terça-feira, 14 de janeiro de 2014

CRER E REAGIR POSITIVAMENTE À PALAVRA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: O ministério da nova aliança [1] – (2 Co 3:1-11)

Leitura bíblica:  Rm 10:17; 2 Co 1:12-22

Ler com oração:  Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio. Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração (2 Co 1:20-22).

CRER E REAGIR POSITIVAMENTE À PALAVRA

Em 2 Coríntios Paulo escreveu: “Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco” (1:12). Aqui vemos que nossa confiança não deve se basear em sabedoria humana, ou seja, no conhecimento, mas na graça divina, por intermédio da qual podemos viver com santidade e sinceridade diante de Deus e dos homens. Devemos ser simples, santos e sinceros, vivendo pela graça de Deus.
Ainda nos versículos 17-19 lemos: “Ora, determinando isto, terei, porventura, agido com leviandade? Ou, ao deliberar, acaso delibero segundo a carne, de sorte que haja em mim, simultaneamente, o sim e o não? Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não é sim e não. Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que foi, por nosso intermédio, anunciado entre vós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas sempre nele houve o sim”. Quando não estamos vivendo no espírito, mas na mente caída do velho homem, nos tornamos instáveis e confusos, vacilando entre o sim e o não. Na esfera da vida da alma, do ego, ficamos impedidos de discernir a vontade de Deus e somos tomados por muitas dúvidas.
Porém o versículo 20 prossegue nos dizendo: “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio”. Graças à fidelidade divina, em Cristo temos sempre o “sim” de Deus, a confirmação do cumprimento de Suas promessas. Se tomarmos Sua Palavra no espírito, teremos segurança quanto à direção que Dele recebemos, para a qual diremos “amém”. Todavia, se permanecermos em nós mesmos, ficaremos cheios de incertezas e passaremos a questionar e desacreditar de Suas promessas. Nossa atitude para com as verdades será determinada pela proporção da fé com que as recebemos. Se enfraquecermos na fé, seremos tomados por dúvidas e arrazoamentos. Que o Senhor nos livre da incredulidade!
A solução é nos voltarmos ao Senhor para ouvir Seu falar (Rm 10:17 – VRC). Se tivermos comunhão com o Senhor, nos esvaziando de nós mesmos e nos enchendo com Sua vida, certamente Ele nos libertará de nossas descrenças e conceitos naturais, infundindo Sua fé em nós.
Muitos cristãos, porém, ainda têm dúvida acerca dessas coisas e deixam de buscar luz diante do Senhor. Por isso Deus tem nos dado uma direção e uma comissão, visando à pregação do evangelho do reino, à edificação do Corpo de Cristo e à manifestação de Seu reino vindouro. Deus tem preparado para nós salvação completa – espírito, alma e corpo: “O qual nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos” (2 Co 1:10). Para isso Ele nos colocou no viver da igreja para nos aperfeiçoar a viver no espírito e a negar a nós mesmos a fim de sermos ministros de Sua nova aliança e estarmos aptos para reinar com Ele no mundo que há de vir.
Não apenas temos Cristo como o “sim” para todas as promessas de Deus como também fomos selados por Seu Espírito, o qual é o penhor, a garantia de que podemos ser herdeiros de todas as Suas promessas (vs. 21-22). Que em nós também sempre haja o “sim” para o que Deus prometeu em Sua palavra. Aleluia!

Nenhum comentário: