NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM capítulo 4: A ÊNFASE DOS ESCRITOS DE PAULO
Leitura bíblica: At 28:16, 30-31; Fp 4:22, 1:30-31; 1Tm 1:3-7
Ler com oração: O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. (1Tm 2:4; 2Tm 4:1-5)
Os quatro livros que Paulo escreveu no período inicial em Roma
Conforme relatamos no capítulo anterior, chegando em Roma, apesar dele ser prisioneiro, foi permitido a Paulo morar por sua conta, tendo por companhia o soldado que o guardava, enquanto esperava o julgamento (At 28:16). Por dois anos ele permaneceu na própria casa que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus (vs. 30-31).
Os dois anos que Paulo esteve em Roma foram muito frutíferos a ponto de suas palavras alcançarem até o palácio imperial (Fp 4:22) e toda a guarda pretoriana (1:12-13). Enquanto estava em Roma, escreveu os quatro livros mais importantes dentre suas epístolas: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom, por volta do ano 64 (Ef 3:1; 4:1; 6:20; Fp 1:13; Cl 4:3, 10, 18; Fm 9, 22-23).
Os últimos quatro livros escritos antes de seu martírio
1 Timóteo
Depois de passar dois anos em Roma na casa em que alugara, devido à demora do seu processo de julgamento, Paulo teve oportunidade de viajar e aproveitou para visitar as igrejas. Aproximadamente um ano antes, Paulo havia escrito a Epístola aos Efésios e estava ansioso para saber como eles receberam essa palavra. Ele fez questão de passar por Éfeso, quando estava de viagem rumo da Macedônia (1 Tm 1:3).
O que Paulo viu em Éfeso não foi nada animador, visto que em lugar de usarem o espírito para receber luz na palavra tão elevada que lhes enviara por carta, eles se ocuparam com fábulas e genealogias sem fim, que antes promoviam discussões do que a economia de Deus na fé (v. 4). Eles se enveredaram pelo caminho do mero conhecimento intelectual, perderam-se em vã conversação, pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que diziam, nem os assuntos sobre os quais faziam ousadas asseverações (vs. 6-7).
Como resultado, a igreja em Éfeso dava sinais de degradação espiritual, motivo pelo qual Paulo deixou ali seu jovem cooperador para ajudá-los a saírem da esfera anímica para a prática da verdade no espírito (v. 3). Portanto, a Primeira Epístola a Timóteo deve ter sido escrita na Macedônia, por volta do ano 65.
Tito
Depois disso Paulo foi a Creta e também ali deparou com a situação de degradação na igreja. Deixou Tito, outro cooperador seu, para colocar ordem na igreja, repreendendo-os severamente para que fossem sadios na fé e não se ocupassem com fábulas judaicas nem com mandamentos de homens desviados da verdade (Tt 1:5, 13-14). De Creta Paulo partiu para Nicópolis, na Acaia, ao sul da Grécia, onde pretendia passar o inverno (3:12). Portanto a Epístola a Tito deve ter sido escrita em Nicópolis, por volta do ano 65.
Hebreus
A Epístola aos Hebreus nos revela que o mundo que há de vir não será mais entregue aos anjos, como no primeiro mundo, antes, Deus determinou que o homem irá assumir esse governo. Ao longo do texto, o autor desvenda como Deus fará isso, uma vez que o homem, aparentemente, não tem condição nenhuma de assumi-lo. Somente Paulo tinha qualificação para escrever essa carta com conteúdo tão profundo; a menção de Timóteo no final dela, reforça a ideia de que foi escrita por Paulo (Hb 13:23). Provavelmente ele escreveu aos hebreus em Mileto, pouco antes de voltar a Roma (2 Tm 4:20), pois a saudação no final da epístola diz: “Os da Itália vos saúdam” (Hb 13:24). Isso pode significar que ele ainda não estava em Roma, portanto a Epístola aos Hebreus deve ter sido escrita em Mileto, por volta do ano 67.
2 Timóteo
Provavelmente Paulo tenha sido subitamente preso em Trôade e levado para Roma, pois pediu para Timóteo trazer-lhe a capa e os livros que havia deixado na casa de Carpo, em Trôade (2 Tm 4:13). Isso deve ter ocorrido devido à perseguição promovida por Nero. A Segunda Epístola a Timóteo foi então escrita na prisão em Roma, por volta do ano 67.
A atitude de Paulo para com as verdades recebidas
Pleno conhecimento da verdade
Na Primeira Epístola a Timóteo, Paulo mostra sua visão quanto às verdades que recebeu do Senhor: “O qual [Deus] deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (2:4). A revelação que ele recebera do plano da salvação de Deus para o homem, a economia neotestamentária de Deus, precisava ser passada a todos os homens.
Paulo não fez parte dos doze apóstolos que receberam a mesma revelação do próprio Senhor Jesus enquanto esteve com eles. Os doze apóstolos andaram com Jesus, que os ensinou na prática, no dia a dia; não numa sala de aula, mas conforme surgiam as mais variadas situações, enquanto deparavam com diferentes pessoas, durante os três anos e meio que conviveu com eles. Paulo, porém, não teve essa mesma oportunidade, pois recebeu toda a visão num curto período de tempo, como se estivesse fazendo um curso intensivo de mestrado. Ele recebeu um “pacote” completo de revelação, e sabia que tinha a responsabilidade de passá-la adiante. Daí sua grande preocupação para que todos chegassem ao pleno conhecimento da verdade, isto é, conhecessem a visão completa da economia de Deus.
Transmitir a homens fiéis e idôneos para instruir a outros
Quando escreveu a Segunda Epístola a Timóteo, Paulo já estava na prisão romana e tinha consciência de que o tempo de sua partida era chegado (4:6). Ele pede a Timóteo: “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2:2).
Paulo fez a sua parte ao pregar a palavra conforme a visão que recebera de Deus; todavia, o tempo de sua partida estava próximo e ele já não tinha como dar continuidade a isso, por isso incumbiu seu jovem cooperador de fazê-lo: “Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. [...] Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério” (4:1-5).
Como Paulo havia recebido o “pacote” completo das verdades do Novo Testamento, seu foco era passar o conhecimento dessas verdades a homens fiéis e idôneos, capazes de transmitir a outros. Essa foi sua grande preocupação durante todo seu ministério. Todavia, esse seu desejo não produziu o esperado, visto que no final de seu ministério as igrejas sob seu cuidado estavam em degradação.