é toda sorte de impureza (vs. 18-19). Não nos deixemos ser enganados. Precisamos ser renovados no espírito do nosso entendimento, despojando-nos do velho homem, que se corrompe, e revestindo-nos do novo homem. Essa não é uma questão doutrinária, mas é a realidade que aprendemos em Cristo (vs. 20-24).
A mente é renovada quando colocada sob o controle do espírito. Isso significa, por exemplo, que, ao ouvirmos algo negativo das pessoas ou lermos isso na Internet, não somos corrompidos pela concupiscência do engano, pois a vida que está no espírito governa nosso entendimento. Devemos guardar o nosso coração de ser contaminado por coisas negativas, afastando-nos daquilo que não edifica (vs. 25-32).
Embora a Epístola de Paulo aos Efésios seja excelente, eles a utilizaram como tema de debates e discussões (1 Tm 1:4; 4:7; 2 Tm 4:4). Esse livro, porém, tem como objetivo nos ensinar a andar na graça, andar na verdade, andar em amor, andar na luz e andar no espírito.
O apóstolo João, em sua maturidade, ensinou aos efésios que andar na verdade não é somente conhecer as verdades bíblicas, mas praticá-las. Somente o conhecimento das verdades não produz o amor de Cristo e resulta em soberba. Quem anda na verdade também anda em amor, porque Deus é amor (1 Jo 4:8). Quem pratica a verdade obedece ao mandamento de amar uns aos outros. Por isso João escreveu: “O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade, por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre, a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor. Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai. E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor” (2 Jo 1-6). Ao andarmos na graça, somos aperfeiçoados no exercício dos nossos dons para o desempenho do nosso serviço, para a edificação do Corpo de Cristo, dispensando o Deus Triúno para as pessoas. Ao andarmos na verdade, deixamos a vaidade dos nossos pensamentos, negamos a nós mesmos a fim de transmitirmos o amor de Cristo às pessoas. Essas questões são práticas e não teóricas. Devemos praticar a palavra revelada no livro de Efésios para viver o evangelho do reino e também, com amor, levar outros a reinar com Cristo.


Ponto-chave:  Quem anda na verdade, pratica o amor de Cristo.

Pergunta:  Como podemos ser renovados no espírito do nosso entendimento?

Nenhum comentário: